Laranja mecânica

Laranja mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2081 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Alexx 28/03/2024

Bom livro, crítica...meio meh
O livro debate a crítica sobre a liberdade humana de uma maneira muito rasa e individualista, que uma pessoa deve sim ter liberdade irrestrita (tipo Monark das ideias) ao contrário de "preso"(mesmo o autor não falou exatamente isso, é a minha interpretação).tirando essa ideia de lado,eu gostei da linguagem nasat , de como a história caminha,legal acompanhar o Alex ,e o jeito que ele narra é muito divertido, não me arrependo de ler.
comentários(0)comente



Bia Paes 27/03/2024

Laranja Mecânica ?
A estranha jornada de Alex, um adolescente de quinze anos com total discernimento do certo e errado.

Alex cometeu atrocidades horríveis e foi exposto a um experimento nada ?horrorshow? que o fez mudar muito. Esse tchelovek sofreu muito até crescer.
Me compadeci muito na parte 2/3 em que ele está no abismo.

Simplesmente uma distopia fenomenal.
comentários(0)comente



JM_ 20/03/2024

Não é o filme do Kubrick
Pra quem vai ler não vão com essa esperança, a violência aqui é mais seca, bruta. O vocabulário exprime a diferença geracional, o livro é brutal com seu protagonista no nível que no fim das contas você acaba se importando com ele, mesmo sabendo que se trata de um marginal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joyce585 18/03/2024

Não é uma leitura skorre, mas é horrorshow
Alex, meu drugui! Eu gostaria de não nenhum peso na minha gúliver ao pensar em você. Suas rukas estão cheias de króvi, meus nogas querem correr o mais longe possível dessa história. Mas se é possível ter esperanças, você merece redenção. Essa não foi uma leitura skorre, mas foi uma leitura horrorshow. Não sei se é uma leitura que indico para todo mundo, pois está recheada de ultraviolência. Mas é uma distopia muito interessante, faz parte daquelas leituras clássicas de distopia de grandes nomes do século passado.
supostaleitora 19/03/2024minha estante
Amiga eu não entendi 10% do que tu escreveu, devo me preocupar??


Joyce585 19/03/2024minha estante
O livro todo é assim kkkkkkk tu imagina a minha aflição sem entender nada quando comecei a ler. Por isso que ele é considerado um livro cult (mesmo tendo glossário no final do livro, a gente demora para se acostumar)


supostaleitora 19/03/2024minha estante
Meu Deus, eu acho que ia me sentir muito burra kkkkkk Pior que esse livro tá na minha lista


Joyce585 19/03/2024minha estante
Juro que uma hora cê nem precisa mais do glossário e também tem algumas edições que traduz e livro sem essas gírias que o protagonista criou, ou seja, a gente lê como se tudo estivesse em português mesmo ???




Juliana2189 17/03/2024

Leitura complexa
Difícil de ler pelo fato de um vocabulário inventado pelo Alex. Apesar do final do livro ter o dicionário das palavras, é algo que no começo te pega muito, tentar entender.
Conforme a história vai ocorrendo, você vai se acostumando.
Fascinante como o governo acha uma maneira de "consertar" pessoas que são um perigo para sociedade. Mas a que custo?
comentários(0)comente



Guilherme 16/03/2024

Um narrador terrível e cativante
Já tinha visto o filme já muitos anos, mas o livro permitiu entrar na cabeça do Alex, nosso narrador. Ele é terrível, mas ao mesmo tempo cativante. As palavras nadsat (as gírias daquele mundo) ajudam a nós transportar pra esse lugar horrível. Foi uma experiência muito legal ler esse livro.
comentários(0)comente



Renata Bopsin 14/03/2024

A leitura mais arrastada que tive
Num geral é um livro bom, com enredo interessante e que traz muitas críticas sociais e etc. Fiquem atentos pois a edição clássica nos EUA não tem o último capítulo, o 21. E o filme do Kubrik é baseado nessa versão do livro com 20 capítulos. Não assisti o filme, mas para mim não faz sentido não incluir.
Mas a grande sacada do livro, é o maior impeditivo da leitura: dicionário nadsat. Achei genial incluir uma linguagem de gírias próprias, mesclando inglês e russo, mas é beeem cansativo.
Gostaria de ter lido com mais calma e paciência, pra justamente ficar mais imersa na história e aproveitar o enredo sem estar saturada, por isso que li em doses homeopáticas ao longo de 6 anos (em 2024 eu li a metade restante do livro em poucas semanas, pois a história chegou num rumo muito interessante).
Mas fica o alerta que é uma história sobre ultra-violência, é brutal, pesado e tem uma inspiração da vida de Burguess bem triste.
comentários(0)comente



