Até o Verão Terminar

Até o Verão Terminar Colleen Hoover

Resenhas - Até o Verão Terminar

luiza 08/11/2022

INCRÍVEL
um livro MARAVILHOSO, e com um plot INEXPLICAVEL, aquele livro que quando você termina de ler fica 30 minutos olhando pro teto tentando processar o que você acabou de ler
laura 08/11/2022minha estante
tô querendo ler, mas tô na dúvida se leio esse ou malibu renasce primeiro ?

resenhasdajulia 23/07/2022

"Você é a minha água."
Eu pensava que não iria gostar tanto desse livro, mas que bom que me enganei e ele se tornou um dos meus favoritos da CoHo! Senti meu coração se partir em alguns momentos (acho que nasceram ossos nele também, Beyah e Samson), mas, depois, os pedaços se juntaram e meu coração ficou quentinho.

Beyah sempre teve uma vida muito difícil e desde cedo aprendeu a se virar sozinha, já que nunca pôde contar com a mãe problemática e o pai ausente.

A única coisa que ela deseja é ir logo para a universidade, em dois meses, e deixar seu passado para trás. Porém, uma tragédia faz Beyah ter que sair do trailer em que mora e ir morar com seu pai, a nova esposa dele e a filha dela em uma casa de praia no Texas.

Perto daquelas pessoas com as quais ela não tem nada a ver, Beyah quer passar despercebida e quer que o verão acabe logo. Mas, quando conhece Samson, o vizinho da casa ao lado, ela sente uma conexão como jamais sentiu com alguém. Então eles decidem viver esse sentimento, mas apenas até o verão terminar.

Eu estava precisando muito de um livro assim que, além de ser uma leitura fluida, me fizesse sentir vontade de devorar a história, e esse livro me marcou de uma forma que eu não imaginava.

Achei, sim, que alguma situações foram um pouco romantizadas, e em certos aspectos até me lembrou um pouco Novembro, 9 (que eu detestei), mas ao contrário do que aconteceu quando eu li ele, que não gostei de nenhum personagem, Até O Verão Terminar teve o principal motivo para eu gostar de um livro: eu me apeguei muito aos personagens, que, na minha opinião, foram muito bem construídos, e são muito reais, e entendi as motivações de cada. Foi impossível não favoritar.

Enfim, nem consigo explicar direito o tanto que esse livro me tocou. Amei demais!
DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lulu 14/10/2021

Minha opinião
Esse livro é simplesmente perfeito.me deu um tapa na cara várias e várias vezes, já até perdi as contas e estou simplesmente apaixonada. Valeu a pena passar por tanto sufoco por esses dois. Samson é um amor e a Beyah é tão incrível quanto. Esse livro com certeza me marcou de formas bem inesperadas

bruninha 03/09/2023

TERMINEI!!!
Dps de meses sem conseguir pegar o livro na mão, consegui terminar.

sinceramente, esperava um pouquinho mais do final, por ser um livro da colleen hoover, imaginava que teria um puta final foda e que me deixaria pensativo por uma semana igual Verity me deixou. no geral é ótimo, não é meu fav, mas é fofo.
Kaique.Floquet 03/09/2023minha estante
Típico*

Kaique.Floquet 03/09/2023minha estante
É típico da Colleen, eu não gosto de nada que ela faz, é perseguição? Será? ??

Tori 20/12/2022

Beyah e Samsom
"Até o verão terminar" é um livro que nos faz refletir sobre o que realmente é o amor e como é importante ser amado. Mostra que amor às vezes é abdicar do que você quer pelo melhor do outro. É um leitura difícil e muitas vezes cruel, mas ao mesmo tempo é linda, divertida e encantadora. No final o livro nos traz uma grande lição de vida:
"Sua vida pode não ter começado da forma que você sempre sonhou, mas se quer mudar seu destino, às redeas estão nas suas mãos vá a luta dos seus sonhos!"
Moony_ 20/12/2022minha estante
Alguém sabe qual é a classificação de idade?

Victoria (Vic) 03/01/2022

Não entendo a nota tão alta desse livro; por causa dela, estava com altas expectativas de gostar dele que nem gostei de outros livros da autora como "é assim que acaba", mas não senti conexão com os personagens (apesar de sentir muita empatia pela Beyah), exceto a sara, de quem gostei muito.

