Colo, por favor!

Colo, por favor! Fabrício Carpinejar

Resenhas - Colo, por favor!

1 | 2 | 3 | 4

Camila.Pizzoni 10/07/2020

A culpa não é do livro!
Só terminei de ler pra não abandonar a leitura pela metade. Mas a culpa não é do livro. Eu realmente não estava na vibe dele. Apesar de ser um livro cheio de obviedades consoladoras (e alguns tapas na cara sutis) que volta e meia precisamos ler/ouvir, as palavras me tocaram em pouquíssimos momentos. Várias partes em que a maioria das pessoas ficaria "ounnn", eu só conseguia pensar "aff... quanta baboseira." Desculpa, Carpinejar. Talvez eu esteja meio amarga para a proposta do livro. Tentamos novamente em um outro momento.
Renata 16/10/2020minha estante
Senti a mesma coisa, me parecia mais um diário pessoal que uma reflexão da vida.

Camila.Pizzoni 16/10/2020minha estante
Pois é, menina. Exatamente isso! Hahaha

MãeLiteratura 13/11/2020

Colo!
"O colo é o antídoto da saudade. O colo é o que tranquiliza a ansiedade. O colo é o lugar mais parecido com o coração fora de nossa caixa torácica. O colo é o esconderijo onde podemos chorar à vontade, porque estamos protegidos e livres do medo. O colo é o travesseiro de gente, encostar a cabeça em quem mais amamos para fechar docemente os olhos."
Ler Fabricio Carpinejar é saborear um belo texto, é refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre as pessoas.
A sua escrita é muito bonita, fluida, de fácil entendimento e com acesso irrestrito ao coração. Com este livro não foi diferente. Lançado em plena pandemia, é um alento para este momento tão conturbado e maluco que vivenciamos.
São crônicas poéticas. Como o título bem explica, precisamos de colo e é com ele que Fabrício nos brinda. Colo, aconchego, ternura, compreensão.
Reflete sobre despedidas, sobre família, amor, sobre expressar sentimentos, sempre no seu tom peculiar e encantador.
Fabrício escreve também sobre despedidas, sobre morte. O quanto somos surpreendidos com a morte. Que coisa mais estranha...como ele bem escreve "é como se a morte não tivesse autorização para morrer." "Os mortos não morrem, desaparecem."
Temas atuais e muito pertinentes estão neste livro curtinho, aliás está é minha única "crítica". A escrita é tão boa que eu queria um livro maior, que não acabasse rápido, embora as reflexões intensas permaneçam reverberando internamente por muito tempo.
Termino o livro querendo dar tanto colo quanto for possível para os que estão aqui próximos de mim, e quem sabe distantes fisicamente também.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/11/resenha-colo-por-favor-fabricio.html

Bia | @psicosedelivros 17/11/2020

Aconchegante
“– É a redescoberta das serenatas, das conversas ao entardecer, de apanhar o pôr do sol ou a lua, e manchar as camisas com os reflexos de luz.

Nos tempos de quarentena, manter a mente sã e o emocional equilibrado se tornou uma tarefa complicada. Há momentos nos quais nossas emoções entram em colapso e precisamos lembrar de manter a sanidade.

O livro se divide em quarenta crônicas que vão focar na situação atual da sociedade, e em como isso afeta a todos, claro, que de diferentes formas. É está tudo bem se sentir mal, está tudo bem não saber que caminho seguir no momento, você não está sozinho nessa.

A ideia do autor, acredito eu, seja nos fazer enxergar que mesmo na dor e no desespero, há esperança, tudo depende da nossa perspectiva.

De uma forma lírica e poética, o autor explana seus sentimentos sobre o momento atual e por vezes suas concepções sobre outros assuntos, abrindo um leque de temas pertinentes dentro de suas crônicas, e assim, não debate apenas sobre o isolamento social, mas fala também sobre amor, família, relacionamentos, e situações cotidianas. E foi esse o ponto que não me fez favoritar a obra, alguns assuntos se tornaram repetitivos, na minha concepção.

A principal reflexão que esse livro me trouxe foi como estamos vivendo e que escolhas temos feito. Realmente estamos vivendo? Pois não importa a situação, nós fazemos nossas escolhas e decidimos como vamos nos portar diante das adversidades da vida.

Carpinejar tem uma escrita tão doce e especial, e realmente me fez sentir suas palavras. Não é fácil, ninguém nunca disse que seria, a vida as vezes nos dá umas rasteiras, mas o importante é se levantar, tudo bem cair, mas nunca fique no chão. Levante-se e viva, a sua maneira, mas viva.

“O medo passa, o afeto fica.”

Guria dos livros 16/06/2022

Me identifiquei
Retrata não apenas as reflexões que tivemos durante a pandemia como também em toda nossa vida.
Realmente acho muito difícil alguém não se identificar.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Renatinha 13/06/2020

Excelente
Leitura tão agradável que te leva, te distrai e move seu pensamento para reflexões importantes!! Gostei demais e recomendo a leitura!!!
Safiira 19/06/2020minha estante
Como eu faço para começar a ler ? Não estou conseguindo

Sou nova aqui .

Já tentei em tudo

Renatinha 19/06/2020minha estante
Vc quer ler o livro pelo app?

Leonardo.Maximo 06/07/2020minha estante
Da pra ler pelo app?

Renatinha 06/07/2020minha estante
Até onde eu sei não dá pra ler não, Leonardo

Lorena 12/07/2020

Leveza
Esse foi o primeiro livro que li do Carpinejar, mesmo o acompanhando a anos no Instagram. Não poderia ter escolhido melhor livro. A leveza e sensibilidade deste homem encanta, acalma. O livro fala do que propriamente é: COLO! Em um momento tão delicado, essa leitura me abraçou, me fez enxergar as sutilezas que passam despercebidas em meio a uma pandemia. Precisamos de uma dose de sensibilidade em meio ao caos. E Carpinejar me trouxe isso.

