HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Giovana Mocellin 18/07/2021

Um livro visceral?
Terminei agora, queria mais, precisava de mais. E ao mesmo tempo terminou a ponto de levar a imaginação longe. É visceral, uma história de amor, uma história de vida (s), a finitude dos momentos, ficção e realidade se entrelaçam de uma maneira que não sabemos qual é qual, a dor de uma perda e o luto acarretada por ela. Simplesmente genial, fazia tempo que não me sentia assim após o término de um livro.
E a delicadeza dessa edição, ao longo do livro algumas letras tem um traço, como se tivessem sido desenhadas por alguém que usava um tinteiro, me fazendo ir longe, pensando que o próprio Shakespeare escreveu. E o fato da escritora nunca mencionar o nome dele, é genial também.

Tiago445 03/08/2023

Escrita intrincada porem muito bem feita
Meu primeiro elogio a Maggie O'Farrel, que escrita ma-ra-vi-lho-sa, esse livro faz você estar ali dentro da casa acompanhado tudo que envolve a família da protagonista, Agnes. Que alias é bem construída e a melhor personagem femininas da literatura, estou entre ela e a Kya de Um Lugar Bem Longe Daqui. Você vai alternar entre o passado quando ela conhece o marido dela (Shakespeare) e como o presente onde a filha mais nova dela Judith está com a peste enferma. A sinopse desse livro entrega quase o livro inteiro, é foda eu já sabia o grande plot pois li conta algo que acontece no final da Parte 1. A minha meia estrela vai para a parte 2 eeee kkkk achei beeeem arrastado o luto dela e divagou um pouco acho que se n tivesse umas 50 pag. finais seria um 5 favoritado.

Duda 15/09/2021

Apesar de não estar acostumada a ler ficção histórica, foi uma ótima experiência. Gostei bastante da escrita da autora, fiquei intrigada para pesquisar sobre a vida do Shakespeare e sobre a peste.

Achei que o livro foi longo demais, se tornando cansativo em algumas partes. Entendo que foi para contextualizar tudo direitinho, mas podia ter tido umas 100 páginas a menos.

Por mais que o foco fosse o luto, achei que essa parte não foi tão explorada. Custou a acontecer a morte do Hamnet e os capítulos que decorreram após a morte, foram curtos e não tão aprofundados assim. Isso me incomodou um pouco. Mas novamente, não estou acostumada com ficção histórica.

Gostei da experiência, se não fosse pela intrínsecos nunca teria nem olhado pra esse livro.

Tami 22/07/2021

Difícil
Demorei um pouco pra entender a dinâmica do livro. Ele foi me prender depois de mais da metade, então até lá foi por insistência. Depois do meio pro final me surpreendeu e me fez querer saber o que aconteceria. Porém não é um livro que recomendaria .

Raquel 09/04/2024

Esse livro não é sobre Hamlet
Bom, eu tinha expectativas altas demais sobre esse livro. E isso definitivamente estragou minha experiência de leitura.

Apesar do título, a peça é citada literalmente no final do livro, Shakespeare também é um personagem ausente, hament que eu achava que será o protagonista também não é um personagem tão frequente.

A personagem principal é a Agnes, que é adaptação do nome da esposa do Shakespeare.

Algumas coisas foram boas no livro, a escritura realmente pesquisou a obra inteira para poder criar a ficção especulativa dela, e ela se sai muito bem em várias coisas, por exemplo em representar a época, os personagens, toda narrativa é bem construída.

Acho que o que realmente estragou minha leitura foi que eu esperava que livro trouxesse mais sobre as peças, sobre Shakespeare, o livro cita essas coisas como plano de fundo, se você for ler por esses motivos não leia.

E a partir da segunda parte, a escritora se perde um pouco, parece que a história fica confusa e muito diferente da primeira parte.

Yaiza 18/08/2021

Esse livro foi uma supressa positiva, uma obra maravilhosa que todos deveriam ler. A escrita é cativante e poética, se passando sob o ponto de vista da Agnes e de seus três filhos. A autora em momento algum é cita o nome de Shakespeare durante toda narrativa, o que na minha opinião foi muito interessante para o livro.

Ale Giannini 07/08/2021

Lindo, terno, forte
Qualquer semelhança entre o título da peça mais aclamada de Shakespeare e o título do livro não é uma merda coincidência.

A peça recebeu o nome de Hamlet em homenagem ao seu filho, que morreu aos 11anos, e o livro conta a história do garoto, de sua mãe e de suas irmãs, tendo como pano de fundo a fantasia; já que não existem muitos documentos que detalhem a história da família.

A protagonista, Agnes, mãe de Hamnet, tem o resgate de sua história e dignidade retratados magistralmente por Maggie O'Farrell.

Agnes, a despeito de ser historicamente retratada por ser uma mulher mais velha, com um bom dote, que foi abandonada pelo marido que foi morar e trabalhar em Londres, é lembrada pelas suas qualidades e excentricidades: personalidade forte, selvagem, conhecedora de ervas e plantas, mãe extremosa, com uma ligação particular com a floresta e a natureza.

