A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook)

A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook) V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

Emylly17 22/04/2024

"Uma história é uma ideia, indomável como uma erva daninha, brotando em qualquer lugar onde é plantada."

lena 21/04/2024

Vivendo como um fantasma
Addie é uma garota francesa do século XVIII que se vê fadada à uma vida de dona de casa com um casamento arranjado numa pequena cidade interiorana da França, algo que não era compatível com os inúmeros cenários que ela tanto sonhou para a sua vida. Portanto, quando Adeline não encontra uma saída para a evitar o casamento forçado, em um momento de desespero, ela sela um pacto com a ?Escuridão?. Como tudo tem um preço (e alto) Addie troca a sua alma por uma vida longa, mas não esperava que a partir dessa noite viveria como um verdadeiro fantasma, sem ser vista, sem ser lembrada e sem uma identidade.

Vou tentar ser breve, porque desenvolvi muitas opiniões durante a leitura. Demorei demais para terminar a história, quase três meses, e isso me fez ter um pequeno bloqueio contra esse livro.

Bem, as duas primeiras parte são extremamente maçantes, com frases de efeito que praticamente se repetiam a cada capítulo, Addie fazia exatamente as mesmas coisas, ano a ano, já Henry, que teve uma oportunidade de mudar completamente a sua vida, decide ficar com a mesma vida ordinária.

Chegando na parte três, o livro toma um rumo mais interessante, o desenvolvimento da Adeline com o Luc me fez passar madrugadas em claro lendo, eles desenvolveram uma química inegável (algo que eu senti falta no relacionamento dela com Henry). Eu estava com altas expectativas para o final do livro, porém acabei me desapontando, a autora tinha tantas oportunidades e caminhos para escolher, mas decide ficar no clichê, um com grande potencial deixado de lado. Tenho na minha cabeça que a parte boa do livro está apenas entre 80-95%.

Apesar de tudo isso, amei conhecer a Addie LaRue e a sua história, mesmo tendo críticas me senti abraçada pelo livro, foi uma boa experiência no final das contas, com certeza indicaria esse livro para um amigo.

thays.dream 21/04/2024

"as ideias são mais indomáveis do que as lembranças"
Eu estava à procura de um livro como esse a tanto tempo... Um livro com uma pegada e uma didática minimamente diferente, algo que eu pudesse me deleitar e que eu tivesse vontade de ler até nos dias em que eu não teria tempo. E foi exatamente isso que encontrei lendo A Vida Invisível de Addie LaRue.
Passar mais de 500 páginas lendo e observando cada detalhe da vida da Addie, vendo o passar dos dias, ano e séculos. Os seus amores que a esqueciam facilmente por conta da maldição, todos seus esforços, suas dificuldades, seus aprimoramentos e felicidades a cada nova descoberta. Tudo isso foi extasiante.
Ela fez um pacto porque queria viver mais, queria ver as coisas lindas da vida e não morrer no mesmo metro quadrado em que sempre esteve. Ela perdeu muitas coisas, perdeu muitas pessoas principalmente, viver sem ser lembrada por ninguém além da própria escuridão deveria ser torturante, mas ela nunca desistiu.
Ver a perspectiva de Henry também foi muito interessante, agoniante e reconfortante em alguns momentos. Talvez não reconfortante nas partes felizes, mas reconfortante de um modo a se pensar que, para escrever um personagem como esse, é preciso existir várias pessoas assim e dá uma sensação de que não estamos sozinhos.
Se identificar diversas vezes com um personagem assim muitas vezes não é fácil, mas ver que tudo provavelmente dará certo no final causa uma sensação de aconchego.
Sinceramente, não posso falar muito mais que isso se não darei spoilers, mas para aqueles que me pedirem se indico esta leitura, minha resposta será sempre sim.

cissamff 21/04/2024

To ?
Eu tava mto em dúvida do que ler depois do último livro, queria alguma coisa que me prendesse mas que me inspirasse também.
pois bem?
vi uma resenha desse livro e estou muito muito feliz de ter lido!!! praticamente engoli ele por todo final de semana e to muito animada e inspirada e sei la.
vale muito a pena

Gesielle.Gruttner 21/04/2024

Impressionante!
?O tempo sempre acaba um segundo antes de você estar pronto.
A vida dura os minutos que você quer menos um?.
Ficção e a marcha incansável do tempo, um livro simples e lindo, delicado e grandioso. Uma leitura que me surpreendeu positivamente!

sophia1052 21/04/2024

"  ? Se você pudesse voltar atrás, ainda faria o pacto?
  Addie responde que sim.
  A vida tem sido difícil e solitária, mas também maravilhosa. Ela sobreviveu às guerras, lutando e testemunhando revoluções e renascimentos. Deixou a sua marca em milhares de obras de arte, como a impressão de um polegar na parte de baixo de uma tigela de barro. Presenciou coisas assombrosas e perdeu a sanidade mental, dançou em bancos de neve e morreu de frio às margens do rio Sena. Ela se apaixonou pela escuridão diversas vezes, e por um ser humano apenas uma.
  E está cansada. Insuportavelmente cansada.
  Mas sem dúvidas viveu."

