A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

Queria Estar Lendo 10/07/2021

Resenha: A Vida Invisível de Addie LaRue
Mais um livro que me coloca num beco sem saída, porque eu simplesmente não sei como explicar em palavras o que foi a leitura de A Vida Invisível de Addie LaRue. É, definitivamente, o trabalho da vida da V.E. Schwab e nota-se desde a primeira até a última linha.

Na história, estamos na França durante os anos 1700, em uma pequena vila no meio do nada. Adeline LaRue confronta o finito em uma crise de pânico, forçada a se casar jovem, e foge para a floresta a fim de oferecer qualquer coisa em troca de liberdade. Só que, quando ela pede para um deus, é a escuridão que responde, e eles selam um acordo: Addie dá sua alma em troca da imortalidade.

O preço? Ninguém além da escuridão vai se lembrar dela. Addie é imortal, mas seu rosto, seu nome, sua história - tudo isso se apaga assim que a pessoa que a conhece vira de costas para ela. O livro transita, então, entre os primeiros anos de imortalidade e seu presente, trezentos anos depois, em Nova York - com uma Addie mais madura e ciente de sua maldição.

É em meio a esse marasmo que ela conhece Henry e, para seu completo choque, percebe que o rapaz se lembra dela. Trezentos anos depois, Addie deixou de ser invisível para alguém.

"Livros, ela descobriu, são uma maneira de viver milhares de vidas - ou de encontrar forças para aguentar uma vida muito longa."

Eu... Nem sei por onde começar? A Vida Invisível de Addie LaRue me atraiu desde que a Schwab anunciou que estava finalizando o arquivo; ela demorou dez anos para escrever esse livro, e dá para perceber isso em cada frase, palavra e cena. É um trabalho impecável - mas não sem falhas - e emocionante e melancólico do começo ao fim.

ESSE LIVRO TEM UMA DAS NARRATIVAS MAIS BONITAS QUE JÁ LI NA VIDA! É uma poesia tão triste e solitária e desesperançosa, mas cheia de amor pelo mundo e pela infinidade de coisas que surgem no caminho da Addie com o passar dos anos e com seu amadurecimento a respeito da maldição que carrega.

Sim, ela é esquecível - mas pode deixar seu legado através da arte, da literatura, da música. Sim, quem se apaixona por ela esquece esse sentimento - mas Addie guarda consigo as memórias e os momentos dos quais jamais vai se esquecer.

"Como você anda até o fim do mundo?
Um passo de cada vez."

E ao mesmo tempo em que isso é bonito, é tão, tão triste. Com exceção de Luc - o deus da escuridão que tomou sua alma - Addie está sempre sozinha. E os primeiros anos de sua solidão são desesperadores porque ela não tem mais uma família, amigos, não tem mais um espaço em seu antigo lar; ela foi completamente apagada do mundo, mas precisa sobreviver nele.

Eu amei como a autora construiu seus rompantes de absoluto terror e desamparo no passado para, com a quebra dos capítulos, mostrar a figura amadurecida e consciente e concisa que é Addie no presente; em Nova York, ela sabe o que fazer e quando fazer. Ela sabe quando virar as costas - até que, ao virar as costas para Henry em uma livraria, ele não se esquece dela.

E todo o seu mundo vira de ponta cabeça, porque existe alguém, em trezentos anos, com que ela pode existir. Ser. Alguém com quem Addie pode dividir sua história, seu passado e presente, sua maldição.

"Sete sardas. Uma para cada amor que ela teve."

Eu não quero falar muito do Henry porque a graça do personagem está justamente no mistério. Quem é ele? Por que ele se lembra da Addie? Por que ele carrega uma aura tão triste e soturna? As respostas chegam com o tempo, construindo tensão e suspense, e são arrasadoras. E importantes para o desenvolvimento da trama, principalmente para o seu final.

Esse é um livro total e completamente dedicado a Addie LaRue. À sua memória, à sua existência, mesmo que completamente apagada do resto da história; ao que ela viveu e confrontou e temeu. Aos seus piores e melhores momentos e ao caminho que trilhou porque seguiu seu desejo. Egoísta e imaturo, sim, mas que ganhou tons mais conscientes com o tempo. Um desejo doloroso e impetuoso de viver para sempre - distorcido por uma escuridão debochada que resolveu apagá-la dessa eternidade, mas que não conseguiu apagar sua marca no para sempre.

