A Flor Da Inglaterra

A Flor Da Inglaterra George Orwell

Resenhas - Essential Novelists - George Orwell

Carina 07/12/2023

Angustiante e desesperador
Que livro sufocante, o tempo todo na beira do abismo se preocupando e se desesperando pelos personagems, a maneira como Gordon vai se corroendo e se afundando em depressão é angustiante?.

Thata 03/05/2022

A flor da Inglaterra
Fiquei muito em dúvida de dar 5 estrelas , mas como minha mente funciona diferente acabei dando 4.5 . Eu adorei a história é muito boa e como sempre faz a gente refletir sobre o capitalismo , nesse livro em específico sobre o dinheiro. Só que por mais q eu entenda o Gordon a forma que ele trata as pessoas a volta com seus princípios me irritou e também o jeito extremista dele. Não consegui amar o livro mas gostei bastante dele.????

Iasmim.Almeida 27/03/2022

O capitalismo e as aspidistras.
A flor da Inglaterra de George Orwell faz uma crítica fortíssima ao sistema capitalista e as consequências econômicas e sociais destes "ideais". De forma análoga, compara o capitalismo europeu as flores aspidistras, estas tão presentes nas casas, quando as aspirações de prosperidade e sucesso nos corações de toda sociedade inglesa. No centro deste debate, encontra-se Gordon Comstock, um aspirante a poeta e escritor que tem por ideal viver à margem da sociedade capitalista. Contudo, seus princípios e ideais são tão contraditórios quanto confusos e impraticáveis em uma sociedade moderna, pós Revolução Industrial. Gordon, declara guerra ao capitalismo, ao dinheiro e ao sucesso, contudo, não consegue lidar com as consequências de sua escolha. Ao opor-se ao sistema econômico vigente e ao não encontrar meios de viver completamente fora deste, Gordon, passa sua vida a murmurar das consequências de suas próprias escolhas; e sim, a solução para todos os seus problemas era o dinheiro que este mesmo recusara de inúmeras maneiras. Gordon é um protagonista irritantemente chato e hipócrita. Uma vez que você não concorda com algo, imediatamente cabe a você apresentar uma nova forma para reformar o sistema, contudo, Gordon, além de insensato é hipócrita. Mas enfim... Vale a leitura. Os personagens secundários são bem construídos e coerentes com seus princípios e ideais.

Café 09/03/2022

Uma boa surpresa
Já havia lido dois livros do Orwel, ?1984? e ?A revolução dos bixos?. Esse livro me surpreendeu porque é algo totalmente diferente do que já conhecia. Eu não sabia o que esperar e essa leitura me trouxe vários sentimentos, em certos pontos fiquei com dó do personagem, em outros com raiva e em alguns reflexivo. Valeu muito a pena a leitura.