Os Garotos do Cemitério

Os Garotos do Cemitério Aiden Thomas

Resenhas - Os Garotos do Cemitério

-Koraline 17/10/2021

Um amorzinho
Em Os Garotos do Cemitério, acompanhamos uma aventura fantástica sobre a cultura mexicana, com personagens representativos e com muita personalidade. Aos 16 anos, Yadriel, um garoto transexual, se envolve na missão de ajudar Julian a romper relações com o mundo terrestre e passar para o pós-vida, logo após se torna bruxo. Primeiramente, os personagens desse livro transbordam amor e carisma, e foi muito legal finalmente ter uma personagem vegana em uma história de fantasia, me senti representada hehe além disso, é inegável a importância desse livro para a comunidade LGBTQIA+, e vários tabus da sociedade atual são expostos nesse livro de forma muito informativa e consciente, e é impossível não se apaixonar pelo trio principal e torcer demais para o casal. Outro ponto extremamente positivo dessa história é a valorização da cultura e religião mexicana nos EUA, que é um país bastante intolerante, mostrande de forma muito interessante várias curiosidades sobre o Día de Los Muertos que eu ainda não conhecia. Como um livro de fantasia, o enredo tem seus clichês de aventura e resoluções milagrosas de último segundo, mas isso só contribuiu para que a história me trouxesse a sensação de quentinho no coração. Super recomendo esse livro, e espero ansiosamente por mais livros do autor (trilogias, de preferência).
drago 17/10/2021minha estante
eu amo tanto esse livro

Talitacf_ 17/10/2021minha estante
Quando eu vi a resenha desse livro achei super incrível ! Preciso ler para ontem

malu 18/10/2021minha estante
estou louca pra ler !!

Nath 18/10/2021minha estante
quero tanto ler

-Koraline 19/10/2021minha estante
aaaah, vcs não vão se arrepender hehehe

Que livro incrível

A escrita, história,
personagens.....???

E representatividade ??????????

maxie 19/01/2022minha estante
muito bom namoral que livro maravilhoso

Mars Bowie 14/12/2023minha estante
Chorei muito, esse livro é perfeito. Tem um plot bom e cenas fofas. Tô pensando em reler kkk

euindy 09/02/2022

COMFORT BOOK?????
ACHO QUE É LITERALMENTE IMPOSSÍVEL DESCREVER TUDO O QUE EU SENTI LENDO ESTE LIVRO- PERFEITO APENAS

É uma fantasia com algumas migalhas de romace e conta a história de Yadriel, um garoto trans e gay, que está em busca dá aceitação por parte da comunidade bruxe, que não o vê como bruxo por ser trans.

"Isso fazia Yadriel se envergonhar de quem era. [...] Era uma negação direta a quem ele era ? um menino transgênero tentando encontrar seu lugar na comunidade."

O livro me prendeu do começo ao fim, dei altas risadas, simplesmente amei a história, amei esse universo fiquei totalmente imersa, foi dificil largar o livro enquanto estava lendo.

Os personagens são extremamente cativantes, divertidos, e bem desenvolvidos, me apeguei muito a eles.
* Yadriel, Maritza e Julian queria proteger vocês de todo o mal- amo vocês ???

Muito bom ver o desenrolar da história, e eu amei muito pois mostra mais um pouco da cultura mexicana, e eu nunca tinha lido com essa temática. MANOO, e o plot desse livro me deixou de boca aberta. Me senti burra depois KKKKKKKKK tava tão óbvio??

Acho que ganhei mais um COMFORT BOOK- tô apaixonada!!

LEIAM
Jaciely.Cordeiro 09/02/2022minha estante
Quero ler muito em breve ??

deborah 10/02/2022minha estante
nossa, tô querendo ler esse livro

Nowhere¿ 10/02/2022minha estante
Perfeito demaaaaais ??

Luka 10/02/2022minha estante
ESSE LIVRO É PERFEITO

gabs88 10/02/2022minha estante
nada acima desse livro ??

Carolina 11/02/2022minha estante

@deh ele é maravilhoso ?

euindy 11/02/2022minha estante
@Gab's ??

duda 14/02/2022minha estante
mais um livro para lista

Queria Estar Lendo 03/07/2021

Resenha: Os Garotos do Cemitério
Os Garotos do Cemitério é o livro de estreia de Aiden Thomas que, com uma narrativa divertida e personagens cheios de carisma, nos apresenta ao mundo dos brujos latinos e de um garoto trans tentando se provar dentro desse universo mágico.

