Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Emilly 18/01/2024

"?Ao vencedor, as batatas!"
Que livro divertido! Machado de Assis realmente nasceu para ser escritor, não queria largar o livro. E nem foi tanto pela história, que obviamente tem os seus mistérios e intrigas. Mas, foi mais pela escrita do Machado mesmo.
Esse não é o primeiro livro que leio dele, já estou bem familiarizada com a sua forma de escrever, mas, por alguma razão, a escrita desse livro foi a que mais me encantou. Acredito que seja porque foi escrito por um narrador oniciete, os outros livros dele que eu li eram todos narrados em primeira pessoa, onde o narrador era o personagem.
Por esse livro não ser narrado em primeira pessoa, tinha povs de outros personagem e isso deixou a história ainda mais interessante e divertida.
Recomendo ler o livro depois de Memórias Póstumos de Brás Cubas, porque o Quincas Borda aparece nesse livro, mas você não é obrigado, dá de ler o livro tranquilamente caso você não tenha lido Memórias póstumas de Brás Cubas.
O livro é bom, tem personagens interessantes, o protagonista passa por um desenvolvimento interessante, e claro, como em muitos dos seus livros, Machado faz o seu protagonista se apaixonar por uma mulher casa e sofrer por ela. Surpreendentemente a história segue um rumo triste.
Mas, de tudo, o que eu mais gostei de fato foi da escrita do livro, da forma que o Machado escreveu essa história. Uma pena que essa minha edição veio com alguns erros de gramática e diagramação.

Jessy R. 21/12/2023

Essa é minha segunda leitura, a primeira foi para fazer a FUVEST em 2020. E que diferença!!!

Essa segunda leitura foi extremamente rica, pude ver detalhes da narrativa, da sintaxe, da própria escrita machadinha!! Eu amei cada página, me aprofundei de uma forma que não pensei que me aprofundaria, claro, as aulas que tive de literatura brasileira ( e um curso de extensão universitária) me ajudaram muito a ir por caminhos mais profundos de uma análise literária.

É um livro genial, cheio de nuances e com várias referências da literatura da época. É um livro que transborda "poeticidade", comicidade e tragédia.

Nabiz 09/10/2023

Ok
Prefiro outros clássicos.
O livro é fluído, aborda vários temas do realismo nacional, como o interesse, o egoísmo e é muito interessante.
Não curti muito algumas coisas que ficaram meio em aberto.
Não entendi o affaira com uma querida ai.
Achei ela sonsa e não gostei dela.
Mas em geral, é bom.

Melks 22/05/2023

Como xingar o sistema capitalista, by machado
Um livro que, atrás de sutilezas (ou não), mostra as relações deturpadas criadas pelas vida em prol do lucro.

Obrigada machado, por mais essa obra de arte.

Beatriz 04/04/2023

A futilidade da sociedade
Apesar de nada acontecer nesse livro durante 80% dele, o Machado de Assis sabe fazer uma bela critica. Se eu vivesse naquela sociedade eu também enlouqueceria (não que a de hoje em dia seja diferente).

Raphaella.Saintclair 21/01/2023

Amei fazer essa leitura,fiquei bem envolvida com a história,e o final cara fiquei triste com o final.

Marcio 09/09/2022

Quincas Borba

Não é o meu preferido da fase realista. Conta a história de Rubião, suposto discípulo de Quincas Borba, que herda os bens de seu mestre e tem a tarefa de preservar o seu legado na figura do cachorro também chamado Quincas Borba.
Uma história sem grandes acontecimentos mas que mostra de forma acurada as relações de interesse e poder entre diversos personagens, principalmente os que possuem dinheiro e influência.

@patrickalves.adv 11/08/2022

Se não fosse por Machado de Assis, a chance da execução do livro ser péssima seria elevada. Porém, colocando em prova o seu valor, o autor consegue transformar uma história que retrata a vida do cotidiano do personagem Rubião em uma lição de escrita.

Para aqueles que estão pensando em lê-lo, comece a sua análise pelo título. Será que Machado escolheu o título por acaso ou até mesmo nele existe uma reflexão oculta ?

Nelson 01/08/2022

Resenha
Achei interessante, fiquei um pouco confuso ali mais para o final do livro, precisei dar uma pesquisada para entender bem.