Carla 30/08/2020

Um bom livro para se ler quando se está precisando sentir certa tranquilidade. Me trouxe muitos sentimentos bons.

Amanda 16/06/2020

O livro é colo.
Colo, por favor! É um título que, na minha opinião, cumpre o seu papel, acalentar com as palavras. Conversar com a ansiedade deste tempo de Pandemia. Há textos mais significativos e profundos do que outros, mas é óbvio que isso está baseado na vivência de quem lê. Para cada pessoa isso muda muito, creio eu. Sou "fã" do autor, já li 10 livros de sua obra e gosto da forma cotidiana e poética que Carpinejar escreve. Sempre fico com a sensação de que ele sabe da minha vida e das pessoas que estão próximas a mim e tem um bom conselho para dar. (Risos) Acho o autor muito bom com as observações sobre as pessoas e como elas se relacionam. O livro é sensível e gentil.

Camila Todesqui 03/05/2021

Lindo!!!
Leitura que nos abre os olhos diante dos momentos que deixamos passar. Em tempos de pandemia, muita coisa que não valorizamos antes, passamos a reparar mais. O amor e cuidado sempre vence!

cinthiaan 09/01/2022

Que livro sensivel!
Foi minha primeira experiência com a escrita de Carpinejar. Sempre tive vontade de ler algo dele e posso dizer que me surpreendi muito! Um livro sensível e muito pertinente. A pandemia trouxe além de muita dor, uma oportunidade de dar valor a coisas que antes não tínhamos tempo de perceber e Carpinejar explora com maestria todos esses detalhes.

Mari 24/09/2020

Leve
Amo Carpinejar e acabei pela primeira vez um livro dele. Esse é leve, de leitura rápida, que aborda temas rotineiros mas de uma forma tranquila, levando a reflexão.

Karoucruz 14/03/2021

Maravilhoso
Como eu já sabia, Carpinejar arrasou em suas crônicas incríveis. Amei cada uma. ??

Kenidy.Lucas 14/12/2022

Simplesmente incrível
Segundo livro que leio nacional e primeiro do Capinejar, e foi o suficiente para já querer ler mais obras dele, reflexões profundas e que até hoje vivem em minha mente.

Mila F. @delivroemlivro_ 03/08/2020

Amei
Toda a situação de caos que estamos vivendo nesses tempos de isolamento acabou fomentando o desenvolvimento de Colo, Por Favor (2020) de um dos escritores contemporâneos mais aclamados do Brasil: Fabrício Carpinejar, nessa obra temos 40 crônicas que nos fazem refletir sobre sentimentos, emoções e temas do cotidiano que acabam se tornando tão pertinentes diante dessa pandemia.

Porém, antes de falar meu veredito sobre Colo, Por Favor preciso confessar que mesmo já conhecendo o escritor, pois acompanho-o em suas redes sociais e leio alguns de seus textos na internet, ainda não tinha lido nenhum de seus muitos livros, o que é lamentável, pois sempre o admirei. Mas há um tempo certo para tudo nessa vida e olha aqui, finalizei Colo, Por Favor de uma sentada só e fiquei absurdamente imersa das palavras de Carpinejar.

Como se trata de um livro de crônicas, obviamente, o leitor acaba se identificando e gostando mais de umas do que de outras e, isso aconteceu comigo, mas mesmo aquelas que não houve muita identificação, ainda assim achei-as incríveis.

Um ponto muito importante e interessante sobre Colo, Por Favor é o fato de que as 40 crônicas são escritas com uma fluidez absurda, então, você consegue ler super rápido, até porque essas crônicas são curtas, mas nem por isso deixam de passar a mensagem que foi proposta.

O volume é todo cheio de frases e trechos de efeito que pega o leitor de jeito e, em muitos momentos, pensava que tinham sido escritas para mim e, absolutamente TODAS AS CRÔNICAS trazem uma reflexão e uma emotividade pungente.

Não posso deixar de mencionar um detalhe sobre os títulos da crônicas: todos eles, praticamente, são frases de efeito e apesar de já prenunciarem o que vai ser abordado, a princípio, já proporcionam uma baita reflexão, então você começa a ler a crônica bastante reflexivo e durante a leitura ainda pode se surpreender ainda mais.

Agora quero compartilhar com vocês os títulos de algumas das crônicas que mais me marcaram:
7. Se não está rezando, alguém está rezando por você
8. Não deixe nunca o cansaço roubar a sua educação
9. A gentileza salva o mundo, mesmo quando não sabemos
11. Não tem fila andando, está guardando y lugar à toa, a concorrência é uma fantasia para você aceitar qualquer migalha no amor
12. Não duvide da criatividade da culpa. As pessoas encontram as razões mais malucas para justificar os seus erros
23. Mude devagar, aos poucos, com consistência. Toda transformação radical só traz recaídas
38. Amor-próprio é cuidar de si mesmo quando não se está doente
Os títulos em si, já são bastante sugestivos e como não quero que perda a graça quando você for ler, portanto, não vou explicar nenhum deles, mas devo admitir que é difícil apontar apenas essas crônicas, pois TODAS são muito boas.

Espero que vocês tenham ficado curiosos e se aventurem nessa delícia de livro que traz tantas mensagens importantes de respeito, amor, empatia que estão precisando ser espalhadas nesse momento de isolamento e ficarmos em casa e nos preocuparmos uns com os outros.

site: www.delivroemlivro.com.br

1 | 2 | 3 | 4