Hamnet

Hamnet Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Loiza 28/08/2023

A perfeição que é esse livro ?

A escrita é maravilhosa e a sensibilidade da autora em lidar com as emoções humanas é magistral. Leiam

Julia 24/08/2023

Livro lindo. A leitura não é fluida, é um pouco pesada. A primeira parte é maravilhosa, a forma como a autora escreve é muito profunda e detalhada.
A segunda parte é triste, difícil de ler.
Os personagens são muito humanos (claro) e todo mundo erra, é interessante ler sobre uma família que existiu na perspectiva de uma ficção.

Ela me fez odiar e amar Shakespeare
Hamnet vc merece tudo

Leonardo.Goulart 21/08/2023

Um livro sobre vida e perda. Porque a morte dos outros é sempre uma perda pra quem fica. Então o luto é algo muito importante na história. O procurar por quem se foi a cada dia de sua própria vida. Sempre. E como cada um lida com isso.

Keeh 20/08/2023

Não sei oq dizer dessa obra prima
Não sei se me arrependo de ter lido ou se me arrependo de não ter lido antes, pq até a metade do livro você acha que vai dar tudo certo. Mas dá tudo errado. Passei páginas com lágrimas nos olhos e sentindo o sofrimento. Porém valeu muito a pena pq é um livro que te prende do início ao fim. O realismo mágico que tem foi um toque muito inteligente e como sou amante de farofa fantasia desejei que fosse um pouco mais explorado, mas isso não tira o fato do livro ser incrível. Recomendo muito se você quer chorar. Eu não sabia da história de Hamlet então fui no escuro achando que as coisas podiam dar certo. Me enganei totalmente. DA TUDO ERRADO.

Mari Doroteu 19/08/2023

Vi algumas pessoas falando muito bem desse livro, mas me decepcionei bastante.

Achei a escrita da autora muito lenta, com descrições muito exageradas e repetitivas. A autora leva até quase uns 70% do livro descrevendo a mesma cena, que começa no início da história e tem o desfecho praticamente no final do livro.

Apesar de achar que a autora construiu bem os personagens, achei que essa descrição toda e a demora em desenvolver a história tornaram a leitura muito maçante e por vezes muito tediosa.

Tive a sensação em diversos momentos que o livro não andava, não saía do lugar e por conta disso não ficava animada em continuar a leitura.

Além disso, não achei o enredo em si tão interessante ou empolgante.

Julia.Martins 18/08/2023

Acabo de ler essa obra prima da Maggie O'Farrell e ainda não consegui absorver tudo o que tem nesse livro. A autora recria em um romance histórico primoroso a história de Shakespeare e de seu família, preenche vazios biográficos e mistura ficção com realidade, nos presenteando com essa lindeza sobre luto, sobre perda, sobre o amor, sobre relações familiares que te destroem e outras que te amparam. Lindo demais. Triste demais. A descrição da peste negra me fez voltar ao período da pandemia de covid-19 e sofrer tudo aquilo de novo, toda aquela angústia. Achei a Agnes uma personagem tão rica, tão complexa, uma bruxa natural silenciosa, mas não silenciável. O capítulo que descreve o percurso da peste bubônica até a Inglaterra é muito interessante. Enfim...livro incrível, apenas leiam.

Felipe 16/08/2023

Merece todo prêmio mesmo
Hamnet pode assustar quem pensa que por contar a história do filho de William Shakespeare a escrita será bem difícil, e ela é mas não tão difícil.
O livro já começa te preparando pra morte do Hamnet (se você não conhecia a história como eu), e desde o momento que a autora apresenta esse fato na nota histórica, o começo do livro já comeca bem sentimental, porque você automaticamente se encanta pelo menino.
A autora soube repartir muito bem o jeito de contar a história no presente e no passado, pode parecer confuso mas você consegue indentificar sobre quem está falando, nesse aspecto eu só consigo lembrar de Pachinko que fez isso perfeitamente, ela vai do passado ao presente e mescla todos os acontecimentos e desenvolve muito bem cada personagem.
O livro é divido em duas partes, a parte 1 eu achei bem lenta, demorei quase 3 semanas pra ler a primeira parte. A segunda parte não tem defeito nenhum, o ritmo da história melhora demais pra mim, eu li em apenas 2 dias e terminei o livro querendo mais sobre os personagens, em como a vida da família fica após tudo o que aconteceu.

