Era de Sombras e Lembranças

Era de Sombras e Lembranças Natalia Avila

Resenhas - Era de Sombras e Lembranças

bruxadecopas 25/07/2021

Surpreendente!
Todas as pessoas precisam dar uma chance para essa fantasia maravilhosa e que chegou pra desestruturar muitos corações, incluindo o meu.

O livro é de uma autora brasileira, o que dá ainda mais quentinho no coração, pois a escrita foi maravilhosa e não deixa NADA a desejar.

A forma como a história foi criada e desenvolvida, foi com muito cuidado e isso é notável em cada página lida. É incrível como a Natalia conseguiu fazer a união e a transição entre o mundo em que vivemos e um mundo completamente diferente, onde a magia é mais do que real, completamente palpável.

Cada personagem tem uma personalidade única e bem construída, você consegue visualizar as ações baseada na personalidade de cada um e consegue amar (ou não) cada um com uma união de motivos e atitudes.

Eu terminei o livro desesperada, tendo amado, desconfiado e odiado eventos e pessoas aleatoriamente no meio do caminho e o final... Até agora estou impactada.

Preciso urgente da continuação desse livro e vocês precisam urgentemente ler ele!!!
Mariane 31/07/2021minha estante
Pretendo ler agora em agosto

Lyla 05/08/2021minha estante
to lendo e to amandoooo ?

Udirlei 06/08/2021minha estante
Lerei em breve. Já está no Kindle

Madu 25/08/2021minha estante
Vontade de ler, qnd eu li a sinopse eu achava q a protagonista era esquizofrênica KSKAKKAKJ coitada man, até eu ler as resenhas.

bia 31/08/2021minha estante
amiga você shippava ela com o Blaze?? Porque eu NÃO consigo shippar, misericórdia

Castro 02/09/2021minha estante
Tem pdf?

Castro 02/09/2021minha estante
Vc leu por onde?

bruxadecopas 10/09/2021minha estante
Mharia, eu comprei o livro! A autora vende ele em versão física. Mas além disso tem na Amazon no KU.

Madu, socorro KK

bruxadecopas 10/09/2021minha estante
Bia, no começo eu shippei sim, não nego. Mas depois que ela voltou pro reino dela........... Difícil. Mas o final me deixou de boca aberta e eu já tô louca querendo saber o que vai sair daí.

mcah 19/08/2021

Muito bem escrito, mas esperava um pouco mais
Gosto de começar pelos pontos positivos, principalmente quando eles valem muito a pena. A escrita da Natália é linda, fluída e delicada. A forma como ela constrói personagens é dinâmica, eles possuem vozes tão diferentes que é fácil distingui-los mesmo sem apresentação.

Isso e a construção de mundo me conquistaram, as relações criadas, principalmente no início. Porém, achei o miolo do livro meio maçante, o que atrasou minha leitura.

Eu esperava mais do lado fantástico da obra, além da dinâmica dimensional. Não senti equilíbrio entre romance e fantasia, pesou muito mais para o lado romântico. Entendi esse primeiro livro como uma apresentação, uma forma de a personagem lidar com seus dilemas e mostrar seu verdadeiro eu na sequência. Mas o lado mágico da história, coisa que deveria ter sido contado mais no início, veio acontecer nos 70% do livro.

E não foi como se eu estivesse procurando nas entrelinhas descobrir esse mistério. Porque foi uma informação básica de mundo que normalmente esperamos conhecer no início da leitura. Outra coisa que me incomodou muito foi não ter tensão suficiente nos acontecimentos trágicos para que eu sentisse medo pela personagem, ou sequer considerasse um vilão. Senti que os acontecimentos dos últimos 30% foram corridos demais, e muito facilmente resolvidos.

Novamente, vejo o lado positivo da dinâmica, que foi a evolução da personagem, sair daquela "quem eu sou?" para "eu sou isso e posso fazer isso". Mas, considerando ser uma fantasia, eu esperava um pouco mais. Como romance, é perfeito.

