A Lanterna de Nix - Volume 3

A Lanterna de Nix - Volume 3 Kan Takahama

Resenhas - A Lanterna de Nix, Volume 3

Cleber 08/02/2023

Iluminando o mundo
Acho todo leitor já se deparou com uma boa história, quando ficamos apegados aos personagens e acabamos torcendo por eles. É assim que me vi torcendo e querendo conhecer sempre um pouco mais sobre a Miyo e todos os personagens desse mangá. Percebe-se todo o cuidado e a dedicação que a autora teve em pesquisar para construir uma história encantadora usando histórias reais. Também podemos perceber a beleza dos detalhes de cada desenho. Adorei as referências literária e históricas, principalmente as referências sobre a Alice, acho que devo ter passado batido por algumas, mas ficaram muito bem colocadas. E o final, achei ótimo do jeito que ficou. Um bela forma de aprender sobre a cultura e a história do Japão e de outros países. Que a lanterna continue a iluminar o mundo!

Izadora 26/03/2022

Desde o início da história eu fiquei curiosa para saber como isso tudo se construiria até chegar no ano de 1944/45, no Japão, no mesmo período das bombas de Hiroshima e Nagasaki. E a construção foi a melhor possível, na minha opinião.

A Takahama é incrível, mostrando que consegue misturar fatos da vida real com sua liberdade criativa e cria uma história extremamente interessante e que te deixa cada vez mais imerso a cada capítulo.

Amei a mensagem que a autora quis trazer, que inclusive ela explica no posfácio.

Mesmo com a destruição da cidade de Nagasaki, que é a cidade natal da protagonista Miyo e também o palco principal de muitos acontecimentos da época que se passa a história, ela quis trazer uma mensagem linda de que depois de um época ruim, vem uma época boa. Que depois da guerra, a neta da Miyo viveria feliz, seguindo em frente.

Confesso que o último capítulo me pegou de jeito, por questões mais pessoais no meu caso, mas acredito que emocionaria qualquer um.

Enfim, a história vale muito a pena, além do enredo em si, da para aprender muitas coisas de forma dinâmica, porque, como eu disse no início, ela usa fatos misturando a criatividade, o que torna esse aprendizado mais divertido.

Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa história alguma vez na vida.

andré 09/10/2021

A época da inocência
Nos dois últimos capítulos desse mangá chorei como apenas os animes tinham conseguido me fazer chorar. Acima de tudo, chorei porque não queria que a história terminasse nunca, os personagens te cativam como apenas amigos poderiam fazer; depois, chorei porque queria que cada final fosse o mais feliz imaginável e nenhuma menção a tristezas, desilusões ou mortes houvesse. Por fim, chorei porque é uma história de aquecer o coração, de te fazer emergir em outro tempo e outros lugares e até ter esperança. Essa é a história sobre o crescimento e amadurecimento de uma menina, de um país e todo o planeta. É a história de uma garota que encontra o amor próprio, o amor, o conhecimento, e o mundo pela primeira vez - em um mundo repleto de sonhos, esperança e otimismo, sentimentos que seriam esmagados no século seguinte, como a passagem da infância para vida a adulta, da utopia para a distopia, do sonho para a realidade. Não atoa, a protagonista volta a história para o início daquela que ela chama de "a época mais bonita do mundo", enquanto a narrativa termina no período que até compreendemos como o mais terrível da história humana. Mas felizmente é o final desse período terrível, porque até o desolador real é retratado aqui com notas de esperança e otimismo e uma mensagem de resiliência como única direção para um futuro "feliz". A protagonista da obra, Miyo, é a encarnação perfeita do título da obra, pois sua presença, tímida e hesitante, cresce e transborda, tanto nas páginas da narrativa, como na vida das demais personagens. A decisão de contar a história através da visão dela foi perfeita, tanto que quando a narrativa se distância da protagonista e segue dois núcleos, eu achei todo dramalhão de Paris bastante desinteressante, tanto que o segundo volume foi o que mais deu trabalho, fazendo a história só ganhar vida quando traz sua protagonista de volta, não para menos, é quando essa mesma protagonista chega nesse mesmo núcleo afrancesado que o dramalhão meio chato ganha mais vida, fica mais leve e se torna muito divertido, terminando em um dos pontos altos da trama. Colocar uma jovem totalmente inexperiente para ser o link com um país que começava a se abrir para o mundo e ver pela primeira vez o mesmo, foi uma metáfora certeira (quase fácil), é na paixão dessa perspectiva, na qual tudo é novidade, que somos levados pelo assombro, excitação, paixão e diversão da protagonista, assim como para ela, esse mundo é novo para nós. A única coisa que não gostei foram alguns quadros, cujo fundo a autora usou alguma técnica digital, com um efeito embaçado, que acabou dando um aspecto de fundo verde para o quadro. Mas fora isso, toda arte é lindinha demais. A edição do Pipoca está linda, para é o primeiro verdadeiro Petardo nos mangás da editora desde O Preço da Desonra (pensando bem, tem o Hokusai aí no meio). Vou sentir saudades, mas não espero ler de novo até ter esquecido (se possível for) um pouco desses personagens, pois quero repetir a intensidade dessa experiência.