Demorei um ano ou até mais para terminar o livro, não acho uma leitura fácil mas o diferencial dele para todos os outros livros que comecei mas nunca terminei é que Addie LaRue é uma obra prima.
A necessidade da autora de querer detalhar tudo deixou o enredo às vezes uma coisa chata, porém nem isso conseguiu tirar a magia do livro porquê essa premissa é maravilhosa
A vida invisível de Addie LaRue fala sobre liberdade e o preço da liberdade, fala sobre amor e o preço do amor, mas acima de tudo fala sobre a vida.
darabwl 21/04/2024minha estante
nao sei pq ainda sou sua amiga?

Maria20590 21/04/2024

A sensação de ler esse livro é que ele de alguma forma de abraça, achei a escrita da autora maravilhosa e foi meu primeiro contato com ela.
Apesar de ter gostado, achei que algumas partes poderiam ter um desenrolar melhor, mas gostei muito da história da construção da personagem Addie.

Milena 21/04/2024

Legal. Porém bem cansativo em algumas partes, quando fica voltando para o passado principalmente. Mas interessante como foi surpreendendo ao decorrer da leitura.

ðð®ð® 20/04/2024

A vida invisível de Addie LaRue
Entt, algumas pessoas podem gostar desse livro, gosto é gosto, mas eu n gostei dele, ele n me prendeu na história, n me fez querer ir para a próxima página para saber oq ia acontecer, pq estava TD na cara, esse livro é tão previsível. Confesso q eu gostei de algumas frases e alguns capítulos, mas TD vez q eu pensava q estava ficando bom, eu me decepcionava. Eu me obriguei a ler pq queria terminar para poder ter uma opinião mais concreta. Para umas pessoas o livro é poético, para mim o livro foi uma chatice ?

Letíciiia 20/04/2024

Infelizmente me lembrarei
ARRASTADO!!!! Não tem palavra melhor.
O jeito que a autora escreve, as palavras, a melodia, são lindos não me levem a mal. MAS li exatas 388 páginas no meu máximo e dropei. Tive que voltar apenas para a resenha (o final descobri por outras pessoas).

Desde o começo o conceito da história me pegou um pouco, quanto mais eu lia, mais eu pensava ?Ela não deixa marcas em ninguém, não se conecta com nada, e nem comigo leitor?. Foi estranho pensar que uma premissa tão interessante pudesse se concluir nesse pensamento, porém foi exatamente isso que aconteceu.

Sobre o Henry: ele é sem sal mesmo, mas o que não é nesse livro?
Não o massacro por ter feito um pacto após um coração partido (que só juntou com uma tristeza e insatisfação que o Henry tinha desde criança), afinal ele estava chapado e imaginou que a sombra era uma miragem. Também não julgo ele odiar o pacto que fez por 1- a intenção da sombra é essa mesma, distorcer palavras e deixar a vida da pessoa o mais insuportável possível pra que ela desista da alma 2- a Addie é uma que reclama constantemente também.
De resto, o pacto afetou tanto a percepção da vida dele, que o que era ruim ficou pior. O próprio dono da coitadolândia.

Sobre o Luc: é a escuridão, um demônio, um deus? tudo menos humano. Não é amor, não é paixão. É dependência em cima de quem ?vive por ele?, é tesão no controle e poder. É se sentir melhor e merecedor.
Em 1700, as pessoas tinham muitos deuses a quem rezar, a quem fortalecer e acompanhar, nos anos 2000? Poucas religiões tem força, Luc (egocêntrico como todo deus) não aceitaria perder uma das poucas pessoas que ainda alimentam seu ego e poder.

Sobre a Addie: teve 300 anos e não viveu nem o equivalente a algumas semanas. O que conseguiu fazer? Tirou prazer de quantas coisas na vida? Ela não tem controle de um palmo a frente do seu nariz. (Sim, o pacto impede ela de fazer qualquer coisa a não ser vagar por ai com uma alma penada, mas de novo, essa é a intenção de um pacto). Só li sobre ela dormindo com uma pessoa a cada dia e como ela amava/odiava o Luc.

E ai? Você se prende no que nessa história? Tem uma moral boa de como o que desejamos nem sempre vai deixar nossas vidas melhores e ponto.