Foundryside

Foundryside Robert Jackson Bennett

Resenhas - Foundryside

Dani 17/04/2024

Breves comentários sobre
É uma história ambientada em um mundo onde as coisas podem ser programadas a fazer coisas que não são da sua natureza. Acompanhamos uma ladra que tem a missão de roubar um objeto específico, mas esse objeto consegue falar com ela porque ela tem uma sensibilidade as coisas. Então ela foge com esse objeto e as coisas vão se desenrolando a partir daí. Não sou muito desse tipo de fantasia, mas o objeto falante me ganhou muito.

Marian14 05/04/2024

Cheia de mistérios, drama, ação e espionagem no meio industrial, junto a um sistema de magia diferente e criativo, Foundryside foi uma das fantasias que mais gostei. A construção do mundo prende o leitor com toda a mitologia por trás da magia usada na obra.
A história se desenrola rapidamente, trazendo diversas emoções com segredos e mitos sendo revelado no decorrer das páginas, nem mesmo senti o tempo passar.
Os personagens são bem construídos e carismáticos, você ama e odeia. Todos cometem erros, são bem humanos. Sancia é o grande foco, uma ótima protagonista, que está sempre evoluindo. Mas existe destaque para todos, cada um evoluindo à sua maneira.

Como leio muita fantasia, certas ações se tornam previsíveis, mas nada que estrague a experiência. Foundryside para mim, foi uma boa leitura. As expectativas para o próximo aumentaram bastante.

Obs. Mesmo não sendo o foco, existe um tiquinho de romance. Representatividade sáfica, não esperava, então foi uma boa surpresa para mim.

Imi 02/04/2024

Ainda não decidi muito bem meus sentimentos por esse livro, com certeza quero ler a continuação, porem tem partes que me pega muito, parece que tem coisa mal explicada no meio do livro e só acontece porq sim?, enfim, eu comecei a gostar demais do meio pro fim, e achei muito legal como acabou as coisas, e todo crescimento que ta por vir pra personagem principal.

Emilia.Reis 30/03/2024

O sistema de magia é diferente de outros livros, gostei como autor vai explicando o universo enquanto as coisas acontecem, a história fluiu muito bem.
A personagem principal é uma sobrevivente que já foi escrava e vítima das atrocidades do sistema dos ricos. Ela só quer se manter viva, até entrar em um roubo e se ver dentro de uma possível revolução junto com aliados improváveis.
Sani Melo 30/03/2024minha estante
Vou por na lista ??

Emilia.Reis 30/03/2024minha estante
opa!!!!

Pedro 26/03/2024

Livraço. Uma das melhores construções de mundo que li recentemente. Sistema de magia fantástico, complexo e inovador. Ansioso para ler o próximo

suellem 24/03/2024

Uau
Sancia está largada à própria sorte e para sobreviver ela comete pequenos furtos utilizando suas habilidades especiais.
Até que ao fazer um serviço muito importante, Sancia sente curiosidade para saber o que esse pequeno furto tem de tão especial e fica impressionada ao se separar com o que encontra dentro da caixa . A menina se vê então na difícil decisão de entregar ou não o item tão especial que encontrou ou que a encontrou, já nem sabe mais dizer.
O problema é que esse é um item super cobiçado , não só pelo mandante do serviço como também por gente bem poderosa que pode acabar com a vida de Sancia .

Um livro bem envolvente e diferente de tudo que eu já li , você se vê envolvido na história e da metade para o final você se vê angustiado com todas as situações que vão acontecendo .
Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada , é um livro grande e cheio de elementos para se adaptar .
É uma história para se deliciar

Mel 19/03/2024

Simplesmente quebrou minhas expectativas, não achei que iria gostar tanto quanto gostei, os personagens te prende você quer descobrir o que acontece com cada um... amo o fato do autor ter fechado o primeiro livro e mesmo assim consegui deixar aberto para o segundo...

