Arqui-inimigos Marissa Meyer

Resenhas - Arqui-inimigos

Queria Estar Lendo 28/07/2021

Resenha: Arqui-inimigos
O segundo volume da trilogia iniciada em Renegados, da autora Marissa Meyer, é tudo o que seu antecessor já foi e muito mais. Arqui-inimigos é cheio de reviravoltas e revelações e uma das melhores sequências que já li.

Essa resenha pode conter alguns spoilers do volume anterior.

Nova tem equilibrado muito bem sua vida dupla como Insônia, uma prodígio em treinamento entre os Renegados, e Pesadelo, a Anarquista infiltrada para conseguir informações e potencialmente causar a ruína dos inimigos da sua gangue anti-heróis.

Adrian também tem lutado para manter as coisas balanceadas. Ele é filho dos maiores heróis dessa geração e também um prodígio de destaque, mas também é o Sentinela, um vigilante caçado por não seguir o código que seus pais tanto prezam.

Em meio às duplicidades e segredos de suas vidas, Adrian e Nova se aproximaram muito - mas os segredos pesam em suas escolhas e relacionamentos, afetando a proximidade e os sentimentos que tem nascido entre eles. Não apenas isso, mas os Renegados parecem ter descoberto uma arma capaz de neutralizar poderes - e colocá-las nas ruas pode significar o fim dos vilões e dos Anarquistas, o que força Nova a correr contra o tempo para encontrar uma maneira de pará-los.

Arqui-inimigos foi... Uau. É de praxe que eu sou cadelinha de tudo que a Marissa Meyer escreve; Renegados foi uma das minhas melhores leituras e ameaçava roubar o posto da série Crônicas Lunares de história favorita - com Arqui-inimigos, eu tenho quase certeza que isso já aconteceu.

A Marissa tem um domínio de ação, diálogo e desenvolvimento que torna seus livros impossíveis de largar. E o carisma que ela dá a cada personagem, herói ou vilão, afasta essa história em particular da coisa de "lado certo e lado errado".

Quando estamos no ponto de vista do Adrian, torcemos pelos heróis. Quando estamos no ponto de vista da Nova, entendemos que os Anarquistas não são tão ruins assim, pelo menos não em sua maioria. De volta ao Adrian, a ambiguidade das decisões dos heróis perturba, enquanto voltamos para Nova a fim de entender que o mundo é bastante cinza, e mesmo aqueles que ela jurou destruir podem fazer o bem por ela.

O livro intensifica bastante as relações entre personagens - não apenas a parte romântica com a Nova e o Adrian, mas também entre eles e os coadjuvantes e os coadjuvantes entre si. O leque rico de heróis e vilões e nem um nem outro torna esse livro tão divertido e carismático que é impossível largar até chegar ao fim.

"Eles estavam tão focados em seu código que não conseguiam apreciar o bem que podia ser realizado quando alguém fugia das regras."

Some isso a cenas de ação de tirar o fôlego e reviravoltas de te fazer gritar sonoros O QUÊ? e você tem uma sequência brilhante.

O arco da Nova foi bem pontuado por indecisão. Ela conviveu tempo suficiente com os prodígios e com os Renegados para encontrar humanidade neles; não é mais aquela garota amargurada e vingativa, mas alguém que entende que as pessoas são moldadas por suas decisões. E que algumas delas podem causar o mal, enquanto outras podem trazer o bem.

Suas hesitações quanto a estar fazendo o certo, acreditando cegamente no plano dos Anarquistas, desenvolvem a personagem ainda mais. Tanto Nova quanto suas identidades secretas, Insônia e Pesadelo, recebem muitas lapidadas do texto, e a garota que encontramos no fim está totalmente marcada por essas decisões. É um caminho sem volta agora, e eu morro de medo por isso.

Quanto ao Adrian, ele também vive seus problemas relacionados ao Sentinela; não apenas por ser odiado e temido quando usa a armadura que criou como também por ser assombrado pelas consequências de suas ações. Ele trabalha sozinho quando usa essa máscara, e isso significa que tudo que faz cai sobre ele e ele apenas. E algumas consequências são perturbadoras e pesadas demais para um adolescente.

"Acho que percebi que você merece ter bons sonhos de vez em quando. Mesmo que você nunca durma."

