Ninguém é de Ninguém

Ninguém é de Ninguém Zíbia Gasparetto

Resenhas - Ninguém é de Ninguém

16/04/2024

Ninguém é de Ninguém é uma história que me fez refletir muito a respeito da vida. Sou espírita e acredito no que é abordado no livro, referente ao assunto. Independente da religião, devo dizer que esta história deve ser lida, com toda a certeza, até mesmo encarada como ficção nas partes do espiritismo, para aqueles que têm algum tipo de preconceito.

Tudo começa com Roberto sendo traído pelo sócio. Eles tinham um negócio, e Roberto confiava plenamente nele, apenas porque ele era formado em engenharia, e Roberto não, julgando-se inferior por não ter feito faculdade, o que era uma ilusão, já que ninguém é melhor que ninguém . Quando é traído, se vê desempregado e endividado, tendo que depender do trabalho da esposa até que conseguisse se levantar. O problema é que Roberto é uma pessoa extremamente orgulhosa, e tem pensamentos machistas que vêm de sua criação. Ou seja, para ele, ter que depender do trabalho de sua esposa, a qual ele nunca quis que trabalhasse, pois na sua opinião, lugar de mulher é em casa com os filhos, é algo torturante. Desde então, ele passa a ser uma pessoa resmungona, para baixo, que só sabe se fazer de vítima e ainda, mesmo nas situações, insiste que a mulher largue o emprego. Tornando-se desagradável e pouco carinhoso com ela. Além disso, um imenso ciúme que sempre existiu, passa a possuí-lo cada vez mais. Ele começa a imaginar coisas, até a ver coisas que não aconteceram, envolvendo sua esposa. Pouco a pouco, seus pensamentos o fazem uma pessoa fraca e facilmente domável a entidades ruins.

Ao mesmo tempo, acompanhamos a história de Renato, chefe de Gabriela, esposa de Roberto. Em casa, ele possui uma mulher ciumenta e mimada, que vive sem nenhuma atividade, somente em casa e em shoppings, e adora se fazer de vítima para qualquer problema. O tipo de pessoa que se finge de doente para conseguir o que quer e não passa um bom exemplo para os filhos, devido a essas suas "fraquezas". Renato só continua com ela, por causa dos filhos, exigindo de si mesmo, cada vez mais paciência, por amor às crianças.

Sim, a história começa complicada e pesada. Há muitos problemas e os personagens são muito reais. Um segredo? Eu leio as histórias do Lucius considerando-as como reais... Não sei, acho que ajuda a compreender melhor, e podem até ser mesmo, para mim são... Os personagens são bem construídos, cada um com seus defeitos e imperfeições, e a parte do espiritismo, é claro, é perfeita.

Eu poderia listar todas as coisas boas que aprendi com a leitura, mas acabaria impedindo que outros pudessem obter tamanho crescimento... É o tipo de livro que faz você se sentir outra pessoa, muito mais madura e esclarecida. Realmente vale muito à pena. O que posso adiantar é que compreendi que cada um precisa do seu próprio tempo, dar atenção a si mesmo e deste modo vai parar de cobrar do outro, tanta atenção. Sabe esses casais que cobram extremas coisas um do outro? É porque não cuidam de si, não reservam tempo para atender algumas de suas necessidades, e acabam querendo que o outro cuide disso para eles. Outra coisa, é que se você ama alguém, tem que aceitar a pessoa como ela é, com seus sucessos e fracassos, você tem que estar lá. O amor não é um símbolo de vaidade e de aparência, ter compromisso com alguém não deve ser para se mostrar aos outros, como se o outro fosse um brinquedo novo, mas sim, deve ser uma aliança de respeito e amor, que deve ser vivida a cada dia, pouco a pouco, e como diz a sinopse, o amor deve ser também, exercício de autodomínio. Exercício de crescimento e amadurecimento. Um treino para a paciência e ao amor ao próximo. Como diz Sócrates em O Banquete, o amor vai evoluindo, crescendo. E no final, é contemplação da sabedoria, um meio de se aprimorar e "chegar aos Deuses". Portanto, pode ser o amor, meio de provação para amadurecermos e evoluirmos. E ainda há mais muitas lições e aprendizado, que cabe a nós, ler com atenção, para captarmos.

Em alguns momentos, pode se tornar cansativo. Eu demorei um pouco para terminar, pois havia lido Amor de Redenção anteriormente, e apesar de amar, foi muito drama. Ao ler Ninguém é de Ninguém, minha cabeça se esforçou ainda mais. No início, muitas coisas "tristes e revoltantes" acontecem. Você lê e lê, esperando a melhora, mas ela demora. Quando tudo finalmente se esclarece, é um alívio. Você aprende tanto nos momentos ruins, quanto nos bons, é só ficar atento e abrir o olho. Eu fiz uma leitura bem observadora nos conceitos do espiritismo, percebendo os erros de cada um, as situações, e é claro... Por mais que haja situações chatas, à princípio, você percebe que no final, nada é por acaso, e que não há nenhuma vítima, nem nenhum mal feitor sem recuperação... Tudo se encaixa, tudo no seu tempo perfeito.

Não é uma história que traz diversão, mas sim aprendizado e reflexão. Você sente algo especial dentro de si, quando as coisas se resolvem no livro, principalmente no que se refere à fé e ao amor. Sente aquilo que não há palavras capazes de explicar. É a sensação de ver alguém que você acompanhou, que viu cada tropeço, cada erro, se reerguer e aprender, e isso não tem preço. Neste sentido, a leitura se torna muito prazerosa. Afinal, como não sentir prazer ao realizar novas descobertas?

