As agitadoras

As agitadoras Dorothy Wickenden

Resenhas - As agitadoras

lodz 05/08/2022

O bom combate
Terminei hoje a leitura do livro "As Agitadoras". O livro agradou, em nenhum momento perdi o interesse sobre aquilo que estava sendo descrito. Sob uma ótica feminista,
a luta das três mulheres,(foco da narrativa),para conseguir direitos básicos como o voto feminino, a abolição da escravatura é acompanhada durante as décadas em que a história
americana foi absorvida pelo embate entre linhas de pensamentos opostas em relação ao trabalho escravo. Seja tomando frente de movimentos emancipatórios que buscava
tirar a mulher de sua posição de inferioridade social, ou atuando nos bastidores influenciando a conduta do marido integrante da alta hierarquia da política, as mulheres participaram
de alguma maneira da política nacional, numa época que se considerava o sexo feminino inferiorizado quando o assunto saia da esfera doméstica. Destaque maior entretanto,
fica para a ex escrava que apesar de não ter a bagagem social das outras biografadas, dedicou a vida em prol da luta contra a escravidão e os direitos de seus irmãos de
infortúnio. Servindo-se de fontes da época como ,correspondências a autora traça com competência um painel bem abrangente de um período de polarização de ideias antagônicas que levaram a nação a uma guerra fraticida.