Cultish: The Language of Fanaticism

Cultish: The Language of Fanaticism Amanda Montell

Resenhas -

julia 04/11/2022

Cultish foi uma leitura bem interessante! Eu realmente apreciei a abordagem dos cultos através de uma perspectiva linguística e como a linguagem contribui ativamente para atrair as pessoas para esses tipos de comunidades e mantê-las lá. Eu queria que alguns pontos fossem explorados com mais profundidade, no entanto, já que sinto que Montell apenas arranhou a superfície em relação a alguns grupos e seitas.

kiki.marino 03/08/2021

Um tema fascinante embora só uma ponta do iceberg seja discutido aqui ,com foco na sociedade e cultura /valores estadunidense . Que vai desde o culto ao corpo, religião, cultos como Cientologia, suicídio em massa ,esquemas de pirâmides/marketing, e a organização por trás da eleição do Trump que curiosamente se assemelha ao de Bolsonaro...Pode ser espelhado universalmente. Nao acredite em tudo mas tambem nao duvide de nada,trata da
complexidade neuro social humana de experiencias conhecimentos e influências, do místico e o desejo humano de se conectar e unir com outros numa mesma crença.
Que pode ser saudável ou prejudicial.

Bruna 15/03/2023

Cultês
Um dos primeiros livros de não ficção e pesquisa científica que li numa tranquilidade que nem acreditei.
A autora usa uma linguagem muito acessível e tem uma escrita muito fluída, ficou muito gostosinho de ler.
Esse livro fala sobre o poder da linguagem usada em cultos e seitas, como a linguagem tem o poder de atraiar, captar, coercer, manter e encurralar as pessoas dentro de um culto.
Ela também amplia a ideia do que é um culto, ela incluí CROSSFITEIRO (amei demais) e esquema de pirâmide no rolê dela.
Se você se interessa pelo assunto, é uma leitura muito legal. Só não dei 5 estrelas porque achei que da metade do livro pro final ele perde um pouco do foco na linguagem e da profundidade de estudo do tema. Mas ainda assim, show de bola.

Vanessa591 03/02/2023

Pra mim que não tinha muita familiaridade com o tema foi bem interessante. Todas as questões que autora coloca sobre a importância da linguagem pra moldar as nossas crenças, relações e até gerar atos extremos que pra outras pessoas podem parecer ilógicos me fez pensar muito no que a gente tem vivido no Brasil.
Gosto muito também da forma como ela toma todo cuidado pra não criar generalizações e nem falsas equivalências, por mais que as coisas sigam um padrão, existem nuances e a autora não deixa de aponta-las.
E além de tudo foi uma leitura agradável, acho que se tivesse tempo teria devorado tudo de uma vez. Muito bacana.

Nicoli 24/03/2023

Tópico interessante
Sempre gostei de assistir vídeos explicativos sobre charles manson, Jonestown e cientologia, sempre gostei de pesquisar sobre teorias da conspiração e cultos sinistros e achei esse livro de fácil leitura e entendimento, nada incrível ou inovador mas bem simples e explicativo. Gostei da leitura e recomendo pra quem como eu é curioso sobre esses assuntos, mas vá sabendo que nada tem muita profundidade, são apenas pinceladas, algumas informações aqui e ali, alguns relatos, mas é isso.

Fabrício Franco 05/01/2024

Divertido e educativo
Uma viagem intrigante pelos obscuros domínios da influência e persuasão, esse livro é uma aventura. Montell não apenas explora seitas; ela instiga a reflexão sobre as palavras que moldam o nosso universo. A habilidade da autora transcende a expressão arguta; é como ter uma conversa com sua amiga mais engraçada e inteligente que, por acaso, é uma especialista em seitas. Munida de sua perspicácia aguçada e habilidade linguística, ela desvela os bastidores dessas comunidades, sejam elas as mais conhecidas ou as mais obscuras, desmontando o discurso que nos enreda e cega, fornecendo um guia para navegar pelo intricado labirinto da influência. Ao explorar tanto seitas notórias quanto situações cotidianas aparentemente inofensivas, ela nos faz refletir sobre como a linguagem molda de forma sutil nossas crenças e comportamentos.

