Oceano Entre Nós

Oceano Entre Nós Tahereh Mafi

Resenhas - Oceano Entre Nós

isabella 16/04/2024

Que livro espetacular!! Gosto muito de livros que me envolvem emocionalmente e esse livro foi um deles. Ler a experiência de vida da Shirin foi algo que me mostrou como o mundo pode ser cruel com pessoas inocentes. O Ocean é perfeitoooo! mesmo que o foco do livro não seja o romance deles eu gostei bastante. Super recomendo esse livro vale muito a pena ler!!!

Jessica Pereira 14/04/2024

Uma leitura reflexiva
Uma leitura que aborda temas importantes, mas que não se aprofundam tanto. Talvez se eu lesse mais nova na época adolescente eu me conectaria mais com a história, contudo é uma boa leitura.

marie lly 14/04/2024

Fiz uma força pra ler esse livro e depois a leitura simplesmente fluiu.
Como eu posso ser tão cadelinha dos homens escritos por Tahereh Mafi? Não dá, eu simplesmente adoro os homens que ela escreve! Eu me vi apaixonada pelo Ocean, a Shirin me causou certa revolta mas eu pude compreender a causa de tudo ao redor dela.
A leitura é boa pra um final de semana

Vanessa.Zava 13/04/2024

Um livro bem dolorido
Tem algumas situações um pouco estranhas e meio infantis, mas condiz com a idade da personagem. Gostei de ver o lado da história de uma pessoa que tem uma religião que nunca tive contato. Gosto da história, mas é bem triste em vários momentos. Eu gosto imaginar o depois dos livros, e imagino que o depois é eles voltarem.

trice. 09/04/2024

Esse livro rompeu minha ressaca literária, então eu estou, muito mais que feliz pela leitura, agradecida por ter escolhido bem essa história depois de tanto tempo sem ler.

A leitura é fluída, gostosa, até. E os temas, apesar de fortes, importantíssimos, são abordados de forma muito simples e carregam uma leveza meio dolorosa na forma como as situações se desenrolam e a história se encaminha. Acho que por estar em outra fase da minha vida, eu não consegui imergir no que diz respeito a adolescência e a intensidade das emoções da protagonista (que por sinal, é muito bem construída), e também ao romance e toda aquela coisa sobre a escola. De qualquer maneira, eu consegui refleti e entender a dor que ela estava sentindo, principalmente em relação a xenofobia, a dor do preconceito em uma época conturbada nos EUA, então para mim foi um livro muito bem construído :)

Fernanda.Burkert 08/04/2024

Ótimo livro!
Uma leitura leve, fluida e que te prende. O romance retratado no livro fala sobre as incertezas, inseguranças e descobertas da adolescência vividas por Shirin e Ocean. Além de lidarem com a descoberta do amor, eles precisam enfrentar o racismo e a xenofobia para ficarem juntos em meio ao ensino médio nos Estados Unidos pós 11 de setembro.

Duda 08/04/2024

Tirando o fato que poderia ter lido o livro em poucas horas e se transformaram em um mes. Tirando o fato que a protagonista é uma chata ranzinza no inicio do livro (ela tem todo direito pra isso). Os ultimos 20% do livro é lindo e valeu mto a pena ler ele, obrigado dinvidade celestial que sussurrou em meu ouvido para voltar a leitura

Elisa.França 07/04/2024

Faísca e Gota!!!! ??
Muito gostosinho de ler, me arrancou sorrisos derretidos porque aqueceu meu coração.
Leve, divertido, e o tema pesado não é passado pra nós leitores de modo opressor...
(Não soube pronunciar os nomes durante a leitura)
Gostei muito da temática tão quanto a narrativa.
E amei que ele se passa em 2002, dá pra entender de modo pleno a intolerância que o povo sofreu pós atentado.
Que sacada louca o breakdance! Não esperava nunca uma muçulmana com esse ideal. E eu amei!
Achei que no grupo de break sobrou personagem.
O tempo todo eu fiz analogias a animação "Elementos" porque Mano eles são muito Faísca e Gota. Os estereótipos são idênticos!!!!! Até o nome dele, que isso! E eu amei associar assim.
(Assistam o filme e por favor, façam essa associação comigo)
A febre emocional me pegou demais! Hahahaha Eu também tenho, perfeitamente te entendo Shirin!
Pontos negativos:
Cadê os pais da Shirin quando todos os pais do condado estavam sabendo dela e do Ocean? Isso me incomodou.
E alguns saltos temporais também, achei sem sentido. Do nadaaaa, Ocean na casa dela pra ação de graças? Que doido!
O final me deixou em posição fetal por uma boa meia hora. Me trouxe sentimenros confusos.
No mais, sou grata a recomendação e recomendo também.

