HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Rayllana0 12/10/2023

Você vai chorar ,está avisado
Eu nunca pensei que esse livro ia me tocar tanto ,tipo eu não esperava muito dele mas derreteste ele me pegou desprevenida.

A forma como o luto e a perda é retratado te faz sentir na mesma sala que os personagens ,e a forma que eles lidam como o luto tem faz perceber o quanto a vida pode ser insignificante.

Acho que a parte que mais me pegou foi quando ,após a morte ,a vida das pessoas ao redor continua ,o morto estando ou não enterrado

Ou seja ,esse livro vai te mostra outra visão do luto e te apresentar outras versões da mesma história

Nado 12/10/2023

"Hamnet", escrito em 2020, é um romance ficcional escrito por Maggie O'Farrell. A história é uma reimaginação da vida da família de William Shakespeare, com foco em um dos filhos do célebre escritor e sua esposa, Agnes. O menino que dá nome à obra morreu aos 11 anos. O livro explora temas de amor, perda e criatividade, enquanto mergulha na vida cotidiana da Inglaterra do século XVI. A narrativa é rica em emoção, com uma alta carga de melancolia.

O romance começa com a infância de Agnes, que possui habilidades misteriosas de cura e um relacionamento profundo com a natureza. Quando ela se casa com o jovem Shakespeare, eles enfrentam os desafios de criar uma família em uma sociedade cheia de superstições e medos.

A história se desenrola em dois tempos: o passado, mostrando a vida e a morte prematura de Hamnet, e o presente, onde Agnes lida com a perda do filho e a ausência de seu marido, que está em Londres buscando sucesso como dramaturgo.

Achei um pouco estranha a leitura no começo, pois eu vinha de uma leitura bem diferente, com uma escrita totalmente alheia a esse tipo de narrativa. Porém, depois das primeiras páginas, o livro flui maravilhosamente bem. Recomendo fortemente.

Sara Marinho 08/10/2023

O que falar dessa obra prima?!?!?
Confesso que nunca fui muito fã de Shakespeare, li A megera domada e curti e acho um porre Romeu e Julieta. Mas a Maggie depois desse livro me fez ter vontade de ler mais sobre Shakespeare.
Um livro incrível com personagens cativantes e apaixonantes, principalmente a Agnes. E o modo como a Maggie O'Farrell conta a história é simplesmente mágica e envolvente.
E mesmo eu sabendo que o Hamnet morre, chorei horrores. Um dos motivos de eu ter demorado tanto pra terminar esse livro foi porque eu queria evitar o máximo que eu pudesse a morte dele. (Acho que isso não se qualifica como spoiler porque é um fato conhecido neh?)

Maína 07/10/2023

Gostei muito do livro, ele é bem detalhado e não chega a ser cansativo, a autora foi cirúrgica. Me emocionei, chorei. Como mãe me coloquei tantas vezes no lugar da dor da Agnes, o livro terminou e confesso que queria mais histórias de Agnes, de tão bem escrita e cativante.

Julia5048 28/09/2023

Muito lindo
A escrita floreada da autora é muitas vezes pesada e difícil de engolir. mas a história é muito bem escrita e imersiva. com toda certeza se tornou um favorito, mesmo sendo um pouco lento e denso. Sua escrita me encantou e personagens muito bem escritos.

Juh @sonhodelivro21 22/09/2023

Hamnet
Com certeza um dos melhores livros que poderia ter pego esse ano. É uma obra que te permite ter suas interpretações, que te permite se emocionar e sentir.

Amei demais a Agnes, amei demais o realismo mágico existente no enredo, além da forma lírica que a autora nos apresenta, é um livro que eu sinto que posso reler várias vezes no passar dos anos que sempre vou achar um outro significado para as passagens contidas nele.

Nathália 17/09/2023

Leitura leve e gostosa
Gostei bastante dessa leitura, li bem rápido e os personagens são muito interessantes, principalmente a Agnes. O Hamnet é um garotinho que tem um irmã gêmea a Judith e eles são muito ligados e o livro vai trazendo trechos do passado e do presente que é muito legal, deixa mais interessante e a vontade que dá é de não parar de ler. Recomendo!
claralara 17/09/2023minha estante
comprei esse livro e espero nao me arrepender

Nathália 17/09/2023minha estante
Leia, porque é bem legal! A Agnes foi minha personagem preferida nesse livro, vale a pena.

