A Lanterna de Nix - Volume 3

A Lanterna de Nix - Volume 3 Kan Takahama

Resenhas - A Lanterna de Nix, Volume 3

Cristiano.Cruz 19/01/2024

Uma Trilogia Primorosa
Como expoente da nouvelle manga, Kan Takahama entrega uma história ao mesmo tempo frenética e contemplativa, no qual consegue imprimir seu próprio ritmo e autencidade, expondo sua voz e sua visão única, com traços ao mesmo tempo limpos e detalhistas.

O que não deixa uma pontada de inquietação quanto ao desenrolar da trama de alguns importantes personagens como: Minpei e o reencontro de Victor e sua amada.

Pett 14/01/2024

Esse terceiro e último volume de "a laterna de nix" de me deixou com um mix de emoções. Teve momentos engraçados (como em todos os outros vol.) Momentos dramáticos, e acima de tudo momentos tristes.

O final melancólico é reflexo de um período sofrido pelas guerras (principalmente pra quem viveu em Nagasaki em 1945) e, como a própria autora diz no posfácio, soaria forçado uma história dentro desse contexto focar apenas em coisas boas e ignorar todas as coisas ruins daquele período. Então achei muito interessante e crível (ainda que triste) a forma como a autora aborda doenças como a sífilis, tuberculose, alcoolismo, vício em ópio e outras drogas da época.

Pra quem quer uma história rica em elementos históricos e pra quem busca conhecer mais sobre o Japão e o começo das relações comerciais, culturais e sociais com outros países como frança e Inglaterra, eu recomendo demaiss a leitura.

Agora uma coisa que me deixou p da vida com o final foi o fim abrupto do resto dos personagens. Alguns ainda são falados por alto como a dona okey e alguns outros, mas e o Minpei? A miyo não fica com ele? Ela tem uma filha e uma neta, mas com quem? Essas dúvidas acabaram comigo.
Cristiano.Cruz 19/01/2024minha estante
Verdade, lembrei que faltava algo, como a viagem de Victor para o Japão para encontrar sua amada; mas com o controle absoluto da autora sobre a história, fui gradativamente sendo convencido de que todos os personagens tivessem tido uma resolução, o que não aconteceu.

Nayara Barbosa 25/12/2023

Levar com leveza
Nada como encerrar o ano com uma série que amamos. Assim como o fim do ano, dei adeus a essa história fantástica que fala de tudo um pouco: amor, amizade, solidão, desesperança, esperança, entre outros. Ver o crescimento da Miyo ao longe dos volumes me deixou tão feliz e satisfeita. Ela teve um arco lindíssimo e terminou sua vida de forma plena e bela. (Só fico com uma pulguinha: quem ela ficou no final? Foi o fofo do Minpei?)

Amo esta história e acredito fielmente na palavra da Miyo! Tudo foi verdade.

Paloma Costa 03/12/2023

Perfeito
Essa narrativa é uma história do passado, de amizade, amores, amadurecimento e independência. Fiquei encantada com a história em si, e confesso que esqueci que o final da história é contado no primeiro livro. A Miyo vai nos contado sua história ao longo dos 3 livros, e eu torci tanto por ela. Todos os personagens são cativantes e vc se envolve com a história de cada um. Eu queria mais e mais história sobre a vida deles. O final deixa um sensação de tristeza e uma saudade desse personagens. Recomendo demais esses livros e quero ler o outro livro dela.

Rafa 03/12/2023

TÃO BONITINHO!
TÃO BOM FINALMENTE LER O TERCEIRO VOLUME!
Esse mangá é maravilhoso de tantas maneiras! Possui várias referências, temas históricos, assuntos importantes, personagens cativantes, desenhos lindos, escrita encantadora e várias qualidades.
Qualquer um que gosta de ter empatia, de história, de mangás, de culturas, livros etc. vai amar e favoritar essa história, até quem é fã de Alice no País das Maravilhas.
É uma história que com certeza proporciona crescimento pessoal e uma expansão de conhecimento cultural.
Todos devem ler e se apaixonar por essa narrativa linda e, claro, começando com o primeiro volume.
Estou apaixonada e com certeza lerei essa história mais vezes.