Duda.neb 13/03/2024

Meio horrorshow
Eu sei que a línguagem inventada foi criada pra causar estranheza, mas não foi pra mim.
A história em si é muito boa, mas 70% das palavras não serem compreensíveis pra mim me fez ter ódio e passar raiva durante toda a leitura, toda a ver que eu lia a palavra horrorshow subia um desgosto.
A história é incrível, mas essa linguagem estragou a experiência da leitura pra mim
comentários(0)comente



EuCaio 10/03/2024

"Oh meus irmãos "
Clássico das distopias. A crítica é bem trabalhada, assim como os personagens.

Acredito que a parte mais complicada sejam algumas gírias e palavras específicas que são particulares a época dos personagens, mas nada que atrapalhe a experiência final.

Recomendo
comentários(0)comente



Rayhan Chamoun 10/03/2024

Aceitam um pouco de violência, ó, meus irmãos?
Eu assisti "Laranja Mecânica" há algum tempo, e o ilustre filme homônimo de Stanley Kubrick foi uma experiência única, logo, quando tive a oportunidade de adquirir o romance original que serviu de base para o roteiro do filme, não demorou para que eu desse prioridade a esta leitura, visto que queria enxergar a diferença entre as duas obras.

Anthony Burgess estabelece uma prosa matraqueada, que me foi difícil de absorver de início, já que a trupe de adolescentes rebeldes usa jargões que misturam inglês e russo em palavras totalmente novas, mas à medida que a história avança e analisando o contexto de cada período, fui identificando melhor essas nuances e a significação de tais termos contribui para uma experiência intrigante, para dizer o mínimo.

A história também é visceral, recheada de momentos perturbadores envolvendo agressões físicas, estupros, tortura, fanatismo, entre muitos outros temas que são levantados para discutir a inerência do bem e do mal e sua relação com a liberdade do homem.

Foi, sem sombra de dúvidas, um livro marcante e aprazível, e ter a oportunidade de ler o capítulo final da história e que foi suprimido da publicação original americana (e que acabou resvalando no filme, visto que Kubrick leu a história através desta edição e, logo, o filme não possui o trecho final) trouxe um quê mais filosófico e otimista da narrativa, digna de um clássico.

site: instagram/rayhan_chamoun
comentários(0)comente



Jeff Ettore 08/03/2024

Preferido
É a quarta vez que leio este livro. Em quatro fases muito diferentes da vida. Sendo a primeira leitura aos 17 anos e agora a quarta aos 34. Impressionante como sempre tenho a sensação de estar lendo essa obra pela primeira vez. É um dos meus favoritos, digno até de uma tatuagem.
comentários(0)comente



Gabriella168 06/03/2024

É melhor ser uma laranja podre do que uma laranja mecânica "
Que leitura! Primeiramente muitos gatilhos(agressão,estupro,homicídio, tortura, pedofilia) se você for uma pessoa sensível não indico muito.

Alex é um adolescente de 15 anos que extremamente rebelde , juntos com outros garotos da sua gangue comete inúmeros crimes dos mais simples aos mais pesados , um dia a polícia enfim o prende e dentro da prisão ele participa de uma experimento do governo para " tratar" os presos para que sejam pessoas boas e diminua e diminua os casos de violência.
O experimento é tão cruel quanto as coisas que o pequeno Alex cometia , mexendo totalmente com os impulsos de bondade maldade ele ser robotizado ao fazer o bem mesmo que seus pensamentos não concordem e caso pense demais fica enjoada de uma forma insuportável levando até ele querer cometer suicídio.

Isso nos trás uma crítica imensa à sociedade atual , aumentando na criminalidade infantil , redução de idade penal entre outros , será essa a solução? Até que ponto vale a tranquilidade, o silêncio de robôs não deve ser agradável !
Gabriella168 07/03/2024minha estante
*podre




Stefane64 06/03/2024

Isso aqui é a elite
A leitura é meio difícil no começo, mas depois você vai engajando na trama e flui super bem. Eu li a versão ilustrada e é linda, capa dura, um luxo só.
comentários(0)comente



2081 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR