A Subida do Monte Carmelo

A Subida do Monte Carmelo São João da Cruz

Resenhas - A SUBIDA DO MONTE CARMELO

JAPA 13/07/2021

Transformação que se produz na união com Deus.
Pax e bem!

29º? de 36 > 2021

Simplesmente uma obra maravilhosa que entra para releitura em 2022!

Cumprirá a vontade dos que O temem, e ouvirá seus rogos, e os salvará.
Porque Deus é guarda dos que O querem bem (Sl 149,19).

? e ação!
(Mt 6,3)

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Vamoooo
#MinhaBibliotecaCatolica
#MBC

Izabel 15/09/2021

Um roteiro para santidade
De forma bem didática, São João da Cruz nos apresenta um roteiro detalhado de "desapegos" para se alcançar a união com Deus, embora o santo nunca tenha realmente finalizado o livro.
A linguagem é simples e as ideias são repetidas e explicadas várias vezes, o que torna mais fácil a compreensão da doutrina.
Mas não se engane, entender não quer dizer conseguir realizar (infelizmente rs).
O que este santo nos propõe é um caminho para a santidade, e como tal, um caminho bem árduo.

Como não poderia ser diferente, estes escritos conversam com os de Santa Teresa D'Avila.
Vale muito a pena complementar uma leitura com a outra.

Subamos!
roses in winter 15/09/2021minha estante

Sabrina 20/09/2022

Que todos os meus sentidos apontem para Cristo!
Que livro incrível!! Quantos ensinamentos valiosos!!
São ensinamentos profundos para aqueles que realmente desejam se aprofundar na caminhada com Cristo Jesus, e para aqueles que já estão caminhando algum tempo na fé e desejam se aprofundar e corrigir seus erros no percurso.

Eu nem fazia ideia de como o demônio podia usar tanto das coisas ditas santas, para nos afastar de Deus. Cheguei a ficar um pouco paranoica com as minhas orações/devoções para ver se realmente estava rezando ao Deus, ou fazendo a vontade do demônio rs.
Entendi que quando rezamos com segundas intenções, desejando só que Deus atenda nossos pedidos, isto não é oração. Oração é quando pedimos que Deus faça a vontade Dele em nossa vida, e quando confiantes que a vontade Dele é melhor do que os bens materiais inúteis que tanto ansiamos muitas vezes, Ele nos concederá muito mais do que pedimos porque Ele sim sabe o melhor para nós.

Ah, o que dizer sobre a Noite Escura em?! Que profundo é compreender sobre como os nossos sentidos influenciam na nossa vida com Deus, e como usa-los para nos aproximar de Dele.

São João da Cruz se aprofunda de uma maneira tão clara na nossa vida comum de oração de leigo e trás a tona 'manias' de todo cristão, como por exemplo a devoção as imagens e o cuidado que devemos ter com todas as devoções e orações, para não fazer delas uma superstição onde somente a partir daquela imagem e/ou oração Deus nos ouvirá, quando na verdade Ele conhece toda a intenção de nossos corações e poucas palavras e fé na vontade Dele bastam para que alcancemos a salvação eterna.

São João da Cruz, rogai por nós, para que passemos pela noite escura e sejamos dignos de adentrar no reio dos céus!

kaiocesr_ 28/07/2021

Livro excelente que entra na lista de releituras do ano que vem.
Na obra A subida do Monte Carmelo, São João da Cruz descreve todo o caminho que deve ser percorrido pela alma até chegar à união mística com Deus. No decorrer de todo o livro o santo dá inúmeros conselhos a partir da sua própria experiência.

Angerson 22/02/2023

Subida do Monte Carmelo
Neste livro São João da Cruz dá muitos ensinamentos para aqueles que buscam a união perfeita com Deus.

Através de seus ensinamentos entendemos como nossa alma precisa extinguir os vícios e multiplicar as virtudes para se aproximar de Deus dignamente.