Spolier comentando sobre a história:

Eu meio que passei o livro tendo ranço do Shakespeare, por ele ter abandonado a família, ele não abandonou totalmente mas poderia está muito mais presente na vida da esposa e do filho, ele sofria tanto com o pai que agredia ele e simplesmente deixou o filho com um monstro que diversas vezes bateu no Hamnet, eu entendo que ele estava com depressão mas é a FAMÍLIA DELE , deixou a Susanna sozinha que morria de saudades do pai e que no futuro tomou conta de praticamente tudo, como se fosse o pai da família. No decorrer da história eu meio que perdi o ranço dele pq ele tentou diversas vezes trazer a família pra Londres, mas a Agnes estava com medo por conta da saúde debilitada da Judith. Agnes, sofreu demais e ela merece tudo de bom nesse mundo, ela mesmo com saudades fortes do marido e de Hamnet seguiu em frente, mesmo com um luto que parou ela.

vanessa.pivotto 15/08/2023

Carrocel de emoções
MUITO bem escrito. Um pouco lento no início, mas ainda assim um deleite a forma como a autora escreve essa ficção, que segundo ela, pode ou não ser baseada em fatos reais.
Agnes se tornou minha protagonista favorita (excêntrica ela, mas sempre verdadeira e fiel ao que acredita).
Não há nenhum grande plot twist. A narrativa é a grande estrela do livro.
Queria continuar lendo mais sobre o que aconteceu com os personagens, já que o final é aberto.

"Um romance sobre o luto, a peste e uma das maiores peças de todos os tempos".

Danny 14/08/2023

Ah a história do hanlet, achei bem criativas e ótimo ponto de vista, nos faz pensar muito na vida de shakespeare. A história de hanlet é linda e emocionante.

JuliaSL 10/08/2023

Maravilha
Que leitura gostosa. Você sente de tudo lendo esse livro com relação aos personagens. Raiva, pena, tristeza, alegria.
Nossa eu amei.
Eu amava quando a autora comentava sobre a argola na orelha do nosso protagonista, como também, amei as facetas da personagem Agnes.
A protagonista me despertou uma mistura de sentimentos, dos quais uns são conflitantes. Eu gostava do jeito ?incomum? de Agnes como também me ressentia do jeito que ela lidava com a situação do filho, porém sempre entendi o que a fazia agir assim. Uma figura tão vivaz não viveria um luto de uma forma muito diferente da que foi descrita.
Também fiquei em conflito com relação ao Shakespeare e como ele lidava com a família, o amor e a distância.
Uma delícia o livro.

Aria 10/08/2023

Doloroso
Precisei de uns dias para digerir a história.
É muito bem embasada em pesquisa histórica. Olha... uma riqueza mesmo.
Você se sente lá, acompanhando tudo pelas frestas das portas. Muito rica em detalhes e em te deixar imersa.
Mas é bem dolorosa. Lemos já sabendo o que vai acontecer, mas nosso inconsciente pede para que tenhamos sido enganados.
Não fomos.
E ver o processo de luto de cada um, principalmente de Agnes é muito triste.
Ao contrário de muitos, não estou com vontade de ler Hamlet agora, mas quem sabe algum dia.
Minhas maiores raiva na leitura foram John e a madrasta da Agnes. Esses se mereciam de tão ruins que são!

Tiago445 03/08/2023

Escrita intrincada porem muito bem feita
Meu primeiro elogio a Maggie O'Farrel, que escrita ma-ra-vi-lho-sa, esse livro faz você estar ali dentro da casa acompanhado tudo que envolve a família da protagonista, Agnes. Que alias é bem construída e a melhor personagem femininas da literatura, estou entre ela e a Kya de Um Lugar Bem Longe Daqui. Você vai alternar entre o passado quando ela conhece o marido dela (Shakespeare) e como o presente onde a filha mais nova dela Judith está com a peste enferma. A sinopse desse livro entrega quase o livro inteiro, é foda eu já sabia o grande plot pois li conta algo que acontece no final da Parte 1. A minha meia estrela vai para a parte 2 eeee kkkk achei beeeem arrastado o luto dela e divagou um pouco acho que se n tivesse umas 50 pag. finais seria um 5 favoritado.