Na história, Yadriel só quer passar pela aquelarre - um rito realizado com brujos para torná-los capazes de expurgar fantasmas presos ao mundo terreno. A comunidade bruja, no entanto, é muito conservadora e tradicional, e Yadriel é um garoto trans, o que significa que não querem que passe pelo ritual com a desculpa de que a Deusa da Morte não vai aceitá-lo.

Yadriel então decide que ele mesmo vai fazer o rito e, com a ajuda da prima Maritza - que também quer fugir das tradições como bruja - se torna um brujo; o problema é que, com o rito, Yadriel acaba invocando um fantasma. Um garoto, Julian, que não faz ideia de que morreu e porque morreu. E que parece estar ligado a estranhos acontecimentos que vem cercando a comunidade, todos relacionados à mortes misteriosas.

Os Garotos do Cemitério foi um estouro quando saiu lá fora e juntou premissa e capa arrebatadores, o que me ganhou demais para essa leitura. Para minha alegria, o conteúdo é tão bom quanto promete. Entrega uma história bem humorada, com toques de drama e de discussões super atuais, tudo isso num pano de fundo mágico fascinante.

"Eles o veriam como era - um garoto e um brujo."

A narrativa de Aiden Thomas te fisga desde o começo. Você quer saber mais sobre Yadriel, Maritza, sobre a comunidade bruja, sobre as famílias - muitas famílias - e sua ligação com a Morte - como a tratam como uma passagem importante e não uma despedida melancólica e como suas festividades no Dia de Los Muertos abre espaço para rever os entes queridos que se foram. Quer entender o que aconteceu com Julian - e se apaixona por ele desde a primeira cena dele! - e os mistérios rondando o cemitério e os brujos.

Eu preciso falar que em relação a esse mistério - e consequentemente o final - dá pra adivinhar logo de cara o que está rolando. Apesar de ter espaço para investigações no livro, era só o Yadriel ter parado um pouquinho!!!!!!!! e pensado um pouco mais!!!!!!!! e teria visto pelo menos que a arma do crime sempre esteve ali.

"Eu não vou deixar você me abandonar numa igreja assombrada..."
"Não é assombrada!"
"Se eu estou aqui, e eu sou um fantasma, então é assombrada sim."

Mas eu perdoo porque ele é uma gracinha e protagonista tende a ser tapado mesmo, faz parte da jornada. Não teria história se ele olhasse para o lado e pensasse "hm, que conveniente".

Enfim. Fora o mistério que não é um grande mistério, a história é muito cativante! Você lê e lê e quer mais e mais daqueles personagens. Principalmente Yadriel e Julian.

O protagonista é todo nervoso e tímido e introvertido e tão identificável por isso. O Julian, por outro lado, é uma tempestade desde o instante que aparece - e sim, é o Han Solo. Todo debochado e sarcástico, o que significa que eu morreria por esse garoto fantasma!

Os dois são tão JKASBAGUABASGUOBGUAS juntos que dá vontade de morder. Eu amo como o Julian se importa e como demonstra isso, como ele e o Yadriel se entendem e se conectam por questões mínimas e pelas maiores que existem.

O relacionamento deles começa aos trancos e barrancos porque Julian é um fantasma que não sabia que era fantasma e o Yadriel precisa lidar com esse problemão que invocou sem contar para ninguém, principalmente seu pai - um figurão importante entre os brujos que foi quem vetou sua participação no rito de formação.

"Julian era dolorosamente bonito, mas de um jeito que tempestades são bonitas - selvagem, arrepiante, elétrico."

Conforme as situações se desenrolam e as investigações aumentam, no entanto, é menos sobre fantasma/brujo e mais sobre garoto/garoto e meu coração shipper agradeceu muito por isso. É casal pra aquecer o coração e te deixar sorrindo por muito tempo sempre que se lembrar deles.

E de coadjuvante tiro esse parágrafo para exaltar a Maritza. Que garota fantástica! Ela é toda badass e fodona e chuto a porta antes de dizer "tem alguém em casa?" e ama tanto o Yadriel que faria tudo por ele.

Além do ship, todas as interações são muito reais. Você sabe que esses personagens poderiam existir na vida real, se provocando e discutindo e rindo juntos, e essa é a beleza do livro.

O livro também abre um espaço maravilhoso para falar sobre protagonismo trans e sobre a força da voz de um garoto trans vivendo sua história. Todas as questões com o Yadriel são sensíveis e importantes, e eu gostei de como o autor as intrincou à magia.