Eu sou completamente apaixonada por esses dois e por como eles são tão bem apresentados em suas camadas de cinza. Nova e Adrian são ótimos protagonistas por terem caminhos cheios de caos e ordem, lidando com a guerra e o crime e rivalidade, mas também por serem dois adolescentes se entendendo no mundo. Aqui, o casal ganha mais destaque e mais dor; você SOFRE muito porque enquanto Nova e Adrian podem dar certo, Pesadelo e Sentinela são inimigos mortais.

O leque de personagens secundários ganhou mais camadas de profundidade, em especial o time rival da Nova e do Adrian - também parte dos prodígios em treinamento - liderados pela Frostbite (não sei como ficou esse termo traduzido). Ela representa o que o poder subindo a cabeça pode fazer com uma pessoa; ela é o lado ruim de se ter um herói invencível que pode tanto salvar o mundo quanto destrui-lo num piscar de olhos.

Os Anarquistas, principalmente Ace Anarchy (também não sei como escolheram traduzir), tem mais espaço nos pontos de vista da Nova. Os Renegados, com o Adrian, ganham mais humanidade - seus pais, Hugh e Simon, e seus melhores amigos e colegas de luta, Ruby e Oscar e Danna, em especial. Eu amo tanto a dinâmica pais/filho dos super-heróis com o Adrian e o quanto o Hugh e o Simon estão dispostos a sacrificar por ele, ainda que exista aquele limite que seus poderes e responsabilidades não os permitam cruzar.

"E quando tivermos poder total, o que nos impede de nos tornarmos vilões?"

Eu queria passar o dia todo falando sobre como Arqui-inimigos pegou minhas expectativas, superou todas elas e ainda lançou o hype para as alturas com o último volume, Supernova - cujo título, aliás, ganha significado nesse segundo livro e só me deixou ainda mais HISTÉRICA com o que está por vir.

Arqui-inimigos tem tudo que uma sequência precisa para te manter presa à série e mais. Ela eleva todas as suas expectativas e torna a experiência de leitura uma montanha-russa com o melhor que tem a oferecer; o final é de cair o queixo e te deixar gritando numa frequência inaudível, então se prepare quando for confrontar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/02/resenha-archenemies.html
Isabela 04/08/2021minha estante
Nesse livro eu fiquei super indecisa pq eu não sabia pra quem eu tava torcendo kkk

Ludimila.Ribeiro 02/10/2021minha estante
tbm kkkk

lana!¡ 07/08/2023

"E quando nós tivermos o poder total, o que vai nos impedir de nos tornamos vilões?"
A maldição do segundo livro definitivamente não aconteceu nesse aqui visto que ele foi bem melhor que o anterior, só que apesar de eu ter gostado a Marissa Meyer peca as vezes em dois pontos que me deixaram encabulada a leitura inteira:

1 - tem muitos detalhes e descrições que não são necessários e ela coloca muito e isso pode tornar a leitura muito cansativa para alguns (uma hora se tornou pra mim, mas com ajuda escutando taylor swift eu conseguir passar) e partes que mereciam esses detalhes e ela não os dão

2 - normalmente em segundos livros de trilogia algumas respostas são respondidas para perguntas constantes na história e aqui a Marissa se esquece de responder isso, eu sinto que tem muita coisa que tem que responder e invés de Arqui-inimigos como segundo volume fazer isso, ele não faz. A autora se concentra MUITO na questão da missão que a Nova está fazendo e tudo bem mas se esquece que tem muitas coisas legais que pode fazer a personagem explorar lá dentro com isso, meio que alguns capítulos parecem serem iguais.

Dar para perceber que esse universo é muito rico de ideias que podem ser exploradas mas parece que a Meyer ficou com medo de mergulhar de vez e eu fico um pouco apreensiva do último livro ficar com toda a responsabilidade de responder as dúvidas todas, as revelações e etc, mas até agora apesar disso os livros estão sendo bons

Não sou boba e entendi que a autora aqui quis dar mais espaço na questão do romance da Nova com o Adrian, ela sendo uma anarquista e um renegado já vem o famoso clichê do romance proibido e ela deu muitas cenas fofos para os dois nesse segundo livro pois ela quer por o Adrian naquela posição de vítima de uma traição forte de abalar o coração dele (o que ele é mesmo kk) e então nodrian vão entrar na vibes "I broke his heart 'cause he was nice, He was sunshine I was midnight rain". romance adolescente em distopia é uma balada triste mas eu QUERO ELES JUNTOS pq eles são uns queridos.