Gustavo_Caetano0201 15/03/2024

Fantasia Realística Impetuosa
Foundryside foi pra mim uma descoberta e um recomeço, já fazia um tempo em que não lia nada relacionado a fantasia, então pra mim foi um grande passo iniciar nessa trilogia, e não poderia estar mais satisfeito.
Primeiro de tudo, não podemos deixar de pontuar a linguagem fácil e fluída que o autor usa no livro, é tudo muito instigante e você é sempre posto a par de todas as resoluções e raciocínios dos personagens e ainda assim nada é óbvio como parece, ele sempre deixa espaço para teorias e deduções.
A ambientação (criação de mundo) é a estrela da história. A cidade onde tudo se passa é muito bem fundamentada, seja política, econômica, social e até historicamente. O autor passa um bom tempo do livro nos situando de onde os personagens estão e a forma como esse mundo interage e interagiu com eles no passado. Tudo gira em torno de uma busca implacável por poder e acúmulo infinito, e nesse contexto nós vemos as pessoas e os personagens principais todos os dias sendo esmagados sob o peso desse sistema cruel e injusto. Soa familiar não é mesmo?
De fato, não é coincidência, no livro é possível perceber (se for atento) críticas ao capitalismo, ao imperialismo, a escravidão e ao legado desse sistema, também se fala muito aqui de como a liberdade é algo tanto externo quanto interno e que é preciso se libertar nestas duas dimensões, se fala também sobre a forma como o Mercado substitui o bem estar humano como princípio fundamental de uma sociedade, fala sobre misoginia e como os direitos das mulheres são diminuídos e desrespeitados, fala sobre o motor da história que é sempre a luta de classes, enfim... se fala destes e outros muitos assuntos correlacionados e o mais interessante, é que é inserido diretamente na própria estrutura, no esqueleto do livro, é nisso em que ele se sustenta e é isso que vai gerar todo esse vento de revolução nos corações dessas pessoas, esse ímpeto de mudança.
Muito por causa disso eu escolhi "Fantasia Realística" como título dessa resenha, a forma como esses conceitos são usados não podem deixar o livro ser classificado apenas como fantasia, ele talvez seja o contrário do que conhecemos como "Realismo Mágico", nesta história quem age em cima da fantasia é a própria realidade, o que cria um estilo totalmente único de história, poucos livros que li até hoje se aventuravam nessa linha tênue e difícil de sustentar, mas que aqui é feito de forma brilhante.
Além desse aspecto humano, o livro conta com um aspecto totalmente diferente e muito bem definido, ele mescla a realidade em seu ponto mais inexato: o sistema de magia.
Que prazer foi para mim entender como a magia funcionava nessa história junto com os personagens, e descobrir para meu espanto, que tudo é baseado em leis da física, ao mesmo tempo em que as desafia completamente. As inscrições como são descritas aqui são muito interessantes de serem aprendidas e entendidas, é daquele tipo de coisa que pensamos: "de onde o autor tirou isso?". Para mim, é muito comparável ao que Brandon Sanderson, autor de tantas fantasias famosas, consegue aplicar, está totalmente a altura.
Os personagens que o autor criou, com foco na protagonista Sancia, são muito carismáticos e reais, em vários momentos nos identificamos com vários de seus dilemas e traumas do passado, seus medos e anseios. Também somos tragados pela forma como essas diferentes personalidades, de diferentes classes sociais, de diferentes perspectivas e bagagens se chocam e de forma surpreendente cobrem as falhas e fraquezas uns dos outros, o time que o autor escolheu é absolutamente diverso e acho que não poderia ser diferente se quisermos uma revolução verdadeira, ou avançam todos juntos ou não avança ninguém.
Por fim, a saga maior (que perpassa todo o livro) é muito interessante e nos deixa realmente curiosos pra entender mais sobre os tais hierofantes e o que vai acontecer agora no presente, ler o segundo livro é obrigação para quem, assim como eu, amou o primeiro. Em suma, Foundryside é inovador ao mesmo tempo que fala de assuntos já muito debatidos sob uma perspectiva fantástica, é uma história acolhedora aos diferentes e rejeitados, é também uma revolução no coração de quem o lê, nos ensina sobre coragem, liberdade e a lutar por mudanças reais, nos libertar por dentro e por fora e a entender que nossa força é coletiva. Pra mim foi uma crescente e com certeza é 5 estrelas favoritado. Nos vemos na resenha de Shorefall. :)

jujubs_cris 14/03/2024

Superou
Muito bom, uma fantasia que superou minhas expectativas, no começo achei um pouco difícil, mas é uma fantasia mais pesada mesmo.

