Maria Montessori, Professora de uma Nova Era

Maria Montessori, Professora de uma Nova Era Laura Baldini

Resenhas - Maria Montessori, Professora de uma Nova Era

Clarissa 05/08/2021

Este é romance biográfico de Maria Montessori, uma italiana que enfrentou o maior desafio de sua vida; ser mulher! Ela foi a primeira mulher a cursar medicina, um ambiente hostil, machista, humilhante... mas nada disso fez com que a jovem desistisse de tornasse a primeira "dottoressa"na Itália.
Maria foi a melhor aluna e assim escolhida a trabalhar em alguns hospitais, mas foi num hospício que encontrou sua maior meta de trabalho.
Com estímulos externos que Maria oferecia às crianças com necessidades especiais, trouxeram resultados de aprendizagem imagináveis.
Com resultados positivos, Maria começa a se destacar em outros países.
Além do profissional, vamos conhecer também sua vida pessoal... seus medos, desafios, amores, amizades e decisões questionáveis.
No decorrer do tempo, Maria percebe que seu dom é a educação para crianças, assim faz pedagogia e seu método é conhecido e aplicado no mundo todo.
O método Montessori.
amanda 03/09/2021minha estante
Eu estudei até o 5 ano pelo método, é excelente

Heloisa.Agibert 04/02/2022minha estante
Muito bom poder ler a vida e obra de uma mulher que revolucionou a educação , e encarou na sua vida decisões difíceis para manter algo que tanto lutou para conquistar. O legado que nos deixou principalmente o papel da mulher na sociedade patriarcal, como ela mesmo disse?muito tempo se levará até a mulher ganhar igual ao homem?, 2021 é isso ainda não aconteceu.

Menina Ciria 28/06/2023

Eu não acreditava na veracidade da história por causa dos fatos abordados no romance mas no final a autora apresenta diferentes fontes que ela recorreu para montar o quadro que nos foi apresentado. Maria Montessori teve uma trajetória incrível e sofrida. Uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no país teve que driblar inúmeros desafios de descrédito de suas habilidades cognitivas por ser mulher. Seu maior desejo era transformar a escola em um lugar alegre (Maria, ainda precisamos de você por aqui no século XXI!). Sua teoria foi criada com base nos princípios do respeito, liberdade e tolerância. Você já pensou em praticar isso na sala de aula? ? eu já.

Kessia.Santos 20/10/2022

Maria Montessori uma mulher de temperamento colérico
Um romance biográfico de tirar o fôlego é este livro. A autora Laura Baldini fez questão de retratar toda a força de Maria Montessori para chegar ao método que temos hoje sem tirar sua humanidade. Montessori é uma mulher de gênio forte, que se apaixonou por Montessano, ficou grávida dele, mas teve que fazer uma escolha: Casar com Montessano, criar um filho ou se destacar na carreira... Fazer esse tipo de escolha numa época em que as mulheres não tinham voz , deve ter sido muito complicado. Tenho certeza que ela sofreu muito pela escolha que fez... Sofreu por um bem maior, se exilou por um tempo e logo depois suas vestes disseram o quanto doeu tudo que estava acontecendo, mas ela foi persistente, e o resultado é esse que temos hoje.... o legado que ela deixou. Tanto é, que seu filho continuou disseminando a filosofia de sua mãe. Não vou entrar em mais detalhes, vou apenas dizer que, quem não leu, mesmo que não conheça a metodologia de Montessori, aconselho você a ler. Nesta literatura você encontrará uma mulher empoderada, independente, autêntica, corajosa e apaixonada.
Montessori é uma mulher que não só revolucionou a educação, mas também a ideia das mulheres e seus papéis na sociedade.
Montessori é hoje minha inspiração como mulher, mãe, empresária, professora. Seu método não é apenas pedagógico, é uma filosofia de vida ??