Os Garotos do Cemitério é um livro intenso, sensível e muito apaixonante. Do começo ao fim, você vai se perder no universo mágico, nas questões com as divindades latinas e com a morte e os fantasmas, e na jornada de um garoto brujo lidando com o caos para mostrar seu poder.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2020/12/resenha-cemetery-boys.html
vi(tori)a 04/07/2021minha estante
caraca você me deixou curiosa pra ler!

Queria Estar Lendo 04/07/2021minha estante
É bom demais, migs! Recomendo muito ?

Bia_Parreiras 05/07/2021minha estante
Excelente resenha! Esse livro é volume único ou terá continuação?

victoria 16/07/2021minha estante
Queria saber tb, Bia!

pabblo 16/07/2021minha estante
nossa tô doido pra ler

Queria Estar Lendo 16/07/2021minha estante
oi, gente! O livro é único. Super rola continuações, mas tem um plot fechadinho e ele é resolvido nesse livro!

victoria 18/07/2021minha estante
obrigadaa!!

Bia_Parreiras 18/07/2021minha estante
Obrigada!!!

Alice's skoob 05/08/2021minha estante
Nossa agr quero ler kkk

labbacchio 08/12/2022

It wasn't the end. It was a better beginning.
Inicialmente, gostaria de comentar que não esperava demorar tanto para escrever essa resenha, mas, quase um ano após ter dito que escreveria, aqui estou.

Sendo bem honesto, eu adorei esse livro. Os Garotos do Cemitério foi um dos livros mais envolventes que já li, e a forma que me apaixonei pelos personagens foi simplesmente inesperada.

De verdade, eu tenho tanto a comentar sobre esse livro que nem sei por onde começar direito. Adorei o desenvolvimento, adorei as críticas sociais, adorei a ideologia, adorei os personagens, adorei o desenrolar da relação dos personagens, adorei o final... Enfim, adorei praticamente tudo. Todavia, mesmo tendo adorado o livro, ainda tenho alguns pontos negativos a comentar ? não que eles tenham pesado tanto para mim, já que estamos falando de um 4.5 favoritado. Cara, sinceramente, só tenho dois pontos negativos a citar ? sendo o primeiro o início cansativo e o segundo plot twist previsível ?, mas acho que colocá-los assim de vez deixa meio em aberto, então vamos dizer que são pontos que precisam ser aprofundados.

Bem, agora que eu já dei uma resumida no que vou falar durante toda a resenha, vou separá-la em pontos para aprofundar melhor cada um ? seja ele positivo ou negativo.

Primeiro ponto: ótimo desenvolvimento. De verdade, adorei a forma como o livro seguiu uma linha, tipo, nem tão rápida nem tão devagar; no ponto certo. O desenvolver de Os Garotos do Cemitério é simplesmente incrível, a história não deixa de ser plausível em nenhum momento, e tudo parece muito bem explicado. Além disso, também adorei o desenvolvimento da relação de Yadriel e Julian, que são, basicamente, a coisa mais lindinha do mundo ? sério, eu *amo* esses dois.

Segundo ponto: personagens extremamente envolventes. Cara, eu nem sei explicar como me envolvi *tanto* com esse livro, juro, eu tava em plena sala de aula e até gritar, eu gritei. Os personagens são simplesmente tudo pra mim, sério mesmo, a forma que me envolvi com eles é inexplicável, só sei que foi num nível que eu sentia o que sentiam, tentava não ver o que não viam e até a minha extrema racionalidade ? que costuma ser predominante em relação ao meu emocional ? foi por água abaixo.

Terceiro ponto: ideologia incrível. Bicho, eu nem consigo definir o quanto adorei a ideologia desse livro. Sério, misturou fantasia ? do tipo bruxas, bruxos e magia ?, cultura mexicana, romance gay, e a vida de um garoto trans, tinha como não ser impecável? Cara, sério mesmo, foi uma das ideologias mais incríveis que já li, e o fato de estar adjunta a personagens tão leves e envolventes deixou tudo extremamente melhor.