Um romance lindo, com passagens poéticas, adorei!

Marcio 29/01/2022

Ótima surpresa
Despretenciosamente resolvi ler este livro sem esperar muito, não conhecia a autora, ou melhor, nunca ouvi falar, mas tive uma adorável surpresa com a fluidez desta leitura, muito bem escrito... procurei no skoob mais obras da autora e só encontrei essa, mas parece que tem mais duas... nunca li nenhuma obra inteira de Shakspeare, somente resenhas, mas parece que foi muito bem representada sua vida, apesar de uma história sucinta, por Maggie O'Farrel

amoragamora 21/05/2023

Encantador!
Quando comecei a ler Hamnet, não imaginei que me apaixonaria tanto por esse livro. A forma como a autora escreve, os mínimos detalhes tão vívidos, o amor, a tristeza, tudo tão surpreendente e encantador. Ouso dizer que é um dos melhores livros que já li! Está entre meus preferidos.
Se tiver a oportunidade, leia!

bianca 30/01/2022

Que escrita foi essa meus caros?!?!?!?!
Terminei e tô aqui deitada olhando pro teto tentando superar esse livro pra poder viver/fazer atividades básicas como beber água, mas tá difícil superá-lo. Pessoas, leiam Hamnet pelo amor de deus.

Belquis.Rosson 09/02/2023

Hamnet
A obra retrata a vida de um casal que se divide entre a distância e o luto. Enquanto travam um batalha conta a peste que leva um de seus filhos gêmeos o autor faz ganchos com o passado contando a vida de ambos os pais e como se conheceram.
Confesso que quase abandonei o livro porém algo me dizia para ler mais um pouco que eu não iria me arrepender.

Suka - Pensamentos & Opiniões 19/10/2021

No livro "Hamnet" a autora traz a sua versão sobre a história de Skakespeare, pouco se sabe sobre sua verdadeira história, sobre seu passado e muitas sãos as teorias e foi pensando nisso que Maggie O'Farrell decidiu escrever Hamnet, contando a história da Agnes vista como uma pessoa diferente por ser ligada com a natureza, ela conseguia curar as pessoas com suas ervas e banhos, além de prever o futuro.
Agnes conheceu seu marido quando ele ia na fazenda que ela morava para ensinar aos seus irmãos, alguns anos mais novo que ela, ela acabou engravidando, se casaram e ela foi morar com na casa dos pais dele.
O casal tiveram três filhos, porém Agnes percebia que seu marido não era feliz e o incentiva a ir para Londres, escrever suas peças de teatro. Enquanto ela ficaria em sua cidade com as crianças. É com esse contexto que iremos conhecendo a história desse casal e de consequentemente a história de Hamnet.
Os capítulos são intercalados entre o presente, contando sobre o momento em que o jovem Hamnet está vivendo e posteriormente sobre como a vida daquela família ficou após o contagio de peste, tudo isso intercalado com o passado, contando a história de Agnes.
É uma obra emocionante, passada no século XVI, onde viveremos a dor de uma mãe ao perder um filho de 11 anos, mas também uma história de superação. Temas como luto, perda, morte, família, amor são bastante explorados durante a leitura.
Não nego que me emocionei em diversas partes, mas também tive raiva em alguns momentos, porque é bem difícil uma mulher do século XXI aceitar algumas atitudes de séculos passados. É uma obra que vale a pena a leitura.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

Juh Lira 29/01/2022

Comovente e emocionante
Hamnet foi daquelas leituras que tinha momentos que era difícil seguir pelo tema pesado da morte de um filho de forma tão triste. O texto da autora, porém, é tão bonito e poético que eu não conseguia largar, principalmente as últimas 100 páginas. Recomendo muito para quem é fã do Bardo como eu (e de Hamlet) :)

Stephany 05/08/2021

Lembra-te de mim.
Esse é um daqueles livros que me faz acreditar que não derramarei lágrimas, no entanto, foram frequentes às vezes em que derramei aquelas lágrimas tímidas que escorrem pelos cantos dos olhos. É um livro sobre amor e luto e lê-lo nesse período conturbado me emocionou ainda mais. Eu demorei a engatar a leitura nos primeiros capítulos, mas assim que peguei gosto não queria parar.
A forma em que a autora narra a caminhada da Peste Bubônica pela Europa até chegar à família de Agnes é ao mesmo tempo angustiante e interessante.
Já vivenciei o luto, mas acredito que nada se comparar a perda de um filho tão jovem e como foi retratado que o maior desejo de uma mãe ou pai era tomar a dor e o sofrimento do filho.
As personagens são mulheres fortes e decididas, enquanto Shakespeare é apenas um coadjuvante.
Um trecho que gostei muito:
? ?Como é fácil, pensa Agnes, enquanto tira os pratos, deixar passar despercebidas a dor e a angústia de uma pessoa, se esta fica calada, se guarda tudo para si, como uma garrafa muito bem tampada, a pressão no interior crescendo e crescendo até... o quê?
Agnes não sabe.?
Recomendo a leitura, um tanto sensível, mas uma obra incrível.