Gallant

Resenhas - Gallant

1 | 2 | 3 | 4

-Koraline 10/07/2022

Bastante ok
Gallant foi uma leitura da qual esperava muito mais. Começou bem interessante, mas todo o desenvolvimento da protagonista dentro da casa foi, sinceramente, bastante parado e um tanto tedioso, a repetição dos sonhos e dos trechos do diário fizeram a leitura um pouco chata, e algumas coisas poderiam ter diso melhor desenvolvidas, como a participação de Thomas na história, e a relação dos funcionários com a família, para justificar o apega quem tinham com a casa. Enfim, é um livro bastante mediano.
duda 12/10/2022minha estante
oi! tudo bem??? pode me dizer por que a olivia não consegue falar?

madrugueilendo 14/03/2022

um conto de fadas, mas sombrio, e escrito pela schwab
Se me dissessem que a Schwab escreveria um conto de fadas, imaginaria exatamente esse livro.

Simplesmente sou fascinada pela forma que a Victoria conta histórias, se põe nelas e fala da vida. A escrita da Victoria PELO AMOR DE DEUS!
Gallant só me veio pra afirmar que a Schwab pode escrever tudo o que quiser, e que definitivamente, vou amar tudo.

Gallant tem uma vibe muito original e uma atmosfera fantástica. Como sempre, não li a sinopse antes de ler, e foi uma surpresa enorme do início ao fim.
Não sei definir Gallant. De fato parece um conto de fadas, mas do jeito mais louco possível.

Pra quem já assistiu ?Os Outros? e ?A Maldição da Mansão Bly?, o livro se assemelha em alguns aspectos, o que eu AMO.
Apesar disso, nunca li nada parecido. Fiquei 100% entregue pela atmosfera sombria da história, mas ao mesmo tempo acolhedora, o que só a Schwab sabe fazer.

Sei que Gallant pode não agradar todo mundo por ter um ritmo mais lento, e ter poucos diálogos, mas isso não me incomodou em momento algum. A escrita da Schwab é bem floreada, o que eu gosto, e a forma como ela anda pela história e faz você descobrir as coisas junto com os personagens é incrível.

No geral, Gallant foi uma experiência única, e por eu ter escutado junto com o audiobook, melhorou 200% (sério quem tiver a oportunidade ESCUTE JUNTO COM O AUDIOBOOK!!!!!)
Chorei na última frase porque sou uma BOBA KKKK, mas eu acabei me apegando muito aos personagens!

Leonor 03/01/2023

Gallant
No início, o livro estava incrível e estava a gostar imenso mas conforme fui lendo, a história tornou se um pouco confusa e deixou de ser tão boa quanto era no início. No entanto, gostei muito como conseguir perceber a dor dos personagens e meio que sentir o mesmo que eles. Também gostei imenso dos desenhos e como os desenhos do pai se conectavam com o diário da mãe.
Mesmo tendo avaliado esta leitura com 3.5 estrelas, ainda recomendaria para outra pessoas pois acho que todos têm a possibilidade de gostar deste livro.

Jackie! 13/09/2022

Tem seu charme!
Meu segundo livro da Schwab e assim como em Addie LaRue, a beleza da escrita dela é inegável! Li ambos os livros em inglês e achei o plot de ambas as histórias muito intrigantes.
A história da Mansão Gallant me lembra muito a série Hill House, me fazendo me sentir imersa naquela casa, como se eu mesma á estivesse explorando. Junto de Olivia, nossa pequena protagonista, desvendamos os mistérios que a sua nova residência esconde e tudo que aconteceu com a sua família, antes dela ir parar em um orfanato.
O meu problema inicial com esse livro foi a falta de sintonia que eu senti com o personagens, que ficam muito apagados em meio ao foco solitário de Olivia. Mas isso foi uma equívoco de minha parte, pois descobri nas últimas o quando eu me importava com cada um deles.
Amei a representatividade em ter uma personagem muda e amei o lado místico apresentado na história, também.

olivia.tomazela 03/11/2022

O ponto alto deste livro é a escrita.

É interessante a forma de contar a história no presente com pitadas sutis e nada cansativas do passado, que consegue transmitir, em cada capítulo, um pouco mais da infância solitária da protagonista.

A história te prende, te faz querer sempre ler o capítulo seguinte e sem dificuldades você compreende os aspectos deste universo, porém, o final foi apressado demais e pouco aprofundado, o que me fez tirar uma estrela.