Quarto ponto: ótimas críticas sociais. Honestamente, quando me indicaram esse livro eu jamais esperaria que fosse isso tudo ? na real, nem sequer sabia do que se tratava quando adicionei à lista, e, quando minha amiga me deu de presente de aniversário, achei a capa tão linda que quis ler na hora. Os Garotos do Cemitério contém críticas sobre a homofobia, sobre a transfobia, sobre problemas familiares, sobre moradores de rua, e sobre outros milhares de coisas que se você ler não é muito difícil de reparar. Sendo bem sincero, não vejo muitos motivos para ir a fundo falando de todas elas, mas a da transfobia em específico eu tenho que comentar. Cara, uma das coisas mais incríveis desse livro é o fato que a crítica relacionada à transfobia não é aquela coisa de sempre sobre a família não aceitar o garoto trans, porque a família de Yadriel o aceitou incrivelmente bem e todos sempre tentaram o fazer sentir à vontade, mas o ponto principal não era sobre aceitá-lo, era sobre enxergá-lo como quem ele realmente é. Sério, a forma como isso foi introduzido numa história de tanta fantasia e ação foi tão, mas tão perfeita que eu nem consigo colocar em palavras direito.

Quinto ponto: final impecável. Sendo bem honesto, estava morrendo de medo do final; simplesmente não via um jeito de ser bom, todas as possibilidades pareciam ruins ou extremamente sem sentido e clichês. Todavia, o que recebi foi um ótimo desfecho. O final do livro conseguiu não só dar, de fato, um fim a toda história, como também conseguiu fazer com que desse para imaginar perfeitamente como o futuro seria, e eu realmente adorei isso.

Sexto ponto: início cansativo. Bem, já elogiei bastante esse livro, então é hora de falar da parte ruim também. Assim que comecei a ler Os Garotos do Cemitério, já pude perceber que a ideologia iria me contagiar, mas até mais ou menos a página 50, o livro não me prendeu *nada*. Sério mesmo, eu quase não consegui chegar tão longe, pensei em desistir em muitos momentos, mas depois a leitura começou a fluir muito bem ? não que eu ache que todos vão ter a mesma experiência que eu, mas, ao menos no meu caso, foi assim que aconteceu.

Sétimo ponto: plot twist previsível. Cara, não vou enrolar, o plot é bem ruinzinho mesmo... acho que nas primeiras páginas eu já havia descoberto. É aquele plotzinho que, se você for minimamente bom em descobrir esse tipo de coisa, já pega. Todavia, devo dizer que, por estar tão envolvido com os personagens, o fato de ser previsível quase não pesou para mim. Eu tava tão naquilo de "sentir tudo do jeito que sentiam" que pra mim foi como se eu nunca tivesse sequer achado que sabia do plot. Li aquela cena com o coração na mão, nunca sabendo o próximo passo. Acho que nunca me deixei levar tanto pela emoção quanto nesse livro ? o que talvez seja um dos pontos que eu mais tenha gostado nesse livro, porque, por uma vez na eternidade, eu baixei a guarda.

Por fim, tudo que tenho a dizer é que recomendo muito o livro. Eu adorei a experiência de acompanhar o desenrolar dessa história, e, como uma pessoa trans, o livro me ajudou bastante a pensar sobre muita coisa. Na realidade, esse livro que me ajudou a me assumir. Sendo bem sincero, eu vinha reprimindo isso há anos, e finalmente sair da minha bolha de segurança foi muito difícil, mas a experiência com esse livro foi uma das coisas que me fez sentir mais confortável comigo mesmo. Talvez, só talvez, isso também tenha sido a causa da minha ressaca. Passei esse ano inteiro praticamente sumido, não queria entrar aqui, não queria ver todas as minhas resenhas com pronomes que eu sempre soube que não me pertenciam, e eu deixei de ler como antes também, porque, pra mim, ler sem estar comentando aqui não fazia sentido. Mas, enfim, eu voltei! Espero não sumir de novo, mas com o 3° ano do Ensino Médio vindo aí, eu não prometo nada!
Yasmin 10/12/2022minha estante
Alguém sabe como ler

Ester 10/12/2022minha estante
sinto lhe informar colega, mas no 3? ano não existe vida..... mas se vc quiser vc vai conseguir ler!

labbacchio 10/12/2022minha estante
@Ester, imagino KKKKKKKK ja to me preparando pro sofrimento

labbacchio 10/12/2022minha estante
tinha apagado sem querer risos

juh 10/12/2022minha estante
saudades, foi bem bom ler esse?

