A Semente da Compaixão

A Semente da Compaixão Dalai Lama...

Resenhas - A Semente da Compaixão

Nina 23/06/2021

Dalai Lama para crianças
Um livrinho bem rápido, com um breve histórico da vida de sua santidade e ensinamentos sobre a importância e a força da compaixão.

Inspirações Literárias 10/11/2021

Precisamos ensinar compaixão as crianças
Um livro com ensinamentos profundos sobre a vida.

Aquele livro que é uma preciosidade para oferecermos de presente as crianças.

Franceline0 17/12/2022

A semente da compaixão
Uma obra destinada às crianças e que pode ensinar qualquer um, em qualquer faixa etária. Afinal, a compaixão é uma semente valiosa para todos. Neste livro infantil, a história de Dalai Lama é contada de uma maneira mais simples, breve e focada na compaixão. Antes de ser reconhecido como Dalai Lama pelos monges, ainda criança, quando ainda vivia com sua família, Tenzin Gyatso recebeu da sua mãe, a semente da compaixão. Ele via sua mãe distribuir comida para os vizinhos, tratar todas as pessoas com generosidade e aliviar o sofrimento dos outros. Tal exemplo da mãe, foi o pontapé para que a compaixão o acompanhasse sempre. Ele acredita que a compaixão nasce da autoconfiança. Ademais, bastante interessante é também a diferenciação estabelecida por Dalai Lama entre os seres humanos e os animais. Ele diz que "nós humanos temos a capacidade de treinar a mente, com disciplina e esforço. É isso que nos diferencia de todos os outros animais." E construir compaixão é um modo de treinar a mente: durante um momento de conflito com alguém, ao invés de revidarmos e machucarmos o outro, podemos nos questionar o porquê do outro está reagindo daquela maneira...Será que ele está ferido e por isso busca ferir os outros? Diante da tristeza do outro, ao invés de nos voltarmos apenas para nossa preocupação e problemas do dia a dia, podemos pensar em como podemos ajudá-lo.
Enfim, "A semente da compaixão" é um livro pequeno e de grandes ensinamentos.