Os personagens não passam do raso, como sempre, com uma fraca construção (Alana, Marjorie e Marcos tem tanta profundidade quanto um um pires). O romance é chato e sem química e eu simplesmente não tenho mais paciência pro moreno misterioso com passado traumático e sem personalidade. Por mais da metade do livro não sabemos de NADA sobre esse menino, e como vamos criar empatia e nos "apaixonar" junto?

Em certo momento, Samson diz para Beyah que "se ela soubesse dos segredos dele, não iria querer ficar com ele"e ela continua com o cara??????? tudo bem que ela tem um passado super pesado e traumático e ele é alguém que demostra gostar dela, mas isso é literalmente a base de um relacionamento disfuncional. No livro ele pode ser bom e tudo, mas meninas (e meninos), não fiquem com homens que escondem segredos e MENTEM para vocês.

Gosto MUITO da intenção da Colleen de trazer a discussão de privilégios, dependência química, negligência e me decepciona que foi tão mal discutido, gostaria que tivesse feito de outra forma, com mais foco no grande trauma que abriu o livro, nas relações familiares e na recuperação da personagem, mas, como sempre, o trauma é colocado de lado nos livros da autora pra dar espaço a um relacionamento questionável com a mesma fórmula em todos os livros dela: onde, aparentemente, um relacionamento é tudo que alguém precisa para se tornar uma pessoa melhor e superar suas experiências traumáticas.

OBS: todo o amor do mundo para o cachorrinho adotado do livro

##########SPOILERS##########
- a menina consegue uma bolsa integral passando o pão que o diabo amassou e pensa em desistir de tudo por causa de um cara que cometeu crimes e mentiu pra ela
- gente, e a cena do menino jogando a ossada no mar????? creepy
- meu deus eu não sei nem o que dizer dessa parte final do livro???? até a criminalidade do menino foi passada super rapidamente, foi tudo falado em um capítulo só, do nada o cara sai da cadeia e encontra ela e é como se nada tivesse acontecido e milagrosamente recebe uma casa
- o romance termina TOSCAMENTE, a grande dependência emocional dela parece estranho para uma personagem tão forte (mas ok, entendo, ela era muito sozinha e dependia emocionalmente do samson, apesar dela saber que o relacionamento iria acabar no fim do verão, algo deixado bem claro pelos dois!!!) e JUREI que coho iria trabalhar em cima disso MAS NAO a menina só vive a vida dela porque o cara corta contato. enfim, feliz por ela virar advogada. arrasou.

Thayna211 31/05/2023minha estante
É ISSO!!
Por um estante achei que tinha lido "errado", vi tantas resenhas enaltecendo e dizendo que o livro era incrível que até me questionei se realmente li o mesmo livro, tentei puxar na memória o que senti na época, porque não batia com a descrição das pessoas.
Sim tem alguns momentos bons, mas ainda sim é um livro fraco, talvez para quem tenha começado a ler a pouco tempo e não tenha tanta expectativa esse livro funcione, pois é um a leitura fácil e fluida.

Raquelita 22/01/2023

Corações não podem realmente quebrar, já que não têm ossos
"Até o Verão Terminar " é um livro denso, daqueles em que sentimos nosso coração rompendo em mil pedaços em determinados momentos da história, Samson disse no livro que nossos corações não podem realmente se quebrar, já que não têm ossos, mas em alguns pontos do livro eu tive minhas dúvidas quanto a isso. A vida da protagonista Beyah não foi fácil desde o primeiro momento, e durante parte da história, as dificuldades que ela enfrentou durante à vida embaçavam sua mente e afetavam negativamente a maneira com que ela enxergava o mundo, pelo menos até conhecer Samson... Samson mudou a forma com que Beyah enxergava o mundo e esse processo foi fascinante. O livro também me surpreendeu positivamente, porque a vida de Beyah não mudou tão somente porque ela encontrou o amor da vida dela, mas porque ela mesmo lutou pra que isso acontecesse, e ele a incentivou a fazer isso, mesmo que esse incentivo pudesse significar perdê-la. Beyah estava certa, isso é amor, e agora ela sabia o que era amor. Além do romance entre Samson e Beyah, o livro trata de questões familiares e dramas que Beyah enfrentou durante o passado, e trabalhou isso de uma forma que emociona e enche nossos corações de esperança no fim. "Até o verão terminar" é sobre lutas, incertezas, solidão, perdão, sobre lutar por quem acredita (mesmo que signifique perder), sobre retribuir os sentimentos mais puros e autênticos já vistos, sobre saber que não é preciso abrir mão dos próprios sonhos por amor e sobre acreditar que até as pessoas mais esquecidas pela vida podem ter um final feliz... É um livro sobre muitas coisas, mas sobretudo sobre um cachorro chamado Queijo Pepper Jack.
vitAria 22/01/2023minha estante
amg é bom ?? ele tá na minha lista