@juh nao foi tu q deu 3.5 peste

Nowhere¿ 19/02/2022

PERFEITO APENAS
Fui ler esse livro com altas expectativas, e ele alcançou todas elas e mais um pouco!
A obra conta a história do Yadriel, um garoto trans e gay que busca ser aceito pela comunidade bruxe, que proíbe sua ascensão por não o considerarem um bruxo.
Gostei muito de conhecer mais sobre a cultura mexicana, é o primeiro livro que leio que traz essa temática, amei as tradições e crenças da mesma.
A história é maravilhosa, me prendeu do início ao fim, a narrativa é muito boa e torna a leitura aconchegante demais.
Alguns capítulos são grandes, mas isso não torna a leitura cansativa, li esse livro em uma madrugada, não conseguia largar.
Os personagens são cativantes e bem construídos, me apeguei demais ao Yadriel, Julian e Maritza (minha fav, maravilhosa).
A amizade dos três é simplesmente perfeita, ri muito com as interações deles, chorei com os momentos fofos... eles são tudo.
Sobre Yadriel e Julian... piticos demais, eu amei o modo como a relação deles foi evoluindo e como eles se completam, soulmates sim.
Indico e planfeto pra todo mundo essa obra prima, zero defeitos, favoritado demais.
Gatilhos: disforia de gênero, abuso, morte parental, uso do nome morto de uma pessoa trans, homofobia, transfobia...
mari 19/02/2022minha estante
o bom gosto??? esse livro é perfeito!!

tami 20/02/2022minha estante
quero muito ler

euindy 20/02/2022minha estante
livro perfeito apenas ?

HOLY FVCK 03/01/2024

Duas estrelas pelo plot, achei a escrita do autor horrível, livro tem muitas pontas soltas, personagens extremamente chatos, a premissa do livro é ótima mas ficou muito ruim o desenvolvimento.
MillaBook 03/01/2024minha estante
Sério? É um dos meus livros favoritos?

Flavia 03/01/2024minha estante
Sério? Achei tão fofo, chorei muito.

FRANC_NAAT 03/01/2024minha estante
Obrigada, não vou ler?

MillaBook 03/01/2024minha estante
Eu achei uma fofura, mas okay, quem tiver dúvida, eu também tenho resenha dele?

underwkey 03/01/2024minha estante
larguei bem no começo, a escrita também me incomodou bastante

samsaturnox 03/01/2024minha estante
mds, e tá na minha lista pra ler esse ano ..

MillaBook 03/01/2024minha estante
Samilly, eu amei...mas aí vc decide né ksksks

HOLY FVCK 03/01/2024minha estante
Essa foi a minha experiência, mas vale a pena dar uma chance, cada experiência é diferente.

Let 11/08/2021

Finalmente uma fantasia LGBT+!
O que dizer desse livro além de: COMFORT BOOK! O Yadriel, personagem principal, é trans e gay, e por causa disso a família latina tradicional dele o impede de fazer o ritual com a Senhora Morte pra se tornar um bruxo e ganhar seus poderes. Segundo a família, a Senhora Morte não vai aceitá-lo como bruxO.

É a primeira vez que eu leio um livro que usa linguagem neutra! E é mto legal ver um personagem trans falando sobre sua vivência e seus medos! Mais legal ainda é vê-lo enfrentar toda a família pelo seu direito de ser bruxo. E claro, no meio disso ele invoca um espírito desconhecido.

É quando começa o suspense do livro???: afinal, quem está por trás das mortes e desaparecimentos como o de Julian?

Não é um suspense difícil de resolver, mas é muito legal ver a evolução dos personagens, o romance entre o Yadriel e o Julian e toda a cultura latina no meio disso! Eu amei esse livro! Queria poder abraçar os personagens ??

Jess 18/08/2021

É muito difícil explicar tudo o que esse livro me fez sentir.

Eu tentei muito ler da forma mais lenta possível, mas falhei. Não consegui parar. A escrita é tão viciante, a história é tão interessante e incrível que eu me senti totalmente dentro dela com muita facilidade, nem mesmo me esforçando para enxergar os cenários, os personagens, tudo. Eu consegui me imaginar dentro desse universo, vivendo nesse mundo e tendo todas essas experiências, sentindo tudo o que os personagens sentiam. É uma leitura fantástica, com personagens tão carismáticos, profundos e reais, que conseguiram facilmente me emocinar em vários momentos.

As cenas finais, mesmo que o plot do livro seja um pouco óbvio demais, ainda consegue te deixar alucinado até a última página.

