MARIA QUITÉRIA. A soldada que conquistou o Império

MARIA QUITÉRIA. A soldada que conquistou o Império Rosa Symanski

Resenhas - MARIA QUITÉRIA. A soldada que conquistou o Império

Wolsey 29/06/2021

Merece ser lido.
Adorei o livro. Leitura fácil que prende a atenção. Na verdade, Maria Quiteria cativa desde o início. Ainda que se trate de um romance e não propriamentede uma biografia, a autora é fiel aos acontecimentos históricos e fatos cotidianos da personagem. Fica claro, pelas referências durante o texto, que a autora se debruçou em pesquisas pra escrever o livro. E o resultado é muito feliz.
Às vésperas do bicentenário, este pedaço da história da independência do Brasil deve ser conhecido e festejado.

Pam 25/12/2021

Você sabe quem foi Maria Quitéria?
Na obra de Rosa, contemplamos não só a biografia dessa guerreira, como também a essência dessa ilustre personagem. Vemos cada luta, cada conflito e sentimos tudo veementemente junto com ela. A cada página lida somos unidos e entrelaçados à história dessa mulher guerreira que lutou bravamente pelo nosso país. Com um toque intenso de romance, mesclado com fatos históricos importantíssimos, Rosa nos leva à uma exploradora jornada pelo século XIX.

Mesmo tendo grande interesse por história e feminismo, confesso que não conhecia Maria Quitéria. Quando li sobre esse livro pela primeira vez, fiquei encantada e muito curiosa para descobrir quem foi essa grande mulher. E estou imensamente feliz de ter conhecido não só Maria Quitéria, mas também Rosa, que me encantou com sua leveza de escrita abordando um tema tão pouco comentado atualmente. Em cada palavra lida percebemos o quanto Rosa escreve com a alma, o quanto ela admira a personagem.

Resenha completa em @leituras.da.pam