Assim, São João nos vai ensinando através de vários exemplos e conselhos como podemos atingir esse objetivo.

A leitura se torna um pouco lenta pelo tamanho da experiência passada pelo santo, mas vale cada segundo dedicado ao livro.

Maria 11/06/2022

Belíssimo
É um ótimo livro católico, demorei para ler por precisa de muita atenção e sabedoria para cada capítulo. Ensina coisas incríveis e ajuda bastante em questão da fé, São João da Cruz é um belo santo.

Geany 16/10/2021

Elevado
A sensação que tive lendo esse livro foi tipo "Minha nossa, isso é muito superior para a minha tão principiante e imperfeita espiritualidade". Mas é incrível. São João da Cruz realmente colocou sua vida aos pés da cruz. Uma vida de desapegos das coisas da terra e união cada vez mais intima com aquele com quem queremos viver por toda eternidade (mesmo que as vezes a gente haja de maneira errada).
Esse livro possui muitos aprendizados. Recomendo.

José Carlos 01/11/2021

Um guia para melhor se unir a Deus
São João da Cruz explora muito bem sobre as coisas que é preciso se desapegar para que o ser humano tenha uma união mais perfeita com Deus.
As coisas sensíveis, ainda que boas, não são o melhor meio para alcançar. Em primeiro lugar, é preciso viver desapegado das coisas do mundo, para se apegar a Deus.

Marília 30/11/2021

Esse livro pediu uma leitura mais lenta para ser apreciado e digerido.
É um livro para estudo constante.

Mauro Jr. 20/04/2022

A subida do monte Carmelo
Nesses escritos São João da Cruz esmiúça detalhes sobre as coisas que nos tocam as almas e os sentidos, mostrando quais nos aproximam de Deus e quais nos afastam. Apresenta o que seria a "noite escura da alma" que seria o completo desapego das coisas desse mundo para a busca de Deus, que o homem jamais viu ou experimentou, e por isso mesmo não pode alcançar com seus próprios méritos, senão pela graça de Deus mesmo.

DindocA 09/04/2023

Desapegar-se de tudo que não seja Deus
O livro é maravilhoso apesar de bem técnico. São João da Cruz nos ensina como mergulhar em Deus desapegando-se de tudo que não seja Deus: sentimentos, coisas, pessoas, favores naturais e sobrenaturais e qualquer outra coisa criada.
Algumas vezes achei o texto muito cheio de detalhes, bem explicativo, parecia até repetitivo, exigindo do leitor bastante atenção. Mas a obra é linda, inspirada por Deus, com várias citações bíblicas e super válida para quem deseja aprofundar sua intimidade com o Senhor. É óbvio que indico!

Jéssany 13/10/2023

?EM SUA FONTE, A CASTIDADE SE CONSTITUI NO AMOR ESPONSAL AO SENHOR E NO DESEJO DE AMÁ-LO E SERVÍ-LO COMO ESPOSO DE NOSSAS ALMAS, AMANDO-O COM UM CORAÇÃO INDIVISO.?

"Sabe-se bem, por experiência, que a vontade, quando afeiçoada a um objeto, prefere-o a qualquer outro que seria melhor em si, porém, satisfaria menos o seu gosto. Se quiser gozar de um e de outro ao mesmo tempo, injuriará necessariamente ao que é superior e isto porque estabelece igualdade entre eles. Ora, como não há na terra coisa que se possa igualar a Deus, a alma lhe faz muito agravo quando juntamente com ele ama outra coisa e a ela se prende. Que acontecerá, então, se vier a amá-la mais que ao próprio Deus?".

São João da Cruz

Gabi Gonçalves 08/07/2022

Simplesmente uma preciosidade de livro, um consolo para a alma. São João da Cruz ajuda a trilhar um caminho mais intenso de entrega para aqueles que já estão mais tempo na igreja. É simplesmente perfeito