Vitória 02/08/2023

Eu não tenho muitas lembranças sobre como esse livro veio parar na minha mão. Lembro que no ano passado foi criado um certo burburinho em cima dele, mas que eu ainda estava receosa por saber que a história tinha algo a ver com o Shakespeare. Assim como Tolkien, o maior escritor de fantasia que esse mundo já viu, o Shakespeare não me agrada em nada. Já li Sonho de uma Noite de Verão e Romeu e Julieta e não gostei de nenhum dos dois. Talvez isso tenha acontecido porque fiz essas leituras muito nova? Talvez, mas na verdade acho que teatro nenhum me agrada, é difícil pra mim visualizar e me envolver com uma narrativa escrita de uma forma tão diferente. Enfim, não lembro os motivos que fizeram esse livro entrar na minha casa mas, já que ele estava aqui, eu decidi lê-lo.
A melhor parte dessa obra talvez seja o fato do Shakespeare não ter importância alguma pra narrativa até os 70% do livro. O boy sequer é citado, e nunca se faz presente. Na verdade, os grandes protagonistas aqui são o Hamnet (por motivos óbvios) e a Agnes, mãe dele, que pra mim chega até a ter mais destaque do que ele. A autora cria toda uma aura fantástica em volta dessa mulher, sobre ela ter nascido no meio da floresta, conhecer os seres que a habitam, sejam eles físicos ou não, e utilizar dos conhecimentos que eles passam pra ela pra curar os outros. O trecho no qual a autora conta a "lenda" sobre a vida dela é de longe o meu favorito da história inteira. Isso traz um tom diferente pra uma obra que trata, na sua essência, de assuntos domésticos, do cotidiano.
Acho que a alternância entre capítulos do presente e do passado ajudou pra que a leitura caminhasse e fosse mais fluida. Eu gostei de acompanhar o dia a dia da família já consolidada, com sua casa e as crianças crescidas, mas ao mesmo tempo tinha curiosidade pra saber como aquilo tudo teve o seu início, e a autora sabe usar dessa curiosidade pra instigar o leitor. E o melhor de tudo é que, mesmo que a gente saiba onde todas aquelas tramas do passado vão terminar, elas não deixam de ser interessantes, porque o romance entre a Agnes e o Shakespeare (que, aliás, em momento algum é chamado dessa forma aqui) é muito cativante. Eu achava lindo ver os dois se apaixonando e construindo a sua família, ao mesmo tempo em que sentia ódio dele por ter ido embora (ainda que, como a Agnes, eu consiga perceber o quão necessária era a partida dele pro bem-estar da família financeiramente falando) e por todas as traições que acontecem. É incrível como a autora constrói uma história onde o Shakespeare está sim presente, ainda que às vezes não fisicamente, mas que não depende dele, nem das obras que ele escreve, pra andar ou ser entendida. No fim das contas, ele é um mero coadjuvante.
Nas últimas 100 páginas o livro se torna muito doloroso, e a autora deixa a história muito crua, não poupando o leitor de nada. Acho que esses trechos foram os que mais se aproximaram da verdade sobre uma mãe que perde um filho que eu já li na minha vida. Ela narra com maestria as cenas em que o Hamnet adoece e morre, e o desespero que toma conta da Agnes nesses momentos, mas acho ainda mais importante o que ela faz depois. Porque a dor não desaparece depois de 6 meses ou um ano que você enterra o seu filho, e ela sabe passar isso muito bem aqui. Como a gente percebe a passagem do tempo pelos outros personagens e não pela Agnes, porque pra ela é como se o tempo tivesse parado e os dias fossem iguais sem ele. Como ela se sente rejeitada pelo marido ao saber das suas traições, ao mesmo tempo em que tem ódio dele por não vê-lo sofrer da mesma forma que ela. Acho que eu sequer tenho palavras para descrever tudo o que senti aqui.
Confesso que o final me decepcionou um pouco, em primeiro lugar porque não gosto de finais abertos. Eu sentia necessidade de um embate entre a Agnes e o Shakespeare, uma resolução pro conflito que é construído desde o momento da morte do Hamnet, e não temos isso aqui. Em segundo lugar porque o final foi o único momento em que eu senti que ter feito uma leitura prévia da obra do Shakespeare poderia ter feito diferença na minha experiência. Temos a descrição de algumas cenas da peça de Hamlet pelos olhos da Agnes, mas são coisas muito espaçadas, e que foram notadas por uma pessoa que já chega ali procurando algo, e não tentando entender a história na sua totalidade. Como eu não conheço absolutamente nada de Hamlet, e nunca li sequer um resumo, fiquei meio perdida. Se algum dia eu voltar a ler Shakespeare só pra me decepcionar pela terceira vez, a culpa vai ser toda dessa mulher. De toda forma, é uma obra incrivelmente bem escrita. Tenho outro livro da autora na estante, e a curiosidade sobre ele só aumentou depois dessa leitura.