Primavera de 98

Primavera de 98 Rita S. Pires

Resenhas - Primavera de 98

BnecoDeNeve 13/06/2023

Podia ser maior
Muito gostosinho de ler mas acho que podia ser maior, parece tudo meio corrido, não tem uma pausa entre as coisas, mas é muito bom, com personagens interessantes e uma história boa, recomendo

Lavinia208 28/11/2022

Sem palavras
Cara... tentando processar essa história pesada, mas necessária.
Me vi em muitos momento no lugar das meninas.. e nossa, ainda to tentando processar o que foi tudo isso.

Ash! 19/11/2023

Que romance lésbico mais lindo, se até hj em dia é difícil ser lgbt imagina nós anos 90? Achei mt lindo q a família da gio apoiou ela msm nessa época (msm com altos e baixos e q demorou pra aceitar mas aceitaram), gostei q o livro retratou mt a heterossexualidade compulsória, oq poucos livros falam sobre, as personagens são mt boas e extremamente fofas, só n gostei mt do final, fiquei meio decepcionado, esperava mais.

Celia @menina_que_le 22/06/2021

Demais
Primavera de 98 conta a historia de duas garotas se descubrindo ,vivenciando experiencias novas ,e acima de tudo aprendendo a lidar com o medo de amar ,de assumir o amor.
Um enredo que fala sobre familia,amizade,descobertas,empatia e amor acima de tudo .
A autora sobre falar de tudo isso com muita delicadeza e de uma forma emocionante .
Super indico esse livro

mimosliterarios1 29/06/2021

Um romance necessário e maravilhoso!
O amor que nasceu da amizade forte entre duas garotas. E agora como vão lidar com todas essas novas emoções, se a sociedade condena o amor homoafetivo, apontado-o como "errado"?

Na década de 90, Giovanna é muito introvertida e inicia em uma nova escola no primeiro ano do Ensino Médio, mas decidiu ficar na sua, não queria fazer amigos, porém a radiante, popular e extrovertida Bruna apareceu na sua vida. Iniciou-se uma linda, forte e verdadeira amizade.

Comecei essa linda obra e estou completamente apaixonada por Giovanna e Bruna, elas são opostas, mas complementares, compartilham momentos inesquecíveis e memoráveis. Elas se deparam com o turbilhão de emoções da adolescência e descobrem um sentimento novo, um carinho especial uma pela outra.

E agora como vivenciar tudo, será correto socialmente? Como lidar com os preconceitos e com a homofobia?

Um romance necessário, leve, maravilhoso, onde Giovanna compartilha tudo com o leitor, seus medos, dúvidas, anseios e sonhos.

Eu me apeguei facilmente as personagens, pois elas são reais, e foi uma delícia acompanhar as meninas crescendo e se autoconhecendo e vivendo intensamente.

Mas nem tudo são flores, a vida pode ser muito cruel. Giovanna e Bruna vão amadurecer aos poucos e lidar com muitos obstáculos.

Uma obra comovente, que faz refletir sobre o amor sem rótulos, fala sobre homofobia, o preconceito que está em todo lugar, que somado as desilusões machucam e deixam marcas profundas.

A autora Rita S. Pires nos brinda com um romance de escrita muito fluída e envolvente, com capítulos curtos, que fala ao coração do leitor e faz refletir sobre a vida.

site: @mimosliterarios1

Kira 03/11/2021

Surpreendente!
O livro começa pelos olhos da doce e tímida Giovanna, ela narra suas inseguranças enquanto descreve o cenário a volta dela e não demora até conhecermos Bruna, que é uma jovem confiante e bastante agitada.

Conforme fui passando pelas páginas pude notar que a narrativa suave vai amadurecendo junto das personagens e pouco apouco diferentes temas que cercam os desejos e as inseguranças delas são apresentados.

“Juju cheia de ansiedade e até um pouco de inocência não cabia em si. Eu não falei nada, mas já imaginava o que estava por vir. Nós éramos assim, Juliana mais inocente, eu mais séria e Marina a mais espontânea, a que pensava só depois de ter feito merda. Até hoje a gente morre de rir das nossas histórias.”