Raquelita 22/01/2023minha estante
É sim amg, pode ler que vc vai amar ?

camisss 06/03/2022

corações não tem ossos, então eles não podem quebrar.
sao 1 da manha, eu estou chorando por uma livro que se tornou algo muito importante para mim, o plot nao foi o melhor que eu li, nem o livro tbm, na vdd se vc ver o livro é meio nhe, mas me tocou de um jeito que eu nao acredito, ja li alguns livros da coho, mas posso dizer com um sorriso no rosto que esse é um dos meus favs, beyah e samson se tornaram algo tao importante para mim que é até estranho, meus corações com ossos, saibam que eu tenho MUITO orgulho do que vocês se tornaram, na história e trajetória, eu amo vcs ??
Sol 06/03/2022minha estante
Eu também me identifiquei muito com a sintonia dos dois.
Espere só até ler "Novembro, 9" Colleen prega umas peças na gente que vai do amor ao ódio e ao amor novamente..

Priii Reis 12/02/2023

O amor vence quando: Duas pessoas que se entendem na dor,se amam acima de tudo!
Como um tradicional livro da Collen temos:drama,romance,recomeços entre mil emoções...

Quem narra é Beyah ,e por mais difícil que seja descobrir por tudo que essa menina/mulher passou,
é ver o quão forte ela foi para focar em um recomeço longe de sua mãe e os namorados cretinos dela.
De acreditar em homens especialmente um,que a usava de todas as maneiras.Trauma que ela prometeu nunca mais repetir ou se apaixonar.
E o seu pai que foi só uma noitada e só soube da filha depois que nasceu,pouco ligou para como ela era criada,ou foi visitar para saber as condições que vivia.
Era mais fácil pagar passagem,para passar os verões e ela como uma sobrevivente nunca quis contar nada para alguém que pouco se preocupou além de mandar pensão.

Tudo mudou de repente,ela sabia que era esperado,e que já estava planejando seguir sua vida de todo modo.Mas se acostumar a essas mudanças,e pessoas em sua vida foi desafiador.

Foi uma vida de fome,desespero e anseio de ter um destino pior. Quando a mãe morre ela não sente nada,isso a preocupa um pouco(mas quem a culparia? )Criada por uma mãe doente por drogas,nunca ser abraçada ou receber amor.

Então ela conhece Samson, o garoto que virou seu mundo de cabeça pra baixo e a fez acreditar no amor.Ele escondia tanto,se abria tão pouco e saber que tinha data pra sair da vida de Beyah não a fazia se sentir melhor.(pior foi saber que a maior parte,foi verdades mascaradas)

**É como se ele despertasse uma parte de mim que passou dezenove anos adormecida. Eu gosto de tanta coisa que jamais pensei ser capaz de gostar.**

A meu Deus esse final...
To emocionada! Se tem pessoas que merecem a grandeza são Beyah e Samson que livro lindo,profundo e perfeito!!! Collen não falha mesmo e esse aqui tem sua dose de tristeza,para uma enorme de reviravoltas e alivios.