Ana 22/12/2021

História emocionante, escrita fraca...
Esse livro escrito por Laura Baldini é um romance biográfico da médica, pedagoga, psicóloga Maria Montessori e conta como ela desenvolveu seu método para ensinar crianças, primeiramente com dificuldades cognitivas e depois esse método foi e é utilizado para ensinar qualquer criança. A história é interessante e emocionante. Mas o jeito que a autora escreve é tão cheio de exageros e hipérboles que parece uma fanfic. Tipo: "Ela tinha uma beleza fora do comum.", "Estava extremamente elegante e bonita." "Ela decidiu lutar contra todas as injustiças do mundo." E também não entendi o motivo de ficar enfatizando tanto que ela vinha de "uma família muito abastada da Itália." Enfim, achei um livro mediano. Embora a história seja emocionante e interessante.

ritita 10/12/2022

Das melhores biografias que já li
Faz tempo que não leio uma biografia tão rapidamente, e tão bem narrada.
Quando minhas crias eram pequenas (séc. passado), era modinha as escolhas usarem como marketing o "método Montessori", após ler o livro fiquei sabendo (olha o aprendizado aí, gente). 1- Não existia pré escola (Jardim de Infância e pré-primário ou classe de alfabetização). 2 - O criador destas classes foi o alemão Friedrich Fröbel (1782–1852), metódo expandido por Maria na Europa.
2 - As escolas eram caixotes sem qualquer distração para crianças além das aulas.
Mas vamos falar da dottoressa Maria.
Moça de família de posses que amava estudar e a contragosto dos pais resolveu "encarar" a faculdade de medicina, sendo a primeira mulher a fazê-lo em Roma. Sujeitou-se a todos os preconceitos machistas da época; para para estudar dissecamento, tinha que fazê-lo a sós após o término das aulas dos homens, sem professor, tirando sozinha suas próprias conclusões ou tirando dúvidas um dia após – não era permitido alunas sozinhas com professor numa sala.
Maria era dedicadíssima a seus estudos, além da faculdade fazia pesquisas nas bibliotecas, terminando os estudos com as melhores notas da turma.
Fugindo do preconceito da sociedade da época de uma mulher exercer a profissão de médica, e de sua mãe que a queria casada e com filhos, ingressou como assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma.
Dedicou-se ao estudo e à realização de experiências com as crianças portadoras de distúrbios de comportamento e de aprendizagem, até descobrir que os tais aleijadinhos, retardados e débeis mentais* respondiam a suas interações lúdicas tentado integrar a brincadeira ao tratamento para auxiliar no processo de expressão e desenvolvimento dos pequenos, tendo êxitos imensuráveis.
Amei conhecer detalhes sobre os fundamentos da educação infantil para crianças especiais.
Detestei a soberba de Maria. Por conta da mídia (jornais e revistas) darem especial atenção a sua causa, a moça achava-se a pessoa mais importante do mundo, em sua vida profissional e pessoal.

Mgpnp 29/03/2023

Uma biografia interessante
Gostei muito de conhecer a vida da pessoa que deu origem ao método montessori.
Muito interessante e com várias reviravoltas.
Uma mulher de garra

Ana Paula Carnevale 05/12/2022

Muito bom conhecer a mulher por traz do método e todos os conflitos de gênero para alcançar o título de medicina, colocar seu nome.em seus estudos, ser levada a sério num mundo onde a mulher nao tem voz. Muito bom!

Iva 18/12/2023

Uma mulher muito a frente do seu tempo
Uma mulher a sobreviver num mundo tipicamente de homens. Conseguiu formar-se em medicina e ser melhor do que a maioria dos colegas. A sua sensibilidade tipicamente feminina ajudou a que o seu trabalho progredisse mais rápidamente. Contudo, apaixonou-se, viveu um grande amor e no fim teve de optar entre o amor e carreira. A carreira acabou por ser mais importante. O mundo ganhou uma grande médica e pedadoga mas seria Maria M. feliz?