Davi 13/04/2022

Em busca do plot perdido
Vou listar os pontos que não gostei do livro, isso não é um ataque à Natália e muito menos à literatura nacional, já que é literalmente minha preferida. Listando os pontos em ordem cronológica.
1- A personagem principal Lunara de forma alguma parece ter 21 anos, ela é descrita e age como alguém de 16 e em muitos momentos tem uma mentalidade de 12, não é uma jovem adulta, parece que ela é descrita como jovem adulta só para ter cenas hot.
2-Foreshadow no Blaze não é nada sutil, você já capta o plot twist do final em um diálogo dele, se leu e n percebeu que o epílogo seria isso, leia de novo os primeiros diálogos dele com a Lunara, vai perceber o quão óbvio era, o que tornou o plot twist do livro completamente fraco para mim.
3-Lunara volta ao reino (algo extremamente óbvio e não faz diferença a história que vem antes disso pq n acrescenta em nada, então n é spoiler) e basicamente a rainha que passou 20 anos fora retorna ao comando total do reino e todos a obedecem sem grandes explicações, agem de forma natural como se estivesse tudo bem e tudo tranquilo, a suspensão da crença foi fortíssima neste ponto.
4- Dax é apresentado com sua personalidade misteriosa e reservada.Ele deveria ser distante e solitário, afinal é descrito desta forma, mas sua personalidade é quebrada em algumas páginas com ele se apaixonando pela Lunara numa conversa. Sim,em uma conversa o cara solitário, que não gostava de tanto contato humano se apaixona pela rainha que desapareceu por 2 décadas, de novo suspensão da crença se fazendo presente.
5- Zoey é apresentada e rapidamente decide ir atrás de Lunara numa jornada que pretendia ser perigosa e mortal, simplesmente do nada ela decide ajudar uma rainha que sumiu por 20 anos.
6- Existem dois momentos que pretendiam ser de tensão no livro, em ambos Lunara sai de forma explicitamente conveniente.
7- A aventura de Lunara, Dax e Zoey passa de forma corrida, pálida, morna, você não sente nada em momento algum, chega o epílogo então o plot twist óbvio acontece.
8- A escrita realmente usa o estilo poético, no sentido de usar metáforas, gradações que é o estilo da autora e eu respeito, mas devido à falta de conteúdo parece uma grande maquiagem às falhas. Os exageros tornam a escrita redundante muitas vezes. O livro não é de poesia a escrita poética não deveria sobressair-se à narrativa uma metáfora não me faz ignorar que a Lunara acabou de se salvar da morte apenas curvando corpo e fazendo um monólogo enorme na cabeça dela que só tem função estética e nada mais.

O livro se vende como para amantes de Senhor dos Anéis,Nome do Vento entre outros, mas não espere de forma alguma algo como Frodo, Sam, Pippin, Merry e Aragorn, nem em personagens, nem nos perigos enfrentados. Demorei para entender o que a história significou para mim, mas agora sei que não entendi porque não consegui sentir nada.
Creio e tenho certeza que faltaram leituras críticas em relação ao enredo e plot, antes dos betas, alguém realmente para apontar as faltas de desenvolvimentos, o principal problema deste livro é não sustentar-se, ele se sustenta em ser parte de uma trilogia e acaba entregando um plot EXTREMAMENTE fraco.
Faltou um amadurecimento, um olhar mais crítico da autora e dos leitores betas, não adianta prometer aventuras e não ter aventura alguma. Acho que não foi uma trilogia bem planejada e espero que a autora melhore, porque vi vários conteúdos dela sobre ensinar plot e desenvolvimento de plot, mas ela não soube fazer isso aqui.
Vou ler o segundo para avaliar se houve alguma evolução, porque este livro é decepcionante. Te promete, mas não cumpre.
Mari 13/04/2022minha estante
Eu li A Falsificadora de Mapas dela e vejo que ela é uma autora bem iniciante mesmo e precisava de leituras críticas para ajudá-la a praticar e reescrever os livros dela pra entregar algo com conteúdo.

