Aurora Ascende

Aurora Ascende Jay Kristoff
Amie Kaufman

Resenhas - Aurora Ascende

pedrowyz 03/10/2023

Leitura divertida e dinâmica, personagens carismáticos e com personalidade, um bom início de trilogia, com um gancho ótimo para o próximo, não foi perfeito mas me agradou muito, pretendo ler os próximos.

Mavi Elentiya 28/09/2023

Várias aventuras e emoções (não faltará risadas)
Para quem procura algo diferente, engraçado e cheio de aventuras, se joga... Gostei bastante dos personagens, principalmente mais próximo do final onde já conseguia diferenciar cada um (são 7 principais no total, fora os agregados no decorrer da estória), a leitura é fluida e interessante, mas não deixa de ser pesada, é uma baita ficção, quando começa a falar sobre a galáxia e sua imensidão da até crise existencial ??.

Um dos pontos negativos mais gritantes, ainda mais do começo, são as narrações de cada capítulo feito por um personagem, mesmo contendo a sinalização de quem será o narrador, bate um pouco de confusão e é necessário um tempinho para lembrar quem é quem.
Outro ponto de extremo incômodo é que em alguns capítulos a narração não batia com a personalidade do personagem, inclusive ocorrendo de estar sinalizada com o personagem A, mas do nada mudava para B.

No geral é um ótimo livro, bem diferentão e envolvente, dá para ler por horas e nem sentir, apesar dos pontos negativos é uma leitura muito boa e recomendável, mas é necessário ter um pouco de atenção.
Para o pessoal que gosta de romance, aqui é bem escasso, pois não é o foco, só que dá para shippar tranquilamente, não há cenas pesadas ou putari@, e tirando um ou outro palavrão bem leve e algumas interações subentendidas, não tem nada demais, castidade pura.

Adendo: Tem uma personagem chatinha, mas no final da até dó, então só relevem.

Le_fish 26/09/2023

Amo essa legião
Saio apaixonada pelo Legolas alienígena, triste pelo dragãozinho.
Nunca irei superar aquela declaração.

LiLi01 19/09/2023

È um livro muito bom de vdd, vê esse esquadrão improvável formar uma amizade è muitos lindo, ainda n faço a mínima ideia do q eles tão enfrentando mas se eu ler o resto certeza q descubro. Amei os personagens, senti raiva de alguns? Óbvio. Porém msm assim gosto muito de todos.

"? Nós somos Legião ? diz ele. ? Nós somos luz ? responde Scarlett. ? Iluminando o que a escuridão conduz ? nós dizemos em uníssono."

ThamyS.B. 16/09/2023

Não recomendo este livro, nem a quem gosta de livro popular
Quando comecei a ler, estava com muita expectativa porque gosto de ficção científica e livro para público jovem. Mas eu reclamei do início ao fim e só terminei porque eu gosto de terminar o que começo. Parece que essa edição é mal revisada, mal traduzida ou o problema é com a escrita dos autores.

Desde o início encontrei várias coisas que me incomodavam e até olhei no idioma original para saber se era a escrita dos autores em si ou a tradução. Por exemplo, percebi que em um momento onde o cenário é descrito, no idioma original é um pouco mais longo e na tradução foi resumido à "coisas impossíveis", que é quando a Auri chega à Nave do Mundo pela primeira vez. Sem contar as diversas partes em que eu senti que deveria ter vírgula e não ponto final, encontrei até um erro de concordância ao longo do livro. Acredito que por isso a escrita é tão estranha, além de que algumas cenas ficam difíceis de imaginar e tem muitas referências complicadas de entender. No final, você não se acostuma com a escrita, a questão é que nas últimas 100 páginas a escrita melhora, ficando mais fluída.

Sobre os personagens, achei muito raso, mal desenvolvido, como se estivessem forçando a relação entre eles para chegar rápido no ponto em que queriam saltando os processos em que relacionamentos acontecem (mesmo para um personagem ficcional parece não-natural). Acho que o fato de trocar de perspectiva entre 7 personagens principais também não ajuda muito, me apeguei muito pouco aos personagens.

E sobre a história em si, como só no final que melhora, tenho a sensação de que só as últimas 100 páginas foram pensadas e bem escritas. Todo o resto parece uma história mal construída para encaixar com a única parte bem desenvolvida, de certo modo.

Giullia 09/09/2023

Que livro bom meus amigos, me tirou de uma ressaca literária de uns 6 meses, eu não tenho palavras pra descrever o tanto q esse universo me prendeu, não tive dificuldade pra lembrar o q era o q no livro kkkkk pq sempre em livros assim eu não me lembro mto bem dos nomes difíceis, mas com esse foi diferente (Glória kkkkk).
As migalhas de romance ??
A morte de você sabe qm, eu juro q não tinha me conectado tanto com esse personagem, mas ver ele morrer e deixar todos pra trás me deixou em prantos, eu realmente espero que o Criador de um jeito e traga ele de volta kkkkk
E por favor deem mais voz pra Zila, os poucos capítulos q tem ela são minúsculos, eu preciso conhecer ela melhor, saber o q se passa naquela cabecinha dela.
Mas é sério, ansiosa pra ler o segundo e livro e mergulhar ainda mais nesse universo maravilhoso ??