Tirando alguns pontos que eu ressaltei em cima, o livro é BOM sim e merece uma chance, essa trilogia ao todo no caso, uma pena que tem poucas pessoas que fazem divulgação dessa história, tiktok cadê você quando a gente precisa?

Confissão: eu xinguei os renegados umas mil vezes lendo, esse povo me estressa MUITO
Iavinia 07/08/2023minha estante
amg eu tb coloco ts pra me concentrar na leitura a terapia de encontrar uma musica pra combinar com as situações ? mto boa resenha não vejo a hora de começar essa saga tá mofando na minha estante desde início do ano

lana!¡ 07/08/2023minha estante
taylor é realmente um remédio né? simplesmente maravilhosa ??

lana!¡ 07/08/2023minha estante
obrigada lavi ?? uma hora chega a hora de vc lembrar dos coitados ksksksksks

lana!¡ 07/08/2023minha estante
e a loirinha tem música pra TUDO

Iavinia 07/08/2023minha estante
amg sou viciada em fazer playlist de músicas dela pra ler enqt escuto fiz uma de evajacks q ta a coisa mais linda do mundo ?

Flavia_Lo 19/12/2023

Eu preciso de respostas.
Esse segundo livro teve a primeira metade muito parada, a Nova fica interagindo com os Renegados, se aproximando mais deles, mas não acontecia nada de interessante.

Quando ela começa a interagir mais com os Anarquistas e a planejar algumas coisas, aí as coisas começam a pegar fogo.

Nossa protagonista infiltrada está muito perdida diante das pessoas que ela defende e quais ideias ela apoia, o que confunde a cabeça do leitor também.

Ela tem amigos e aliados, mas no plot que ocorre mais para o final ela começa a entrar em uma corda bamba, existem mil formas de descobrirem que ela é a Pesadelo, não sei nem qual esperar que aconteça.

Mas estou animada para as revelações do terceiro livro, o que nossos pombinhos vão fazer e como a cidade vai ficar depois desse caos, que eles vão gerar.

Vai ser tiro, porrada e bomba.

Enfim, essa trilogia está me cativando muito, os personagens são fofos, esse mundinho dos heróis não cansa de me surpreender e a melhor definição desse universo é ?The Boys? versão family friend, bem adolescente, porém não de uma forma chata e maçante.

Tô muito ansiosa para o que vem por aí, terminei de ler chocadíssima, mil coisas aconteceram de uma vez, que eu até fiquei sem rumo.

Enfim, já comecei o último livro e estou muito animada, logo mais trago mais atualizações.
Fabio 19/12/2023minha estante
Tiro, porrada e bomba é comigo mesmo kkkk
Adorei a resenha, Flavinha querida!???

Flavia_Lo 20/12/2023minha estante
Obrigada, Fa ?
Tô amando muito o terceiro livro, essa trilogia é muito gostosinha de ler

sammyrrorball 18/01/2023

arqui inimigos,romance e distopia
perfeito,apenas
os primeiros capítulos não são lá muito animados mas o final é plot atrás de plot
Ruby e Oscar por favor sejam desenvolvidos do próximo livro
rafaela1789 18/01/2023minha estante
AI EU PRECISO LER ESSE LIVRO, PAI?

Bia 07/04/2023

Eu gostei TANTO do primeiro livro mas esse segundo conseguiu superar viu que coisa mais maravilhosa obra prima perfeição eu tô genuinamente impactada

nova e adrian apesar de vocês serem bem burrinhos às vezes eu amo muito muito muito vocês espero que saibam

max você é a coisinha mais preciosa do mundo queria tanto que você existisse :(
Isa Rosa 07/04/2023minha estante
meu casal favorito é oscar e ruby, porém eles aparecem 1 vez a cada 50 páginas

malu 15/07/2021

não tenho palavras
queria muito fazer uma resenhas aos pés desse livro, mas honestamente? sou boa em apontar defeitos, e esse livro tem NEMHUM, se ?Renegados? foi bom, a continuação a então????? socorro

melhor enemies to lovers que eu já li com certeza, ele não sabe que ela é a inimiga!!!! ela luta contra os sentimentos dela, pq acha que não pode amar ele, e ser Anarquista ao mesmo tempo (tá certa né)

impecável, sem palavras, maravilhoso, excelente ????

que final é esse??????
malu 15/07/2021minha estante
escrevi um monte de coisa erradoooo, tava até me tremendo quando eu escrevi

Fernanda 04/10/2021

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/10/resenha-arqui-inimigos-marissa-meyer.html

eelis 23/07/2021

??????????/5?? Arqui-inimigos
Eu tô?? Necessito da continuação pra agora em português br.