Mavete07 14/05/2022minha estante
Meu deus vc falou tudo, mesmo sendo um livro super rápido e fluido é muuuuuito chato, e eu acho um absurdo alguém vender um curso sobre escrita e escrever tão sem pé nem cabeça assim

beca 04/01/2023minha estante
Acho que esse problema da luna sair ilesa de tudo e tudo se resolver magicamente com as vozes da cabeça dela, simplesmente pq ela é quem é, tira a tensão de toda a obra e das aventuras. A gnt deixa de acreditar na tensão e no perigo que a narrativa tenta nos fazer sentir, porque sabemos que tudo vai se resolver do nada, mesmo com ela desmaiada.

Giu 09/07/2023

Mano ??
Era de sombras e lembranças

Mano tipo assim eu gostei mt, tem uma fantasia ótima, tem um misto de duas dimensões, a mitologia boaa, em si a fantasia é impecável, acho q me deu todas as informações necessárias sabe
A personagem principal é um amor, secudarios impecáveis, praticamente tds me agradaram e tem suas personalidades marcadas sempre ali, nn foi jogado. E tipo tanto da vida1 quanto da vida2 os personagens me agradaram sabe.
Tem umas revelações ótimas de vdd, q me agradaram e algumas fiquei bem supresa kkk.
Só tem alguns pontos q me incomodou, depois de 50% o livro parou de me prender mesmo a história sendo boa, acho q quando ela voltou para o lar dela e ficou um pouquinho parado achei q seria tipo 10% ela vendo como tá o reino e já partindo para sua missão. Só que mano a missão enrolou Mt.
Para mim era o foco principal que ficou só por final????
Me incomodou esses dois pontos.
E mano para mim podia ser uma fantasia única sla, não sei como será o segundo volume. Mas tipo a escritora poderia ter seguido uma linha mais fácil e melhor (no meu ponto de vista) tacava umas 400 págs aqui, e já tacava história e desenrolava.
Tipo o livro inteiro gira em torno de uma missão q ela tem que fazer e na hora da missão acaba o livro?
Ai é foda 3??

Thais Lima 30/09/2021

Muito potencial desperdiçado
Eu já tinha visto várias vezes essa autora aparecendo no Instagram pra mim, divulgando o curso de escrita criativa dela, e fiquei bastante curiosa pra ler o livro dela. Afinal, se alguém está dando aula, é porque é bom no que faz, certo?

No Tik Tok dela, vi um vídeo dela divulgando o livro dela, fazendo um breve resumo, e foi nesse momento que eu decidi que ia aproveitar meu Kindle Unlimited e ler esse livro. A premissa da história me encantou e me deixou muito curiosa, e por isso imediatamente fui atrás e comecei a ler.

A verdade é que a única coisa boa desse livro é a sinopse dele.

A ideia tem um grande potencial, tinha absolutamente tudo pra ser uma grande história de fantasia, mas a autora simplesmente decidiu amassar a ideia brilhante que teve e jogar no lixo, e desperdiçar o livro dela em um romance barato que não convence ninguém, principalmente porque a protagonista dela é tão volúvel que ela se apaixona TRÊS VEZES no mesmo livro. Um desses romances dela (o último) acaba sendo tão bizarro pela relação parental que ele tem com o primeiro romance dela. Inclusive, essa protagonista é tão chata que ler o livro pela perspectiva dela foi um tormento. A garota tem 20 anos mas age como se fosse uma garotinha de 13. Ela fica de mimimi porque o povo dela respeita ela só por ela ser rainha e tem inveja de uma pessoa que tem o amor genuíno do povo. Mas ué, ela ficou 20 anos afastada do reino dela e queria ser amada pelo povo sendo que eles não tinham nenhum motivo pra isso? Insuportável.