É um livro que eu me interessei desde a primeira vez em que soube sobre ele, desde o ano passado, desde a sua estreia, e que eu tinha muito medo de me decepcionar quando finalmente o tivesse em minhas mãos, por nunca ter lido nada do tipo antes, mesmo tendo vários assuntos que me agradam, ou, simplesmente, por ter colocado muitas expectativas em cima da história... mas que, felizmente, atenderam tudo, e muito mais, do que eu estava esperando.

Pam 12/08/2021

Um amor de livro.
Esse é um dos livros LGBTQIA+ mais hypados dos últimos tempos na gringa (principalmente no público YA) e a expectativa era grande pra chegada dele no Brasil, posso dizer que ele alcançou tudo! Entendi porque as pessoas falam dele com tanto carinho, é aquele tipo de livro que você se sente abraçado.

Os protagonistas do livro são latinos e LGBTQIA+ (mais especificamente transgênero e gay) nos EUA e eu achei a representatividade muito boa e bem feita (até porque o autor também é). Os personagens não são estereotipados, todos têm suas camadas e passados bem construídos e a química entre eles é muito boa. O autor foi muito sensível aqui porque mesmo nos momentos que ele retrata transfobia, xenofobia ou homofobia ele foi bem cuidadoso e sempre apresentou o "ponto de vista correto", mostrando como a agressão pode machucar e como o agressor está sim errado. Para nós brasileiros é muito legal ver e se identificar também com alguns traços da cultura latina, como a vovó que não fica em paz até encher os netos de comida.

Eu adorei o universo do livro, acompanhamos os bruxes que moram num cemitério e lidam com todo o "universo" dos mortos, fantasmas, etc. Eu adorei tanto a mitologia que o Aidan mostrou aqui que eu poderia ler mais livros só mostrando os trabalhos cotidianos dos bruxes, nem precisaria de uma história grandiosa de tão legal que foi isso, inclusive eu adoraria saber mais do dia-a-dia dos personagens dessa história.

O romance do Yadriel e do Julian, como esperado, é fantástico. Tudo é feito com tanta delicadeza, eles sutilmente vão desenvolvendo a relação deles, se conhecendo, descobrindo sobre a vida um do outro, foi muito bonito acompanhar tudo, ainda mais porque foi muito bem construído. As relações familiares do Yadriel também foram bem feitas, desde as relações conturbadas pela LGBT+fobia até as relações de amor, como com a mãe dele e com a amiga Maritza.

Eu não dei 5 estrelas porque achei o final um pouco previsível, poucas coisas inesperadas aconteceram, e eu queria saber mais do serviço dos bruxes. Mas isso não tira o mérito da história que eu me apaixonei já nas primeiras páginas.
gracireis 13/08/2021minha estante
Quero muito ler ele em breve! Parece ser muito bom.

Pam 13/08/2021minha estante

Pam 13/08/2021minha estante
é bom mesmo! eu tinha mt expectativa e nao me decepcionei, é mt bem escrito e fofinho. pode ler tranquila ?

Vee_1008 24/12/2022

"Não, não era o fim. Era um começo melhor"
Esse livro foi uma surpresa, mas pqp, que surpresa boa cara. Não sei exatamente o que esperava, mas com certeza superou qualquer coisa que eu poderia pensar.

Tudo nessa história foi bem feita, eu adorei principalmente pelo tema, é o tipo de livro que você fica preso e não consegue parar. Fora que me deu uma sensação de filme da pixar muito grande, da pra ser uma animação muito linda.

Além disso, os personagens são uma gracinha, eu namoro o relacionamento deles, a vontade que dá é de guardar eles e proteger do mundo. Fora a relação do Yadriel com a comunidade e principalmente com o pai, foi lindo de acompanhar - chorei, vou mentir não -.

Enfim, esse é provavelmente o último livro do ano e eu tô muito feliz de ter lido ele, me deixou com o coração quente. Muito favoritado, valeu super a pena e acho que todo mundo deveria dar uma chance pra ler.

Mariane 19/06/2022

Não, não era o fim. Era um começo melhor.
Os Garotos do Cemitério possui uma narrativa empolgante, com personagens carismáticos, aliado a uma escrita cativante que de forma sensível abordou temas extremamente importantes.