The 07/04/2024

Shiriin mais uma vez está em uma cidade nova com seus pais e seu irmão, mais uma vez ela tem que passar pela escola nova, pessoas a olhando feio, sendo preconceituosas só pq ela é do Oriente médio, até que um dia na aula de biologia ela tem q fazer dupla com Ocean e ele parece ser a única pessoa q realmente quer conhecer ela e não liga para todo o estereótipo que recai sobre ela.

O livro é bom, eu gostei, um romance legal e fofo, confesso que em várias partes achei Shiriin muito chata e que ela não merecia o Ocean (reizinho demais ele), porém toda a história é cativante, a amizade dela com o irmão achei fofo. Só achei que merecia um final melhor, eles mereciam mais depois de tudo aquilo, queria q tivesse outra cena com os pais dela e ele, enfim o livro é bom, mas o final poderia ter sido melhor.

Jessie 07/04/2024

Faltou um tempero
Um romance adolescente, nem tão clichê assim. A protagonista pensa de mais, o que com que eu me identificasse, o mocinho é um fofo, super apaixonante.
Mas faltou alguma coisa, não sei dizer o que foi mas em alguns momentos eu senti isso.

monalisa74 06/04/2024

Eu quero ser que nem a Shirin quando crescer.
Terminei esse livro há algumas horas e engoli mais ou menos 60% dele só hoje. Ainda tô com o quentinho no coração aqui então precisava vir o quanto antes escrever essa resenha enquanto essas sensações estão fresquinhas e eu consiga passar o máximo delas.

Comecei Oceano entre nós sem ter a menor ideia sobre o que se tratava, tenho essa mania de nunca ler sinopses que sempre me proporciona muitas surpresas (positivas e negativas). A única coisa que despertou meu interesse por essa leitura foi a avaliação muito positiva que uma amiga fez há uns dois anos quando leu, desde então estava na minha lista e até no meu kindle, mas nunca tinha parado pra começar. Até essa semana.

O livro me prendeu desde o primeiro capítulo e, mesmo em uma semana cheia de leituras da universidade, arranjei o tempo que não tinha para conseguir realizar essa aqui.

Shirin, a protagonista, é simplesmente F0DA. Não tem outra palavra que eu possa usar pra descrever. Uma menina de 16 anos que passou e passa por tudo que ela tem que aguentar e ainda assim encontra coragem para se abrir para o amor, além de não se calar e nunca aceitar sem revidar as ofensas e preconceitos é realmente de se admirar. Eu com 16 não tinha metade da coragem que ela tem. Inclusive, até hoje, lendo o livro, me peguei pensando que quero ser que nem ela quando crescer.

Shirin é uma menina mulçumana vivendo em uma realidade pós 11 de setembro nos Estados Unidos. Dá pra ter uma ideia do nível de tratamento que ela recebe só por ser e acreditar no que quer. O livro retrata essa realidade de forma muito crua e fiel, principalmente por se basear nas próprias vivências da autora, e justamente por isso ele é tão bom e importante.

A gente vê o preconceito, a xenofobia e a intolerância como eles são e suas consequências como poucos de nós vão ser obrigados a conhecer na pele. E pra além disso: a gente se depara com a impotência diante de toda essa maldade.

O romance é a coisa mais fofa do mundo inteiro. Não dá pra esperar nada menos do primeiro amor com uma pegada meio impossível, né? Ocean, nosso mocinho, é um FOFO, um grande querido. A gente vai ficando bobinha junto com Shirin.

Eu amei muito os personagens, fiquei completamente apegada à Shirin e Ocean, tanto individualmente como em casal, o Navid e os três amigos deles também são gente finíssima.

A escrita é SENSACIONAL. Fluida, levinha e envolvente. Te faz não querer largar mais, perfeita pra curar ressaca! O livro traz uma mensagem necessária e impactante arrodeada por um amor tão doce, que ao mesmo tempo que te aperta o coração por causa da dureza da realidade, também o aquece por conta dos afetos. É muito, muito, muito lindo.

Com certeza uma das melhores leituras do ano até aqui. Recomendo demais!!!