Estrela 07/06/2023
Apesar de não gostar muito de contos (justamente por serem curtos demais), amei ler esse livro, ler as várias mitologias que os autores usaram, com histórias interessantes e personagens ainda mais. Segue o que pensei de cada uma das histórias:
SEVEN NIGHTS FOR DYING (Tessa Gratton)
Gostei de como "nasce" um vampiro nesse conto, a ideia de você poder se arrepender antes do ritual ser finalizado. Mas ao mesmo tempo achei um pouco triste, por causa do luto que a principal passa.
THE BOYS FROM BLOOD RIVER (Rebecca Roanhorse)
Caramba, achei que as histórias seriam mais amorosas, mas amei estar errada. E que saudades de ler uma história de vampiros desse jeito, com violência, bastante drama e tensão. O personagem principal querendo participar daquela "vida" e aprendendo da pior forma que nem tudo é doce.
SENIOR YEAR SUCKS (Julie Murphy)
Ahhhh eu quero a continuação ??
Tranquilamente leria mais dessa história e desse universo. Sou muito cadelinha de enemies to lovers, e nada melhor do que vampiros vs caçadores.
THE BOY AND THE BELL (Heidi Heilig)
Aqui não tem vez pra vampiros transfobicos! Dei um suspiro de alívio ao fim desse conto, Will merece ser quem é e seguir a profissão que tanto deseja, f*da-se o que a sociedade diz.
A GUIDEBOOK FOR THE NEWLY SIRED DESI VAMPIRE (Samira Ahmed)
Muito legal ver uma narrativa no ponto de vista de uma cultura que não vemos ser bem representada como a Desi, junto com uma ótima crítica aos colonizadores britânicos (se for matar alguém, que mate eles, e não se esqueça do tempero, pois britânicos tem uma péssima gastronomia!). Só não gostei muito do formato desse conto, mas entrega o que prometeu, um guia.
IN KIND (Kayla Whaley)
Acho que nunca tinha lido algo vampiros com deficiências e adorei o conceito de continuarem com seus corpos como são. É uma ideia capacitista achar que vampirismo é uma cura milagrosa e que se um PCD se transformar deixaria de ser quem é. Gosto que esse conto mostra que dá pra ser vampiro em todos os tipos de corpos e ainda sim ter os mesmos "poderes" clássicos de um vampiro. Por mais histórias assim!
VAMPIRES NEVER SAY DIE (Zoraida Córdova & Natalie C. Park)
Apesar desse ser um dos maiores contos até agora, e escrito pelas mãos das duas curadoras responsáveis pelo livro e vários comentários sobre os contos, achei bem meh, esperava mais. A cena de luta foi meio confusa e estranha. E o final sem muitas explicações.
BESTIARY (Laura Ruby)
Mais um conto que me deixa triste por ser um conto, pois poderia muito bem ser um livro. Adorei a mitologia apresentada nesse, o fato da principal se transformar em um animal e melhor ainda, conversar com os animais do zoológico que ela trabalha. Confesso que queria ver a carnificina que acho que aconteceria se a história continuasse.
MIRRORS, WINDOWS & SELFIES (Mark Oshiro)
Um conto sufocante, com pais super protetores que chega a beirar (se é que não é) abuso. Passei o conto todo torcendo pela liberdade do Cisco e agora vou ficar pensando, afinal, o que ele era?
THE HOUSE OF BLACK SAPPHIRES (Dhonielle Clayton)
Quase trinta páginas de enrolação, muita informação confusa, pra finalmente ficar interessante no finalzinho, só pra encerrar no climax... Que ódio!
FIRST KILL (V. E. Schwab)
Como eu queria que fosse mais longo! Muito boa a tensão, a mitologia, e claro, o romance clássico enemies to lovers. Agora vou poder ver a série da Netflix e ignorar total os defeitos especiais, pois a história merece.