O livro se foca muito pouco em explorar a dualidade dos dois universos em que a protagonista se vê presa, passa mais da metade sem acontecer absolutamente nada que acrescente na história, você fica esperando que os dois mundos comecem a se fundir e isso seja explorado, que ela comece a investigar quem ela é de fato e o que está acontecendo. Mas a autora desperdiça muito tempo num romance idiota com um cara do prédio da Luna, e decide simplesmente mandar a Luna de volta pro mundo dela, do nada, na metade do livro. Aparece uma vidente estranha que ninguém sabe quem é, e a Luna simplesmente ACREDITA nela e volta pra Montecorp. Ela nem duvida, ou pensa que a mulher é louca ou que ela tá enlouquecendo.

NADA tem desenvolvimento nesse livro. As coisas simplesmente acontecem. Você pensa que vai melhorar quando ela volta pra Montecorp, mas só piora. São várias cenas sem sentido que só enchem páginas de nada com coisa nenhuma. Até o final desse livro não faz o menor sentido, a autora simplesmente percebeu que precisava terminar o livro e inventou uma jornada de última hora com um dos amores da Lunara e uma garota aleatória que até então não tinha aparecido que simplesmente decidiu que queria se arriscar. Por quê? Também não sei.

Não sei se eu que fui com muita sede ao pote, ou se o livro é simplesmente ruim. Tinha pegado outro da autora, que ela lançou recentemente, mas sinceramente? Vou deixar pra lá. Se for igual a esse, eu vou ficar com uma ressaca literária terrível.
Maria.Clara 01/10/2021minha estante
Tô terminando esse livro e tenho a mesma visão que você

Anna 04/10/2021minha estante
Nossa! Isso da personagem agir como uma adolescente é muito real. Li só 20% e já me incomodou.

Vivi 05/10/2021minha estante
Você não poderia ter descrito melhor

Mandy.Valatriz 04/09/2021

Criativo, mas um pouco raso
Gosto de acompanhar a carreira da Natália neste mundo literário, desde quando passei a acompanhar seu trabalho pude notar sua esperteza e imensa criatividade para fantasias.
Infelizmente este livro não me cativou tanto, vim cheia de expectativas nele.

Falando logo pelo começo da história, achei que demorou um pouco para que eu sentisse que estava em uma história de fantasia. Por mais que seja interessante apresentar os elementos da realidade que a Lunara estaria vivenciando, pareceu que aquilo não iria me levar a lugar algum e senti que estava consumindo informações desnecessárias demais de um enredo distoante da proposta. Imaginei que sua curiosidade pela outra realidade pudesse lhe atormentar em muitos sonhos, alucinações ou em fatos bem presentes que nos fizessem pensar "uau, há algo mágico acontecendo aqui" ao invés de ter a sensação que estou lendo apenas histórias de um cotidiano escolar de adolescentes em que a protagonista apenas tem uma rasa curiosidade sobre sua outra realidade. Sem falar que a Lunara fala tanto sobre si, que é sonhadora, que se sente uma incógnita a ser desvendada, não parece algo natural quando se tenta forçar isto tantas vezes.
Outra coisa que me incomodou bastante foi quando ela conseguiu voltar para Montecorp. Ninguém desconfiou que ela poderia ser alguém disfarçada dela mesma para tomar o reino? Ela chegou e simplesmente foi ok dar suas ordens, não pareceu que ela sumiu durante tantos anos do nada... Achei realmente que ela seria considerada uma traidora, que as pessoas iriam odia-la por terem lhes abandonado, mas senti que o caos após sua partida ficou raso, assim como sua volta. Sem falar que ela não teve tempo de reinar direito como rainha, mas já chegou se impondo como uma sem ser muito questionada. Talvez tenha haver com algo da cultura deles, mas fiquei meio intrigada com a volta dela.
Outro ponto que não curti muito foi quando ela começou a utilizar seus poderes pela primeira vez, ela pareceu simplesmente conseguir usar, além que seu treinamento não tinha mestre, era só ela...
Os personagens achei bem rasos, o romance me pareceu meio forçado até, ficou tudo rápido demais e não consegui me cativar com eles. A própria Lunara parece quase perfeita demais para criar alguma empatia e torcer por ela, já que qualquer situação ela se sai bem, por mais impossível que seja é só pedir favor aos céus que parece resolver misteriosamente. Em algumas cenas cativantes queria ver mais a fala construída dos personagens, suas particularidades, e não apenas uma narração rasa pela visão da protagonista.
E pra finalizar, me incomodei em várias passagens que a Lunara tomava uma decisão apenas por "sentir". Parecia um pouco irreal. "Por algum motivo acho que eu devia fazer isto" daí ela fazia e uou, alguma surpresa! Quem imaginaria?

