Era de Sombras e Lembranças

Era de Sombras e Lembranças Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

leticomlivros 25/08/2021

Fantasia Nacional do mês!
Nunca sei botar título de resenha, mas como sempre, venho falar sobre mais um livro finalizado.
Vamos acompanhar a história de Lunara, uma rainha "perdida" do seu reino. A história começa num mundo normal até você entender da onde Lunara e seus sonhos realmente vem!

A escrita desse livro é fluída e bonita. Para mim, os "enfeites" na escrita em nada atrapalharam meu ritmo de leitura, afinal, eu li Estilhaça-me KKKKK. Gostei muito da ambientação e do plot da rainha que se perdeu do seu reino até encontrá-lo anos depois.

A partir daqui, pode conter spoiler:
No entanto, eu senti que faltou um pouco de "background" para a história, senti que ela segui um ritmo mais acelerado do que eu estava preparada, e por isso, ainda senti que faltou alguma coisa para eu me conectar com a protagonista e entender seu passado.

Acredito que esse seja o primeiro livro de outros que virão sobre essa história e que por isso, acabou sendo mais introdutório que eu pensei. Realmente, muitas perguntas ficaram no ar e aqui são algumas delas pra eu mesma lembrar quando lançar o próximo:
1. Lunara vai chegar em Cinaéd?
2. Dax é confiável (eu estou rendida por ele, mas sinto algumas dúvidas)
3. Da onde vem o poder da Luna?
4. Caleb realmente é o traidor (senti q essa revelação aconteceu muito de supetão, quase não entendi e tive que reler pra pegar o que tinha acontecido)
5. Blaze está na mesma "dimensão" que Luna, Dax e Zoey?
6. Viria um triângulo amoroso no próximo? (eu espero que não KKKK)
7. A Luna vai voltar pro mundo "comum"? Ele realmente existiu?
8. Por que o Dax admira tanto a Luna (achei q ainda faltou uma história que desse um melhor suporte pra ele)
9. Eleonora e Dimas seriam eles vilões? (pouco foram mencionados)

Enfim, muitas questões. Acredito que a Naty ainda vai poder trabalhar com muitos elementos dessa história e deixa-la ainda mais completa nos próximos que virão. Apesar de ter sentido falta de mais páginas que dessem um suporte de passado melhor para os personagens, com certeza lerei as continuações, acho q tem muito potencial de ficar ainda melhor!

Beca 30/08/2021

Infelizmente uma questão de expectativa vs realidade.
Sabem aqueles livros que a gente lê a primeira página, sente um frio na barriga e que precisa continuar? Pois é, esse não foi o meu caso.
E eu tentei muito, fiquei duas semanas com o livro antes de desistir, talvez a culpa seja da minha expectativa alta, porque a premissa da história é muito boa, a capa é maravilhosa e o nome da protagonista é lindo mas a realidade foi que eu simplesmente não consegui me conectar com o livro.
Sabem aquela sensação de artificialidade? Foi isso que eu senti, eu sei que é um livro de fantasia e o próprio nome já sugere que não é real, mas acredito que a mágica de livros desse gênero é conseguir fazer com que o leitor, mesmo que por um momento, pareça estar em outro universo, e que ele pareça verdadeiro!
Então desisti, porque não consegui me apegar aos personagens, o enredo não me prendeu, não consegui me aprofundar no mundo e do meu ponto de vista a escrita não deixou o livro fluído. Em resumo, o livro não funcionou para mim mas pode funcionar para você.

Obs: Apesar de tudo vou dar uma estrela porque a capa é realmente linda.

Mavete07 19/04/2022

Foi triste o negócio ?
Olha, eu não esperava tanta coisa pra me decepcionar assim poxa
Não q seja um livro ruim nem nada, mas é q n acontece quase nada e não me prendeu sabe

Moriart 05/09/2021

Raso
Queria ter amado o livro, pois acompanho a autora no instagram e sou fã dela, mas infelizmente o livro não funcionou para mim. E não pela história, young adult é meu gênero favorito e achei a ideia simplesmente fod*, mas deixou a desejar na execução. Os personagens são rasos, as relações mais ainda. A protagonista se apaixona por todo mundo do nada e simplesmente não há dificuldades na jornada dela, tudo parece fácil demais.

A revelação do vilão, que poderia ter sido boa, foi tão jogada do nada que eu fiquei ''hmm, ok.'' O enredo tem vários furos também, como a rainha voltar depois de 20 anos e ninguém falar um A sobre isso. Protagonista mimada e chata, rasa, sem desenvolvimentos. Acho que uma betagem mais exigente resolveria os maiores problemas do livro, pq a escrita da autora é bonita e com potencial.

Vou ler o segundo pq esse foi o primeiro romance dela, então imagino que o próximo será melhor.

Lavs 07/10/2021

Boa premissa, mas deixou a desejar
Pensei que não faria essa resenha por ser uma grande fã da Natália Ávila, mas decidi dar um feedback da mesma forma porque espero um dia dar 5 estrelas para os livros dela.

A capa, a arte, o cuidado com que foi entregue (comprei o livro físico) são dignos de um feedback nota 10, eu adorei, fiquei empolgada e apaixonada. Mas, quando comecei a ler o livro, achei a leitura inicialmente confusa e não muito instigante. Lunara não me cativou, não consegui me identificar com a personagem por senti-la muita rasa e não coerente com a idade que tinha. Ela não me cativou como rainha nem como Luna.