**A água pode ser muitas coisas, mas em todas as suas formas
sempre será água.
Você é a minha água.
Acho que talvez eu seja a sua, também.
Se você estiver lendo isso, quer dizer que evaporei.
Mas não quer dizer que você deva evaporar, também.
Vá inundar a p@rra do mundo todo, Beyah.**

____________________________________________________________________
------------------------------------ATENÇÃO!!! ***RESUMO COM SPOILERS***
____________________________________________________________________

Não precisávamos mesmo conhecer a mãe de Beyah,pelo que ela fala foi só a pessoa que lhe deu a luz,exigiu pensão do homem que tinha visto uma vez e tratou a vida como se não valesse nada e nem a própria filha.

**Quando se é uma pessoa horrível, imagino que buscar o que há de horrível nos outros seja uma espécie de tática de sobrevivência.**
**Foi assim que a minha mãe viveu a vida inteira. Sempre buscando o pior em todo mundo. Até na própria filha.**

A mãe morre de provável overdose,nada que Beyah não sabia que podia acontecer,na cidade que vivia era comum vários dependentes quimicos,morrerem cedo.
A reação dela ao ver a cena era de pensar o que tinha de fazer agora? Pra onde iria,se foi despejada e a mãe usou o dinheiro do aluguel em drogas.
Sem pensar muito e não querendo nem um pouco,ela ligou para o pai porque pensar em ficar naquele lugar e sozinha a assustava.

Lembra pelo pai que ele tinha se casado,e que não morava mais em Washington mas no Texas na mesma noite ela pega o avião e encontra o pai muito bem vestido, com carro do ano,relógio de marca... os três anos sem saber da vida dele,tinha sido um choque a primeira vista.Ela estava travada na situação de encontrar uma esposa e irmã postiça metidas a besta que a tratariam feito lixo,de onde ela tinha saído de fato.

*Fico pensando qual criação é pior para um ser humano. O tipo em que a pessoa é amada e protegida a ponto de só perceber a crueldade do mundo quando é tarde demais para que desenvolva as habilidades necessárias ao enfrentamento, ou o tipo de criação que eu tive.
A pior versão de uma família, cujo único aprendizado é o enfrentamento.*.

*É questão de sorte, eu acho. A maioria das crianças tem um pai e uma mãe que farão falta depois de morrer. O resto de nós têm um pai e uma mãe que serão melhores depois de mortos.A melhor coisa que minha mãe fez por mim foi morrer.*

Ela mal tinha chegado e sua defesa foi logo maltratar o garoto que ela viu tirando foto dela,e quando ele lhe ofereceu dinheiro ela logo pensou que era para outras coisas.
O mundo foi cruel com ela,e era difícil confiar nas pessoas e suas intenções.

Sua madrasta Alana era diferente do que ela esperava era uma mulher doce,acolhedora e gentil.
A filha dela Sarah tinha problemas com seu próprio corpo,e usando Beyah como espelho disse que sonhava em ter um corpo assim...naturalmente Beyah se ofendeu porque só ela sabe o tanto de fome passou, o quanto teve que lutar por sua vida comendo o que nem era comida pra não morrer.
Sentia que suas palavras eram facas para o mundo mágico e perfeito de Sarah,mas não conseguia fingir tinha muita dor dentro dela.

Foi uma surpresa se apegar ao mistério que era Samson,o cara que ela encontrou no barco e pensava que tinha oferecido dinheiro por favores sexuais.Surpresa mais ainda era ele morar na casa ao lado do seu pai e ser amigo do namorado de Sarah.Marcos,o que parecia ser esnobe e metido.Por mais estranho que Samson fosse,ela sentia que eram parecidos...

**Ele tem um olhar meditativo e meio pesado, que eu pensava existir apenas em pessoas iguais a mim. O que pode ser tão terrível sobre a vida desse cara que me leva a crer que ele tenha sofrido?**

Em poucos dias ambos estavam *intimos* onde ela contava tudo de si e ele levava séculos para soltar alguma informação mais profunda sobre si. Eles sentiam uma atração, mas Beyah não se sentia confiante para beijos e só pensava no passado ruim nessa área.

Até nome dele era um mistério,já que se chamava Shawn Samson mas não fez questão de divulgar a informação.Isso porque um colega o encontrou no restaurante que estavam e ainda perguntou: Quando você saiu? todos ficaram curiosos.