Thaisa 14/06/2022

"Olivia, Olivia, Olivia..."
Olivia Prior é uma garota determinada, curiosa, órfã e muda. Ela se encontra em um orfanato desde que nasceu, onde vive praticamente isolada, já que as outras meninas não gostam dela, e sua única "companhia" é um ghoul que a segue - uma criatura que parece um zumbi, mas também é como um fantasma, aparecendo apenas para Olivia. Além disso, o único bem que ela possui é o diário de sua mãe.
Mas tudo muda na vida de Olivia quando um tio contata o orfanato, e a jovem se muda para o casarão da família, Gallant - lugar que sua mãe alertou que seria um grande perigo para a filha. Lá, ela começa a descobrir os terríveis segredos que rondam Gallant; entre eles, o passado de sua mãe, a sua função naquele lugar e, o mais macabro, que essa casa não é única, tendo uma horripilante réplica que se encontra em outra dimensão, dominada por espíritos malignos... E apenas ela pode enfrentar tudo aquilo que ameaça destruir a família Prior.
Eu gostei de muitos aspectos dessa história, que consegue ser muito familiar e bem diferente ao mesmo tempo - como tenho tentando ler um livro de V. E. Schwab por mês durante o ano, é fácil identificar temas parecidos que ela utiliza na trilogia Cassidy Blake, por exemplo, mas a maneira como ela aborda o sobrenatural aqui é mais adulto, mais cruel, e até mesmo surge de uma interessante mistura de terror, fantasia e ficção científica.
O que mais me fez curtir essa leitura foi a questão da dualidade, sempre presente nos personagens, nos lugares, nos objetos, na essência de tudo que acaba surgindo na trama. Também gostei bastante da quebra de expectativa quando o assunto são criaturas tenebrosas, a visão de família mostrada na história, que pode se formar de múltiplos jeitos e das mais inesperadas formas e, é claro, amei a representatividade, já que eu me choquei ao perceber que jamais havia lido um livro com protagonismo focado em uma personagem com deficiência na fala, e Olivia se tornou uma das minhas protagonistas favoritas, cheia de força e empatia!
É fato que achei o fim meio corrido e pouco surpreendente, mas o desenvolvimento da história fez a leitura valer a pena!

duda 05/03/2022

mais um maravilhoso da schwab
com esse livro a v.e. mostrou mais uma vez pq é minha autora preferida.

a escrita tão perfeita (e um audiobook maravilhoso). a leitura foi muito fluida, não foi um livro enrolado, ele entrega exatamente aquilo que promete.
amei a construção de mundo e os personagens (matthew e olivia ???)
por ser um livro mais curtinho, senti falta de um maior desenvolvimento dos personagens e mais interação entre ele e por causa disso não foi 5? pra mim.

recomendo muito esse livro!
Cm 13/03/2022minha estante
No livro explica pq ela não fala?

ron 07/04/2022minha estante
É herança paterna, só lendo pra entender se não quiser spoiler.

Cm 07/04/2022minha estante
Eu li e ainda fiquei meio confusa

Cm 07/04/2022minha estante
Pode dar spoiler já li

Luuh_hs 18/03/2022

Que delicinha de livro, deu uma leve corridinha no final mas se manteve delicioso durante toda a leitura. A escrita poética, os elementos fantásticos, as imagens que se conectam com a história. Schwab está me encantando mais a cada livro!

akasaori 24/06/2022

Gostoso de ler, a autora escreve muito bem esse tipo de historia, mas agora que já faz um tempo que li notei que não foi um livro que me marcou tanto quanto a série Cidade dos fantasmas.

José Vitor - @paginas_literarias 13/05/2022

"Você vai estar salva, contanto que fique longe de Gallant."
Essa foi a última mensagem que a mãe de Olivia deixou no diário para a filha. Ela ficou ano lendo e relendo aquele diário, tentando entender o que levou a sua mãe a escrever aquela carta e todas as outras coisas sem sentido naquelas páginas.
Olivia vive em um tipo de orfanato, até que um dia recebe uma carta de alguém dizendo ser seu avô, e a convidando para ir morar na casa com ele, em Gallant. A menina fica relutante sobre o recado da mãe, mas agora que finalmente encontrou alguém da família, ela não pode perder essa chance de encontrar algum para responder suas inúmeras perguntas.

Antes de começar, só lembrando que esse é um livro middle-grade, então não vá esperando a mesma complexidade e assuntos mais sérios como em Addie LaRue, ou outros livros que a autora assinava antes como "V. E. Schwab", já que esse livro era pra sair como "Victoria Schwab", mas acho que ela não vai mais usar o nome assim nos livros.

