Um amor de mentira

Um amor de mentira Jae

Resenhas - Um amor de mentira

Tainateixeira92 27/01/2024

Há alguns anos, li este livro e decidi relê-lo após uma sequência de leituras densas. Fiquei totalmente envolvida com a trama, as personagens, o desenvolvimento e a narrativa. E, apesar de ser um clichê e seguir um caminho já conhecido, não diminui em nada a beleza da história. Pelo contrário, a familiaridade com o desfecho apenas intensifica o desejo de concluir a leitura. Apesar dos diversos pontos positivos, é impossível não mencionar o único aspecto decepcionante: a capa. Infelizmente, não faz jus às personagens e à atmosfera do livro. Acredito que possa ser pelo livro ser uma tradução, já que não é brasileiro. Contudo, esse pequeno detalhe não diminui em nada a riqueza da história e a qualidade da escrita.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 27/09/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Um Amor de Mentira é um romance lésbico (as duas mulheres se atraem exclusivamente e apenas por mulheres) que, como o próprio nome diz, teremos o clichê do relacionamento falso. Isso tudo porque a psicóloga Claire Reinshaw foi largada pela noiva e ela acha que isso não vai pegar bem nas negociações envolvendo seu livro sobre relacionamentos. Pensando nisso, ela contrata a atriz Lana Henderson para fingir ser sua namorada.

Claire e Lana são completamente opostas. Enquanto Claire é mais séria e introspectiva, Lana é mais despreocupada e carismática. De início, há uma certa implicância entre as duas, mas a convivência vai fazendo com que elas se tornem mais próximas. Porém, o contrato entre as duas causa bastante dúvidas e inseguranças sobre os sentimentos que estão começando a aparecer.

Há alguns detalhes bem legais na história, apesar da autora não focar/desenvolver tanto. Claire parece ter TOC. Lana é uma mulher gorda e que sofre ataques de pânico devido uma experiência traumatizante no passado. Teria sido bem legal se a autora tivesse desenvolvido mais esses aspectos, mas vida que segue.

A escrita da autora é bem fluída. A narração em terceira pessoa alternando entre Lana e Claire faz com que entenda e se aproxime de cada uma. Claire ainda sofre um pouco com a separação da ex-noiva, mas isso faz com que ela reflita sobre sua participação nesse fim e como equilibrar relacionamento e trabalho. Lana também foi magoada no passado, por sua namorada ter terminado com ela logo após uma experiência traumatizante em sua vida.

O desenvolvimento das duas é bem nítido, ainda mais que uma começa a influenciar um pouco na vida e decisões da outra. Fora que a química entre as duas é maravilhosa, desde a parte falsa do relacionamento até elas se entregarem ao sentimento.

O foco do livro é todo no romance que nasce entre as duas. A autora soube desenvolver bem todas as nuances e trabalhar as inseguranças de cada uma. É um slow burn bem construído. Um único detalhe que não me agradou muito foi o fato de ambas ficarem muito em suas cabeças e tirarem conclusões próprias sem ouvir a outra. Mas, fora isso, foi uma leitura bem gostosinha e que recomendo.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/09/resenha-720-um-amor-de-mentira-jae.html

paloma 07/09/2021

O livro conta a divertida história de Claire Renshaw, psicóloga renomada com tendências para o TOC, que vê seu noivado terminar as vésperas de fechar o contrato com uma editora para a publicação de seu livro que trata sobre relacionamentos duradouros. É nesse contexto e buscando transparecer uma imagem de credibilidade, que Claire, em parceria com sua agente, decide contratar uma atriz para representar o seu papel de noiva. Lana Henderson, a atriz que vai desempenhar o papel de noiva, não é bem o padrão de mulher que Claire esperava ter ao seu lado. Todavia, ela não esperava que Lana fosse tudo o que realmente precisava, não somente para o papel de noiva, mas para sua vida real.