Foram muitos momentos de Luna no nosso mundo atual e tudo o que aconteceu ali pareceu demorar muito porque eram problemas triviais que não me deixavam curiosa. A todo momento eu queria saber quando é que ela voltaria e quando aconteceria algo porque me senti, de repente, lendo um romance da Paula Pimenta e não uma fantasia.

E então Luna voltou e isso aconteceu muito de repente. E algumas coisas após sua volta pareceram muito inquietantes. O que senti no livro é que algumas ideias eram boas, mas não foram bem executadas. Faltou um gancho, algo que me prendesse nos capítulos, faltou personagens mais profundos e talvez condizentes.

Infelizmente não consegui terminar. Mas ainda é uma linda peça na minha estante. Talvez um dia eu insista na leitura.

Eu tenho muita fé na Natália e adoro seus cursos, seus posts e até sua rotina. Lerei mais livros dela e espero acompanhar sua evolução. Espero o dia em que darei cinco estrelas para suas produções.

site: https://www.instagram.com/fabulaslunares/

Idi 18/10/2021

O livro é bom
Para quem está iniciando no universo da fantasia vai ser uma leitura incrível. Eu achei um pouco demorado para engatar na parte da fantasia em si e muita coisa eu achei a inspiração em uma certa série famosa muito evidente.

Luna não é uma personagem bem estruturada e cativante, ela é uma adolescente, confusa e de certa forma imatura em algumas partes do livro. Talvez com o decorrer da série ela seja melhor desenvolvida mas sinceramente não me instigou a continuar lendo e não acho que valha todo hype que está recebendo.

O final pra mim foi muito mal construído e o que parece ser o casal principal não teve química nenhuma, além de não ter me apegado com os personagens.

Eu realmente gosto da literatura nacional e caso Natália Ávila escreva uma continuação eu lerei, mas não será um livro que eu recomendarei por enquanto.

Maria.Clara 02/10/2021

Legal, mas raso e tem um vários nada de acontecimentos relevantes que instiga a ler. Ao contrário a isso tem pontos soltos que são jogados sem serem explicados. Me senti desconfortável com a relação da Luna com sua última paixão ( não porque foi tóxica), mas além de superficial como os outros( LEMBRANDO QUE ELA SE APAIXONA 3 VEZES) e acontece literalmente do nada, esta em específico tem um PARENTESCO com a primeira paixão. Para mim não funcionou, mas quem saiba funcione para você.

Febarbosa 12/02/2022minha estante
Lenda

Daiane499 21/07/2022

Era de sombras e lembranças
Acho que não funcionou pra mim. Eu achei confuso em algumas partes e tinha muita descrição que tornava a leitura cansativa. É uma história legal e com muito potencial, só senti que faltou algo. Acho que as relações da luna podiam ter sido melhores desenvolvidas.

"Muitas pessoas acreditam que tomar uma decisão é descobrir o final de alguma coisa, quando na verdade é só o princípio."

Milla 10/09/2021

Não consegui me conectar
Já tem um tempo que acompanho o trabalho da Natalia no YouTube e quando ela avisou o lançamento do livro eu fiquei eufórica, com expectativas altíssimas... o que provavelmente contribuiu para a sensação de anticlímax que tive durante a leitura.
Eu amei a proposta do enredo e do universo, mas infelizmente não consegui me conectar com os personagens ou me sentir presa durante a leitura.
Apesar de ter sido um esforço concluir esse livro, o final me deixou intrigada e realmente acredito no trabalho da Natalia, então pretendo ler o próximo.

Tami 16/11/2021

Quem disse que autor nacional não sabe escrever fantasia, não conhece a Natalia Avila
Imagina você ser a princesa que acabou de derrotar um dragão e restaurar a paz de seu reino, mas de repente você acorda e está no meio de uma aula do cursinho pré-vestibular, tendo uma vida bem normal?
Aconteceu com Lunara, a personagem principal de Era de Sombras e Lembranças, mas ela tem certeza absoluta de que tudo não foi apenas um sonho.
Com a narrativa oscilando entre o passado e o presente, Natalia Avila pode fazer você se apaixonar e se surpreender na medida certa. A história conta com reviravoltas e tensão a cada capítulo, instigando o leitor a cada página, a procura do que aconteceu realmente com Luna.
A única reclamação que temos a fazer é "por que acabou???". Felizmente, a autora já deu andamento com a continuação, e eu mal posso esperar para ver o desfecho dessa história!!

Ana Vello Pires 28/08/2021

Magia em palavras
Natália tem uma das escritas mais belas e sensíveis que já tive o prazer de ler. Sua ambientação, descrição da natureza e dos sentimentos me fez soltar suspiros a cada parágrafo lido.
Lunara se encontra perdida, tendo sonhos com um reino que ela sente clamando seu retorno, mas não sabendo como voltar ou se apenas está sonhando acordada.
A história começa a pegar ritmo a partir da página 150 mas toda a construção da personagem nas páginas prévias não é inútil e vale a pena somente pelas frases e reflexões incríveis e o modo que a Luna tem de enxergar a vida.
Recomendo de olhos fechados. Com certeza se tornou um comfort book pra mim.