A escrita dessa mulher continua perfeita. Quem já leu "A Vida Invisível de Addie LaRue" e gostou dessa forma de escrita mais poética, vai gostar muito dela aqui também.
A forma como a Schwab descreve os acontecimentos, faz a ambientação pela casa e explica todo esse "poder" que existe na história é incrível. No começo fiquei um pouco confuso, mas como o livro é rápido de se ler, logo entendi tudo.

Vi algumas pessoas comparando ele com "Coraline". Nunca li o livro, mas já assisti a animação, tem algumas referencias, mas no mais é uma história mais "sombria", de tal maneira.

Um ponto que gostei foi que a Olivia é muda. Acho que nunca li um livro com uma personagem muda, pelo que me lembro. A forma como a Victória mostra as dificuldades da personagem em se expressar para as pessoas que não entendem linguagem de sinais foi muito bem escrito. E da até pra sentir o desespero e a agonia dela tentando se defender das meninas que zombavam dela no orfanado.
Achei excelente e gostaria muito de ver sendo adaptado, essa inclusão da linguagem de sinais seria bem legal de ver.

Como muitos dizem, o final é bem corrido mesmo. Gostaria que a autora desenvolvesse com mais calma alguns acontecimentos ali, mas entendo que a agilidade naquele momento era crucial para a história se encerrar.

Amei toda a criação de universo, é uma história fácil e rápida de ler. A autora consegue transportar a gente para dentro da história, principalmente por ter páginas em que mostram o diário da mãe da Olivia e também o livro conta com algumas ilustrações lindas. Recomendo demais!!!

Olivia 06/04/2022

O maior erro de Gallant não está na história em si, mas a forma que ele é vendido, pois dá ao leitor a falsa ilusão de ser um intermediário entre terror e suspense, e na verdade Gallant é quase um infanto-juvenil atmosférico, uma história de amadurecimento com uma ambientação assustadora. Quando lemos com a expectativa ajustada, Gallant é muito inteligente em sua construção e aborda, acima de tudo, como o silêncio é barulhento e menosprezado. A representação da comunidade muda é muito necessária e feita com primor, sendo o principal destaque da história. O enredo não é muito desenvolvido e acaba sendo vago muitas vezes, o que pode incomodar e frustar os fãs de fantasia da autora. A falta de um final explosivo também pode decepcionar alguns, porém para mim foi satisfatório e coerente com o que eu esperava.

Helenapessoa 04/03/2023

O livro é muito bom, tem uma ambientação incrível e personagens super interessantes. Adorei a personagem principal e o jeito que a autora deixou ela não ser uma boboba, sabe?

Só acho que pecou um pouco no desenvolvimento do final e do mundo magico em si; fora isso, tudo certo! Muito boa a leitura

Carous 12/06/2022

V.E Schwab, te amo até a lua e de volta, mas simplesmente não deu com este livro. Eu tentei, mas achei ele muito chato.
Eu ainda optei por ouvir o audiolivro crente que seria uma experiência mais fantástica do que só ler. Kkkkkrying
Ledo engano. Mesmo neste formato, demorei praticamente um mês para terminar.
Eu passava dias sem vontade de escutar o audiolivro. Também não sentia a menor falta. Me forçava a ouvir nem que fosse para me libertar do livro; estava claro a essa altura que eu não apaixonaria magicamente pela história de jeito nenhum. Quando enfim ouvia mais um trecho, queria desistir depois de 10 minutos. Deixe para a Carolina do dia seguinte ter mais resiliência e ouvir por mais tempo porque a de hoje já tinha chegado ao seu limite.

Em poucas palavras, Gallant é chato, pouco dinâmico, nada acontece.

Durante a (dura) experiência de ouvir este livro, eu procurei umas resenhas tanto positivas quanto negativas para ver se o problema era comigo, se eu é que era a doida, se era meu humor no dia, se eu é que não estava sabendo curtir a atmosfera do livro. Desejei uma resposta até para ter gás finalizar o audiolivro.
E vi que outras pessoas também tiveram dificuldade com Gallant. Mas diferente de algumas resenhas com notas baixas que li, que não gostaram de nenhum personagem, eu até simpatizei com eles. A Olivia, o primo dela, a Hannah, o Edgar. Não morri de amores por eles, não me marcaram para a vida nem nada, mas não os odiei. Acho que talvez eu seja indiferente?

