As Crônicas de Pai

Resenhas - As Crônicas de Pai

1 | 2 | 3 | 4

brunaftx 22/04/2024

Emoção
Um livro leve para se ler em uma tarde, me trouxe alguns sorrisos e reflexões. Indico super pra quem quer ler algo curto e tranquilo

Sah_sthefane 27/03/2024

Muitas Memórias
É um livro muito bom com uma leitura muito fluida.
As pequenas histórias que o livro conta me fez recordar de muitas memórias que eu tive com meu pai e consequentemente fez com que eu valorizasse cada momento com ele eu realmente fiquei muito apegada com esse livro

indyr 25/03/2024

Notas de rodapé
Demorei pra ler, mas não foi porque não gostei!

Esse é aquele tipo de livro que se ler com calma, vai aproveitando as páginas e as histórias que o autor te traz. Como o próprio título já diz, é um livro de crônicas e eu achei particulamente muito fofo o amor e o carinho existente entre esse pai e seu filho. Quem dera todos pudessem aproveitar desse tipo de amor também!

O texto é fluido, algumas histórias são engraçadas, outras eu sequer entendi por conta do contexto (referências velhas? kkkk), mas por ser tudo muito curtinho, é fácil seguir em frente e uma história não é necessária para o entendimento da outra, é possível ler fora de ontem se quiser. Inclusive, as histórias não são contadas em ordem cronológica. Num momento, Martín acabou de nascer e depois já temos um causo do querido sendo um adoscente rebelde.

Vale a leitura, principalmente para intercalar com outras leituras mais pesadas que exigem do cérebro pausas. Texto 100% nacional, carioca e com muito amor à nossa cultura!

Tomlucitor23 22/03/2024

Eu amei demais, ter filhos é muito difícil, é muita responsabilidade, a gente tenta acertar, faz o nosso melhor, mas é muito difícil, muito fácil de errar, eu amei todo o livro, as formas como ele fala do crescimento do filho, da relação com o pai que tem alzheimer, tudo muito lindo, tocante, e sincero, e bem escrito.

Ceci 16/03/2024

Um retrato real da paternidade e de todo o novo mundo que se abre a partir disso. Se todos os homens tivessem essa sensibilidade as mulheres não teriam que carregar um fardo tão pesado.

Eu adoro livros nesse modelo de memórias, traz uma sensação de aconchego.

Jão 10/03/2024

Muito lindo!
Lindo demais, teve uns tão sensíveis! Ele faz muita referência a futebol e Star Wars, então me senti um pouco de fora e pulei as crônicas que tinham essa temática kakakakak mas recomendo, mto lindo!

Ketllen5 18/02/2024

Seja um bom pai
Eu não dava nada quando vi a capa desse livro até que eu decidi ler e ele me surpreendeu tanto , que todos os homens deveriam ler pra aprender a ser um pai

Lucas 19/01/2024

Segundo livro do ano
Eu simplista estou encantado com esse livro uam história tão simples e fácil de ler sobre um pai
Mas Lucas só uma pai ele tem algum segredo vai ter um plot??
Não é só a vida de um pai enquanto ele cria o seu filho e eu amei tanto esse livro eu sentei para dar uma lidinha e acabei com ele todo é mt bom

Candido Neto 01/01/2024

Livro escrito por um homem maduro, branco, cis, hétero, burguês. Hummm...
Mas é sobre paternidade.
Bom. Crônicas é aquele campo de literatura não ficcional repleto de afeto.
Há crônicas em que ele fala como filho de um pai senil com Alzheimer, mas a maior parte é sobre ser pai do bebê, da criancinha, do molecão e depois do quase adolescente Martin.
Prefiro os relatos do filho Leo que do pai Leo. Há muito de afetuosidade sem melosidade no texto. Causos curtos, esquecíveis como os nossos causos também o são.
Aí está a mágica da crônica, os desacontecimentos são a matéria de trabalho, o atravessar da rua na faixa de pedestre, os óculos 3D no cinema, a barata voadora, o palavrão na frente do pirralho, a banalidade que nos humaniza.
Não me tornei um fã do fotógrafo, jornalista e colunista. Mas é um livro que recomendo, que gostei, leria outros do sujeito que tinha tudo pra ser um boçal bolsominion, mas desses o Leo tira sarro e faz chacota.
Não bastasse tem prefácio da Adriana Calcanhotto (sou fã desde sempre - ela escreveu o bom livro Saga Lusa, divertidíssimo sobre estar doente e trabalhando em turnê), Adriana escreve tão bem, que se o texto de Leo fosse ruim, o prefácio pagaria o livro. Mas ele escreve tão bem, que tive uma surpresa ao terminar o livro e relembrar do prefácio.
Não é um marco na literatura nacional, não vai constar no top dez de nenhuma lista, mas nada que fale sobre reunião de pais e mestres em escola, sobre o celular de crianças e de perguntas sobre a razão de o pai idiso esquecer-se dele, talvez não sejam as temáticas dos grandes livros.
Os top livros também não dão conforto. Esse é um livro para dar quentinho no coração, me emocionou algumas vezes, me fez rir em tantas outras, sobretudo foi leve.

Sales 22/12/2023

Paternidade é cotidiana
Histórias cotidianas entre pai e filho.
tem um grande impacto? não.
vale a pena? sim, achei leve e bem fluido. ele não deixa grandes lições, mas mostra um relacionamento saudável dentro do aspecto da paternidade.
legal ??

@leitorando__anonima 24/11/2023

Livro incrível
Eu tive uma ótima experiência com esse livro! Foi minha primeira vez lendo esse gênero e fiquei surpresa com as reflexões sobre as relações familiares. O livro conseguiu me emocionar e me fazer rir, o que foi incrível. Recomendo a leitura, especialmente para aqueles que têm um amor especial pelo pai. As ilustrações na edição também são maravilhosas e complementam a leitura de maneira especial.

Jahyne 23/11/2023

Que livro lindo!
Roubei do meu marido e não me arrependo rs

Me emocionei em diversos trechos, e é bom ver as coisas pela perspectiva paterna!

Bea.nayra 19/11/2023

Perfeito!!!
Só leiam!

Amo demais meu pai, é minha pessoa favorita do mundo, então ler sobre a paternidade, e ver as coisas pelo outro lado, foi incrível.

Essa edição é maravilhosa, as ilustrações complementa ainda mais a leitura. Li em um dia e simplesmente amei tudo, favoritado!!

Lara1596 14/11/2023

Resenha: as crônicas de pai
Um livro interessante que retrata os relatos entre pai e filho, é comovente e engraçado algumas vezes, não tem nenhum impacto além de vivências cotidianas.

@janaotenhohora 13/11/2023

Lindo de ler.
Me abri pra uma leitura diferente das minhas habituais, e confesso que me surpreendi do início ao fim.
O amor muitas vezes está em dividir o café da manhã e segurar a mão de alguém ao atravessar a rua.
E o final mostra o quanto a vida nos surpreende sempre.

1 | 2 | 3 | 4