Primeiro, esse livro deveria se chamar Anarquistas pq eu realmente pensei que seria Anarquistas antes de sair a tradução kkkk.
Mas? oq falar sobre ele? Posso dizer que ele é um dos melhores livros de fantasia e ficção?? Sim.
Nossa, a leitura dele foi tão boa. Eu me conectei facinho com ele, além da escrita ser fantástica.

O segundo livro dessa trilogia eu não estava botando muita expectativa pq tinha lido ano passado o 1 livro e tinha esquecido de algumas coisas ou outras, mas não mudou nada minha opinião.
Ele é maravilhoso. Temos cenas de verdadeira agonia ou de te dar um quentinho no coração ou desespero e por aí vai. Eu surtei tanto nesse livro que até minha mãe veio me falar se eu tava bemkkk
No caso não teve tanto plot quando esperava?entre tanto outras coisas foram realmente reveladoras.
Amei demais esse livro. E se eu fosse recomendar uma trilogia que não fosse jogos vorazes, com toda certeza recomendaria renegados. Vale muito a pena principalmente se você gosta de ficção/ marvel/ fantasia/ enemies To lovers (um pouco)/ ação e pra quem já assistiu miraculous tem uma pegada de identidade secreta não revelada.

Só leiam!
Classificação: 13/14 anos
??Violência/mortes
bookvic 23/07/2021minha estante
eu tô enrolando pra acabar pq é mt bom? Rocco vc só tem uma obrigação

eelis 24/07/2021minha estante
@bookvic SIMM ? a Rocco disse que só ia traduzir o outro ano que vem ?

bookvic 24/07/2021minha estante
shoremos

Matheus 14/01/2023

"Não tem 'eu' em 'herói'"
Livro ?: Arqui-Inimigos
Autor(a) ?: Marissa Meyer
Faixa etária ?: +14
Nota?: ??????
Marcações ?: 36
TWs ??: https://booktriggerwarnings.com/Archenemies_by_Marissa_Meyer

Aviso: Essa resenha pode conter spoilers do livro anterior da trilogia Renegados.

Se eu ganhasse em ouro o total de lágrimas que Marissa Meyer já consegui arrancar de mim, eu sem dúvida estaria nadando em dinheiro. "Arqui-Inimigos" é o segundo volume da trilogia Renegados escrita pela mesma autora de "Sem Coração" e "Crônicas Lunares" e que superou tanto minhas expectativas que conseguiu até ser melhor do que o livro anterior.

Nova continua infiltrada no covil dos Renegados com a intenção de descobrir planos importantes que possam servir para o grupo dos Anarquistas, agora está mais focado em um objeto importantíssimo: o elmo de Ace Anarquia. Acontece que Nova está cada vez mais apaixonada por Adrian e não sabe se realmente, quando a hora chegar, conseguirá trair a sua equipe de Renegados para por seu plano em ação.

Acontece que os planos dos Anarquistas foram surpreendidos quando depararam-se com um novo invento dos Renegados: o Agente N, uma solução que pode neutralizar completamente os poderes de qualquer prodígio mas que em mãos erradas pode ser a destruição da cidade de Gatlon. Será que Nova vai conseguir manter a sua lealdade? E como vai conseguir livrar-se do Agente N?

O que aconteceu nesse livro foi algo surreal. O livro começou com um ritmo meio chulo para as obras da Marissa Meyer e eu confesso que até 15% do livro eu cogitei a possibilidade de abandonar, só que quando passou daí o livro se transformou em algo incrível que conseguiu manter um enredo envolvente até o final e ainda com aquela impressão de melhorar a cada capítulo.

A escrita é muito boa, tipo, única e eu acho que vocês já devem estar cansados de tanto lerem eu elogiando a Marissa Meyer então vou poupar vocês dessa. Os personagens são muito humanos e tem sentimentos muito reais e que às vezes é possível que o leitor se identifique muito com eles ou as vezes até criar um posicionamento quanto à realidade onde eles vivem.