A desculpa: **— Tudo bem — diz Samson. — Ele estava falando de sair da cidade. Nós fomos colegas de internato, e ele sempre soube o quanto eu odiava Nova York.**
Claro que Beyah não engoliu a mentira,mas ela sabia que não era da conta deles.

**Mal conheço esse cara, mas de alguma forma consigo me comunicar mais com ele em silêncio do que jamais consegui verbalmente com qualquer outra pessoa.**

**— Se a gente embarcar nessa, vamos ter que ficar na parte rasa.*

Ambos tem planos de ir embora em agosto. Ele vai servir no exército,e ela vai para a faculdade..

**— É só que... se virar alguma coisa. Um namoro de verão. Quero que seja só isso. Não quero sair daqui em agosto no meio de um relacionamento.
— Também não quero. A gente vai um para cada lado do país.**

**— Existem dois tipos de erro. O erro que deriva da fraqueza e o que deriva da força. Você fez uma escolha porque foi forte e tinha que sobreviver. Não fez essa escolha por fraqueza.**

Eles decidem ficar juntos até o momento de partir.Na leveza dessa nova realidade ela tem se sentindo feliz e livre como nunca sentiu na vida...Tinha uma casa decente e não apodrecida por cupins.Três refeições por dia,uma amizade constante bem ao lado,no mesmo corredor.O oceano.O nascer do sol.

**Nunca me senti tão valorizada quanto agora.
Não apenas valorizada, mas apreciada. Respeitada. Desejada.
Talvez até amada.**

A família do pai já se tornou sua mesmo que a relação não seja a que ela deseja tem ficado mais a vontade com eles e o pai demonstrado mais interesse em sua vida.Ela chega a pensar se não devia ter dividido com o pai a morte da mãe e as dificuldades que passou,se quando menor não devia ter pedido ajuda.Como ele saberia?

Os dias passavam rápidos,os mistérios de Samson a deixavam pertubada,e ao mesmo tempo não queria saber.Tudo que foi vivido foi mágico,e por mais doloroso que fosse perde-lo,não mudaria nada.

**— Às vezes fico pensando se realmente quero as respostas de todas essas perguntas. Acho que o mistério que te rodeia talvez seja uma das coisas que mais gosto a seu respeito. Ao mesmo tempo é uma das coisas que eu menos aprecio em você.**

Como toda mentira um dia vem a tona quando Samson foi preso por. invasão a domicílio,ter cumprido pena por roubo de carro e depois incêndio em uma das casas que ficava.Beyah realmente acredita que ele perdeu o pai aos 13 anos,e teve que se virar na vida e mesmo que o pai dela não saiba ela também sofreu negligência e poderia ter tido um destino pior.

**Meu pai pode achar que o comportamento de Samson é um padrão que ele próprio escolheu, mas para mim era uma vida da qual ele não teve saída. Sei muito bem o que é fazer péssimas escolhas por pura necessidade.**

*Eu sabia que este momento chegaria — a despedida. Mas não sabia que seria assim. Eu me sinto impotente. Queria que nosso adeus fosse uma escolha na qual eu tivesse participação, mas acabou que não estou tendo escolha nenhuma.*

**Libero a raiva dirigida ao meu pai.
Libero até a raiva dirigida à minha mãe.
Deste ponto em diante, decido me agarrar única e exclusivamente às coisas boas.
Posso não terminar o verão com Samson a meu lado, mas vou terminar com algo que não tinha quando cheguei aqui.
Uma família.**

Dorothea 30/06/2022

PROFUNDIDADE.
"Às vezes acho que as personalidades são moldadas mais pelo estrago do que pela bondade?.