SosoDuarte 01/09/2023

Muito bom!
Um universo maravilhoso e cheio de mistérios. Nunca tinha lido um livro nessa temática e confesso que amei! O livro é muito fluido, não teve nenhuma parte em que fiquei entediada, os plots são totalmente inesperados e MUITO bons.
Eu estou ansiosa para ler a continuação!
enfim, recomendo!

catherine.pinkerto 31/08/2023

A scarlett é uma 🤬 #$%!& a cat é uma chata que só se resume ao tyler o kal é um 🤬 #$%!& doce e depois de um certo ponto só se focou na auri o finian tem traços misóginos - apesar de ser engraçadinho - e o tyler é um bundao basicamente

Agora falando sério, o universo todo é muito bem construído e explorado. É uma criatividade enorme e diferenciada, é agradável - apesar de que você pode se perder um pouco - ver um universo tão vasto e complexo.

Já a escrita deixa a desejar em níveis catastróficos. Se o livro tivesse menos piadas machistas e sexualização desnecessária feminina, ele seria bem mais curto e melhor.

Os personagens tem uma construção terrível, menos a Auri. Os relacionamentos pessoais entre eles são corridos e muito chatos. Kal e Auri foi um negócio (por falta de palavra melhor) tão do nada e tão mal desenvolvido. Do nada ele simplesmente percebeu que ele era a alma gêmea dela e ficou chamado ela como tal sem ela mal saber (o que convenhamos é bem esquisito). Fora que eu não senti nenhuma química entre eles dois, assim como Tyler e Cat - meu Deus, se há um (possível) casal que é um desastre são eles. Não tem bom desenvolvimento, não tem química alguma, chega até a parecer forçado uma coisa dessas.
A Cat é simplesmente obcecada pelo Tyler. Ela não tem maturidade alguma, você vê uma criança mimada nas atitudes dela.

Uma personagem que poderia ter sido menos explorada como marmita com certeza é a Scarlett. Em diversos momentos ela se prestou uma amiga incrível e uma pessoa extremamente querida, mas não, vamos focar nos 45 namorados que ela teve e como ela sabe comprar sutiãs. Ela além de ser taxada de um jeito nada além de promíscuo, fez a vida através dos sonhos do irmão dela - simplesmente para cuidar dele. Com certeza ela é uma das mais injustiçadas.

Ao decorrer do livro o Kal simplesmente parou de se focar nas questões dele e a vida dele se prestou em torno do amor repentino dele pela Auri, o que é ridículo.

Não sei se lerei o resto da trilogia porque foi um livro que tinha tudo para ser bem sucedido. E acredito que ele é um bom livro, só deveriam rever os personagens, se aprofundar mais neles e não os resumir a questões esdrúxulas.
Mas de resto, é uma leitura bem agradável e se você não for muito crítico, não ligar muito para o machismo ou falta de desenvolvimento dos personagens, com certeza é um 5 estrelas.

Julinha 31/08/2023

Mistura de star wars, the 100 e the last of us
Amei a leitura, a primeira parte é meio parada, mas a partir da segunda o negócio vai que vai.

A forma como o mundo é estruturado é muito bom, espero quero desenvolvam mais. O único ponto ruim, para mim, é a mudança de pov durante o livro, não sei, lá deu a sensação de descontinuidade.

Agatha 30/08/2023

Aurora Ascende
O livro em todo momento é bom ,mas não senti necessidade de um "romance " ,foi incrível o modo que o livro descreve aquele ser com bilhões de anos que são várias vidas em uma só mente ,desenvolvimento da cat foi perfeito e o desenvolvimento da Aurora é do Tyler poderia ser um pouquinho melhor .

Cacá.44 29/08/2023

Aurora.
Eu estava com esse livro a quase um ano na estante, e hoje me pergunto o porque não li antes. Uma das primeiras coisas que me agradou foi a escrita, que é super fluída. E depois vem os personagens que são muito cativantes é cada um com sua personalidade autêntica. Aurora nossa personagem principal é uma garota que está perdida, mas tem resiliência e coragem eu adorei ela. Ansiosa para os próximos ??

Silva_evyw 29/08/2023

PERFEITOOOOO
O melhor livro que já li esse ano. MDS eu não tenho palavras para descrever essa perfeição. Ahahahahah é a primeira ficção científica que eu leio e eu simplesmente ameiiii. Os personagens são maravilhosos, o universo e maravilhoso TUDO é incrível. FAVORITADO com certeza. Amei amei amei..

Natália 28/08/2023

Essa é uma leitura que gostei e não gostei ao mesmo tempo ?

Tem um ritmo constante e acaba sendo muito fluida (tanto que li tudo em dois dias), mas não gostei dos capítulos serem intercalados entre os personagens. Apesar de ser bom conhecer um pouco mais de cada um, acabou se tornando uma coisa meio chata e várias vezes eu esquecia quem era que estava narrando naquele momento.

O início do livro é um pouco confuso, mas gostei de tudo ser introduzido aos poucos e de ir conhecendo tudo junto com a própria Aurora.

Algumas coisas me surpreenderam e outras acabei adivinhando. Não tenho certeza se vou ler a continuação, mas acredito que o segundo tem muito potencial pra ser ainda melhor do que esse.