Nenequest 05/01/2022

Surpreendente
Sabe aquele mangá que vc num da nada, mas que ele te beneficia com horas de entretenimento kkkkkkkkkkkkkkk e essa coletânea.
Muito bom recomendo

Cristiano.Cruz 19/01/2024

Uma Trilogia Primorosa
Como expoente da nouvelle manga, Kan Takahama entrega uma história ao mesmo tempo frenética e contemplativa, no qual consegue imprimir seu próprio ritmo e autencidade, expondo sua voz e sua visão única, com traços ao mesmo tempo limpos e detalhistas.

O que não deixa uma pontada de inquietação quanto ao desenrolar da trama de alguns importantes personagens como: Minpei e o reencontro de Victor e sua amada.

Pequod.3 10/03/2023

Finalmente terminei esta história, foi realmente uma jornada que valeu muito a pena, literalmente uma viagem pelo século 19, conhecemos muito como era o Japão e a França neste período, e tudo através do olhar da protagonista Miyo que é supercarismatia e que tem um desenvolvimento assustador de bom, eu certos momentos me lembrou a mim mesmo, com relação aos meus temores e dúvidas constantes no meu dia a dia, um baita quadrinho.

Miss Vanny 13/05/2022

História e licença criativa.
A série como um todo foi realmente inspiradora e emocionante de acompanhar. A trajetória de Miyo da migração do Japão rumo a Europa e sua ascenção nos no ramo de importações de produtos japoneses mostra como era a vida naquela época e como se deu a abertura do Japão as novidades da Europa e da industrialização. O cuidado com os fatos históricos mesmo que mesclados com a licença criativa da autora torna a leitura agradável mesmo que em algumas partes educativa, mostrando com maestria as diferenças culturais do Japão.

Guilherme Duarte 06/12/2022

Levou tempo demais para engatar a terceira marcha.
Lanterna de Nix é uma ficção histórica que usa como pano de fundo os acontecimentos do final do século XIX para contar a jornada de amadurecimento de uma jovem japonesa e as aventuras das pessoas próximas a ela.
Por mais que todas as tramas estejam entrelaçadas ao desenvolvimento da história da personagem principal, o prolongamento dessas histórias paralelas acaba cansando um pouco o leitor.
Os 3 volumes da série compõem uma história leve e bem-humorada que busca entreter com as trapalhadas de Miyo, assim como a superação de obstáculos emocionais e a interação com diversos tipos de personagens que poderiam muito bem serem reais (e alguns são mesmo).
Porém, a história tem um ritmo muito lento e mesmo com o avanço do número de páginas, pouca coisa relevante acontece na história. Passamos grande parte do tempo acompanhando uma trama que tem pouco impacto emocional no leitor?temos a impressão de que lemos
muito e mal saímos do lugar.

Sinto que o foco da história seja despertar nos leitores a curiosidade por uma época passada, apresentando lugares, objetos e pessoas que foram importantes no desenvolvimento do Japão. Contar a jornada de Miyo foi um meio de usar todas essas referências e conhecimento histórico em um quadrinho.

??????????? Spoiler ???????????

Embora os dois primeiros volumes sejam mais ?arrastados?, no terceiro volume temos passagens mais interessantes e mais especialmente no final uma brilhante e emocionante conclusão. Por mais que para alguns o final possa parecer descabido em uma história até então conduzida de forma leve e feliz, esse contraste emocional apresentado em um período triste da história nos fez repensar toda a aventura da Miyo e na pessoa em que ela se tornou. Esse final apela para nossas emoções mostrando o fim de sua jornada e mesmo sem apresentar a sua vida entre o pulo temporal na história, percebemos que ela viveu uma longa e frutífera vida?um ?sonho? como descrito pela própria. Esse final ressignifica os outros personagens: passamos a reler suas últimas aparições, importar-nos mais com eles. Percebemos que embora tenham sido muito importantes para a personagem principal, deixaram de se encontrar no caminho que a vida reservou para eles e por mais que isso seja triste, é a vida como ela realmente é.
Lanterna de Nix é uma história leve e cheia de conhecimento histórico que peca pelo ritmo muito lento e pouco interessante que cansa em diversas passagens, mas que nos brinda com capítulos finais emocionantes.

