A Cidade Anelar Matheus A.C

Resenhas - A Cidade Anelar

Fernanda 19/01/2023

Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2023/01/resenha-cidade-anelar-matheus-almeida.html

Cami 16/12/2021

A Cidade Anelar
Aline, uma adolescente de 15 anos, ansiosa, forte e corajosa, com uma vida consideravelmente normal, apesar de constantemente presenciar o relacionamento conturbado e abusivo dos pais Wilton e Vanessa. Certo dia, na janela de seu quarto a jovem vê uma luz de fogo, que num primeiro momento a deixou um pouco assustada, mas que logo depois despertou curiosidade em Aline, que ao se aproximar da luz brilhante, ela é levada para o Vazio.

Ao chegar no Vazio, ela conhece Lenai Telfiz, o Receptor do Fogo, que a conta que seu nome está no testamento de Elena Fisher, e que é necessário a presença dela na Cidade Anelar. A jovem a principio fica receosa sobre ir para um mundo diferente do seu, mas acaba aceitando no final e a partir dessa decisão, Aline mal imagina que sua vida mudará para sempre.

E agora querido leitor (a), será que Aline desvendará o porquê de seu nome estar no testamento de Elena Fisher? A mulher é realmente alguém confiável? Lenai a ajudará ao longo da trajetória? Ela conseguirá voltar para a casa?

Opinião:

A Cidade Anelar, foi um livro que eu gostei bastante e que sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos do gênero fantasia.

No início, confesso que fiquei meio confusa, pois como é um universo bem construído nos são apresentado vários personagens e informações que são importantes entender história e isso requer de nós uma concentração maior na leitura, mas conforme você lê esse detalhe passa despercebido pois a leitura fica super fluída, você cria várias teorias, desconfia de todos os personagens, se alguns são realmente confiáveis como parecem ser ou não e o mais bacana de tudo é que cada detalhe descrito ao longo das páginas é como se fosse uma peça de um quebra cabeça, que aos poucos vai se encaixando e o desvendar de cada um dos mistérios que levam ao plot principal do livro, é surpreendente.
Por fim, finalizo dizendo, leiam esse livro gente, vale muito a pena, é um livro riquíssimo em detalhes, ensinamentos e emoções. E tenho certeza que assim que você terminá-lo terá vontade de relê-lo. Um livro que sem dúvidas vai ficar para sempre na minha memória. Ansiosa para a continuação da trilogia! ????

luuh.mag 31/08/2021

Deveria ter muito mais reconhecimento!!
O livro começou bem lento e confuso pra mim, ainda mais que eu estava em uma ressaca literária. Depois de 50% o livro fluiu pra mim e eu não consegui desgrudar! O plot é perfeito, o autor sabe escrever personagens femininas fortíssimas e é MUITO original!
Em breve vai ter resenha no meu ig: reads.lu

Beatriz @lendo_com_bia 15/02/2022

SENSACIONAL
Umas as melhores fantasias que eu já li na minha vida, o autor criou um universo sensacional com personagens bem construídos e o plot é ESPETACULAR, impossível de largar o livro
Estou mega ansiosa para o próximo livro.

salivrando 04/04/2022

Uma fantasia de alta qualidade
?Confesso que não conheço tantos livros nacionais de fantasia, mas o do Matheus é um livro e tanto! Eu super indico!

?Com nomes fáceis, um enredo e premissa ótimas, ele nos apresenta a Aline, que mesmo sendo adolescente, tem uma missão gigante para fazer, que é descobrir por que seu nome estava no testamento de Elena Fisher e qual o motivo dela ter sido levada para um lugar conhecido como "Vazio"!

?Me lembrou bastante "O Orfanato da Srta° Peregrine" em algumas partes, o que também me ganhou logo de cara!

?Recomendo demais ??????

Anna Clara e Clarissa 14/07/2022

UM PLOT DESSES, BICHO?.
Logo no início conhecemos Aline, uma menina de 15 anos, super gente como a gente, cheia de defeitos (e muitas qualidades!!), que leva uma vida normal, onde tem amigas, crush, e uma família que da uma baita dor de cabeça nela. Até que um dia tudo vira de ponta cabeça e ela descobre que sua vida pacata era tudo o que ela mais desejaria a voltar a viver! O famoso: a gente só da valor quando perde? hahah! Depois de avistar uma luz inúmeras vezes, Aline é mandada por engano (será??) para a Cidade Anelar, um lugar diferente de tuuuuudo que ela já conhece e que está em pleno século XIX!

Sem querer querendo, o nome de Aline aparece no testamento de Elena Fisher e ela foi parar nessa outra realidade, nesse outro mundo que não é o Mundo da Alma, o mundo que habitamos. E juntamente com a menina, vamos descobrindo tudo sobre esse novo lugar tem para oferecer e sobre as pessoas que passam a rodear a vida dela. Conhecemos no início o Lenai Telfiz, o receptor do fogo que leva os recém nascidos para a Cidade Anelar. Por isso há tanto estranhamento de Aline estar na lista do testamento! Será que ela vai descobrir o por quê disso?

Os personagens são super bem construídos, os cenários então nem se fala! Esse livro de fantasia entrega absolutamente tudo. E o plot twist? GENTEEEEE! Surto atrás de surto, sério. Tinha tempos que a gente não lia um livro com um final tão surpreendente!!

