HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Duda 15/09/2021

Apesar de não estar acostumada a ler ficção histórica, foi uma ótima experiência. Gostei bastante da escrita da autora, fiquei intrigada para pesquisar sobre a vida do Shakespeare e sobre a peste.

Achei que o livro foi longo demais, se tornando cansativo em algumas partes. Entendo que foi para contextualizar tudo direitinho, mas podia ter tido umas 100 páginas a menos.

Por mais que o foco fosse o luto, achei que essa parte não foi tão explorada. Custou a acontecer a morte do Hamnet e os capítulos que decorreram após a morte, foram curtos e não tão aprofundados assim. Isso me incomodou um pouco. Mas novamente, não estou acostumada com ficção histórica.

Gostei da experiência, se não fosse pela intrínsecos nunca teria nem olhado pra esse livro.

Eloiza Castro 23/08/2021

*Considerada a peça mais enigmatica de Shakespeare, alguns estudiosos indicam que Hamlet foi escrita a partir da morte precoce de seu filho Hamnet, com 11 anos de idade, na epoca da peste bubônica (também conhecida, na época, como ?peste negra?)

Maggie O'Farrel tenta aqui, mostrar o outro lado? que ninguém vê: a familia sob o luto intenso dessa tragédia, a esposa com outras duas filhas para criar, e o próprio William como esposo, artista, filho... a historia é carregada de detalhes do século XVI, de uma forma poética e até mistica em certos aspectos. Apesar de pouca certeza sobre os fatos, há uma beleza na forma em que foi escrito que traz sentimentos reais.

Vivs | vivsbookshelf 30/09/2021

Mesmo sendo ficção, me encontrei questionando
Temos uma história sobre amor e perda, mesmo sabendo que estava atrelada a figura de Shakespeare, o protagonismo da história não foi dele. E sim, por Agnes, uma mulher que sofre perdas desde a infância, e que demonstra durante todo o livro como é conviver com o luto e a dor.

Acho que o sentimento foi um dos pontos mais altos do livro para mim, a autora consegue demonstrar pela visão da protagonista detalhes de uma maternidade, luto e relacionamento familiar. Infelizmente, o estilo da narrativa não funcionou tão bem. Fiquei cansada e houve partes que senti que chegou até enrolar.

É um livro que traz um contexto histórico importante e também um pequeno retrato de uma possível visão de Shakespeare e sua família. Confesso que fiquei curiosa e talvez um dia, quem sabe, eu possa ler Hamlet.

Tiago445 03/08/2023

Escrita intrincada porem muito bem feita
Meu primeiro elogio a Maggie O'Farrel, que escrita ma-ra-vi-lho-sa, esse livro faz você estar ali dentro da casa acompanhado tudo que envolve a família da protagonista, Agnes. Que alias é bem construída e a melhor personagem femininas da literatura, estou entre ela e a Kya de Um Lugar Bem Longe Daqui. Você vai alternar entre o passado quando ela conhece o marido dela (Shakespeare) e como o presente onde a filha mais nova dela Judith está com a peste enferma. A sinopse desse livro entrega quase o livro inteiro, é foda eu já sabia o grande plot pois li conta algo que acontece no final da Parte 1. A minha meia estrela vai para a parte 2 eeee kkkk achei beeeem arrastado o luto dela e divagou um pouco acho que se n tivesse umas 50 pag. finais seria um 5 favoritado.

Yasmin 12/07/2023

Esse livro é lindo! desde sua estética, a capa, a fonte, o padrão ilustrado no início e final do livro; até sua história poeticamente triste, uma família peculiar e que nunca deixou de sofrer pela morte de um filho que teve seu nome registrado para sempre na maior peça de todos os tempos.
já tinha lido Hamlet mas não sabia nada sobre Shakespeare e sua vida e família, mesmo sendo baseado na especulação da autora, eu gostei de ler este livro atribuindo seu significado a peça, já que conectando com a história, faz muito sentido. senti ate vontade de reler a peça com essa nova perspectiva.
eu amei a história da Agnes, a personagem no geral, me remeteu a estética forestcore e o começo do livro transmitiu toda uma sensação de floresta densa verde escura e cheiro de terra úmida; com uma sensibilidade diferenciada e uma habilidade psíquica difícil de se acreditar fora da ficção, espero que ela tenha sido realmente assim na vida real.
a forma como é retratada a relação dos personagens através de suas descrições particulares e suas vivências fez eu me conectar com a história e compartilhar de seus sentimentos uns pelos outros e pelos lugares em que se encontravam.
a descrição ambiental também é impecável, eu podia imaginar hewlands, as casas e o teatro; todos os locais descritos e os personagens foram muito bem montados na minha imaginação.
a dor do luto é retratada de forma gradual, gostei de a autora não correr com os sentimentos dos personagens e mostrar as diferentes formas de lidar e de tocar a vida para frente; o sofrimento de procurar aquele serzinho em todos os cantos e a memória que, mesmo depois de anos, nunca se vai. nunca presenciei o luto de um ente querido de perto, e mesmo assim consegui exercer a empatia com o sentimento dos personagens.
um livro excelente, para ler com calma sentindo tudo e imaginando tudo.

