Os Cem Mil Reinos

Os Cem Mil Reinos N. K. Jemisin

Resenhas - Os Cem Mil Reinos

AndrAa 14/03/2024

"Do momento em que Sol afunda para longe da vista dos mortais até que a luz finalmente suma: isso é o crepúsculo....."

Xingmi 09/03/2024

Babadeiro
Melhor do que esperava, a sociedade matriarcal de Darr me surpreendeu muito. As histórias dos deuses é interessante e a protagonista é uma ótima personagem! Gostei da leitura, que teria sido bem rápida se eu não estivesse muito ocupada, curti e recomendo.
Eduarda.7 10/03/2024minha estante
Eu vou ler esse trilogia esse ano???

Ariny.Silva 03/03/2024

Um universo bem construído
Na verdade, é uma releitura já que eu não lembrava dos detalhes do primeiro e desejo completar a triologia. Ainda acho confuso, mas compreendi melhor a dinâmica. Vamos para o próximo

@estantecalore 21/02/2024

É...
Não sei se darei continuidade a trilogia, gostei da escrita e da narrativa.

Só achei o final corrido e uma porrada de informações no último capítulo, queria ter mais da Yeine e suas descobertas como líder do Céu, mas enfim...

A mitologia é interessante, mas a escrita ser um pouco enigmática e muito rebuscada em metáforas e jogos de palavras pode ser dificulto pro público alvo compreender.

Não é aquele livro que me lembrarei com facilidade, mas não é ruim.

Triz~ 03/02/2024

Primeiramente eu queria dizer que esse é o primeiro livro com uma protagonista negra que eu leio, meio que me sinto um lixo por isso, fiquei no espelho pensando "tu é racista????", mas aí me toquei que simplesmente tem poucos desses livros, o que é bem triste, mas voltando ao livro a escrita é do tipo "tava drogado?", vc tem que se esforçar pra pegar a informação essencial ali, e a construção de mundo pode incomodar a maioria das pessoas, já que os deuses se deitam com os próprios filhos ou irmãos , mas os filhos não nascem deles, eles os fazem tipo abracadabra ? *surja vida*
Quel 06/02/2024minha estante
TENHO UMA INDICAÇÃOOO, vc já leu "Cinderela está morta" da Kalynn Bayron?? É uma fantasia ótima com críticas sociais incríveis e com uma protagonista preta e lésbica!

Triz~ 06/02/2024minha estante
Eu tenho ele na lista pra ler, vou ler depois

Emma Mmerichkwu 09/02/2024minha estante
Com protagonismo negro, recomendo Lendários - Tracy Deonn

Duda Mel @epifania_literaria 09/02/2024minha estante
Protagonismo negro, se gosta de romance hot, confira os livros da Victoria Gomes.

Recomendo também os livros da Angie Thomas (O ódio que você semeia). Atualmente estou lendo "Em busca de Júpiter", que vai nessa mesma linha de protagonismo preto.

O problema nem é a falta de livros. Há muitos mais com protagonismo branco sim, mas também é enorme a falta de conhecimento e oportunidade que dão aos livros. Infelizmente vemos eles recebendo bem menos reconhecimento. Depois dá uma olhada na Amazon, pois geralmente eles dão uma filtrada quando você pesquisa um e vão recomendando semelhantes.

Adriele.Victoria 01/02/2024

Estar na perspectiva da protagonista me fazia querer correr pra qualquer lugar e me trancar por um bom tempo antes que qualquer ser vivo chegasse perto. Adorei muitos momentos com muitos personagens, mas a grande parte dos personagens me irritava.

Se você pensa diferente, tudo bem, mas...

Me irritei profundamente com os filhos que os deuses (O Senhor da Noite e Enefa) criaram, às vezes me irritei com o próprio senhor da noite, porque no meu ponto de vista eles (e todos ao redor) criavam expectativas com Yeine (que ela nunca prometeu) e ficavam com raiva por ela não atender o que eles queriam. Aí ficava num blablabla de que ela é mortal então tem que fazer o que eles querem e é isso, além de fazer comparações com ela que eu achava uma grande palhaçada. Obviamente, existe o sofrimento pelo qual passaram, mas ainda assim, na minha visão não é direito de pegar uma pessoa que não tem culpa direta (a única culpa é ser humana, pois é) e querer que ela resolva tudo. Achei eles arrogantes, o que talvez fosse o esperado ou não (mas não eram todos e nem sempre), ainda mais quando eles queriam escolher o destino da Yeine, sem consultar ou pedir a opinião dela e ainda queria que ela fizesse isso sorrindo. Exemplo não literal:

Filho dos deuses: "Humana, vc é mortal, blablabla, o que aconteceu a gerações atrás (muito antes de vc existir) é culpa sua blablabla. Vc vai se jogar dessa ladeira querendo ou não blablabla"
Yeine: "Ah sim, nunca tive escolhas na vida e agora tbm não terei, né? Ksks É dessa ladeira aqui? Claro, eu aceito"

Apesar disso, eu adorei em 95% um dos filhos dos deuses, o Sieh, gostei da boa companhia e do afeto que ele transmitia e os -5% vinha dos momentos inicialmente estranhos. (Sinceramente, fiquei enojada e querendo muito alguma resolução pra a confissão de "algumas vezes pedem mais novo", mds. Queria que a Yeine descobrisse cada um que pediu isso e fizesse algo sobre.)

