Santo Butiá

Santo Butiá Sofia Neglia

Resenhas - Santo Butiá

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 27/08/2021

Vamos conhecer um pouquinho do Rio Grande do Sul?
A protagonista deste conto chama-se Johanna e ela está para começar uma faculdade de Medicina Veterinária, em Santa Maria (sim, a cidade do acidente na boate Kiss). Sendo de Porto Alegre, Johanna precisa decidir onde morar em Santa Maria e acaba aceitando o convite de uma tia que não conhece tão bem, para morar com ela no sítio da família.

A tia — de nome Astrid — é irmã do pai de Johanna, mas ele parece um pouco contrariado pelo fato da filha escolher morar com ela, ao mesmo tempo que acredita que possa ser bom, por ela ser uma pessoa solitária. Quer dizer, isso é o que ele explica a Johanna.

Ao chegar no tal sítio, e conforme vão passando os dias, Johanna se surpreende cada vez mais, tanto com o local quanto com a própria tia. E nós, leitores, somos fisgados pela magia do lugar, mas também pela vontade de, assim como Johanna, entender porque o pai praticamente não falava do tal sítio e de sua dona. Será que esse mistério irá se resolver?

Ah, e você não sabe o que é butiá e não entendeu o título do conto? Sem problemas, eu também não sabia e adorei entender ao longo da leitura!

site: https://blogdastatianices.com/2021/08/27/santo-butia-sofia-neglia/

w.keyth 10/01/2023

Santo Butiá
E como faz cachaça boa!

Mais uma obra de aquecer o coração feita pela Sofia.
Tia Astrid me recorda uma amiga, que tem o mesmo jeitão hippie mas que mora na capital e sofre por não ter esse tipo de liberdade que o campo oferece...
Leria mais 500 páginas desse conto se fosse possível, só para ver a forma como Sofia trouxe ao cenário nacional todos os gauchismos que são, sim, tradições - e que mantemos em vários outros lugares do mundo.