Ale Giannini 07/08/2021

Lindo, terno, forte
Qualquer semelhança entre o título da peça mais aclamada de Shakespeare e o título do livro não é uma merda coincidência.

A peça recebeu o nome de Hamlet em homenagem ao seu filho, que morreu aos 11anos, e o livro conta a história do garoto, de sua mãe e de suas irmãs, tendo como pano de fundo a fantasia; já que não existem muitos documentos que detalhem a história da família.

A protagonista, Agnes, mãe de Hamnet, tem o resgate de sua história e dignidade retratados magistralmente por Maggie O'Farrell.

Agnes, a despeito de ser historicamente retratada por ser uma mulher mais velha, com um bom dote, que foi abandonada pelo marido que foi morar e trabalhar em Londres, é lembrada pelas suas qualidades e excentricidades: personalidade forte, selvagem, conhecedora de ervas e plantas, mãe extremosa, com uma ligação particular com a floresta e a natureza.

Um romance lindo, com passagens poéticas, adorei!

17/02/2022

Maggie O'Farrell escreve, de forma magistral, sobre a vida pessoal de um dos maiores ícones da história da literatura mundial. Embora seja uma obra de ficção, seu ponto de partida apoia-se na realidade. Sua descrição sobre o início da peste bubônica é digno de nota, e mesmo que não seja a causa da morte de Hamnet (oficialmente desconhecida), é de uma sensibilidade ímpar.

Giovana Mocellin 18/07/2021

Um livro visceral?
Terminei agora, queria mais, precisava de mais. E ao mesmo tempo terminou a ponto de levar a imaginação longe. É visceral, uma história de amor, uma história de vida (s), a finitude dos momentos, ficção e realidade se entrelaçam de uma maneira que não sabemos qual é qual, a dor de uma perda e o luto acarretada por ela. Simplesmente genial, fazia tempo que não me sentia assim após o término de um livro.
E a delicadeza dessa edição, ao longo do livro algumas letras tem um traço, como se tivessem sido desenhadas por alguém que usava um tinteiro, me fazendo ir longe, pensando que o próprio Shakespeare escreveu. E o fato da escritora nunca mencionar o nome dele, é genial também.

Priscylla 05/08/2021

A dor do luto
Hamnet é uma história interessante, cheia de passagens muito bonitas e poéticas e isso é o que eu adorei na obra.
A escrita da autora é muito boa, mas as vezes é cansativa, ela sai misturando os narradores e tem momentos altamente descritivos.
Um ponto positivo é a relação da Agnes com a Natureza e como ela é uma mãe maravilhosa para suas crianças. Eu realmente senti a dor da perda dela e das suas filhas, principalmente da Judith.

Livro bem interessante.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 18/02/2022

Triste
já se prepara pra ler esse livro, apesar de ser previsível, quando o que a gente tá esperando o fatidico acontecimento, e ele acontece é como se o mundo acabasse, eu nunca li algo tão triste, e a autora fez com que a gente tivesse alguma esperança de que fosse ser diferente.
É uma leitura densa, e apesar de ser uma ficção a autora se baseou na vida do Hamnet e sua familia, nos poucos registros que encontrou sobre eles.
O pai dele todos conhecemos, é ninguém menos que Willian Shakespeare, e a gente vai acompanhar um pouco da sua juventude, e da sua familia, mulher e filhos, e a tragédia que se abateu sobre eles, e que fez com que uma das maiores tragédias fosse criada e encenada.
Hamlet .....

Isa 07/09/2021

Sinceramente o livro deveria se chamar Agnes! Senti que o foco foi completamente na vida dela, no romance dela e no luto que ela sofreu pela perda do filho (na ultima parte do livro). Foi uma história que eu demorei para pegar o ritmo, por ter certos momentos que seriam desnecessários. E fiquei com um ódio mortal de Willian! Sério! Que homem f**! Terminei com uma dorzinha no coração pelo o que essa mulher passou...