Marco Antônio e Cleópatra

Marco Antônio e Cleópatra Allan Massie

Resenhas - Marco Antônio e Cleópatra

Ket 01/11/2021

Roma por outro ponto de vista
Esse é o segundo livro da Série Senhores de Roma e agora temos o ponto de vista do general Marco Antônio sobre a agitação política e as maquinações ocorridas após o assassinato de Julio Cesar. Contada através de suas memórias ditadas, a história foca em sua rivalidade com Otaviano (futuro imperador Augusto) e sua ligação com a grande senhora do Oriente, Cleopatra.

Marco Antonio é uma figura interessante (e, na minha opinião, mais carismática que Augusto). O personagem evoca agitação, guerra, honra e calor ao contrário do seu rival que constrói uma narrativa mais política do que bélica. É também ingênuo: em vários momentos perdeu o controle da situação por achar que Otaviano era só "um garoto". Quando percebeu seu erro, foi tarde demais!

Confesso que esperava uma narrativa mais romântica com Cleópatra (culpa de Hollywood), mas o autor optou por criar uma ligação entre os dois que acontece mais por necessidade do que por paixão e acho que isso se aproxima mais da possível realidade (não vejo Cleopatra sacrificando o Egito por amor, ela não era ingênua a esse ponto).

Acho interessante que esse livro seja lido em conjunto com o outro trabalho de Massie "Augusto", as coisas ficam muito mais claras quando temos pontos de vista rivais sobre as mesmas questões!

Carla @camantovanni 14/01/2023

Um triângulo não tão amoroso assim
Mais do que uma história, o livro é duramente real e mostra um outro lado, talvez não tão romântico, como a maioria das pessoas que conhecem a história de Cleópatra e Marco Antônio conheçam.

O livro é contado na pessoa de Crítias, um criado particular de Marco Antônio, e aposta em detalhes e mais detalhes, que prendem o leitor ao livro.

Fiquei maravilhada em como ele descreve os personagens, em especial os dois protagonistas. Enquanto Marco Antônio me passou a impressão de ser muito ?ingênuo? e sim, muito manipulado por Otaviano, além de bêbado, Cleópatra era cruelmente calculista.

Não vou me demorar nessa resenha por que não quero falar demais, mas convido os leitores ao volume que é sensacional.