Hamnet

Hamnet Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

tiadodudu 24/03/2024

O título deveria ser Agnes
Escrita fluída com complexidade, cenários e personagens construídos e descritos com detalhes sem ser monótono. Agnes carrega o livro nas costas com seu magnetismo e suavidade.

Jkouis 24/03/2024

Bom, o livro tem uma premissa interessante, já que conta de maneira indireta, sobre a vida de Shakespeare, mesmo sendo uma ficção. Lembrando que, essa livro não retrata a vida oficial do dramaturgo, já que pouco se tem de sua biografia. Hamnet, mostra uma outra visão sobre a obra de William, o que pode nós dar uma básica noção do que motivou Shakespeare a escrever tal peça magnífica.

Eu recomendaria a leitura, para alguém que esteja procurando ler alguma clássico, embora o livro não seja considerado um, mas, pela linguagem que se usa na escrita, faz algo similar a muitas escritas clássicas.

fabi.fs 24/03/2024

Um dos melhores do ano com certeza
Esse livro foi uma grata surpresa. Já tinha ouvido boas recomendações dele, mas ainda assim me surpreendeu. A história e ambientação são incríveis, os personagens são cativantes e é impossível não sentir a dor deles. Me apaixonei por Agnes e senti profundamente sua dor pela perda de seu filho. Me ressenti pelo ?pai/marido?, mas acabei entendendo que cada pessoa lida com seu luto de uma forma. Sei que é um romance e que provavelmente boa parte do que está aqui não aconteceu de fato ou não exatamente da forma que foi relatado, mas ainda assim me fez ter interesse em ler algumas obras de Shakespeare, embora já conheça muitas. Afinal, tem uma teoria que diz que tudo é Shakespeare, né? Rs

DidiVioletta 17/03/2024

Não é ruim, mas também não é bom. Não me arrependo de ter lido. Porém não é um livro que releria ou recomendaria.

Janaina Edwiges 17/03/2024

Uma história comovente e muito bem escrita!
Ao pensar sobre Hamnet, uma passagem do livro sempre surge em minha mente: "Quem, pensa Eliza, descreve o ato de morrer como "fazer a passagem" ou "ir em paz" jamais o testemunhou. A morte é violenta. A morte é uma luta. O corpo se agarra à vida, como hera a um muro, e não a larga com facilidade, não se desapega sem lutar". A morte de quem amamos é avassaladora e deixa um vazio imenso em nossas vidas. Certa vez, em uma palestra da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, eu ouvi que "o luto é o preço do amor, que a dor da perda é proporcional ao amor que foi vivido" e é por meio do intenso sofrimento de Agnes pela morte do filho, que esta história nos permite refletir sobre o triste processo do luto, que se inicia no momento da perda e culmina no esboço de um recomeçar.

A ausência provocada pela morte não é a única temática abordada neste livro. Ele também nos faz pensar sobre a ausência daqueles que estão vivos, mas que acabam se distanciando fisicamente. William Shakespeare, que em nenhum momento é nomeado na narrativa, passa a maior parte do tempo em Londres, longe dos filhos e da esposa e é importante observar como este comportamento afeta a vivência e os sentimentos de Agnes, especialmente no momento em que a lembrança do pequeno Hamnet se faz tão presente.
CPF1964 17/03/2024minha estante
?????

CPF1964 17/03/2024minha estante
Ficou ótima sua resenha, Janaína.

Fabio 19/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Janaina!!!???

Nina Madruga 15/03/2024

Que escrita. Que autora. Que leitura.
Fui sem esperar nada! Se não fosse pelo clube da intrínsecos, confesso que não teria nem comprado o livro com base só na sinopse. Mas, nossa, que baita surpresa!

A escrita da autora é deslumbrante. Ela consegue passar emoção nos enredos mais simples. Ela reinventa a forma de narrar uma cena de sexo, uma cena de morte, uma cena de encontro. TUDO ganha uma conotação mais artística e sensível, como só ela poderia descrever. Se essa mesma história fosse escrita por qualquer outro autor, eu aposto que não teria funcionado tão bem quanto com ela.

Mas também alerto: capítulo super longos, o que atrapalha a experiência para alguns leitores e sentimentos fortíssimos de luto/perda, o que também podem ser gatilhos. De resto, o livro é simplesmente fenomenal!

Saudades intrínsecos ??