"O que é uma pessoa, se não as marcas que ela deixa?"

Luc, aliás, tem grande destaque da metade do livro para sempre - e eu já estou preparada para revirar os olhos com comentários de que ele e Addie se apaixonaram e nasceram um para o outro e ela é a luz para a escuridão dele e toda essa baboseira sem sentido (mesma coisa que eu vivo quando escuto alguém dizendo que gosta de Darkling e Alina juntos).

Personagens com o Luc e o Darkling manipulam, abusam (física e psicologicamente) e querem destruir a personagem até não sobrar nada além de uma sombra dela mesma.

A ideia do Luc na história, pelo menos para mim, é o peso de um relacionamento abusivo sem fim. Ele é aterrorizante em alguns momentos e doce em outros, é tentador, sedutor, é belo e apaixonante, e então é furioso e perigoso; ele é um peso determinado a quebrar Addie para arrastá-la até a escuridão eterna, e ela se recusa a quebrar. Ela é forte, ela é teimosa e é incrível por isso. Ela sabe o quanto ele é nocivo, mas também sabe que não tem como se livrar dele a seus termos.

"Adeline LaRue não pode ser uma estranha aqui, para essas pessoas que ela sempre conheceu. Dói demais assistir enquanto se esquecem dela."

A jornada de Addie LaRue fala, principalmente, sobre legado. Sobre a marca que você deixa no mundo. Para citar Hamilton, "o que é um legado? É plantar sementes em um jardim que você nunca vai ver florescer?"; eu me lembrei muito desse trecho enquanto lia, enquanto via Addie lutando contra a maldição para sussurrar inspirações em músicas e pinturas e esculturas, para deixar pequenos lembretes de que esteve ali. Viveu ali. Será lembrada ali.

Quanto a mim, eu só posso dizer que todo esse livro vai ficar guardado no meu coração para todo o sempre. A história de uma garota que implorou por infinidade para a escuridão e, em meio a terrores e felicidades, trilhou sua história através de uma maldição.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2020/11/resenha-invisible-life-of-addie-larue.html
Barbie13 27/09/2021minha estante
Desde q eu entrei nessa rede social q eu tô falindo!!! Preciso desse livro na minha mesa p amanhã ?

Marya 08/10/2021minha estante
Oi gnt alguém sabe se a livro único?

Duda Ventura 08/10/2021minha estante

Qual é a classificação?

Ceci :) 25/10/2021minha estante
@Hiju: +16 anos

lua 12/11/2021minha estante
oiii em que página ha essa frase ?como vc anda ate o fim do mundo????

Ceci :) 12/11/2021minha estante
@lua: ?? um passo de cada vez?
Eu vou pegar meu livro aqui para ver se eu acho :)

@Ceci brigadaaa

Ceci :) 12/11/2021minha estante
@lua: véi, eu achei um monte de frase do livro, mas ainda não achei essa

lua 12/11/2021minha estante
@Ceci kakaka relaxeee, procurei q nem doida tb e n achei, o jeito vai ser reler????

@Lua: ACHEEEEI
página 90

Ceci :) 12/11/2021minha estante
@lua: menina, eu tava pegando o livro para grifar as frases e coloquei como meta achar essa frase KKKKK
enfim, ?achei?

lua 13/11/2021minha estante
@Ceci: kakakakka muito obrigadaaaa

Ceci :) 13/11/2021minha estante
@lua: nadaaa

Ceci :) 26/12/2021minha estante
@Lari: concordo

Cami 07/01/2022minha estante
Meu deus essa foi a resenha mais linda que eu já li :(

Ruiva Misteriosa 17/01/2022minha estante
Meu Deus, que resenha foi essa menina do céu! Muito obrigada por isso, agora mais ansiosa do que nunca pra começar essa leitura!

Gaby 18/01/2022minha estante
Eu li e reli o final ! Não estou sabendo lidar com esse fim ...

Rodrigues 21/01/2022minha estante
Gente diz pra mim que a história melhora. Fiquei fascinada nos primeiros capítulos quando addie narra sua vida em Villon, mas agora estou na página 123 e ela só fala sobre os caras que ela conheceu. Esperava mais uma narração sobre as aventuras dela durante os séculos. Vale a pena continuar lendo? Ou o livro continua neste ritmo?