O worldbuilding é simples, é explicado de forma sutil logo no início. O plot é previsível, pistas a respeito são deixadas no início do livro e em menos de 50% já dá para saber o seu desfecho, no entanto, eu não senti que isso foi exatamente um ponto negativo, consegui apreciar o desenvolvimento das investigações e do relacionamento de Yadriel e Julian, que separados e juntos são ótimos.
O romance deles me agradou tanto, pois foi construído aos poucos, eles se conectam e se completam saudavelmente.
"Julian era inegavelmente bonito, mas sua beleza era como uma tempestade ? feroz, dura, elétrica."
Yadriel sendo inseguro e tímido, preferindo a calmaria, já Julian sendo protetor, explosivo e barulhento, preferindo a falação e pessoas.
Ambos se protegem, se permitem, se conectam de forma saudável.
Em resumo: Yadriel e Julian são o sinônimo de uma belíssima construção de casal.

Tenho que enaltecer Maritza, que personagem maravilhosa! Eu fiquei apaixonada por ela e o quanto ela ama e protege Yadriel! Me identifiquei em vários aspectos com ela.
Contudo, eu senti que faltou distribuir um pouco a narrativa a outros personagens, dando um pouco mais de destaque a alguns dos outros (ótimos) secundários que foram brevemente apresentado, entretanto, o desenrolar continuou empolgante, além de ser "perdoável", pois é o livro de estreia de Aiden Thomas (um ótimo livro de estreia, por sinal).

A escrita de Aiden é leve e fluída, fiquei encantada pelo mundinho criado por ele dos bruxes, espero que os próximos trabalhos dele sejam também traduzidos para o Brasil.
Ansiosa para o que ele pode trazer de novo tendo mais experiência na escrita.

"As coisas não se consertavam magicamente com um discurso empoderador, mas isso abria portas e construía pontes. Abria espaço para Yadriel avançar e ser quem era, como ele era. Ainda havia obstáculos a vencer e batalhas a lutar, mas ele não se sentiria mais sozinho."

Fer Grego 23/09/2021

gays bruxos e criminosos
Esse é o tipo de representação que eu gosto!! Chorei horrores no processo de mudança na comunidade e a aceitação do Yadriel
sop 23/09/2021minha estante
o título da resenhaKKKKKK muito superior adorei

Nathy @peculiareslivros 29/08/2021

Incrível
Eu gostaria de iniciar a resenha falando que eu amei esse livro, de verdade, e recomendo a todos que gostam de fantasias young Adult e/ou a quem quer ler fantasias com protagonismo LGBTQIAP+.

Eu adorei as personagens! Yadriel é um rapaz incrível, Julian é tão corajoso e Maritza é uma mulher extraordinária (quero um livro dela)!

Achei incrível o mistério que o autor trouxe com a trama, a forma como foi desenvolvida e tudo o mais, mas dava para descobrir na metade do livro tudo kkkk

Então assim, eu amei, de verdade, mas só não é perfeito. Vale a pena! Leiam!

site: https://www.instagram.com/p/CTxCHd8rPl8/?igshid=MDJmNzVkMjY=

drago 08/08/2021

Os Garotos do Cemitério
avisos de gatilho no livro: morte (assassinato), homofobia, transfobia, disforia de gênero e misgendering (usar os pronomes errados ou o nome morto de uma pessoa trans)

Que livro bom!

Quero começar dizendo algo que acho que muitas pessoas que buscam a leitura não tomam consciência. O livro NÃO foca na fantasia, NÃO foca na ação, então não venha ler com altas expectativas para esses fatores, porque eles NÃO são o foco da narrativa!! O que eu quero dizer com isso é que o livro não tem como OBJETIVO esses fatores, eu não diria que é uma fantasia com protagonismo LGBT+ e sim que é uma narrativa sobre um personagem LGBT+ e as dificuldades que ele passa quanto a isso, em um contexto fantasioso e que promove momentos de ação.

Na sinopse deixa claro que o livro é voltado para a experiência e os sentimentos do protagonista, Yadriel, quanto a ser aceito pela família e pela comunidade em que ele mora, sendo um menino trans e gay. Claro que a história se passa em um contexto onde a comunidade bruxe (assim chamada no livro) onde ele mora, possui magia e crenças que trazem a pegada fantasiosa para a história, mas novamente, a história não tem foco nisso. Apesar de não ser o destaque do livro, eu considero sim que é uma narrativa que mistura fantasia com ação com o foco em um protagonista LGBT+ e sua vivência quanto a isso, que é promovida durante esses acontecimentos fantasiosos.