Por outro lado, amei demais o vilão, não esperava por ele. Isso explicou um pouco que talvez seu reinado esteja passando por um golpe internamente sendo feito aos poucos com cautela para algo maior. Gosto do fato de ao menos ela ter alguns 2 defeitos (por mais que nao pareça tão trágico)....
Adorei a criatividade da história, a forma como o unicórnio foi abordado, a Floresta, as lendas, a escrita poética.

Com certeza irei ler o outro livro pois espero que possa surgir algumas novas explicações, visto que eu perdi as contas de quantas vezes acontecia algo estranho e a Lunara apenas dizia "Depois eu vejo isto."
Para uma primeira publicação independente de alguém tão criativa, inteligente e cheia de magia, tenho certeza que obras incríveis virão desta autora e que isto é só o começo. Para quem gostaria de se aventurar pela primeira vez em uma história de fantasia essa obra de encaixa bem!!

giu 16/08/2021

dois mundos, uma rainha
Se a história foi feita para quebrar padrões, expectativas e fazer nos apaixonar pelo Conto Perdido de Montecorp - objetivo atingido com sucesso.

Lunara é uma personagem cativante com um senso de humor que te prende desde o início, principalmente nos diálogos perfeitos! Além de ser inteligente e ter um coração bom ~sabe aquele tipo de rainha que quer colocar seu reino todo primeiro, mesmo que ela precise sofrer para isso?

Luna também tem um melzinho que eu adoraria saber a receita, porque homens lindos, charmosos e divertidos caem aos seus pés sem ela nem precisar usar a carta de Majestade. E eu mal posso esperar para descobrir com quem nossa rainha vai ficar ?

As revelações são bombásticas e a jornada da Luna é repleta de desafios e criaturas mágicas, algo que encanta - principalmente tão bem intrincado com a escrita poética da autora.

Era de Sombras e Lembranças: a
Eu: Siri, abra o spotify e toque Claire de Lune no repeat.
bibi 25/08/2021minha estante
meu deus eu preciso que outubro chegue pra eu ler com o clubeeeeeee

Livros, Séries e Brigadeiro 16/12/2021

não rolou
Fui com grandes expectativas pra esse livro. Já acompanhava a autora, e quando vi que ela ia lançar uma obra com esse plot incrível de multiverso, fiquei ansiosa. O livro começou bem, mas depois me senti mais perdida que a personagem dentro da própria história. Luna parece em muitas de suas atitudes que tem 12 anos. Os romances não me convenceram, e o resto da trama foi? fraca? O desfecho foi legal, mas achei que não precisava de tanta página. Mas acho legal para quem quiser ler e tirar suas próprias conclusões.
Ami 16/12/2021minha estante
Aaa poxa :( tava querendo ler esse livro... acho q vou ter q diminuí minhas expectativas

Livros, Séries e Brigadeiro 16/12/2021minha estante
@Ami pode ser que você ame, de verdade. Mas comigo não funcionou mesmo.

fer 27/12/2021

Faltou alguma coisa?
Eu gostei do livro e da premissa dele, afinal nunca tinha lido algo parecido, mas ao longo da história eu não sentia um desenvolvimento, a história não parecia andar e eu não sentia que conhecia os personagens.