Eu realmente gostei muito dessa história! Jae foi extremamente feliz ao executar a escrita desse livro! A história possui uma narrativa alinhada, coerente e MUITO divertida. O famoso, “clichê bem escrito”. Todavia, o clichê se resume somente ao romance, ao final feliz (sim, há um final feliz), porque fora isso, o livro foge dos padrões ao apresentar uma personagem principal nada convencional e este talvez seja o maior acerto da autora. O amor não é baseado em padrões e sim em vencer os próprios preconceitos e medos! O amor é construção e se permitir pode resultar em finais muito felizes. Recomendo muito a leitura.

ariadne90210 27/01/2022

Um Amor de Mentira
Aquele momento onde uma mentira traz resultados benéficos e maravilhosos.
Terminando essa história com um sorriso no rosto. É bom ler uma história onde as personagens vão se apaixonando lentamente até a faísca que surge venha a se tornar uma chama de amor ardente.

Diane 26/04/2022

Clichezinho bacana
Claire Renshaw tinha uma carreira de sucesso, um contrato para um livro e um relacionamento feliz. Até que seu mundo perfeito desmorona quando sua noiva cancela o noivado no dia da festa. Por estar solteira, o contrato do livro pode estar em risco, já que ela é uma conselheira de relacionamentos. Para tentar salvar sua publicação, Claire decide então contratar uma noiva falsa. Só que Lana Henderson, a atriz que aparece para o papel, é totalmente diferente da mulher ideal de Claire, pois é franca e bagunceira. Pelo menos Claire tem a certeza de que não irá se apaixonar por ela, mas a brincadeira de fingir ser um casal apaixonado começa a ficar sério, e os falsos beijos logo ultrapassam a barreira entre a realidade e ficção, mostrando a elas que um amor de mentira não é tão fácil de interpretar.

"Vamos encarar. Podemos ter convencido a todos de que somos um ótimo casal, mas é tudo de mentirinha. Na vida real, nunca conseguiríamos."

Este é meu primeiro contato com um romance LGBT protagonizado por mulheres, e é uma leitura que não deve nada aos romances que estou acostumada a ler. As protagonistas são bacanas, a escrita da autora envolve e o romance de conveniência é legal de acompanhar. O modo como Lena e Claire constroem o relacionamento delas é o que mais gostei na trama, apesar das inseguranças pelas circunstâncias e das grandes diferenças entre as duas. Elas se tornam amigas antes de se envolver romanticamente, e a dinâmica entre elas é bem divertida.

Cih 03/05/2022

Apaixonante
Leve,engraçado e apaixonante!
Ótima opção pra acalentar o coração e ficar prendendo a respiração esperando que tudo aconteça logo!

Alice Gonzalez 02/03/2022

Rápido, emocionante e envolvente.
Leitura que te prende do início ao fim. A escrita é fluída e te faz não querer largar mais, enquanto não chega ao final.
Única ressalva é que a capa da obra não tem nada a ver com a descrição das personagens principais e com a história do livro (merecia capricho melhor hein editora!) Fora isso, a obra é viciante. Vale a pena a leitura!

Tuca 04/08/2022

Quais os limites quando seu sonho está próximo de ser arrancado das suas mãos? Claire sempre sonhou em ter seu livro de autoajuda publicado por uma grande editora. O problema era que a editora não entendia como poderia vender o título “A arte dos relacionamentos duradouros: os sete segredos para uma vida amorosa próspera” se Claire acabara de levar um belo pé na bunda da sua noiva com quem ficou por sete anos. Ninguém iria acreditar que ela era capaz de ajudar as pessoas a terem relacionamentos saudáveis se ela mesma não conseguira salvar o seu. Como o desespero anda de mãos dadas com a desgraça, Claire concordou em contratar uma atriz para se passar por sua namorada/noiva para que assim sua carreira e seu sonho sobrevivessem ao fim do seu noivado.

Lana era o exato oposto da ex-noiva de Claire e também da própria Claire. Uma atriz com dificuldade de encontrar papéis e cheia de problemas financeiros, gorda enquanto Claire tinha neura de manter-se magra (o que incluía uma superstição besta de não comer carboidratos após as 18hs) que amava cozinhar, e carregava cicatrizes não só no corpo, como também na mente, Lana entrou nesse pseudorrelacionamento pelo dinheiro, especialmente pelo fato de que Claire era representação da profissão que ela mais detestava: uma terapeuta, e ainda pior, uma escritora de livro de autoajuda, algo que Lana acreditava só servir para roubar o dinheiro de pessoas em situação de desespero.