MarianneS2 08/10/2023

Lanterna de nix
Este trio de manga,a lanterna de Nix é uma leitura extremamente recomendável. A escrita não deixa a desejar em momento algum deixando o momento fluido onde você quase não consegue parar de ler,aos curiosos ao decorrer dos capítulos existem páginas dedicadas a fatos históricos e culturais retratados na história. É muito satisfatório ver o desenvolvimento e amadurecimento da Miyo durante o enredo.
Resumindo,recomendo a leitura para aqueles que buscam uma história aprofundada mas ao mesmo tempo reconfortante,repleto de novas coisas a aprender sobre culturas diferentes da nossa:)

tici 04/10/2023

Finalizado 3/10
A série é bem fofa, você demora bastante pra se apegar aos personagens, eu mesma só fui no último volume. Deu pra ver o tamanho esforço e cuidado da autora com os detalhes da história, desde os produtos, até os personagens que foram baseados em pessoas reais. Eu amava essas partes históricas, o último volume é o melhor saga, no geral é uma história fofa, divertida e interessante, um bom passatempo! Eu amei muito a construção da Miyo e de seu círculo próximo, além do traço de desenho perfeito e bem diferente de outros mangás. História linda.

Thiago.Romam 20/09/2023

A divisão dos capítulos foi muito bem elaborada e as curiosidades históricas também fazem o charme pra te cituar na época.

Os personagens crescem em você de tanto carisma, que você espera o próximo capítulo religiosamente só pra saber o dia a dia dos personagens ou apenas por gostar deles.

Acho que a autora trouxe muito bem essa sensação parecida com a de ler um livro longo, que logo que acaba você já sente aquele vazio e o sentimento de saudade hehe, até por que ela referenciou um livro durante a história toda.

Fabiana.Ferreira 18/09/2023

Última parte da trilogia, queria muito saber como a história ia terminar, com seus romances e futuros possíveis. Amei

Eliane.Zachert 31/07/2023

Que evolução da Miyo, nesse volume, a história volta a focar mais na Miyo, e vemos um crescimento muito grande da personagem, tivemos conclusões sobre a história e uns personagens e alguns foram deixados em aberto, mas se certa forma me agradou.

IzzyWllh 19/07/2023

Vou falar sobre os três apenas aqui, li esse manga por indicação da minha amiga, ela que me emprestou também, e devo dizer, é incrível, história bem evoluída e amo o desenho e os personagens, queria muito que tivesse continuação, porque queria ver sobre a neta da Miyo, e também saber mais o que houve em sua vida (eu não sei se ela se casou com o minpei ou não ?) mas eu super recomendo, todos os 3 são incríveis

Karen 18/07/2023

Queria mais volumes
Que final agridoce, apesar de saber que nossa querida Mayo teve uma vida plena e feliz, foi triste não saber o desfecho dos personagens secundários, dava pra ter mais um volume ai, mas isso porque eu tenho problemas com despedidas. e fim, virou meu mangá favorito ??

Juaum 18/07/2023

Ficção histórica da mais alta qualidade.
Nunca tinha lido uma história com um contexto histórico japonês e tive uma ótima experiência nesse mangá. A arte é fenomenal, tanto na estética quanto na proposta (um tal "novele vague", se alguém se interessar em pesquisar sobre).
Os personagens são bem desenvolvidos e possuem suas individualidades, nada daquele "copia e cola" genérico.
O final não é dos mais completos, porém não é aberto, ok? Só não é completo.
Eu facilmente leria mais uns volumes com esses personagens.

Samyra33 14/05/2023

E chorei. Final triste, mas final lindo.
Acompanhamos a Miyo em 3 livros, vemos ela como uma menina ingênua, insegura e tentando entender seu espaço no mundo. É visível o quanto as oportunidades moldam a vida de alguém, e quando você se depara com uma, tem que agarrar mesmo que esteja com medo.
Todos os personagens são muito bem construídos, fiquei com um aperto no coração quando chegou no final, porque lembrei do começo do primeiro livro e em como aquela história era um flashback. Triste saber que o que aconteceu, danificou a vida de milhões.
Acho que vai virar favorito, principalmente pelo fato de que passei minha vida toda lendo livros com aquela construção de sempre, um romance. E foi minha primeira vez lendo mangá, achei que seria raso, mas a autora conseguiu passar tudo e mais um pouco.