E o melhor de tudo: tem disponível em e-book (também no Kindle Unlimited) e em versão física, então você pode ler do jeitinho que preferir!!! Gostaram da indicação? Esperamos que sim, porque nós amamos demais mergulhar na escrita do Matheus!

Jessika.Frizzero 14/09/2022

Confuso, mas bom
Por se tratar de uma história de mistério e fantasia é esperado a confusão inicial para entender o universo e as personagens, principalmente porque a história não te da todas as informações de cara e você fica cheio de dúvidas sobre todos. Então, imagino que a ideia era realmente gerar esse desconforto e essa sensação de estar tão perdido quanto a personagem principal.
em alguns momentos fiquei confusa nos diálogos e nas transições de cenário, mas acredito que seja pela inexperiência do autor. Nada que prejudique a leitura por completo.
No final tudo faz sentido e as peças se encaixam, porém desde o início me pareceu claro algumas das cenas do final.
É um bom livro, criativo e interessante. Vale à pena a leitura, ainda mais que é nacional.

Ewe 06/07/2023

Um livro maravilhoso
Uma luz misteriosa começa a aparecer no quarto de Aline, confusa sobre o que seria, Aline questiona os pais os avós mas ninguém tem uma explicação sobre o que seria essa luz.
Decidida a entender o que é a luz e porque aparece para ela, Aline a observa na janela do seu quarto, quando a luz a leva para o "vazio".
Assustada e sem entender Onde está, Aline começa a chamar por alguém e é nesse momento que conhecemos lenai o receptor do fogo, Aline começa a fazer um monte de perguntas a ele, mas ele parece estar mais confuso que ela afinal não era para uma menina de 15 anos está no "vazio".
Afinal o vazio é um lugar para recém-nascidos, Lenai explica que o vazio é um lugar intermediário entre a Terra e a cidade anelar, também lhe explica que existe "A outra alma" que é chamada de "matéria anelar", é com isso que a cidade anelar se mantém em pé.
Sem entender porque ela está ali, e Aline por outro lado cheia de dúvida, ambos embarcam numa jornada em busca de respostas.

Amo quando o livro transporta o leitor para dentro da obra.
A história de Aline é complexa e muito boa os personagens são incríveis o Carlos, Amanda, Bela, Karen, Alex, todos me fizeram amar a história.
A escrita do autor é envolvente, você quer a todo momento saber o que está acontecendo com a Aline, ao longo da história vários enigmas são lançados, isso meio que ativou o meu lado amante de suspense e me fez amar mais ainda o livro.
Obviamente agora estou esperando a minha luz brilhante na janela do quarto ??
De maneira geral a leitura é boa fluida e bem escrita

Lari (@lariliteraria) 18/10/2021

Um dos melhores plots da minha vida
?Algumas pessoas têm a capacidade de se acostumar com o desconhecido mais rápido do que outras. Às vezes, vivemos em um mundo tão esquisito que mais uma loucura não nos parece tão surpreendente.?

Se engana quem pensa que A Cidade Anelar é uma fantasia comum. Tem muito mistério, você passa o livro inteiro criando teorias. Os personagens ? até os mais secundários ? são bem desenvolvidos, dá para conhecer um pouco da história de cada um, o que acaba criando uma ligação entre eles e o leitor. Eu me vi dividida entre gostar ou desconfiar deles o tempo inteiro, porque pensava ?não, fulano é legal... mas o outro fulano também é. Alguém precisa ser o culpado, então quem é??.

A desconfiança geral vai te acompanhar até o plot final. E meus amigos... É UM DOS MELHORES PLOTS QUE EU JÁ VI ???. Eu consegui adivinhar ? depois de mil teorias erradas, tururu ?, mas ele é tão inesperado que, mesmo suspeitando, eu não acreditei. Faz sentido? ?

Uma das coisas que eu mais gostei foi como é possível distinguir os dois mundos facilmente, já que ambos têm características próprias. Por exemplo, no mundo da Aline, que é o nosso, tem mensagens de texto e gírias como ?daora?; na Cidade Anelar, tudo ? ou quase tudo ? é feito de fogo, as lojas levam o sobrenome da família e a palavra ?fogo? ou ?em chamas?, e eles tem mania de bater palmas.

O início é um pouco confuso porque você cai de paraquedas na Cidade Anelar junto com a Aline, mas o intuito é justamente esse: descobrir as coisas junto com ela. O que eu recomendo é ficar atento a todos os detalhes e informações, NADA ? por mais simples que pareça ? está ali à toa, tudo tem um significado.

*gatilhos: depressão, transtorno de ansiedade, abuso psicológico e violência doméstica

Camila.Moura 13/01/2023

Eu amei!
Sabe aquele livro que não promete nada e entrega tudo?

A Cidade Anelar é assim?

Com uma narrativa fantasiosa recheada de detalhes, esse livro nos apresenta um mundo novo, com personagens incríveis.

Nele acompanhamos tretas políticas, familiares e descobertas de amores.

E posso adiantar que as tretas políticas possuem semelhanças com o Brasil e não é uma coincidência.

O Matheus soube aproveitar o contexto brasileiro de uma forma bem didática, que nos mostra muito bem o cenário político.

O livro contém um final repleto de viravoltas, com um plot que eu não esperava.

Recomendo essa leitura pra quem ama aqueles livros bem movimentados e cheios de detalhes, e claro, pra quem ama fantasia.