O Errante; ou, o Frasco Mágico!

O Errante; ou, o Frasco Mágico! Anônimo

Resenhas - O errante; ou, o frasco mágico!

Kit 25/06/2023

Alguma partes são meio confusas e repetitivas, mas o ?assunto principal? é muito legal, quero ver o que vai rolar com essa galera aí.

Luísa Anjos 25/05/2022

Voltei a ler os livretos do RCG com esse volume, que traz a parte 1 da história do ?Errante; ou, o Frasco Mágico!?

Essa primeira parte foi um pouco parada e o corte para a parte 2 aconteceu num momento crucial para entendermos a história fechada como um todo.

Achei interessante pois acabei encontrando uma ?versão espanhola e gótica? que se aproximou de alguns causos e lendas do nosso folclore que eu conhecia. Tô ansiosa pro desfecho da parte 2.

Gárgula 05/01/2022

O Errante, um romance lendário espanhol
Uma história, dois livretos
Os volumes 11 e 12 do Clube Raridades do Conto Gótico trazem a história O Errante ou O Frasco Mágico, um romance lendário espanhol, de autor anônimo. Por se tratar de uma única história, optamos pela publicação de apenas uma resenha.

Como nos livretos anteriores publicados pela Editora Clepsidra, Carlos Primati assina a tradução, enquanto Cid Vale Ferreira assina a apresentação. O blue book foi escrito em 1830 e a explanação do Cid como sempre é espetacular. Ele nos explica que O Errante é uma adaptação de Melmoth, o errante, do irlandês Charles Robert Maturin.

Nada pode ser mais diferente do que dois irmãos
Brincadeiras à parte, normalmente irmãos são pessoas diferentes e por conta disso, são seres humanos que possuem suas próprias atitudes e formas de pensar distintas. Aqui em O Errante, este romance espanhol, não seria diferente com os irmãos Carlos e Baltazar, os protagonistas. O primeiro é intempestivo, já o segundo, bem mais calmo e complacente.

Seu pai, o Señor Lucena, recebe a jovem Teresa Guevaro como filha adotiva após ela ficar órfã. Cumprindo assim sua antiga promessa, ela é criada como irmã dos seus filhos legítimos. Entretanto, este cenário muda após a chegada de um estranho hóspede. O homem começa a atormentar os pensamentos de Carlos, que logo vê a moça como sua possível esposa.

A história é um drama gótico e o hóspede encerra o sobrenatural, deixando ao leitor a dúvida de quem ele realmente é. Os dois livretos fecham uma única história, recheada de momentos interessantes e um desfecho para lá de incrível.

Considerações finais
Em suma, a curadoria que temos no Raridades do Conto Gótico é singular. Várias facetas do gótico vão sendo apresentadas nos permitindo perceber que sua inegável plasticidade. Mais uma vez a Editora Clepsidra mostra que faz muito mais do que apenas publicar livros!

A história certamente diverte e vale a leitura. Ainda não roubou entretanto, o lugar da minha preferida, a qual teremos uma resenha ainda por vir, então aguardem.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/09/21/o-errante-um-romance-lendario-espanhol/

Rozana 02/09/2021

O inicio de um mistério
O jovem Carlos, em sua busca por aventuras encontra um ser notavel e misterioso. Será que o estranho viajante poderia ser o próprio mouro pactuado com o diabo?

Rinaldo 07/07/2021

Errante ou O Frasco Mágico
Um bom conto Gótico da Coleção Raridade do Conto Gótico, onde um homem misterioso traz interrogações a uma família aristocrata.