Carol 31/03/2024

É um bom livro onde se pode tirar alguns ensinamentos de vida. Aborda muito o espiritismo e suas crenças, interessante para quem gosta e tem a cabeça aberta para observar outros pontos de vista.
Coisas que pude aprender com o livro:
O pensamento é a força criadora. Pensou, criou. ?
Seja responsável e consciente do que está atraindo.
O ciúmes é um mau conselheiro.

Taty Novaes 26/03/2024

Releitura?
Ninguém é de ninguém? muitas reflexões. É difícil avaliar a dor do ciúmes, da perda. Mas aqui você consegue sentir os dois lados da história. A reflexão principal, o que é amar e ser amado verdadeiramente?

Rayka.Lohanne 25/03/2024

25.03.2024 22:35
Esse livro poderia ser de 280 páginas,o problema é que a autora enrola muito,muito msm chega fica uma leitura cansativa demais.A história é bem simples e fala bastante da religião espirita (basicamente todo o livro),a Gabriela em alguns momentos é chata,a giconda nem fala (todos os personagens) e outra a autora bota uns nomes tudo igual! não custava nada botar diferente.Resumido um livro com leitura cansativa,história simples que poderia ter sido lida facilmente e se fosse bem escrita.(a história em si não é ruim) Agora vamos ver se eles melhoraram no filme,pq parece que ele é bom.

Gleydianne 25/03/2024

Que ensinamentos!
Ninguém é de ninguém, literalmente. Amei o livro? era algo que tava querendo ler e estudá-lo? amei como abordou o assunto o CIÚME e o quanto ficamos cegos quando deixamos isso nos dominar ?
Amei cada detalhe do livro, vale a pena ler e não só trazer para um relacionamento de homem e mulher mas para vida.

Ale 20/03/2024

Eu senti tanta raiva do marido e como ele era insuportavel pelo ciumes doentil dele. A Gioconda tambem tinha ciumes, tudo mudou muito rapido. Eu esperava um livro mamão com açúcar e recebi um ciumes que com ele é capaz de tudo. Achei interessante como o livro propõe explicar cada ação de seus personagens através do espiritismo. Fala-se mais profundamente do espiritismo do meio ao final do livro. Mesmo sendo católica, não me incomodou, muito bom.

Ana Pereira 10/03/2024

Livro de romance espírita com uma história que envolve ciúme doentio, traição, ódio, desilusão, ambição e morte.

Ana Caturelli 07/03/2024

Relações tóxicas de ciúmes
Ninguém é de ninguém! Porém, se quisermos, podemos continuar sendo seres individuais, sem sermos individualistas.

Ao entrarmos na vida do outro é possível construir, é possível somar...só basta quer.

Não falo de perfeição, é permitido o erro, mas que esse erro seja corrigido em prol da relação do casal, desde que antes de tudo, eles sejam amigos e se disponham a contribuírem para evolução do ser único que existe em cada um de nós; por tabela e estaremos colaborando para a evolução de ambos e de todos em sua volta.

Mary Aude 12/02/2024

Tudo tem um porquê, ninguém é vítima, estamos aqui para evoluir, para acertar as pendências da vida espiritual, o Karma. Alguns ciclos devem ser encerrados para a nossa própria evolução. Sofremos? Sim. Muitos questionamentos só serão respondidos após a nossa passagem, desta forma devemos confiar e ter fé.
Vanessa.Castilhos 13/02/2024minha estante
????

Emily.BrandAo 07/02/2024

Uma historia muito louca que te faz ter varios pensamentos e o final chega a arrepiar
Foi muito bom o enredo que derao e todos significados como todas informacoes se encaixam perfeitamente
Achava um livro dificil de ler e enrolado
Mas no fim
Cada detalhe fez sentido
É surreal pensar em outras vidas e no espiritismo desta maneira

Storm3 04/02/2024

Eu queria ver o filme ?
Gostei muito do filme, mas o livro me prendeu muito mais.

Inclusive, tenho uma denuncia a fazer. Não é o primeiro livro espírita onde as religiões de matriz africana é abordada. Ah, mas deve ser abordada da forma correta, não é? Não. É sempre colocada como vilã, sendo que não é bem assim.

São poucos os livros que eu vejo representando os nossos guardiões da forma que eles são. Pelo amor de Deus, é 2024 e por muito menos nós já sofremos intolerância religiosa, então é inadmissível que livros ditos como espíritas continuem pintando nós como médiuns de umbanda e os nossos guias como vilões que destroem a vida dos outros. Não estou dizendo que não exista médiuns sem escrúpulos, mas isso existe em todas as religiões, inclusive na própria espírita. Temos o João de Deus para provar o argumento. O problema surge quando apenas as religiões de matriz africana são colocadas nesse papel.

Nossa religião já é vista com de forma deturpada pelo cristianismo, e livros como esse, mesmo tendo sido escrito a muito tempo atrás, só colaboram para que a intolerância religiosa perpetue por ainda mais tempo.

Na sinceridade, para uma religião/filosofia/doutrina dita como do amor, fé e caridade, ainda precisa muito evoluir. E eu não estou falando só dos médiuns espíritas, mas dá própria doutrina que ainda se prende em concepção arcaicas. Para quem prega a evolução, está na hora de começar a evoluir. A base espiritual da espírita não é verdade universal e nem deve ser tida com tal.

Duda 23/01/2024

Reflexivo
Demorei um pouco pra terminar pq parece que passa e passa e a história não vai a lugar nenhum mas depois de alguns acontecimentos tudo fica mais interessante, muito diferente do filme mas compreensível. Apesar de falarem muito sobre a autora, gosto da maneira como ela trás o Espiritismo para as histórias, adorei.