Era de Sombras e Lembranças

Era de Sombras e Lembranças Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

Ana Vello Pires 28/08/2021

Magia em palavras
Natália tem uma das escritas mais belas e sensíveis que já tive o prazer de ler. Sua ambientação, descrição da natureza e dos sentimentos me fez soltar suspiros a cada parágrafo lido.
Lunara se encontra perdida, tendo sonhos com um reino que ela sente clamando seu retorno, mas não sabendo como voltar ou se apenas está sonhando acordada.
A história começa a pegar ritmo a partir da página 150 mas toda a construção da personagem nas páginas prévias não é inútil e vale a pena somente pelas frases e reflexões incríveis e o modo que a Luna tem de enxergar a vida.
Recomendo de olhos fechados. Com certeza se tornou um comfort book pra mim.

Mari Ribeiro @oqueamarile 08/10/2021

A escrita da autora é fluida, o que fez com que minha leitura fosse rápida.

Porém eu acho que devido ao hype, eu acabei criando muitas expectativas e infelizmente não funcionou 100% para mim.

Eu não consegui me conectar com os personagens, e por conta disso, acabei não conseguindo torcer pela protagonista ou me preocupar com o destino dela, bem como não consegui shippar nenhum romance (e esse livro tem bastante disso).

Senti falta um pouco da fantasia, e da construção do universo nos primeiros 65% do livro, mas gostei muito quando a personagem Zoey aparece e junto com ela vem mais um pouco da origem dos reinos e da construção de Cinaéd, que foi para mim o ponto alto desse livro.

Achei legal as referências de filmes e músicas e o final é intrigante.

Acredito que para quem está se aventurando no universo da fantasia agora, ou que gosta de bastante romance dentro desse gênero, irá adorar esse livro.

Gabriela 06/11/2021

Mágico e Poético
A aventura de Luna em Montecorp me prendeu do início ao fim. É uma história cativante, com cenas incríveis, muito romance e magia.
A escrita da Fadinha de Saturno é poética, emocionante e descomplicada, eu praticamente "devorei" o livro em 3 dias.
Fiquei orgulhosa por esse trabalho da Natália, e mais orgulhosa ainda por saber o quanto ela lutou e se dedicou para que essa história tomasse forma e chegasse aos nossos braços assim, toda triunfante.
Essa nova geração de escritores de fantasia nacional independentes me deixa cheia de felicidade e esperança.
Gosta de fantasia e literatura nacional? Então, pode pegar Era de Sombras e Lembranças de olhos fechados, pois você irá amar.
Ler esse livro é uma experiência que todos deveriam ter! ?

Aliel 29/12/2021

Li tantas resenhas positivas, mas não funcionou pra mim. Os personagens são rasos e a protagonista que tanto gostei no início desapareceu durante a leitura, era um livro com muito potencial, elementos e ambientação ótimos mas pouco aproveitados.
Isa 12/01/2022minha estante
To me sentindo assim mesmo. Me arrastando aqui ?

Aliel 12/01/2022minha estante
No fim eu só tava lendo os diálogos quase. Não tava dando de tanta enrolação.

Isa 12/01/2022minha estante
Sim, eu to quase no final e já tá insuportável. Pior que eu tava super ansiosa para esse livro e no final é horrível

Mari Seitz 04/06/2022

É uma escrita muito poética / lírica e dramática hahaha. É gostosinho de ler, mas a história tem alguns furos e te deixa meio confuso em alguns momentos. Tem muitas "frases de impacto", as vezes parece que ela criou a frase primeiro para depois criar a situação, são frazes bem fortes mas o contexto fica meio vago.
Mas gostei do livro, da escrita e da história!!
LuaTeresa 01/09/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Mari Seitz 02/09/2022minha estante
Lua, não tem nada muito meu Deus!

LuaTeresa 02/09/2022minha estante
Ok. Obrigada

Keh 03/08/2021

Perfeitooo
Um dos melhores livros nacionais que eu já li, sem dúvida. Bom desenvolvimento, intrigante do começo ao fim. Bom plot (todos). Personagens instigantes. Amizades fofas. Os interesses amorosos não vou nem entrar no mérito, pois sou cadelinha de um moreno sarcástico de olhos azuis, me perdoe Dex. Descrições de fácil entendimento que flui bem, não é cansativo. Toma aqui minhas 5 estrelas Natalia, favoritei

giulia.literaria 25/10/2021

Favoritei?
Era de Sombras e lembranças me levou em uma jornada extraordinária. Amei as reviravoltas apresentadas pela narrativa, que continuou me surpreendendo cada vez mais.