Esse foi o primeiro romance lésbico que eu li e também foi meu debut com a autora. Considerando que JAE é psicóloga assim como Claire, eu imagino o quanto dela tem na personagem. Os detalhes sobre como fazer parte de um relacionamento saudável e a maneira em que Claire vai percebendo por meio de um namoro falso que ela era cega quanto ao seu próprio romance com sua ex-noiva são feitos de uma forma muito suave. “Um amor de mentira” é um slow-burn bastante envolvente cuja pessoalidade de cada personagem se integra bem para montar o tipo de relacionamento que cada uma precisa. Duas pessoas opostas por completo, mas que ao terem que fingir para o mundo, necessitam ser mais verdadeiras do que tudo uma com a outra. Claire e Lana apaixonam-se por se permitirem a liberdade completa quando escondidas do mundo, por não precisarem temer o erro, mesmo que temessem não conseguir comprovar que o seu amor fosse real. E o mais interessante é o fato do relacionamento falso com Lana acabar sendo essencial para que o livro de Claire ficasse mais realista e mais completo, para que Claire se enxergasse mais, assim como à sua namorada.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

ev98 11/10/2022

Não julgue um livro pela capa!
Sempre que via esse livro no Kindle Unlimited eu tinha curiosidade em ler, mas a capa sempre me deixou com o pé atrás. Mas ter lido foi uma experiência maravilhosa. Fake dating + atriz que nunca conseguiu um papel bom + uma terapeuta com TOC.
Gostei muito do fato de que apareciam os pensamentos delas durante algumas cenas em itálico e assim foi capaz de ver a confusão que estava a mente das duas em relação ao namoro falso. O amadurecimento da Claire foi maravilhoso. Se você olhar a Claire noiva da Abby das primeiras páginas e a Claire da última página você consegue ver duas pessoas completamente diferentes, com prioridades diferentes. Que está com alguém pelos motivos certos.
Livro bem construído. Prende do início ao fim. Ao mesmo tempo que parece tão comum (por ter o fake dating) parece tão diferentes dos outros. Eu amei!

@lendosonhando 06/07/2021

Toda história é regada a um delicioso slowburn onde as protagonistas vão ao mesmo tempo trabalhando e reconhecendo suas fragilidades e finalmente despertando para o amor.
Senti falta dos dramas pessoais serem mais explorados como a mania de controle da Claire e o trauma que a Lana tem após o acidente de carro, bem como sua relação materna desgastada, porém nada que tire o mérito desse livro que trata de uma maneira tão real e normal o amor entre duas mulheres que infelizmente ainda é alvo de preconceito.
Se vocês amam uma comédia romântica recheada de clichês, do tipo slowburn com personagens palpáveis e cativantes POR FAVOR leiam Um namoro de fachada.
Panfletado e favoritado
@lendosonhando

JAssica165 21/07/2021

um livro leve, com uma pegada mais comédia romântica e um toque de slowburn. Tem o desenvolvimento do relacionamento da Claire e Lana muito interessante onde ela aprendem a conviver com as suas diferenças, apesar de nao ter um grande foco nos traumas e toc a fundo, o foco mesmo é o relacionamento delas.

Thais 22/08/2021

Que livro perfeito,uma leitura fácil e gostosa de ser ler ,as personagens são extremamente cativantes

tine 02/09/2021

divertido e cativante
gostei muito de ler esse livro, ele tem um bom desenvolvimento do romance, personagens divertidos e é como um romance da sessão da tarde. recomendo fortemente!

Iris 19/01/2022

Um bom clichê
É um livro divertido que deixa seu coração quentinho com os momentos fofos entre as protagonistas, no geral acho que ele é uma ótima pedida pra quem procura um clichezinho safico, ou um livro simples pra sair de uma ressaca literária, recomendo.

Vitória 01/02/2022

PERFEITAS
nossa amei demais a dinâmica delas duas, a Lana me ganhou desde o início. Sinto que estou entrando numa ressaca, mas fiz de tudo pra ler esse livro todo. Li de pouquinho em pouquinho pra aproveitar toda a experiência e amei.