E o humor! Num tema que poderia facilmente tornar-se excessivamente sério, Montell injeta leveza sem subestimar a gravidade do tópico. Suas observações sagazes e reviravoltas inteligentes na linguagem enriquecem nossa leitura, tornando-a tão divertida quanto informativa.

Uma obra que educa, entretém e que perdura muito além da última página. Para aqueles que curtem o poder das palavras, esse livro é leitura obrigatória.

Bianca 24/01/2024

Entregou seitas bizarras, fofocas de famosos, dados ciêntificos, e ainda alugou um triplex na minha cabeça sobre nossa sociedade, as complexidades do ser humano e as redes sociais. bom demais.

Nathália 15/10/2021

Fazia tanto tempo que eu não lia uma não ficção que foi um certo alívio e também muuito legal todas as histórias que são contadas, obviamente o livro é focado nos EUA mas mesmo assim serve pra muitos outros países. Super recomendo!!

Rayana 27/01/2022

Ótimo panorama.
Sempre me interessei pelas histórias de algumas seitas famosas, e quando me deparei com o livro fiquei bem curiosa para entender mais sobre a linguagem de cultos e como ela é usada hj! As 3 primeiras partes do livro são muito boas, dps ele começa a se repetir e ficar um pouco cansativo o q perde um pouco a qualidade, mas não estragou minha experiência final! Pra mim ele cumpriu o que prometeu e deixou bem claro que essa linguagem está presente em praticamente tudo hj, leitura interessante e rica pra quem gosta do assunto.

fefashelf 20/02/2022

esperava mais
a autora explora o conceito de cultish, que é a forma de linguagem usada não só por cultos, mas por diversas outras organizações que formam grupos em que as pessoas criam uma língua ?própria? entre eles e é ela que determina o caráter de culto daquele grupo. pena que ficou muito específico em alguns momentos e os exemplos americanos, que eu não conheço, também não ajudaram a me interessar pela história. acho que ele é mais específico pra quem já gosta de linguística

02/11/2022

Gostei bastante, é uma leitura fácil boa pra ser lido devagar, sair um pouco dos livros de ficção e entrar na literatura não-fictícia.

Nina_eiras 09/02/2023

O que essa mulher escreve eu levo pra vida
Se eu tenho algum interesse em sociolinguística? não. Mas mds como essa mulher me faz ficar viciada nos comportamentos humanos e como isso reflete na língua inglesa,principalmente.
Wordslut foi uma leitura perfeita que abriu minha mente pra muita coisa, e essa me fez realmente perceber sobre a linguagem do fanaticismo e como ela é extremamente presente na nossa sociedade.
Amanda te amo

Amanda 26/02/2023

Um livro muito interessante e acessível de se ler. Pessoalmente, eu gostaria que tivesse entrado um pouco mais nos aspectos psicológicos, mas esse não era o objetivo do livro, então não posso reclamar. A escrita é muito boa, é uma leitura muito rápida considerando que é uma não ficção. Espero que traduzam para eu poder recomendar para mais pessoas.

May 20/03/2023

Superficial, mas abordagem interessante
O livro foca na linguagem dos cultos e em como ela está presente em outras atividades que não são tradicionalmente associadas com seitas e cultos. Para quem tem um conhecimento superficial a respeito do assunto deve ser uma leitura mais interessante, para os "iniciados" pode parecer superficial.

De qualquer modo, é uma leitura interessante e é sempre um bom entretenimento ver como gringo é completamente doido.

xulis 05/10/2023

O poder das palavras
A autora traz uma abordagem muito interessante a respeito da linguagem utilizada em cultos, e a ampla definição dos mesmos.
Apesar de ter achado cansativo em determinadas partes o livro abre espaço para muitos debates acerca de como palavras são capazes de influenciar, e até controlar, nossas ideias e decisões. Definitivamente uma leitura essencial para aqueles que atuam na área da comunicação.