A China Venceu?

A China Venceu? Kishore Mahbubani

Resenhas - A China Venceu ?

marcooscaioo 30/12/2023

Visão ampliada sobre a questão China-EUA
O diplomata singapurense Kishore Mahbubani se propõe a debater o questionamento público da mídia ocidental, que leva nome ao seu livro, ?A China Venceu? O desafio chinês a supremacia americana?.

O autor trás uma visão responsável sobre as duas maiores potências mundiais dá contemporaneidade, Estados Unidos e China. Como Mahbubani apresenta, a China ainda é a segunda maior potência, mas ela caminha para ser o país número um do planeta. Não apenas por seu poder econômico, mas devido sua articulação enquanto governo que busca desenvolver todas as potencialidades de seu povo, na mesma medida em que faz parcerias comerciais com outros países sem interferir nos assuntos internos de seus aliados.

Durante a leitura, identifiquei alguns problemas na análise do autor que são cruciais para entender nossos tempos, um exemplo é que a pouquíssimos comentários sobre o neoliberalismo, algumas comparações simplistas com relação a antiga URSS, além de um anticomunismo comum em autores que permeiam o status quo.

Em contraposição, Mahbubani trás uma boa explicação geopolítica sobre a relação China-EUA, demonstra erros na postura de enfrentamento que os americanos tomaram, ele observa ações que até parecem inconsciente na política dos estadunidenses, um país que se acredita o mais racional, mas que realiza um conflagrações à China de modo irracional. O diplomata avalia que esse preconceito pode ter sido construído pelo chamado ?perigo amarelo?, o chinês como um invasor violento. Ao lemos o escrito, podemos perceber que o autor não recai em orientalismos, acredito que seja devido sua origem asiática, o que dá uma visão ampliada sobre a questão discutida em todo o escrito.

AlanBorel 31/07/2023

A China (ainda não) venceu
Um livro interessante do ponto de vista de sua abordagem a que se propõe o autor.

Retrata a posição de EUA e China no contexto atual, fazendo uma análise de sua história, atitudes geopolíticas do passado e presente, e uma prospecção para o futuro da Ascenção chinesa e a posição de Nr 2 dos EUA.

A clarividência do aspecto econômico chinês em superação em um futuro próximo a liderança global torna a república da China como principal ator em decisões neste conglomerado mundial.

Um aspecto que se deve ressaltar é a abordagem que o autor destrincha ao apontar os diversos erros americanos , principalmente sob a administração Trump, tornando a figura chinesa mais aceptível ao leitor e ao mundo. Tal abordagem, encontra falta de dados sobre informações do PCC e sua administração, tendo em vista seu sistema político atual, o que em algumas passagens chega a se configurar como uma leitura estritamente propagandista do mérito chinês.

Importantes lições podem ser retiradas desta obra, nao vou enumerá-las, mas sua expressão descritiva e argumentativa nos permite avaliar o mundo no qual eatamos inseridos e seus principais atores e líderes, cabendo ao leitor não julgar quem está certo, mas por qual motivo adotam determinada política nos diversos cenários que se apresentam.

LisboaPB 15/05/2023

Sem dúvida um dos melhores que já li de política externa.

1- Explica e apresenta dados com um olhar extremamente crítico e analítico da situação atual;

2- mostra como a política externa dos EUA atualmente desde o governo Bush e passando principalmente por Trump está ajudando a ascensão da China e ruíndo os EUA.

3- Se a China venceu? Spoiler: a pergunta que se deve fazer não é se a China venceu, e sim se a humanidade vencerá a mudança climática, as guerras, a competição hegemônica...

Matheus.Carbol 24/09/2022

Uma perspectiva diferente
Sempre disseram que os vencedores moldam a história e em todos os lugares lemos a história com um viés ocidental, muito baseada nos feitos americanos. Esse livro muda totalmente a perspectiva da história, com um autor de origens asiáticas é possível compreender um outro lado dos acontecimentos.
Um livro incrível, mas em certo ponto ele se torna desatualizado após os acontecimentos da Guerra Ucrânia X Rússia, uma vez que o autor acredita que a Rússia ficaria próximo aos EUAs e a realidade mostra uma aproximação muito maior com a China (Talvez um dia haverá uma atualização quanto a isso).

JP Scofield 18/03/2022

Sobre China vs EUA
"A China Venceu?" Trata sobre toda a treta geopolítica envolvendo a China e os Estados Unidos, visando informar os 2 lados e os seus erros estratégicos nessa guerra comercial.

Ultimamente eu tenho ficado meio alheio sobre todas as tretas geopolíticas globais, então esse livro caiu como uma luva.

Fiquei em choque ao saber de algumas situações, e outras partes só algo "já imaginava". Só reforçou a minha ideologia em relação aos EUA.

Entretanto, achei o livro um tanto quanto unilateral, de longe criticou bem mais os EUA que a China. Acredito que foi ideal para eu entender todas as merdas que os EUA fizeram, mas gostaria de um dinamismo maior de informações.

Falando de dinamismo, em algumas partes o autor é extremamente prolixo. Faz questão de alongar muito um determinado assunto ou repetir a mesma coisa várias vezes. Isso me deu um pouco de agonia (não estou acostumado com um cap de 35 páginas).

Concluindo, indico muito esse livro para você que deseja entender a treta geopolítica entre EUA e China e como isso pode mudar a nossa sociedade. O mundo está mudando. Temos que acompanhar, pra saber como agir.

Dave.Christian 10/01/2022

Uma outra visão sobre China X EUA
Uma análise mais imparcial sobre a disputa geopolítica, comercial e ideológica entre EUA X China. Uma visão muito interessante sobre a cultura, história e modos de pensar dos asiáticos em relação a nossa percepção (geralmente através da mídia ocidental) na disputa de poder das superpotências.

Bia 06/12/2021

Obra clara e concisa sobre uma questão extremamente atual: o conflito econômico entre Estados Unidos e China. O autor discorre de uma maneira bastante imparcial os erros e acertos de cada país, e quais serão as possíveis consequências se ambos continuarem nesse embate.

Bruno 22/10/2021

Riquíssima análise geopolítica de um relevante diplomata do sudeste asiático.
Por sua posição estratégica e imparcial no limite, Mahbubani é a pessoa ideal para fazer um estudo que foge do viés ocidental ou da propaganda marxista.
A China venceu? aponta os erros e acertos de cada lado na guerra comercial e cultural sino-americana. Coloca, ainda, no tabuleiro, os principais players internacionais que podem interferir nesse jogo.
Se as conclusões estão corretas, o futuro próximo nos mostrará suas consequências.
anicca 16/08/2023minha estante
1) "por sua posição estratégica e imparcial"
2) "foge do viés ocidental ou da propaganda marxista"

Edson Camara 18/08/2021

De nada adiantará riqueza e poder sem um planeta para habitar
Kishore Mahbubani escreve com conhecimento de causa, com a experiência de décadas de uma carreira de sucesso de diplomata e acadêmico, natural de Singapura acompanhou de perto nas ultimas décadas a evolução da China e o desempenho dos Estados Unidos e neste livro demonstra em diversas áreas, como diplomacia, economia e força militar em que pé os dois países tema estão e o que se deve esperar do futuro, caso as duas potencias continuem com as atuais estratégias em relação a si próprias e ao resto do mundo.
A conclusão do livro e a mensagem final no meu entendimento é que tanto a China, Estados Unidos e os outros 191 países do planeta devem encarar e mudar de atitude em relação a si próprios se quiserem garantir algum futuro a humanidade daqui para frente. De nada adiantará riqueza e poder sem um planeta para habitar.