Ceci :) 21/01/2022minha estante
@Rodrigues: fica mais interessante sim. A parte 3 é meio chata tbm, mas depois disso não tem como largar o livro

Jessica Rodrigues 28/01/2022minha estante
Estou ansiosa para le-lô ??

Anaaa 28/01/2022minha estante
Acredito que Luc seria uma analogia à relacionamentos abusivos.

Ceci :) 28/01/2022minha estante
@Anaaa: super concordo

ilybooks 08/02/2022minha estante
Esse livro mexeu totalmente com a minha visão sobre a vida, é realmrnte incrivel o jeito q a Ve Shwab sabe usar as palavras

Noemi 15/02/2022minha estante
Faço minhas as tuas palavras. Ótima resenha.

M A V I 15/02/2022minha estante
Dean Winchester teria feito de tudo para lidar essa mulher desse pacto ?

Nandinha 22/03/2022minha estante
Oi alguém sabe a página que ela fala " o que é uma pessoa, se não as marcas que ela deixa "

Carina 25/03/2022minha estante
Página 13 ?

Carina 25/03/2022minha estante
Gostei do livro, acabei hj. Mas acho que coloquei expectativas demais ???????

Queria Estar Lendo 01/05/2022minha estante
Oi, Livitt! Contanto que credite o Queria Estar Lendo, pode ficar à vontade pra usar :D

Ster 13/07/2022minha estante
Tem romance?

Ster 13/07/2022minha estante
Tem romance?

Denise.Milanese 14/07/2022minha estante
É tão bom encontrar um livro que te dê a satisfação de não ter sido perda de tempo.. ah, e eu amei o final, me fez chorar.. gosto do improvável

Leal 27/07/2022minha estante
Que resenha muitíssimo boa! ?

Dããmaris 30/07/2022minha estante
Vou ler por causa da resenha

Dããmaris 30/07/2022minha estante
Vou ler por causa da resenha

Let 06/08/2022minha estante
Gente! Estou boquiaberta aqui! Acabei de terminar e não sei o q fazer da minha vida depois desse livro. Pqp!! Per-fei-To! Pra sempre a história de Addie no meu coração!!

Paula 15/08/2022minha estante
Sem dúvida a minha parte preferida foi da parte 6 adiante, cara os três últimos capítulos são incríveis eu já tava desesperada pra saber o final

sonia 11/09/2022minha estante
Adorei esse livro.

Victor 14/09/2022minha estante
muito texto

Leticia.Santana 20/09/2022minha estante
achei um pouco enrolado

Eduarda.7 13/10/2022minha estante
Amei seu comentário só por vc criticar o relacionamento da addie e do luc ! Me dá uma síncope cada vez q eu vejo gente romantizando esse relacionamento tóxico e abusivo

thaise.gonzaga 17/10/2022minha estante
o final me fez chorar, amo mt,um dos meus livros fav

Vit 21/12/2022minha estante
Me convenceu no segundo parágrafo a ir ler o livro imediatamente. Obrigada!

Ceci :) 21/12/2022minha estante
@Vit: LEIA
uma experiência única
(Tem partes que fica meio chato, mas eh necessário para entender a história)

Elisa 12/01/2023minha estante
Alguém me fala como ler esse livro eu sou nova aq

clara 14/01/2023minha estante
meu protegido!

clara 14/01/2023minha estante
meu protegido!

Anna 19/01/2023minha estante
esse livro é um espetáculo!! ele consegue te prender a cada palavra

HAgata2 23/01/2023minha estante
É normal querer largar ele de tudo que é forma?

Thamyli 04/02/2023minha estante
Eu nem estendi como o Deus da Escuridão passou a perna nela

JAlia 04/02/2023minha estante
Partiu ler depois dessa resenha e dos comentários

lilivvv 17/02/2023minha estante
essa resenha me fez querer reler esse livro, um livro tão lindo, significativo, enfim, foi a leitura que com certeza mais me marcou e vou carregar ele no meu coração para sempre.

Ju R Sobottka 22/02/2023minha estante
Maravilhoso! Q escrita deliciosa, que História original!! Amei!!

VitAria202 05/03/2023minha estante
Simplesmente perfeito vai muito além da fantasia

Mari Gominho 14/03/2023minha estante
Muito boa resenha!