Dito isto, agora vou falar sobre os personagens da história. Que desenvolvimento incrível e que personalidades fortes e encantadoras! Eu simplesmente me apaixonei pelos 3 personagens principais, Yadriel, Maritza e Julian (especialmente o Julian, eu amei ele demais socorro). Acho que essa construção e compreensão dos personagens e suas personalidades influenciou MUITO para que eu gostasse da história e para que a leitura fosse fluida e envolvente. Acho difícil desgostar deles e não criar um carinho e empatia diante de suas motivações e histórias.

A representatividade é sempre um ponto a se destacar, principalmente quando ela é boa e não problemática, como a desse livro. Nunca tinha encontrado um livro com um protagonista simultaneamente trans e gay e acho que esse livro ter ganhado esse conhecimento é um grande passo para a aceitação dessas pessoas e para o reconhecimento delas. Além dos personagens serem uma boa representatividade, assuntos relacionados a comunidade LGBTQIA+ e outros temas que, ao meu ver, são importantes de serem ressaltados, aparecem durante a narrativa de uma forma bem colocada e informativa. Especialmente pela história se focar em Yadriel e seu desejo de ser aceito e se provar válido, acho fundamental que esses assuntos sejam colocados e tratados de forma coerente, e foi isso que aconteceu.
Diante de tanta crítica positiva acho que devo dizer que teve sim uma cena que, ao meu ver, foi desnecessária, mas sinceramente, não foi nada grave ou que comprometesse todos os pontos positivos da história. SPOILER DA CENA A SEGUIR: A cena consistia em Julian e Maritza discutindo sobre quem matou Julian e no diálogo deles Maritza reclama com o menino por ele acreditar que foi um homem que o matou diante das memórias dele quanto ao assassino, como se ela buscasse uma “representatividade” de força feminina. Mas o contexto é meio??? Tipo, ela quer isso falando sobre quem assassinou ele? Sem contar que essa personalidade de luta feminina só aparece assim em Maritza nessa cena, o que me deu a impressão de que a cena toda foi meio forçada, como se o autor quisesse demonstrar o apoio pela luta feminina em algum momento do livro, mas achei um momento desnecessário.

Outro tópico é que, gente, sério, é muito muito difícil achar um livro com protagonista trans em que a história não se foca inteiramente nisso, e apesar de esse ser o assunto principal da narrativa, o livro ainda tem um romance lindo e os acontecimentos secundários, que ocorrem durante o desenvolvimento desse assunto principal, são incríveis! Obviamente a parte da ação e da fantasia pode não agradar a todos. Pra mim, todos esses elementos foram agregados a história de uma forma super interessante, mas justamente por não ser o foco do livro, o plot fantasioso e da ação não foi tão bem desenvolvido, acho que principalmente pra quem tem costume de ler esse gênero literário.

Pra finalizar quero dizer, leiam leiam leiam!! apoiem autores trans e histórias com esse tipo de representatividade! A construção desse livro é boa em todos os aspectos, representatividade, enredo, personagens, tópicos mencionados, tudo.

comentário bônus aqui: quando eu li na nota da editora que eles iam usar a neolinguagem na tradução, eu criei muita expectativa, então acho bom eu avisar que provavelmente a neolinguagem pode não aparecer da forma que você espera, como foi pra mim. eles usam pronomes neutros apenas quando se referindo a comunidade de que Yadriel faz parte, como se o nome dela fosse “comunidade bruxe” e as pessoas que dela fazem parte seriam os “bruxes”. então, não, não tem concordância nominal como “ês bruxes”. Mas acho que a forma como a editora manteve a neo linguagem de uma forma que a leitura permanecesse de fácil compreensão para todos foi muito boa no fim das contas.

drago 08/08/2021minha estante
quero saber pra onde vai esse empenho pra escrever redação da escola

bloodinthewine 08/08/2021minha estante
minha vontade de ler esse livro aumentou mil por cento por causa dessa resenhakkjhhkk

@alex uepa gostei gostei

Deise 08/08/2021minha estante
A vontade de ler bateu forte

drago 08/08/2021minha estante
@Deise opa, aconselho bastante, viu? inclusive se quiser surtar nas minhas mensagens quando for ler, me ofereço

Deise 08/08/2021minha estante
Pode deixar kkk

Priscila 20/07/2021

Que livro maravilhoso...
O autor conseguiu nos trazer um universo que não é visto em muitos livros de um jeito descontraído e que nos prende do início ao fim. Amei os personagens, principalmente o Julian, eu leria um livro sobre ele com certeza rsrs
Final com uma super reviravolta e emocionante!