Gostei bastante também da interação com os demais personagens do livro, em principal da Marina, não vou falar sobre como foi para não dar spoiler, mas ela ajuda bastante para que o livro apresente diferentes ângulos ao leitor, nos levando a refletir, acontece que nem sempre as pessoas reagem como imaginamos e podemos nos surpreender tanto positiva quanto negativamente.

É difícil saber quem dará uma “punhalada” em nossos sentimentos e quem vai nos abraçar quando abordamos um tema que é considerado um tabu e gostei muito da forma que a autora abordou esse ponto.

Primavera de 98 é simum livro encantador com um romance que vale muito a pena ler, posso dizer que o que mais me atrai nele é a naturalidade das personagens, não tem aquela “quebra de realidade” de quando uma personagem deduz algo que não teria como deduzir ou de quando tem atitudes muito mais maduras ou imaturas que o que seria natural a ela.

Em resumo: É um livro maravilhoso, rico em sua narrativa, que traz ao leitor diversos sentimentos durante sua narrativa e que acima de tudo mostra que amor é amor

site: https://www.dicasdakira.com.br/2021/10/resenha-primavera-de-98-rita-s-pires.html

Tathi (@Doidosporserieselivros) 18/09/2022

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam consumir literatura com protagonismo LGBTQIA +?
Para quem já nos segue há tempos, sabe que esse é um tipo de literatura que eu leio sempre. E a última leitura finalizada foi o Primavera de 98 de @ritaspiresautora .

?????? ?Eu senti desconforto e conforto ao mesmo tempo, senti raiva e alegria, mas não demonstrei nada.?

Giovanna e Bruna são melhores amigas, compartilham os segredos e fofocas da adolescência , são garotas responsáveis com boas notas e bom relacionamento com os pais, exceto pelo bem escroto pai de Giovanna.
Entre hormônios e descobertas, um sentimento avassalador começa a surgir entre ambas, mas como isso afetará toda sua vida e suas relações com a família e sociedade?

?????? ?Eu sei de uma coisa, eu achava que gostava de garotos, mas agora sei que gosto de você, acho que gosto de você desde o dia que te conheci, mas não sabia disso.?

Um romance com protagonismo lésbico sobre entender a si mesmo, sobre o preconceito e como as pessoas se preocupam tanto com a sexualidade das outras sendo que isso não muda absolutamente nada para ninguém.

O romance fala ainda de se adequar a sociedade, e sobre o medo de machucar as pessoas que se ama apenas por mostrar quem realmente é.
E que muitas pessoas preconceituosas ainda estão tentando lidar com isso, e pelo amor aos filhos conseguem superar as ideias pré concebidas que foram enfiadas em suas cabeças desde muito tempo.

Primavera de 98 é uma leitura rápida, e por muitas vezes com jeito de relato real tamanha a grandeza de cada detalhe, você pode conhecer este livro na Amazon ou pelo Kindle Unlimited, em formato digital.

#protagonismolésbico #protagonismolgbtqia #romanceslgbtqia #romanceslesbicos #romancessaficos

Carol 09/04/2023

Peguei de graça em um twitter de recomendação dos gratuitos do dia na Amazon. Achei razoável, algumas cenas são bem clichês, mas o romance foi legal.

Natt 10/07/2023

Bom!
Um ótimo livro, uma história intensa e cheia de momentos impactantes , mostrando um romance belo e pura entre duas jovens. Bonito como a história se desenvolve em uma época tão difícil para amar alguém do mesmo gênero

Carvalho 03/05/2023

AMEI!!
Achei a escrita bem simples me pareceu escrita de fanfic mas a história é muito incrível fiquei triste com a realidade dura do livro mas pelo menos terminou com final feliz

Eclesia.Souza 07/05/2023

Maravilhoso
Um livro incrível, leve, envolvente, que me prendeu desde o início.
Com personagens maravilhosos. Um enredo muito bem desenvolvido.
Duas mulheres surpreendentes, que me conquistaram, foi tão lindo ver a evolução das duas e do amor que foi forte e perfeito.
Parabéns a autora. Super recomendo essa leitura.