Samia 12/04/2023minha estante
Um dos melhores livros que eu li com certeza. Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas... Sobre como o tempo é importante e que devemos aproveitar cada segundo. Sobre como nunca estamos preparados para a morte. Enfim, leiam...

library1 04/08/2023minha estante
descreveu tudo que sinto sobre esse livro!!

maria_clara_ 05/09/2023minha estante
Hot??

Amanda3808 06/12/2023minha estante
Comecei a ler!! Tá sendo bom?

DudzBlack 16/01/2024minha estante
Terminei a 2 semanas e não consigo tirar ele da minha cabeça nem começar um novo livro. Esse livro acabou e me transformou de todas as formas possíveis

DudzBlack 16/01/2024minha estante
Essa resenha resume muito do que eu não consegui colocar em palavras sobre esse livro!!

euindy 22/02/2022

UMA VIDA QUE NGM SE LEMBRA. UM LIVRO QUE JAMAIS ESQUECEREI!!
LIVRO DE MILHÕES JUROO

O QUE FOI ISSOO?? não tenho palavras pra descrever o quão bom é este livro! Ele é simplesmente perfeito, cada detalhe é surreal de lindo, tô apaixonada de verdade.

A V. E Schwab conseguiu entregar uma escrita super apaixonante e poética, bem fluída e que te faz refletir bastante em várias coisas.

Muitos aprendizados e reflexões sobre amor, solidão, liberdade e amar e ser amado. Me destruiu ???

"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"

Addie é uma personagem única, e em cada página eu ficava cada vez mais impressionada com toda essa coragem e inteligência dela. Ela é uma personagem forte e muito determinada, e com o desenrolar do livro vemos isso com mais clareza.

Posso dizer que todas as minhas emoções foram gastas nesse livro. Chorei, dei risada, fiquei com raiva e acima de tudo me apaixonei. Me apaixonei pela Addie, por esse livro, e não canso de dizer o quão bom ele é!!! ?

Experiência simplesmente incrível, acompanhar todas as vivências e aventuras da Addie. História que jamais irei esquecer, e vou panfletar sim!!

"Eu me lembro de você"

?? SPOILERS LEVES DE ALGUNS PERSONAGENS??

Henry é definitivamente um personagem que eu amei conhecer, amei a história e afins. Chorei com o final. Foi muito lindo acompanhar o romance dele com a Addie, achei verdadeiro. Em alguns momentos me identifiquei com ele, enfim.

SURTO ATRÁS DE SURTO

Luc foi um dos personagens que mais passei ódio, não sei em que momento eu comecei a ter uma leve relação de amor com ele. Mas foi vulto KKKKKKKKK
-----------

Esse foi um dos livros que eu já li sabendo que ia favoritar, só estava esperando o momento certo.

"Porque a felicidade é breve, mas a história é duradoura e, no fim, todo mundo quer ser lembrado."

É UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE! LEIAM!!!!
Anna 22/02/2022minha estante
Nossa agora fiquei com vontade de ler

Mimi 22/02/2022minha estante
Pensei o mesmo...Esse livro é arte, e nos faz sentir muitas coisas

@Anna pfvr é prftt

@Mimi SIMMM PERFEIÇÃO

ilzinha 22/02/2022minha estante
Tudo pra mim esse livro!!!

euindy 22/02/2022minha estante
@ilizinha meu amor todinho já

Claudinha 22/02/2022minha estante
Ok ok ok por causa do seu post, esse livro vai furar a minha fila eterna hahahahahha

@Claudinha KKKKKKKKKK

Nowhere¿ 22/02/2022minha estante
Perfeito apenas ?

bia!¡ 22/02/2022minha estante
AMG eu tô lendo e tô surtandooo

RafaTart18 23/02/2022minha estante
Esse livro uma obra prima, PERFEITO

@Nowhere¿ SIMMMM

euindy 23/02/2022minha estante
@bia!¡ cada pag um surto diferente scrr

@RafaTart18 apaixonada estou

@giih SIMM MERECE TUDO E MAIS UM POUCO

euindy 24/02/2022minha estante
@bibis OBRA-PRIMA DE VDD

Thalita 30/11/2022minha estante
tem algum gatilho? qual a classificação de idade?

matty0 06/01/2022

eu não gosto dessa autora.
eu não gosto dessa autora, e outro livro que li dela se classifica em um dos PIORES da vida, mas eu (infelizmente) resolvi dar outra chance. bom, é fato, ela tentou...

a escrita melhorou muito, isso é claro, porém, a mentalidade dela, não. parece uma fanfic escrita por uma pré adolescente, só que com um vocabulário um pouco mais extenso. Até os 50% eu tava levando bem, mesmo que não acontecesse porcaria nenhuma, mas nunca duvidem da capacidade que ela tem de deixar tudo sempre pior.