Luna é uma personagem extremamente humana, com a qual é fácil de identificar (apesar de sua vida nada comum).

O modo como a escritora percorre momentos delicados e emocionantes, sempre com sensibilidade e poesia, faz com que você se apaixone facilmente pela história.

Os interesses amorosos me deixaram muito investida e não vejo a hora de ver os futuros desdobramentos que os relacionamentos entre os personagens vão ocasionar.

Meu coração se conectou com o da Luna e estou curiosa com o que ela fará a seguir. Aguardo com muita animação a continuação dessa narrativa??

Gabi.Resende 09/09/2021

Poeticamente mágico
E é sério, o único livro que eu marquei tanto assim foi Raio de Sol e Daisy Jones
A aventura de Lunara é maravilhosa e eu ainda preciso colocar a cabeça pra funcionar pra dizer o quanto esse livro é fantástico, então?
Um detalhe: eu não sabia o quão poético o sexo poderia ser
Sério.

Daniela 19/04/2022

Um diamante bruto?
A leitura desse livro me deixou em conflito com o que eu senti sobre ele...

Gostei muito da forma que foram descritas várias partes do livro, teve um cuidado e carinho muito grandes na construção de uma narrativa bem poética, que a gente só consegue encontrar em livros brasileiros. Também gostei bastante de como o livro me fez sentir em vários momentos... a protagonista Luna é uma pessoa que aprecia pequenos prazeres da vida e meus olhos marejaram lendo vários trechos em que ela demonstra esse amor e felicidade pela vida.
O começo do livro foi algo bem interessante para mim, pois mesclava a vida normal de Luna com seus flashes de lembranças de Montecorp, fiquei realmente interessada e curiosa quando esses flashes começaram a surgir e deixar a Luna em dúvida.

A premissa do livro e toda história é muito criativa, então eu consideraria ela um diamante bruto, algo que pode ser lapidado para se tornar uma jóia inestimável. Mas na forma que está hoje, ficou faltando alguns elementos para que realmente elevasse a história.

Na minha opinião, o maior embargo dessa história é o famoso "Show, don't tell". A narrativa foca em contar muito mais do que mostrar, e isso faz com que perca a sensação de veracidade, acreditabilidade(?) hahaha. Um exemplo muito bom disso é o romance de Luna com Blaze no início do livro, passa-se muito tempo falando sobre a atração de Luna sobre Blaze e também sobre como eles passavam o tempo juntos mas ao mesmo tempo tivemos poucas cenas de interação genuína entre os dois, tornando assim o romance um pouco sem substância.

Isso acontece com vários personagens no livro, que é difícil você sentir algo por eles, pois eles são muito planificados e parece que foram colocados na história somente para serem coadjuvantes da Luna.

Outro ponto importante de mencionar é como não houve clímax neste livro. Não houve uma grande batalha, nem uma cena impactante, nem nenhum marco que consiga puxar a narrativa para um ápice de suspense ou adrenalina. Isso foi algo que eu senti falta e estou bem acostumada a ler em livros principalmente de fantasia. O final para mim foi anti-climático.

Enfim, acredito que um pouco mais de lapidação na história poderia trazer um resultado melhor, mas da forma que está, é um ótimo romance fantástico jovem adulto (Se não tivessem cenas hot neste livro, eu diria que é juvenil).

Marina 09/08/2021

Sensacional
Natalia, parte 2 pf agora k

O livro tem uma escrita poética genial, mas foi também por ela que eu tirei a meia estrela, me perdi em algumas partes de explicação
A construção dos mundos e da mitologia foi genial, mas eu preciso de muitas respostas ainda sobre o que exatamente aconteceu, os relacionamentos, as reviravoltas, tudo muito bem desenhado, mas confesso que to com medo de umas pessoas ai que ela confia demais traírem ela.
Sobre as partes que eu me perdi, algumas explicações no meio do livro acabam chegando em conclusões muito rápido pra eu acompanhar kkkkkkk
A magia foi TUDO
Devorei esse livro em 1 dia praticamente, literatura nacional mais uma vez sendo genial
LuaTeresa 20/08/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer a classificação dele? Tem cenas +18?

LuaTeresa 20/08/2021minha estante
Vai ser uma duologia?

Debora.Vieira 28/07/2021

Alguém traz meu Rivotril...
As referências... A escrita poética. Meu coração foi reabastecido com pó de fada depois dessa leitura.

Mas como vou dormir tranquila depois deste final?

Geo Campos 17/03/2022

O livro tem um sabor de aventura, um enredo bem gostoso. Senti um pouco o início do desenvolvimento da trama mas vale super a pena.
Quero muito a parte II