Rayane 28/06/2023

Bom!
Um livro bem curto, mas muito bom.
A forma como é tratada a autodescoberta das duas e como elas estão preparadas para aprenderem do que gostam juntas aqueceu meu coração!
Muito fofo.

Cherry Moon 22/06/2021

@cherrymoonreads
? Neste livro vamos conhecer a história da Giovanna e da Bruna, duas adolescentes que são completamente diferentes em personalidades. Assim que Bruna entra na sala de aula, Giovanna, que é extremamente tímida e fechada logo ficou desconfortável, já que Bruna é uma garota com todos os indícios de patricinha e popular.
? Tive uma identificação muito forte com a Giovanna logo nas primeiras páginas, principalmente por conta da sua timidez.
? Apesar de tão diferentes, as duas criaram uma grande amizade que acabou se tornando algo mais forte. Gostei da forma como a autora descreveu os sentimentos das duas se tornando confusos, assustadas e com medo de estarem fazendo algo "errado" pois é assim que a sociedade julga. As duas foram criando algo único e a autora soube criar situações muito próximas da realidade.
? Quero dar ênfase para uma parte importante. Foi a primeira vez que li um livro com uma cena hot entre duas mulheres que foi escrito de maneira crível e não de forma estereotipada. Eu sempre tive uma certa dificuldade com cena hot em livro e me impressionei com o cuidado que a autora teve e com a descrição tão delicada.
? Uma história sincera, real e tão profunda que quando percebi já estava com lágrimas nos olhos.
? Criei uma empatia forte pelas personagens, não só pelo fato de ter passado por uma experiência semelhante mas como tudo foi construído. Desde o momento da descoberta, o medo de uma sociedade tão preconceituosa e a felicidade de encontrar um amor tão sincero.
? Não é um livro com um relacionamento clichê, é uma história com personagens e sentimentos reais e isso foi o mais incrível.
? O lançamento do livro é hoje e ele está disponível no kindle unlimeted! Eu super recomendo essa leitura tão emocionante.
Você já se identificaram assim com uma história?
#pridemonth #equality #??? #loveislove #euleioserpentine #clubeserpentine #bigwolfbig

Resenhas_da_lou 27/06/2021

Descobertas.
Um livro com que traz muita representatividade, duas amigas ainda adolescentes que vão contar suas descobertas, conflitos em família e preconceitos pelo qual passaram. Aprenderam desde cedo a superar os obstáculos que a vida trouxe. A superação das famílias também é retratada na trama. Não há nada que não possamos aprender a entender e acolher. A Autora retratou com muita realidade algumas cenas, sim conheço no meu círculo de amizades quem tenha passado igual as protagonistas do livro. A leitura é bastante fluida, rápida, intensa e quente. Algo que me tocou muito é a forma que o preconceito influencia as vezes nas decisões das protagonistas, e como foi superado alguns quesitos. O livro começa como um romance clichê, o final surpreende um pouco ( na verdade esperava outro final kkkk ) mais entendi que tinha que ser esse fim, pois trata-se de superação antes de qualquer coisa. Giovanna me encantou o amadurecimento que a protagonista teve foi incrível, superou os próprios medos e foi em nome do amor. Achei demais a forma que as protagonistas levam seu romance e o pedido de casamento, ah chorei junto. Recomendo a leitura, pois é um espelho da nossa realidade.

Giovanna 20/07/2021

Eu gostei desse livro.
É curtinho e fluiu bem pra mim.
A personagem principal tem o meu nome AAAAAAAAAAAA.
O romance é fofinho e eu gostei muito de ver a personagem principal se descobrindo e se aceitando.
Mas eu não gostei do final,tava esperando uma coisa diferente.