Realmente nenhum deles se destaca, o destaque da Olivia é por ela ser a protagonista - e muda -, não pela personalidade.

O livro basicamente só tem a Olivia em busca de respostas, mas não se afasta muito dessa atmosfera bizarra de Gallant, de segredos e ter outra Gallant e é isso.
Olivia é uma menina órfã; no início da história ela mora numa escola para meninas onde sofre bullying, mas se defende muito bem (de um jeito bem típico das personagens femininas da autora). Um dia, ela recebe a carta do tio chamando-a para a mansão e ela vai.

Quando chega, ela percebe que o lugar é meio estranho; todo mundo tem um comportamento esquisito, com receio de algo que Olivia desconhece. O tio tá morto, ninguém sabe de carta alguma e o primo é bem hostil com ela. De cara percebe-se que essa hostilidade é uma forma distorcida de proteção, de afastá-la de Gallant e do que quer que atormenta a família.

Não sei se a autora tinha intenção de provocar a desconfiança do leitor para cima do Matthew, mas eu por nenhum momento cogitei que seria revelado que ele é mal e sim que havia motivações por trás.

Por outro lado, havia a amabilidade de Hannah e Edgar com Olivia, mas que não serviu de nada.
No fim, Matthew era hostil, Edgar e Hannah eram afáveis e ninguém revelava droga nenhuma para a garota. Eram as atitudes estranhas e comandos para não sair à noite, trancar bem as portas e janelas, ficar longe das sombras. Esclarecimentos? Não temos.

Olivia tentou o tempo todo descobrir mais. Porém ela é jovem e inocente. E muda. Ela usava a linguagem de sinais, mas quando os personagens não queriam responder, simplesmente viravam as costas (grossos!) e pronto.

Era assim porque a história dependia dessa enrolação para existir. V.E Schwab teve uma ideia ótima de história, mas não pensou nas demais partes que compõem um livro. Se fosse de outro jeito, Olivia ia simplesmente perder a paciência, quebrar a casa toda, encurralar Matthew, Edgar e Hannah e exigir respostas por bem ou por mal.

Então é isso: 300 páginas da Olivia rodando por Gallant, vendo os retratos da família, os ghouls, lendo o diário de sua mãe (não tema, leitor, absolutamente *tudo* que está escrito no diário será repetido uma porção de vezes. No final, você decora porque é o único jeito), pensando no pai. Repete de novo.

V.E Schwab tem um vício. Nunca me incomodou, mas eu sempre soube que estava lá. Ela gosta muito de repetir informações em 3.
Gallant não passou imune a isso; quando ela não repetia a mesma palavra três vezes - "Olivia. Olivia. Olivia" -, ela dava três definições para algo. Sempre me deu a impressão de dificuldade em escolher uma, então ela coloca as três que ficou em dúvida - You are wanted. You are needed. You belong with us"; "Safe does not mean happy, does not mean well, does not mean kind"

É recorrente em seus livros. Muitas vezes acho até poético; é a marca da autora, o estilo textual dela. Mas neste livro, vazio de conteúdo, pareceu encheção de linguiça. Para de repetir as mesmas palavras e frases e me dá alguma coisa interessante ao invés disso.

O que, de fato, me irritou é que em 68% do livro, a autora dá uma pausa na enrolação para nos dar respostas... que são obviedades que o leitor e Olivia já sabiam tem tempo: existe outra Gallant. A família Prior tem medo das sombras.

E as respostas que eu queria, que não estão na fucking sinopse, quando ela dá - se ela dá - não são suficientes.

Enfim, obrigada, Storytel, por ter este audiolivro no catálogo. Me poupou de gastar dinheiro com o livro físico e me decepcionar. Gastei 7 horas divididas em um mês, mas isso não é nada.
Não é um livro problemático, felizmente, mas é sem graça. Não faz jus ao hype. Ele é basicamente o que está na sinopse contado da maneira mais lenta e cansativa possível.

laraximenes 08/06/2022

Minhas expectativas eram nulas porque todo mundo falou mal desse livro mas a coragem de VÊ Schwab de escrever algo assim? eu amo ela. Ela fez um livro que não se encaixa em uma estante perfeitamente mas se encaixa na minha. Mágico, assustador e intrigante.

Larissa1218 07/11/2022

É um middle-grade legalzinho. O ponto alto, com certeza, é a escrita da Schwab que é muito atmosférica. Mas à história, em si, falta substância, desenvolvimento. Acredito que, se fosse mais enxuto, daria um bom conto.

1 | 2 | 3 | 4