Criei algumas teorias ao longo da narrativa sobre os segredos da mãe da Yeine e acertei umas.

Gostei bastante do Nahadoth quando ele queria que eu gostasse dele, em alguns momentos parecia que ele queria que eu detestasse ele e foi o que eu fiz.

A leitura... Um pouco reflexiva. Vou usar uma frase que a própria protagonista diz:

"Perceba que isso é uma aproximação. É o que a sua mente mortal pode compreender"

Dá pra entender que por ser uma história de fantasia, além dos elementos contidos, pra imaginação precisa de mais atenção do leitor, mas nessa primeira leitura senti que precisei reler vários trechos e basicamente viajar muito e me dedicar a interpretação porque se não... Eu não entendia nada. Alguns trechos eu realmente só aceitei que não ia entender totalmente e tentei guardar as palavras chaves. Por exemplo, na descrição do senhor da noite, guardei a informação "Todas as coisas belas e terríveis". É. Era isso ou endoidar kkkk. Talvez com o segundo livro eu sinta uma facilidade melhor.

Spoiler da parte que mais gostei: Definitivamente foi quando ela acordou deusa. Sinceramente, fiquei satisfeita porque até minutos antes... O que foi ruim é que eu queria ter visto mais dela assim e tragicamente só terei esse gostinho (ao menos que eu saiba e na perspectiva dela)

"Então, passamos para além do universo e agora não há mais nada para contar."

Leca 27/01/2024

O que aconteceu aqui????
Eu ainda to tentando digerir esse livro, e talvez a nota mude. Que livro confuso, nunca vi tanta informação por página lida que nem nele. Até no final não para de aparecer nomes novos. Não entendi o sistema de magia e nem sei como vai ser o segundo, já que terminou bem fechadinho.

cami 07 26/01/2024

Achei bem confuso mesmo sendo leitora de fantasia e ficção porque os fatos são simplesmente jogados na sua cara e você que se vire pra ligar os pontos e entender. acho também que não teria necessidade de uma trilogia, apenas este livro explica a história quase todo mas comprarei os outros para ver do que se trata. não foi o melhor dos livros que eu li, tive que me forçar a terminar mas até que é bom.

mafessoares 25/01/2024

Não sei o que pensar
o livro tem muitas coisas positivas. a construção de mundo é incrível, e tudo faz muito sentido lá dentro. é também legal como elementos históricos foram levados para a ficção em uma crítica clara. é tudo muito bem construído, então eu não teria a ousadia de dar menos que a nota que eu dei pra esse livro. é inegável o esforço e a inteligência da autora ao criar esse universo. mas eu definitivamente não me diverti lendo.

na minha percepção é um livro 60% política e 40% romance, sentimentos e etc etc, e a sensação que eu tenho é que nada disso me cativou. a política é muito bem pensada, mas a yeine não é uma personagem tão interessante para eu gostar de ler a garota em uma situação em que ela não tem saídas, que ela é só um peão no meio dessa política. é bem claro que a garota vai passar por uma evolução, acredito que o livro inteiro tenha sido pra preparar ela pra esse tal desenvolvimento, mas ela é simplesmente muito chata pra eu aproveitar a história. ela é extremamente ingênua o tempo todo, e eu entenderia uma vez ou outra, mas começou a me parecer forçado demais.

na parte mais sentimental do livro, é a mesma coisa. desde o início a yeine tá sendo avisada que a mãe dela não era flor que se cheire, TODO MUNDO avisa, e ela é incrédula até o final, sendo que eu nem senti que ela tinha um vínculo com a mãe. e mais, eu não sei se é do interesse da autora criar um romance entre yeine e nahadoth, pode ser que ela queira criar uma situação daquelas comentadas, das meninas que se relacionam com o nahadoth e ficam arruinadas, mas vou falar como se fosse uma coisa real. que romance de b0sta. ele não faz questão nenhuma dela e num piscar de olhos eles se amam???? e outra, a situação é super esquisita e desconfortável. po eu entendo que o cara é um deus, que ele tem costumes diferentes, é claro que eu entendo, mas a yeine é humana no sentido mais puro da palavra, e a partir do momento que eles se envolvem e ela cria laços com os outros enefadeh a coisa fica estranha.

falando em enefadeh, o bagulho da alma é inacreditável. não é bem desenvolvido e por isso aquele final é uma piada. você vai me falar que a yeine burra que eu li durante uma vida teve aquele final foda? ah para né. o livro tomou uma proporção absurda no final, que não é nada coerente com os outros 90% da história, e isso pode até ser positivo, mas a leitura perdeu o propósito pra mim.

é um livro bem escrito, isso é inegável, então eu entendo porque tem uma boa galera que gosto, mas com certeza não foi pra mim.