Flavio - @geekcorp303 21/11/2021

Lindo
Chega ao fim a jornada da Miyo e companhia, Kan Takahama encerra muito bem as trajetórias de nossas protagonistas, amarrar as pontas soltas, e entrega um fim digno para essa história divertida, emocionante e inspiradora.
Acompanhar o crescimento pessoal da Miyo é bom demais, seu desenvolvimento e amadurecimento é lindo, e vê-la conquistando coisas que nem a própria acreditava ser capaz, mas que com o apoio e o incentivo dos amigos ela foi lá, se empenhou e conquistou é maravilhoso.
Takahama entregou uma narrativa que apesar de ser uma história bem cotidiana,  é muito divertida, consegue te prender do início ao fim. A arte se mantém muito bonita, não é o desenho mais espetacular da atualidade, mas é um traço que tem classe, você olha para ele e  pensa "nossa, esse mangá é muito chique!!!", ele casa perfeitamente com o roteiro.
Eu ficaria lendo e acompanhando as aventuras e confusões da Miyo, Sr. Momo e cia. por mais muitos capítulos, mas o que foi entregue e muito satisfeito, saldo positivo e já ancioso para ler mais alguma coisa da Kan Takahama.

tici 04/10/2023

Finalizado 3/10
A série é bem fofa, você demora bastante pra se apegar aos personagens, eu mesma só fui no último volume. Deu pra ver o tamanho esforço e cuidado da autora com os detalhes da história, desde os produtos, até os personagens que foram baseados em pessoas reais. Eu amava essas partes históricas, o último volume é o melhor saga, no geral é uma história fofa, divertida e interessante, um bom passatempo! Eu amei muito a construção da Miyo e de seu círculo próximo, além do traço de desenho perfeito e bem diferente de outros mangás. História linda.

Carol 07/04/2023

Gosto de finais bem feitos, condizentes. A Lanterna de Nix é uma história curte, se pensarmos que são apenas 3 volumes, mas muito bem desenvolvida e finalizada.
É uma história que prende e emociona. Se eu pudesse pedir por algo, seria apenas um pouco mais de detalhes sobre a vida de todos esses personagens.

A edição física continua tão incrível como as duas primeiras - devo confessar que o segundo volume fica como meu favorito por ter mais páginas coloridas que os outros rs

É uma obra muito boa. Recomendo a todos.

Gio119 09/04/2022

Estou órfã
Que história linda, mas estou triste. Acho que vou demorar um tantinho para superar esse. O final foi uma bomba (literalmente) e a causa da minha depressão. Ia ser bom se tivesse outro spin-off pq euzinha preciso saber mais da vida de uma gente ainda (narrador: ela tem problema com términos)

Paloma Costa 03/12/2023

Perfeito
Essa narrativa é uma história do passado, de amizade, amores, amadurecimento e independência. Fiquei encantada com a história em si, e confesso que esqueci que o final da história é contado no primeiro livro. A Miyo vai nos contado sua história ao longo dos 3 livros, e eu torci tanto por ela. Todos os personagens são cativantes e vc se envolve com a história de cada um. Eu queria mais e mais história sobre a vida deles. O final deixa um sensação de tristeza e uma saudade desse personagens. Recomendo demais esses livros e quero ler o outro livro dela.

Bruna 20/06/2022

Essa história é muito linda, fiquei emocionada no final, sempre vou levar esses personagens comigo, uma das melhores leituras do ano.

Petselivros 17/11/2022

Encerramento mais emocionante!
A minha experiência de leitura com essa série Lanterna de Nix foi simplesmente perfeita, todos os volumes eu adorei, não teve nenhum que gostei mais, acredito que a autora soube bem distribuir as histórias para nenhum volume ficar com nível inferior se comparado a outro. A Mio foi uma delícia de personagem que tive a oportunidade de conhecer ao fazer a leitura desse manga, ela é forte, determinada mas ao mesmo tempo nos passa a sensação de esperança! Gostei muito da mensagem que a autora quiz trazer aqui sobre o poder da amizade, bem como devemos aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a vida pode nos dar, pois nem sempre estaremos fazendo ou realizando coisas que nos levam a plena felicidade. Adorei e super indico! Fiquei com coração apertado por ter finalizado pois não queria me despedir desses personagens que me cativaram tanto!