Mirely.Aline 15/09/2023

Sensível!
Gostei muito de ler esse livro, achei tao bom a sensação se assemelha a lamber mel. Não pela doçura mas sim pelo aveludado, o toque diferente. Assim me senti lendo esse, com uma melancolia, sensações diferentes uma calma. Muito triste a parte q ele morre e o final é mto agridoce

lAvia 14/09/2023

Ham(l)net
O luto é, possivelmente, a coisa mais devastadora, profunda e, simultaneamente, vazia que alguém pode sentir. digo vazia porque o luto, em essência, é isto: a falta de algo que, mesmo não estando mais ali, ainda tem um espaço a ocupar. um buraco no formato de alguém que mais nada nem ninguém pode preencher. é uma ausência tão grande que deixa de ser falta e passa a ser presença, densa, sufocante, sugando a todos como um buraco negro.
é sobre isso que "hamnet" se trata. sobre a presença da falta de um filho e a dor que sua família tem de carregar após a perda. sobre a dificuldade de seguir com a vida quando aquela de alguém que ama tanto foi encerrada prematuramente. e, indo mais além, de encontrar algo diferente nesse luto; não só um propósito, mas um alento. encontrar na dor o amor que ainda se sente, que continua, independentemente das circunstâncias.
é um livro belíssimo, muito bem escrito, que coloca shakespeare em segundo plano e dá destaque a agnes, esposa do dramaturgo, com o objetivo de retratar aquela que deve ser a maior tragédia na vida de qualquer mãe. é uma leitura simples, mas dolorida; várias vezes, me peguei à beira das lágrimas. ainda assim, valeu a pena. não teria lido qualquer outro livro no lugar desse.

AmandaRabelom 13/09/2023

Eu sinceramente esperava mais pois ouvi muita propaganda do Victor GF. A narrativa é bem envolvente, o que torna a leitura flúida, se tivesse tido tempo leria ainda mais rápido. Os personagens são muito interessantes e complexos. No início estava muito entretida, por volta dos 75% deu uma caída no tom da narrativa e nas últimas páginas ficou interessante novamente.

eloisagroshevis 09/09/2023

Charmoso
Primeiramente, se vc nao curte uma escrita mais descritiva e que vai viajando em algumas coisas aleatórias, talvez essa nao seja uma boa leitura pra tu.

PORÉM, nao achei que a escrita se perde em devaneios aleatórios que não agregam na história. Muito pelo contrário, essa escrita cria uma ambientação tão gostosa, meio mística, intimista, ai, é CHARMOSO.

Adorei a história, o final foi simples mas pô, meio que nao tem como ser outro final ne kk. Por fim, muito legal, muito bonito, em resumo, charmoso.

Patricia.Pinzan 08/09/2023

Maravilhoso
Que livro incrível! É lindo, envolvente e triste. Com uma narrativa elegante e acalentadora a autora ao mesmo tempo que trata da melâncolia do luto, te afaga e acolhe. Nunca vou me esquecer de Agnes e sua marcante presença e grande sabedoria.

lua 29/08/2023

Lembra-te de mim.
Uau!
comecei o livro sem absolutamente nenhuma pretensão ou expectativa. não sabia direito sobre o que se tratava, nunca li nenhuma obra do shakespeare, e muito menos da maggie, então não sabia o que esperar.
ler hamnet foi uma experiência incrível. li mais de 100 páginas em um dia, porque apesar de ser bastante detalhado, a leitura é extremamente fluida.
me apaixonei por agnes, e me encantei pela sua relação com seu marido e seus filhos. senti sua dor, e acabei o livro querendo me debulhar em lágrimas. escrevi várias vezes nos cantos que queria ser como ela e o quão "inigualável" ela é.
é triste que seus registros (e os da família ? inclusive o do hamnet) sejam tão limitados, mas é impressionante sua construção como personagem (inclusive, amei que o'farrell tenha a chamado de agnes, e não anne, e achei muito curioso o william shakespeare não ser propriamente nomeado sequer uma vez durante todas as 384 páginas).
tenho muito a dizer, mas o que realmente importa é que: o livro é lindo; maggie o'farrell é uma exímia escritora (narrar uma cena pelo ponto de vista de um pássaro??? genial!!!), e sua escrita é bastante diferente do que eu tô acostumada a ler; agnes é uma das melhores personagens que eu já li; a família é insuportável; os filhos são muito queridos; é extremamente tocante.

valeu a pena