Pra mim que ama essa pegada "se vira" e com protagonista feminina, esse livro foi realmente especial, principalmente quando os outros personagens são anti-heróis, um pouco de bom e mal na medida do salve-se quem puder, mas ainda somos uma equipe.

Fiquei triste, fiquei feliz e terminei antes do esperado, mesmo parecendo uma bíblia.

Recomendado pra quem quer começar a subir o nível na fantasia

Cristiano.Konno 28/02/2024

Divertido de ler e bem inventivo
Com um sistema de magia interessante, Foundryside – Às Margens da Fundição: 1 é uma história envolvente e divertida em meio à críticas sociais.

O primeiro de uma trilogia já publicada em capa dura com excelência pela Morro Branco, Foudryside conta a história de Sancia, uma ladra que aceita um trabalho perigoso de roubar uma caixa num lugar super protegido. Sancia é diferente, ela tem a habilidade de tocar objetos e “sentir/lembrar” de tudo sobre eles, como se os objetos lhe contassem sobre o que “viveram”. Desta forma, possui as habilidades certas que uma ladra necessita. Além disso, é pequena e rápida, perfeita para trabalho.

O problema é que ela não resiste em ver o que tem dentro da caixa e tudo desmorona.

O ambiente de Tevanne, a cidade da obra, é sujo, corrupto e divido por casas comerciais que estão numa guerra fria por tecnologia prestes a explodir numa guerra real. Essas “Casas Comerciais” utilizam um sistema de magia muito interessante: Alguns “cientistas”, que são chamados de “Escritores”, aprenderam a arranhar/balbuciar uma linguagem antiga, que eles acham que são de deuses construtores antigos. E, ao utilizar essas poucas palavras conhecidas, alteram a realidade dos objetos. Por exemplo, se você inscrever em uma roda que ela está numa ladeira, ela vai rolar eternamente acreditando nisso. Desta forma, cria-se uma carroça que sempre está em movimento. Através de engenhocas num trabalho mal feito que desconhecem integralmente, eles mudam tudo em fábricas e fundições da forma que podem.

Sancia, em seu problema encontrado ao abrir a caixa, acaba encontrando inimigos e também amigos muito carismáticos. Além disso, a aventura é cheia de cenas grandiosas e de encher os olhos, numa narrativa bem fluída, assim como Brandon Sanderson executa. Minha única crítica vai para alguns dos diálogos, que são ligeiramente forçados e infantis demais. Todavia, é uma obra bem bacana e funciona bem.

Seu final é grandioso é de certa forma fechado, mas dá aquela ponta de ansiedade para saber o que vai acontecer depois de toda aquela tormenta.

Recomendo! 4/5

Canarius 23/02/2024

Esse livro é simplesmente FANTÁSTICO. Acho que me apaixonei por ele nas primeiras 10 páginas ? o desenvolvimento dos personagens, mais a introdução dos dilemas e do mundo, é feito de forma natural e segue um fluxo de história que te prende e impele a ler cada vez mais. Simplesmente apaixonado

Raquel.Euphrasio 22/02/2024

Eu amei demais essa história, o universo é incrível e os personagens são cativantes independente da proposta. Eu amei e torci para uns assim como odiei com vontade outros, rs.

Chaiane @abrigodoleitor 13/02/2024

É um universo super diferente e com certeza foi minha parte preferida do livro, mas confesso que achei bem confuso algumas explicações e conceitos, vou ter que dar uma relida em algumas partes.

Eu adorei a protagonista e os outros personagens também são adoráveis, principalmente o Clave, amei a interação entre ele e a Sancia ??

Gosto muito dessa vibe de roubo, planos mirabolantes e fuja. As últimas páginas foram puro surto e to ansiosa pela continuação!

Nathalia.Ramos 11/02/2024

É um livro bem gostosinho de ler
O universo é bem legal
O que acho fraco do livro são as revelações, muitas vezes eram óbvias