Nickie Dias 14/03/2024

Hamnet você me deixou de coração partido.
Pouco se sabe sobre a biografia de William Shakespeare, mas em Hamnet a autora criou de forma magistral uma obra fictícia, preenchendo as lacunas da vida familiar de um dos maiores dramaturgos da história.
Mas neste livro Shakespeare é apenas o marido ausente, o coadjuvante da história de Agnes, uma mulher forte, peculiar, nascida na fazenda, com o dom da premonição e um talento natural para lidar com plantas e ervas, é a ela que todos procuram quando estão sofrendo de algum mal. Eles tem três filhos, Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith.
A história principal começa com Judith caindo doente enquanto ela e Hamnet estão sozinhos em casa. Então, o irmão busca por ajuda, memórias são apresentadas e vamos conhecendo um pouco mais essa família.
E ao passo que a narrativa avança, a autora vai alternando não apenas tempo, mas também o espaço, ora para nos mostrar o que os outros personagens estão fazendo naquele momento, ora para trazer a tona o passado deles.
Esse recurso de interromper a história central, que é a assistência a doença da Judith e consequentemente do Hamnet, para adentrar na vida dos outros personagens seja no passado ou no presente, me deixaram muito ansiosa, cheguei a fazer longas pausas na leitura para amenizar a ansiedade, o que durou toda primeira parte do livro.
Somente na segunda parte do livro consegui manter uma leitura contínua e fluída. Mas ainda assim, gostei muito do livro, Hamnet é uma história tocante de luto e amor, onde cada um sofre e ama a sua maneira.
Selecionei três quotes que me deixaram com nó na garganta.
?Como viver sem ela? Impossível. É como pedir ao coração que viva sem os pulmões, como remover a lua do céu e pedir às estrelas que façam seu papel, como esperar que a cevada cresça na ausência de chuva.?
?Você fica, sussurra, e eu vou. Manda para ela estas palavras: Quero que você fique com a minha vida. Ela será sua. Eu a dou a você.?
?Tentaria de tudo, faria de tudo. Abriria as próprias veias, rasgaria o próprio corpo e daria ao filho seu sangue, seu coração, seus órgãos, se de alguma coisa adiantasse.?
Nunca li uma peça de Shakespeare, mas confesso que terminei o livro querendo ler todas.

Camile 12/03/2024

Recebi muito mais do que esperava
Não esperava muito do livro, mas acabei por amar a história.
a escrita é muito fluída, faz a leitura ser bem fácil, porém abrange um tema um pouco delicado, mas na minha opinião a autora soube escrever tudo o que os personagens sentiam de uma maneira maestral, gostei bastante.

fiquei bem dividida em relação ao que sentir pelo pai do Hamnet, vulgo Willian Shakespeare. Ele foi bem indelicado em alguns momentos, mas ele só queria ver o filho de novo, e fez isso através de uma peça de teatro, ainda não sei se gosto dele ou não

foi uma ótima leitura, tanto que me deu vontade de ler a peça Hamlet, quem sabe futuramente

nota: 5/5

Luciana 10/03/2024

Uma história sobre relações humanas!
O livro conta a história de uma família comum, que se forma inicialmente com um casamento não esperado pelos pais, e se envereda por criação de filhos, abandono do marido para trabalhar em Londres, e a perda gigantesca de um dos filhos, que destrói a família!
Custei a entrar no livro, a me interessar pelos personagens e por tudo que era narrado, mas em algum momento o livro me fisgou, e engrenou!
Um livro que conta a história de Hamnet, onde sua família luta entre a dor de ?deixá-lo ir?, e o desejo de querer vivo em suas memórias!
Uma boa história!

Ana 05/03/2024

Uma história dolorosamente linda, que fala sobre amor, luto, maternidade, liberdade de ser o que você quer ser, e pq não, a peste.

Giovanna 22/02/2024

Hamnet
O que é dado pode ser tirado, a qualquer momento. A crueldade é o desespero jos aguardam em cada canto, dentro de arcas, atrás de portas: podem dar o botão a qualquer instante, como um ladrão ou um salteadores, o truque é jamais abaixar a guarda. Jamais pensar que se está seguro.

Rildery 19/02/2024

A sombra do Bardo
Essa ficção tenta mostrar um lado da história que poucas pessoas tem o interesse em saber. A história de Agnes (ou Anne) Hathaway, esposa de Shakespeare e mãe de 3 filhos, dentre eles, Hamnet.
Essa figura que já foi retratada historicamente como um peso na vida do dramaturgo, chegando a ser retratada como uma solteirona promiscua, nesse romance recebe características de uma matriarca que dedica sua vida para ajudar diversas pessoas e que cuida dos filhos com a maior atenção do mundo.
Toda a história de Agnes é pautada nas páginas desse livro e nos faz questionar, pelo menos me fez questionar, o motivo do titulo da obra.

Dani.Odete 17/02/2024

Que escrita sensível, poética e fluída. Eu amei a maneira que a autora romantiza a vida dessa família. O luto contado com uma delicadeza que você chega a sentir a dor dos personagens! Delicado e lindo do começo aí fim!
Michela Wakami 18/02/2024minha estante
??