Não sei se vou procurar o segundo livro para ler, porque não curti muito o desenvolvimento da história

Unicórnio Intergalático 16/10/2021

Pior do que esperava
Li alguns livros ruins esse ano, mas esse conseguiu se superar. 400 páginas de nada, pura enrolação, decisões criativas ruins, hot poético sem necessidade, personagens mal construidos e chatos, uma trama que não leva a nada e ainda vai ter continuação, pois não foi concluído (sem necessidade alguma), além do enredo e a escrita serem chatos.
Você acha que vai melhorar em algum momento e isso não acontece. Perda de tempo. Pessimo.

Isa 12/01/2022

Mal começou o ano e já tem decepção
Estou extremadamente decepcionada.
Comecei a seguir a autora assim que ela divulgou que ia lançar este livro. Fiquei super animada, a sipnose parecia muito interessante e nunca tinha visto um livro parecido. Quando comecei a ler o livro estava super ansiosa, mas me decepcionei ao me ver lendo um dos piores livros que já li.
1- A escrita é bem lenta e confusa, tanto que várias vezes me perdi em qual mundo a personagem estava.
2- A personagem principal é insuportável e em muitas situações se mostrou imatura, mais parecendo uma criança de 10 anos do que uma adulta de 21 anos.
3- Os personagens tem 0 desenvolvimento e o relacionamento entre eles simplesmente não me prendeu, era tudo muito rápido. (Não é spoiler, está no prólogo) Por exemplo quando Luna aceita o pedido de casamento de Caleb depois de terem o primeiro beijo no dia anterior???
4- Nada acontece até metade do livro.
Sinceramente só terminei o livro, porque não gosto de jogar dinheiro fora.
Não recomendo lerem.
É isso, beijos meus amigos leitores.

Isabella 23/10/2021

Me apaixonei pela premissa do livro, e estava torcendo pra ser mais um comfort book, mas infelizmente não rolou. A personagem principal, apesar de ser apresentada como uma jovem adulta, é imatura e um tanto incoerente com a posição de rainha no universo fantástico. Não consegui me importar ou me conectar com ela (e nem com nenhum outro personagem). As partes no mundo não fantástico são só uma junção de acontecimentos que não levam a nada. As relações românticas (um total de 3) são todas superficiais também.
Enfim, a autora teve algumas boas ideias, mas foram executadas de forma péssima.

mams 01/09/2021

Uma história ok
Eu dei 2,5 estrelas para esse livro porque acredito que muitas pessoas podem encontrar nele uma leitura divertida, despretensiosa, que proporcione uma distração, apesar de eu não ter gostado tanto da experiência de leitura.

A premissa da história é bastante atrativa e interessante. Eu, particularmente, gosto muito de ler sobre dimensões paralelas e  sonhos que se confundem com a realidade. Natália usou essa base para criar seu livro e posso dizer que ela foi bastante feliz na escolha desse tema. A autora utiliza uma narrativa poética que, por vezes, é belíssima. Seus textos são bastante floreados, com descrições muito bonitas dos ambientes e situações. Algumas frases do livro merecem ser grifadas e anotadas, de tão lindas.

No entanto, percebo que essa narrativa, em alguns momentos, fica bastante tumultuada. A autora tenta criar camadas de adjetivos e sensações que acabam por fazer um texto carregado demais, um pouco confuso até, o que acaba por deixar a leitura mais lenta. De vez em quando precisei parar e reler para compreender o que a autora quis dizer em alguns parágrafos. São cores, que são sons, que são cheiros, criando uma sinestesia bastante complexa, mas não necessariamente de um jeito bom.

