Filosofia para quem não é filósofo

Filosofia para quem não é filósofo Peter Gibson

Resenhas - Filosofia para quem não é filósofo

David163 29/03/2024

Não atendeu a minhas expectativas
Quando comecei a ler tinha uma ideia do livro e ele se mostrou um pouco diferente do que eu esperava.
Eu esperava algo um pouco mais histórico combinado com as evolução dos estudos e temas abordados pela filosofia.
O livro traz uma introdução e um capítulo para cada um dos campos da filosofia, não sei se esse é o melhor terno, dividido em capítulos. O livro te dá uma ideia geral sobre o tema, fica algo entre um leitura informativa e de introdução a uma disciplina de filosofia.
Sobre a edição em português, cada início de capítulo existe um mapa mental sobre ele, parece que não versão em inglês esse mapa é colorido e isso é uma diferença relevante.
No final do livro existem sugestões de leitura para seguir com os estudos de cada um dos temas ou capítulos, achei isso interessante como uma orientação para seguir os estudos.

AndrAa58 21/11/2023

Não funcionou para mim
O autor buscou tornar a filosofia mais acessível, abordando conceitos fundamentais de maneira clara e visual. O livro é repleto de infográficos coloridos que enriquecem a compreensão dos temas apresentados. O texto oferece uma ampla gama de pensadores e correntes filosóficas, proporcionando uma leitura abrangente e informativa.

Contudo, ao ler, fiquei com a impressão de ter uma diferença de perspectiva com o autor; ele parece inclinar-se para o materialismo, enquanto eu tenho uma maior afinidade com a abordagem metafísica e transcendental. Essa divergência de visões pode ter contribuído para a que o livro não funcionasse tão bem para mim.

Emille.pravereler 09/08/2023

Filosofia para quem quer?
Filosofia é uma das matérias mais difíceis de se entender. É algo completamente subjetivo e ?emocional? . Esse livro é sobre filosofia pra quem nunca entendeu do assunto, e não é pq vc leu (ou ouviu, no meu caso) que vc vai conseguir entender.. mas talvez a ideia não é que você entenda, e sim que vc pense sobre.
Em um capítulo ele fala uma coisa e no capítulo seguinte te faz questionar ae aquela coisa dita no capítulo anterior, está certa.
Hoje em dia temos recebido todas as informações e ideias de mãos fechadas que as vezes tudo o que precisamos é pensar e principalmente questionar.. afinal o que seria o ser humano sem a famosa frase ?quem sou e pra onde vou??

Lalá? 25/07/2023

Abandonei o livro em pouco tempo mas é bom
Eu abandonei o livro em poucas páginas, mas porque não consigo ler ele como um livro normal. De qualquer forma, ele é muito bom, pelo pouco que li, porém prefiro usar ele como um livro de consulta ou pra estudar algum tópico especifico da filosofia. Folheei um pouco e li sobre alguns assuntos e é bem interessante, só não acho que ele seja pra ser lido como um livro de ficção. Recomendo bastante principalmente pra quem é interessado e quer se introduzir no assunto, o único defeito/qualidade dele é que ele é rápido de ler, os conteúdos estão mais resumidos.

Inlectus 11/06/2023

Bom.
O livro se propõe ao que diz o título, é feito para leigos e cultura geral com uma linguagem instrutiva e não arrogante, Bom autor.

Madeira 08/03/2023

Filosofia nunca é light
Na real, Filosofia nunca é light. Ela acompanha veementemente o desenvolvimento das sociedades e é sempre uma ferramenta complexa pra poder extrapolar conceitos e percepções. Assim sendo, ela permite que vc tenha mais perguntas do que respostas. O livro em si, consegue ser sucinto e abordar temas relevantemente difíceis com bons exemplos. Até didáticos, eu diria. Mas em certos momentos me senti perdido em algumas passagens, sei lá! É um bom livro ? mas não creio que deva estar entre os mais marcantes ou excepcionais que tive a oportunidade de ler!
Babi159 22/07/2023minha estante
Estou com a mesma sensação lendo-o.

Cristina 10/09/2022

Achei um bom livro pra refletir sobre tudo, muito bem exemplificado, capítulos por temas bem separados, faz conhecer a maioria dos grandes filósofos de maneira prática.

Cezar.Tosta 17/02/2022

Boa leitura.
O livro trouxe um conteúdo extenso, creio que por isso pecou no debate das ideias e explicação das mesmas. Certos conceitos não foram desenvolvidos de maneira a facilitar a compreensão de quem é iniciante na filosofia.
Mas, no geral, deu para se ter uma boa visão geral de importantes assuntos.

Lind Bezerra 29/10/2021

Filosofia
O livro e bom, aborda varios temas que você precisa parar para analisar. E bem interessante, estava precisando que um pouco de reflexões.
O único problema é que são páginas brancas.