Mary Stuart, a Rainha da Escócia

Mary Stuart, a Rainha da Escócia Alexandre Dumas

Resenhas -

Karen202 29/08/2021

Mary Stuart
É um livro biográfico com um pouco de fantasia, em que a fantasia e a biografia se confundem. Pra quem já está um pouco mais familiarizado com a história dela é um pouco mais fácil de ler, mas por ser histórico eu demorei para ler, queria entender tudo o que eu estava lendo, desde os nomes e tentando ligar eles com as figuras que eu vi em séries.
Como eu fui avisada no livro que ele pendia pro lado humano e emotivo da Mary e um lado mais vingativo da Elizabeth- que na verdade eu achei ela até menos dissimulada e cruel quanto a série-. É um bom livro, não tão pesado quanto às outras biografias que tem por aí
Kamilly.Belmiro 29/08/2021minha estante
que capa mais linda

Lory 11/02/2022minha estante
Chegou a ver Reinado? É parecido? Pela sua descrição do livro, me lembrou bastante (toques de fantasia misturados à realidade, e tals)

Karen202 12/02/2022minha estante
Então, já vi essa série sim, por isso li o livro. Tem pouquíssimas coisas que lembra a série, cheguei a ficar confusa por isso e tentando lembrar dos personagens pq tem uns anos que vi a série. É retratado diferente da série. Mas vale a pena ler.

Lory 12/02/2022minha estante
Entendi! Fiquei com muita vontade de ler! Acho que vou swr wue nem você, gosto de pesquisar, voltar, entender, relacionar as coisas haha mas pareceu promissor! Vou pagar pra ver ?

Lory 12/02/2022minha estante
..Ser que* nem

Luisa 27/10/2022

Mary Stuart
Apesar dos acontecimentos serem redundantes, para mim é interessante ver os sentimentos que Dumas trouxe em seu livro. A diferença entre Mary e Elizabeth ao mesmo tempo não existe e ao mesmo tempo é gritante. Mary é muito mais uma mulher do que uma rainha, diferente de sua prima, sua postura e decisões, além das camadas sociais, históricas, religiosas e de gênero, entravam diariamente em conflito com o que os homens que a rodeava, esperava. Rainha de duas coroas e pretendente de uma terceira, foi mais uma vítima da época.

Marina 02/08/2021

Mary Stuart foi rainha da Escócia no período de 1542 a 1567. Era filha única do rei Jaime V da Escócia e herdou o trono com apenas seis dias de nascimento.

Foi rainha consorte da França no período de 1559 e 1560. Ao retornar ao seu país, encontrou-o dividido por disputas religiosas e perdeu seu trono após a morte do seu marido. Fugiu para a Inglaterra, onde pediu abrigo para a sua prima, a rainha Elizabeth I. Foi feita prisioneira por quase 20 anos e decapitada em 1586, acusada de conspirar contra a rainha.

iarakessia 30/07/2021

a rainha injustiçada
A vida de Mary Stuart, a rainha da Escócia, que teve a infelicidade de ser muito bela e muito inteligente e sagaz para a época em que vivia, se deparou com uma prima ressentida pelos traumas da vida e essa foi a sua perdição. Nunca saberemos o que de fato Mary fez ou não, mas essa história de Dumas é maravilhosa e de uma fluidez encantadora.

MaSantana 25/01/2022

A forma como Dumas preenche as lacunas com ficcao é simplesmente fenomenal e a melhor parte. Me apaixonei pela personalidade da rainha a ponto de querer ler mais sobre.
Contudo, ter um conhecimento prévio sobre a história facilita a leitura. Além disso, o excesso de nomes e informações as vezes dificuldade o ritmo de leitura mas no geral a escrita de Dumas faz com que a obra seja fluída.

Karol Rodrigues 14/06/2022

Me arrastei pra ler? Sim. Significa que o livro é ruim? Não.
São muitos nomes, muitas referências, muitos detalhes, e isso torna o livro mais complexo para quem quer realmente entender a história contada.
Mas vale a pena. Acho que me faltou conhecimento prévio em alguns momentos e por isso precisei pausar a leitura e pesquisar para entender o contexto. Nada que não seja facilmente superado se você não se importa em pausar ou em seguir a leitura e montar as peças mais tarde. Não prejudica a história.

"Vítima, mártir e romântica para uns; vilã, oportunista e assassina para outros..."