Os personagens não são muito bem construídos. Todos os personagens masculinos, além de serem todos interesses românticos da personagem principal (com exceção do pai dela e de uma esfinge), são praticamente a mesma pessoa: todos são bonitos, altos, e tem algum sentimento de proteção ou cuidado em relação à Lunara. As únicas diferenças entre eles eram a cor do cabelo e a cor dos olhos. A própria Lunara é uma personagem que não desperta nenhuma empatia. Ela não tem nenhum defeito significativo além de ser mimada e teimosa, o que a torna irreal demais. Quando começa-se a especular o fato de Lunara ter algum poder mágico, ela consegue utilizar esse poder sem nenhum esforço além de chorar e pedir por favor. Mesmo sem treinamento, mesmo sem nem saber que possuía esses poderes, ela consegue acessá-los sem qualquer dificuldade. É uma personagem rasa, meio chata até. É difícil até mesmo de torcer por ela, porque não há muito pelo que torcer.

O texto possui alguns erros ortográficos e de concordância. Acredito que, por ser uma publicação independente, não tenha sido feita uma revisão detalhada ou uma leitura crítica. Algumas frases começam de um jeito e terminam de outro, como se a autora tivesse mudado de ideia sobre como escrever uma passagem, mas tivesse esquecido de apagar uma preposição ou um verbo, sobrepondo as ideias e deixando o texto um pouco poluído. Alguns conceitos e ambientações também ficaram estranhas, a ponto de dar um nózinho na cabeça enquanto eu lia e tentava imaginar o cenário (por exemplo: em um momento a Lunara está em uma sacada, mas ai ela se dirige a um rio, sendo que sacadas ficam necessariamente acima do nível do chão. Ou seja, a Lunara pulou o guarda corpo e caiu de uma altura de dois andares para ir ao rio?). Existem também contradições nas falas das personagens de um capítulo para o outro, o que, de novo, acredito que se dê pela falta de uma boa leitura crítica/betagem.

Tive dificuldade em entender o real conflito pelo que a personagem principal está passando. Parece que o conflito, a principio, é ela estar vivendo em uma realidade semelhante à nossa, mas com memórias de um outro mundo e outra vida, com castelos, cavaleiros e dragões e não saber o que é a verdade. Mas em outro momento, parece que a autora mudou de ideia e a grande questão muda para qual o destino que ela escolhe seguir, que escolhas ela fará. Depois, parece que o conflito é mais relacionado ao romance, aos interesses românticos da Lunara em uma realidade e em outra. Apesar da autora afirmar que o foco do livro não é o romance, ele foi o que mais me saltou aos olhos durante a leitura. O conflito interno da personagem sobre ela querer ou não ser rainha ficou em segundo plano ao meu ver, e ele só é apresentado de fato quando a leitura já está bem avançada.

Resumindo: para o meu gosto pessoal, esse livro não foi muito bom.  Eu não recomendo essa leitura para quem já tem muito contato com literatura fantástica ou que goste de histórias como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Guerra dos Tronos ou Harry Potter, porque a trama e o desenvolvimento dos personagens e do próprio enredo são bem mais simplórios (diria quase bobos) que os presentes nessas obras. Acredito que essa seja uma boa leitura para quem não costuma ler fantasia e gostaria de começar a consumir esse gênero, por ser um universo bastante simples, com conceitos fantásticos bem primários. Eu entendo as referências da autora, sei que ela se inspirou em fantasias épicas e nos livros da Sarah J Maas, mas, para mim, não chegou lá. Tenho certeza de que ela irá evoluir e crescer cada vez mais em sua escrita, corrigindo suas falhas e aprendendo com seus erros. O esforço e o trabalho da Natália, de ter lançado um livro de maneira totalmente independente, devem ser reconhecidos e aplaudidos, independentemente de gosto. Ela queria escrever a história que gostaria de ler e foi o que ela fez.
Sarah.Amorim 02/09/2021minha estante
Nossa, você arrasou! Comecei essa leitura já tem uns dias, mas estou meio perdida na história e sem gostar de absolutamente nenhum personagem. Achava que ia melhorar, mas depois de ler sua opinião estou inclinada a abandonar esse livro.

