A Velha Loja de Curiosidades

A Velha Loja de Curiosidades Charles Dickens

Resenhas -

Marcos 23/08/2022

Leia Dickens
Esse foi meu primeiro contato com as Obras de Charles Dickens, sempre ouvir falar muito de seus romances, principalmente por Oliver Twist, e com a Velha Loja de Curiosidades não me decepcionei.

Há um estilo bem peculiar em sua escrita. Creio que o desenrolar da trama da história fica até em segundo plano, mas como ele descreve os lugares, os sentimentos das personagens, a pobreza da cidade de Londres, como todos lidam com as situações torna a leitura tão prazerosa que é difícil parar de ler.

Existem dois capítulos no livro que me deixaram em total imersão, como se estivesse no texto, o que ele descreve a pobreza de Londres, e o que ele conta o desfecho da Nelly.

Falando na totalidade, podemos dizer que A Velha Loja de Curiosidade a narrativa é desenvolvida como uma novela, há vários núcleos de personagens, os capítulos dos livros são reservados para contar as intempéries dos protagonistas, das antagonistas, dos coadjuvantes, e em alguns momentos as histórias de cruzam entre eles.

O fim do livro é surpreende, creio que podemos falar que houve um plot twist, que me deixou boquiaberto, realmente não esperava.

Então, creio que todos leitores em algum momento devem ter contato com Dickens, se não for com esse texto, deve ser com outro, pois ele não é considerado um cânone à toa.

Leandro190 10/07/2022

Charles Dickens: simpatizante do pobres, miseráveis e oprimidos
Diz-se que no epitáfio de Dickens há uma menção a ser o defensor dos pobres, miseráveis e oprimidos e de fato percebi essa obra muito comprometida com as mazelas de seu tempo e lugar. Há nela uma crítica social muito forte e um cuidado sublime com as crianças. Talvez para a Inglaterra, lugar onde se passa a narração, as desigualdades sociais representadas no livro tenham ficado para trás, infelizmente para nós a pobreza, a fome, o desamparo ainda refletem nossa realidade. Gostei muito do estilo de escrita dele e alguns detalhes desse livro são muito legais. O principal vilão da história é sensacional, vale a pena conhecê-lo, mesmo que seja para desprezá-lo. Outro detalhe que achei muito legal foi a citação feita a cerveja....nada de chá das cinco, para os personagens dessa história o álcool é a principal bebida. Acho relevante falar que essa edição tem uma ótima relação custo/benefício. Enfim, caros amigos, se vocês gostam de literatura inglesa Dickens é o "cara".
Raquel 11/07/2022minha estante
Uau... arrasou!!!

Daniel.Bazolli 22/01/2022

Extenso demais e sem necessidade
Não é um livro ruim, o final dele é muito bom, deixa tudo bem explicado e tals, nenhum personagem fica de fora, mas 700 PÁGINAS era totalmente desnecessário... Foi muito enrolação, extremamente demorado para as coisas acontecerem, o livro começa a fluir a partir do capítulo 25 que é tipo o final do primeiro livro. Teria dado uma nota melhor se tivesse sido mais curto e conciso.