A política desse livro é outro ponto muito bom e que me agrada muito. Existem os Renegados e os Anarquistas, o bem e o mal, mas cada um tem os seus motivos para lutarem um contra o outro e acaba que nenhum é completamente bom ou completamente mau e, aos meus olhos, às vezes os Renegados conseguem ser muito piores que os Anarquistas e pra mim isso ficou muito explícito em uma cena que envolve uma nova anarquista apresentada nesse volume, a Espinheiro.

A Nova e o Adrian... pra mim o romance deles simboliza (exagerando um pouco) o tudo do mundo. Eles são simplesmente lindos juntos e meu bloco de post-its diminuía a cada cena que envolvia alguma migalha do romance dos dois. Me perguntaram essa semana se eu prefiro a trilogia Renegados ou a saga Crônicas Lunares, ambas obras da Marissa Meyer que ainda estou em progresso, e eu disse que eu realmente não conseguia responder.

Em questão de escrita, de lições de vida, maturidade e dos plots, Renegados é melhor, mas levando em conta a criatividade, o desenvolvimento do universo e dos cliffhangers, do romance e dos personagens, Crônicas Lunares dá a volta por cima então eu ainda não tenho uma resposta exata para isso, talvez terei quando finalizar as duas coleções.

Recomendo demais essa trilogia para todos os leitores porque na minha opinião consegue agradar todos os gostos. Tem romance, tem super-heróis, tem uma vibe suspense às vezes e as cenas para chorar então se não leu essa trilogia, ou leu Renegados e está esperando por esse, deixa de esperar e começa logo porque é perfeito. Não vai decepcionar, prometo .)

@viajantedaleitura1 04/09/2021

O Pior pesadelo um do outro.
Ela, uma Anarquista. Ele, um Renegado. Seria simples, arqui-inimigos e pronto. Mas, tudo muda quando a Anarquista passa a ser uma Renegada, infiltrada, traiçoeira, uma serpente esperando para dar o bote. __ E ela sente muito?
Por mais que Nova, a nova Renegada se aproxime e cultive amizade com seus novos companheiros prodígios, os antigos ainda ecoam em seu sangue, como o próprio Ace Anarquia.
O que espera por Nova pode não fazer jus a todo o sacrifício que ela empenhou para sua causa. Sua ousadia pode lhe custar caro demais.
O Renegado, gentil, paciente e caloroso, Adrian, mal sonha com o quê está por vir__ ele e o Sentinela__ principalmente quando o que ele mais ama corre perigo.
Será que ainda vai sobrar clima pra romance?

Reviravoltas, muita ação e estilhaços de vidros por toda parte, deixam este segundo livro com gosto de quero mais__ e logo.

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/ https://www.facebook.com/viajantedaleitura

Isa 07/11/2021

Que final meus amigos!!
Não desgrudei do livro até acabar, personagens INCRÍVEIS, o universo maravilhoso, e a cada vez que eu leio me lembra mais X-men. Tô com muita raiva que o último livro não está traduzido para o português e eu não sou bilíngue. Preciso urgentemente saber o que acontece, nem que eu tenha que me virar no inglês!

Eduarda 30/12/2022

Arqui-inimigos
Eu adorei esse livro, teve uma ótima continuação do primeiro e o universo é maravilhoso e muito interessante, não teve como não me apegar.
A história foi muito bem desenvolvida e a introdução de alguns personagens também, e o relacionamento dos personagens já conhecidos também foi muito bom.

sasa b! 07/01/2024

Nossa! Que livro incrível. De algum modo, esse é melhor do que o primeiro. Impressionada que ninguém descobre essa menina.

nãosouaalicia 28/07/2023

Leitura fluída, história contagiante e surtos, muitos surtos. Os plots no meio do livro da INCRÍVEIS! MARISSA EU TE AMO??

Lily 28/09/2022

Acabei
Acabei e estou ansiosa para saber como irá acontecer as coisas, pq eles não sabem quem é quem ainda e aaaaaaa. Eu estou amando essa história, fazia tempo que não lia uma aventura com ação tão legal assim, amo histórias em que as pessoas tem superpoderes, esse livro é demais.
Leiam por favor. Uma fantasia leve com muita ação, momentos fofinhos e divertidos.