mams 03/09/2021minha estante
Ah mas não acho que vc tenha que abandonar, não! Vai que vc gosta mais chegando ao final? É que pra mim realmente não clicou, mas tem várias pessoas que gostaram ?

nina 22/08/2021

5 estrelas favoritado
gente do céu no começo eu tava até frustrada pq achei que ia ser mais uma fantasia que foca mais no romance que em qualquer outra coisa, mas NÃO!
Favoritei sem pensar duas vezes e já quero ir bater na porta da Natália Ávila pra cobrar a sequência!!!!
O QUE FOI ESSE FINAL E ESSE EPÍLOGO MINHA GENTE?????
maravilhoso, incrível e tenho orgulho de termos um livro nacional desses.
bia 31/08/2021minha estante
amiga, deixa eu te perguntar, você shippo ela com o Blaze? Porque meu Deus eu NÃO consigo, apesar deles serem fofos, não dá?..

nina 31/08/2021minha estante
nossa, NÃO! Em nenhum momento kkkkk não sei o que rolou, acho ele um fofo, mas só... sei lá, até me irritou que ela tava focada demais nesse romance

bia 01/09/2021minha estante
nossa ainda bem que não é só eu que pensa assim! Espero que apareça outra pessoa que tenha mais química porque olha?..

leticomlivros 25/08/2021

Fantasia Nacional do mês!
Nunca sei botar título de resenha, mas como sempre, venho falar sobre mais um livro finalizado.
Vamos acompanhar a história de Lunara, uma rainha "perdida" do seu reino. A história começa num mundo normal até você entender da onde Lunara e seus sonhos realmente vem!

A escrita desse livro é fluída e bonita. Para mim, os "enfeites" na escrita em nada atrapalharam meu ritmo de leitura, afinal, eu li Estilhaça-me KKKKK. Gostei muito da ambientação e do plot da rainha que se perdeu do seu reino até encontrá-lo anos depois.

A partir daqui, pode conter spoiler:
No entanto, eu senti que faltou um pouco de "background" para a história, senti que ela segui um ritmo mais acelerado do que eu estava preparada, e por isso, ainda senti que faltou alguma coisa para eu me conectar com a protagonista e entender seu passado.

Acredito que esse seja o primeiro livro de outros que virão sobre essa história e que por isso, acabou sendo mais introdutório que eu pensei. Realmente, muitas perguntas ficaram no ar e aqui são algumas delas pra eu mesma lembrar quando lançar o próximo:
1. Lunara vai chegar em Cinaéd?
2. Dax é confiável (eu estou rendida por ele, mas sinto algumas dúvidas)
3. Da onde vem o poder da Luna?
4. Caleb realmente é o traidor (senti q essa revelação aconteceu muito de supetão, quase não entendi e tive que reler pra pegar o que tinha acontecido)
5. Blaze está na mesma "dimensão" que Luna, Dax e Zoey?
6. Viria um triângulo amoroso no próximo? (eu espero que não KKKK)
7. A Luna vai voltar pro mundo "comum"? Ele realmente existiu?
8. Por que o Dax admira tanto a Luna (achei q ainda faltou uma história que desse um melhor suporte pra ele)
9. Eleonora e Dimas seriam eles vilões? (pouco foram mencionados)

Enfim, muitas questões. Acredito que a Naty ainda vai poder trabalhar com muitos elementos dessa história e deixa-la ainda mais completa nos próximos que virão. Apesar de ter sentido falta de mais páginas que dessem um suporte de passado melhor para os personagens, com certeza lerei as continuações, acho q tem muito potencial de ficar ainda melhor!