O acontecimento

O acontecimento Annie Ernaux

Resenhas - El acontecimiento

Italo 22/04/2024

A autora é tão sucinta que quase sinto que não cabe fazer resenha, tentar falar além do que ela mesma falou. Fica um desejo de usar a linguagem tão bem quanto ela, usando tão poucas palavras mas falando tanto.

É uma leitura tanto breve como pesada. Tanto objetiva como profunda.

Jeyza 21/04/2024

"É uma cena sem nome, a vida e a morte ao mesmo tempo".
"Terminei de pôr em palavras isso que se revela para mim como uma experiência humana total, da vida e da morte, do tempo, da moral e do interdito, da lei, uma experiência vivida de um extremo a outro pelo corpo". (p. 71)

Karina599 18/04/2024

Até hoje, temáticas abordadas no livro permanecem relevantes para mim?Essa reflexão me ocorreu várias vezes durante a leitura pois poucas coisas mudaram nos dias atuais no que diz respeito a lealdade, patriarcado, direitos da mulher (mesmo que ela escolha ser tradicional).

No início, a linguagem é densa, mas aos poucos revela uma história que considerei extremamente poderosa. Conforme os eventos se desenrolam, ela surpreende e traz emoções profundas. Fiquei chocada com a realidade e riqueza de detalhes que ela descreveu! Quantas marcas levou...

Mesmo que pareça inacreditável que essas experiências ocorram na vida, elas de fato, acontecem! Ainda bem que a autora deu a volta por cima, grande mulher!

Diego Piu 18/04/2024

Uma escrita eficiente que envolve na atmosfera pretendida. Um relato nada fácil de uma experiência nada fácil. Leitura rápida não apenas pelo tamanho do livro, mas uma vez que se começa, difícil parar de ler.

Ana Laura Duarte 18/04/2024

Chocante
Não sei por que não escrevi esta resenha logo após terminar o livro. Lamento profundamente por isso; agora parece tarde demais. Mas talvez a razão pela qual não a escrevi imediatamente resida no próprio livro: é difícil de digerir.

No momento em que escrevo estas palavras, já li outro livro de Annie, mas este ainda é o meu favorito. Principalmente pelo que representa, por ser cru, sem falsos moralismos. É visceral.

letAcia1172 15/04/2024

"É uma cena sem nome, a vida e a morte ao mesmo tempo"
A crueza e a brutalidade da escrita da Ernaux me fascinam. Ler esse livro dela não foi fácil, principalmente porque essa é uma história difícil, que ecoa a realidade de milhares de mulheres. Li e senti junto com ela cada parte narrada dessa experiência, tanto que, durante a leitura, tive de parar e retornar diversas vezes. Novamente, saio encantada com o trabalho dela. De fazer literatura a partir da própria vivência.

Artemis 10/04/2024

A vida e a morte ao mesmo tempo,uma cena de sacrifício.
Não entendo como a autora consegue transpassar a realidade e a experiência de maneira tão aguda sem recorrer ao lirismo e usando poucas metáforas,é fantástico o talento de Annie Eurnaux, esse livro em especial é doloroso de uma maneira que nem consigo digerir,é franco até as entranhas, verdadeiro em nos puxar para as sensações e nos perder nelas.

Carol.Sumie 04/04/2024

Sobre a vida
Este livro já estava na estante há algum tempo. Não sei porque, achei que o acontecimento não fosse um aborto e sim um estupro.
Ao ouvir o episódio "Lugar nenhum" da Rádio Novelo e o Clube do Livro com a Roberta Martinelli sobre a obra da autora, com algumas semanas de intervalo entre eles, resolvi movê-lo para a mesa de cabeceira.
A escrita é capaz de trazer para a pele as sensações, imagens e angústias vividas na juventude da autora, permeada pela reflexão sobre a escrita do acontecimento em si, com um entrelacamento envolvente.

"Legaliza | O corpo é nosso | É pela vida das mulheres"

Tori Rios 31/03/2024

Uma tortura que faz sentido
Foi inebriante ter que ler isso e pensar que as coisas não mudaram. Uma história sobre um aborto nos anos 60 mas que em nada se altera dos dias atuais. A dor, a tortura, a míngua, e o abono são tópicos que a Annie soube trabalhar muito bem.

MichelleSN 30/03/2024

Um relato contundente.
Quando comecei a leitura não sabia sobre o que a obra se tratava, o que pra mim é muito atípico, porque sempre leio as sinopses antes de começar um livro ou filme.

A sinceridade com que a Annie se expõe e expõe o "acontecimento" é o que mais me intrigou.

Sendo uma mulher que não se preocupa com os julgamentos e com as opiniões alheias, tudo o que ela deseja é tentar remontar essa parte de sua história... E com certeza, ainda hoje, muitos virão para apontar o dedo, sendo que não farão o mesmo com as atitudes execráveis das várias personagens que rondaram o acontecimento: os homens que ouviam sobre a sua condição e já pensavam que podiam se aproveitar sexualmente disso; o "respeito" somente vindo quando descobriam que ela era estudante; a falta de amparo dos profissionais da saúde...

Tantos comportamentos execráveis, mas o que incomoda é somente o ato de uma mulher...

Lanny 30/03/2024

Um relato
"eu tinha parido uma vida e uma morte ao mesmo tempo."

Sensível. Impressiona como todo o relato parece um podcast pra mim, adorei acompanhar o acontecimento, me angustiou em algumas partes e acho que isso deixou toda leitura mais significativa, a escrita de Annie de alguma forma consegue me trazer todas as sensações possíveis.

itslaviana 27/03/2024

Na minha família, houve uma "fazedora de anjos" a qual não pude conhecer, mas sempre me inquietou por conta da complexidade atrelada a sua figura. E há um trecho no livro, onde a Annie fala; "a mulher que estava me salvando parecia uma bruxa ou uma velha cafetina" e logo, percebi que essa era a mesma percepção que eu guardei da minha bisavó, conforme os anos.

Sendo de sua descendência e tendo a capacidade de ter filhos, conhecer o lado "mãe" dela ainda soa muito distoante para mim. Mas, no fim das contas, esta é a vida e só espero que algum dia possamos contar com a legalidade (afinal, questão de saúde pública) para impedir as mortes e traumas que decorrem de um assunto muito presente e negligenciado no nosso país.

Enfim, essa obra foi um relato doloroso e impactante, mas ainda assim a recomendo, não apenas pela sua importância, mas pelo texto afiado e honesto que foi apresentado para mim durante a leitura.
Foi muito corajoso, Annie! Obrigada.

gio 27/03/2024

é preciso muita coragem, de reviver e contar uma experiência tão devastadora de maneira tão nua e crua. annie compartilha não apenas as camadas dolorosas de ser uma mulher, mas também como o mundo falha e sempre falhou com mulheres.
a forma como ela expõe seus sentimentos, e conta como foi viver a experiencia de um aborto, é, de longe, uma das coisas mais impactantes que já li.
acho q nunca vou superar a maneira como annie conta histórias inteiras, com maestria, em menos de 100 paginas.