Encantamento: sobre política de vida

Encantamento: sobre política de vida Luiz Antonio Simas...

Resenhas - Encantamento: sobre política de vida

Lalu 03/04/2024

Fluido e muito interessante
Achei uma leitura ótima para nos fazer refletir sobre nossa estrutura social e nossa visão sobre isso. Texto rápido de ler, porém mto agregador.

Jothamon 26/09/2023

Ser
Um pequeno relato que nos mostra como a humanidade pode e é hostil com as coisas que vão "contra" o que cada um acredita.
Também destaca que perpetuamos quase qualquer coisa desde que seja uma "verdade" ao nosso ver.
Ainda descreve que nos acomodamos com quase tudo que é "ruim" desde que não nos atinja.

Brenda Santos 25/07/2023

DESAFIO LITERÁRIO 2023
Leitura nº4
Acho que tava esperando algo muito maior, mas entendi que esse é só uma amostra das escritas do autor. Deu vontade de ler mais!

barbara.luna.56 25/04/2022

Perfeito
Um livro curtinho que, para mim, fala sobre esperançar. Os autores mostram como o Brasil que deu certo está baseado em uma política do extermínio. É tempo de reencantar e resistir.

Jay 19/07/2021

O livro é curto e você irá terminar antes mesmo de perceber porque ele é muito envolvente. A sua narrativa permite que voltemos a crer na vida, a termos gás para lutar. Ademais, a dança entre figuras de fé e a política foi uma sacada brilhante (como esperar algo diferente de Luiz Antônio Simas?). Eu adoro a maneira como a fé é naturalizada ao ponto de ser apenas algo do nosso dia a dia, mesmo quando esta não se encaixa em nada em apenas algo do nosso dia a dia. Além disso, politizar e potencializar o encantamento é entender que a força e estratégia de Ogum para as guerras não se estringe aos seus filhos, pois se dispor a ir em busca de um sonho demanda muita força, coragem e estratégia, por exemplo. Trago, então, uma citação: ''(...) cabe entender o encantamento como ato de desobediência, transgressão, invenção e reconexão: afirmação da vida, em suma.''

mari 15/07/2021

O que?
Gente é tão curtinho o livro, mas ele é bom, traz muita reflexão sobre como estamos vivendo na nossa sociedade, enfim, é uma leitura necessária e bem rápida, parei para ler agora e reli as 10 primeiras páginas umas 10 vezes.
desrebeca 16/07/2021minha estante
Também gostei!!!

Amanda 27/06/2021

Encantamento: sobre política de vida
É uma leitura rápida, mais poética do que eu esperava, mas não prendeu muito minha atenção. Gostei do questionamento: "somos nós que produzimos das mercadorias ou elas que nos produzem?"

allcalina 16/05/2021

Gosto muito da escrita do Simas, tudo que ele escreve eu posso ler que sei que vai ser bom

Fany 14/04/2021

Esperança é necessária.
No tempo que vivemos esse texto soube me trazer um pouco de esperança, paz e fôlego pra encarar a vida.

Galardo 07/04/2021

Direto
Livro curto que cumpre bem o que se propõe a fazer, direto e claro nas suas análises e reflexões

Ana 21/01/2021

Apesar de não estar inteirada no assunto que o livro trata, a leitura levanta um debate muito interessante questionando o mundo "evoluído" em que vivemos, onde temos acesso a tantas facilidades, tais como a tecnologia, mas que de várias formas torna nossa vida menos completa.

Stéfany 20/12/2020

Políticas de encantamento
O texto de Simas é como um sopro de encantamento para as nossas vidas.

Suzanie 26/07/2020

Encantamento do mundo
Livro curto, que se lê em uma pegada. Trata do encantamento por meio de uma linguagem encantada, cheia de negritude, bela linguagem!

O livro me lembrou em muitos momentos do querido escritor Guimarães Rosa, não só por suas obras, mas também por sua visão encantada diante da vida.

day t 19/07/2020

Maravilhoso!
Livro incrível demais! Na mesma linha dos livros de Krenak: leitura rápida, fluida e que mexe com a gente, nos quebra e nos renasce. Gostei demais e indico super!

Lethycia Dias 13/06/2020

Política de vida
Estou tentando fazer uma avaliação deste ensaio, mas ainda me faltam palavras para descrever o que li. Nos últimos tempos, tenho me interessado cada vez mais em ler sobre necropolítica, por estar atenta e revoltada com o descaso do governo brasileiro em relação à pandemia de COVID-19, e por ter lido, recentemente, o ensaio "O amanhã não está à venda", de Ailton Krenak. Foi em boa hora que "Encantamento" foi lançado. Esta semana, arranjei um tempo para ler e fiquei muito satisfeita.
A partir de uma metáfora muito interessante, os autores propõem a necessidade de voltarmos a nos encantar com a vida, em oposição aos estilos de vida que o capitalismo nos impõe, com ideias sobre uma vida que deve girar em torno de utilidade, geração de renda e aquisição de bens, que nos dizem que somos úteis apenas enquanto podemos trabalhar e "colaborar com a sociedade". A ideia de encantamento que o livro nos traz - e que eu nem ouso dizer que compreendi por inteiro - nos diz que a vida por si só vale muito mais do que isso.
Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino trazem, com esse texto rápido, uma filosofia diferente do que estou acostumada a ler, que nos instiga a descolonizar o nosso olhar e o nosso pensamento, a fim de podermos perceber as potencialidades que a vida e que nós, enquanto humanos, podemos atingir. E também nos mostram o projeto sombrio, autoritário, violento, repressor e cruel que se impõem no Brasil há séculos e contra o qual, segundo os autores, apenas o Encantamento pode persistir.
Foi uma leitura muita interessante, cujas nuances eu sei que não consegui perceber por completo, mas que me despertou uma vontade de ler e conhecer mais obras semelhantes. É um texto rápido, conciso e direto, porém bastante denso e carregado de significados.

site: https://amzn.to/2UFEtQa