?Até o Verão Terminar?, é um livro mais leve que os outros que já li da autora, o romance é ?doce? e os momentos de apoio entre Beyah e Samson cativam.
Apesar de ser um romance, o crescimento da personagem foi a parte que mais adorei. Beyah teve uma infância difícil, com uma mãe viciada e um pai ausente, vivenciou momentos tristes e vazios e aprendeu a lidar e sobreviver por conta própria, já que ninguém estava lá por ela.
O livro demonstra as diferenças entre personagens que tiveram uma qualidade de vida, com melhores condições e principalmente amor familiar e aqueles que não possuíam nada, mostrando também os reflexos e marcas que isso causa nas personalidades de cada um. Além disso, o livro também aborda o fato das primeiras impressões e todas as suposições que são impostas em decorrência dela, mostrando que nem tudo aquilo que parece, de fato é realidade.
Em relação ao plot, não foi algo que me surpreendeu porque já era ?esperado?, mas para mim as reflexões que o livro é capaz de causar são o ponto central da história.
No fim da leitura a sensação é de ?coração quentinho?, é muito reconfortante ver a Beyah encontrar amor, carinho, confiança e apoio, e também construir laços e finalmente estar em família.
Gaby 30/06/2022minha estante
que resenha perfeita, parabéns

Dorothea 30/06/2022minha estante
Muito obrigada ?

Mai 30/01/2022

"Pode vir, mundo. Não dá para estragar o impenetrável."
Apesar da narrativa abordar temáticas que essencialmente são importantes e profundas o enfoque do livro é o romance, daqueles que ao fim confortam o coração. Um clássico romance entre jovens, cheios de segredos, passados obscuros e problemáticos mas que, envoltos pela paixão, perdem a rigidez.

Uma leitura suave e que te prende de forma sem igual (perfeito para sair da ressaca) cheio de emoções e uma revelação que pessoalmente me deixou boquiaberta.

Tantas demonstrações de amor comoventes que me fazem questionar se corações realmente não podem criar ossos, e pessoalmente acredito que podem sim pois há certos trechos que é impossível não senti-los quebrar.
Pâm 30/01/2022minha estante
Bela resenha, excelentes metáforas!

Mai 30/01/2022minha estante
obrigadaa

Yasmi_nrezende 17/02/2023

INCRÍVEL
Quase infartei no final. Cinco estrelas.
Tudo simplesmente deu errado e depois deu certo (na minha humilde opinião), surtei horrores. Recomendo.
Stephaniemf_08 17/02/2023minha estante
Eu amo esse livro!! ?? um dos meus favoritos

Andressa 12/09/2022

Eu simplesmente amei, do começo até o fim. Uma história que deixa o leitor viciado e sem contar os personagens que são tão lindinhos juntos.
julys2 12/09/2022minha estante
Eu amei esse livro!! Além de ensinar mtas coisas, vou guardar pra sempre a beyah e o Samson ??

Letizinha 12/09/2022minha estante
Estou começando a ler, parece ser interessante

alice 12/09/2022minha estante
eu adoro esse livro mas achei q faltou desenvolvimento e achei o plot meio nada haver

Andressa 12/09/2022minha estante
Vdd, o plot dele fez eu ficar de boca aberta, porém amo ele

Pietra 22/06/2022

A história é boa e o livro em momento algum fica cansativo, a evolução dos personagens é muito bom principalmente a Beyah; e o casal muito fofo des do primeiro contato deles até a última cena

M. Júlia 29/01/2022

Acho que é o primeiro livro da Colleen com personagens adolescentes que leio, e como eu esperava foi maravilhoso pq a Colleen consegue escrever qualquer coisa de um jeito completamente maravilhoso.

Os dois protagonistas são maravilhosos, cada um com sua própria história e traumas, a história, a química deles é perfeita.

Menção honrosa a irmã dela, que se mostrou uma pessoa maravilhosa. E o meu ódio pelo pai dela, não mudou nem um pouquinho.
Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Tô mto ansioso pra ler esse livro ?

SoMouRei 29/01/2022minha estante
Já leu É assim que acaba? Eu tenho pra mim que a tia CoHo tem alguma coisa com moradores de rua viu

M. Júlia 29/01/2022minha estante
Foi o primeiro q eu li dela, me apaixonei na hora. Pais problemáticos e moradores de rua são o ponto fraco dela

Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Minha próxima leitura vai ser É assim que acaba, nem sei se estou preparado... Aí aí

M. Júlia 29/01/2022minha estante
Ninguém tá, mas vai na fé

SoMouRei 29/01/2022minha estante
Qualquer livro dela destrói, mas Assim que acaba é outro nível

Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Vou até comprar post it sabe, nunca marquei meus livros, mas esse eu vou ter que marcar.