Eu odeio os personagens que ela constrói, usa uma narrativa um pouco densa, mas com diálogos nível RBD BR, aquele bate e volta infantil. Ela é incapaz de escrever uma interação sem transformar numa orgia depois. Adeline é tão patética e fútil, parece que fala de arte só da boca pra fora, henry é o pior, quando apareceu até simpatizei, MAS CLARO, pode sempre piorar

e Luc, pqp, o cara é a escuridão, um demônio foda e milenal, e fica 300 ANOS indo atrás de uma sonsa que não vai acrescentar NADA PRA ELE, e ficam agindo que nem adolescentes fazendo birra e dizendo frases como "ain se renda, se renda, se renda" TODA HORA, TODA VEZ. mano??? vai tirar doce da boca de criança, vai fazer desenho de ovni em plantação, sabe?????? VSF!!! VSF UM MILHÃO DE VEZES INDO E VOLTANDO

é uma perseguição idiota que não condiz com quem ele deveria ser!???

o melhor personagem é o remy, e ele apareceu em 3 páginas KKKKKKK mas claro, claro, tinha que terminar em sexo também, é só o que a autora faz parecer que a adeline tem a oferecer

edit : ah, tem mais. todo mundo tá surtando aí dizendo que é um livro muito reflexivo kkkkkkk mas é tudo tão óbvio ??? como aquelas frases de "ei, beba água" do twitter, ou aquelas imagens de bom dia do grupo da família. Sério que precisam de um livro de 600 páginas pra perceberam que a vida...tipo...passa?

é ruim, é sem sal, é forçado, e todas as coisas ruins que vocês puderem imaginar. Talvez o livro fosse bom se fosse escrito por outra pessoa, outra pessoa que soubesse conduzir um personagem com uma carga centenária e não o fizesse dizer coisas como : "Eu não sou um rato, Luc! >>>:[" "eu afiei minhas garras! >>> :["

uiuiui, o que ela vai fazer? roubar um pão? kkkkk chacota
rana.castillo 06/01/2022minha estante
Revolts

rana.castillo 06/01/2022minha estante
Agora quero ler

maísa 06/01/2022minha estante
ok dps dessa resenha eu provavelmente vou tirar ele da minha lista

Gabbe 06/01/2022minha estante
Concordo com tudo que você disse. Esse livro foi a minha maior decepção de 2021

Kira© 06/01/2022minha estante
Gente, a resenha mais revoltada q ja li. Amei ?

matty0 06/01/2022minha estante
KKKLLKKKKK

Paloma 07/01/2022minha estante
ADOREI! ??? É exatamente isso.

Daiane 08/01/2022minha estante
Tanta revolta em uma resenha que até me interessei na história do livro e vou querer ler pra ver se fico revoltada assim também. ??
Aliás, adorei a resenha!

matty0 08/01/2022minha estante
KSKKSKS depois conta oq achou

Sohfii 09/01/2022minha estante
Primeira q eu vejo e discordo com absolutamente tudo. Estou lendo e amando

matty0 09/01/2022minha estante
kkkkkk ai ai

Juliana.Vieira 11/01/2022minha estante
"mano??? vai tirar doce da boca de criança, vai fazer desenho de ovni em plantação, sabe??? " KKKKKKKKKKKK aqui você me ganhou demais

dullahan 29/09/2022minha estante
KKKKKKSKSKKSKSKSKSKSKKSKSKSKSKKSKSK

Daiane 29/09/2022minha estante
Li o livro e odiei, achei chato pra cassete, e totalmente previsível. Algumas pessoas falam " ah, mas o final compensa." Pra mim não, porque achei uma bosta.

matty0 29/09/2022minha estante
KKKKKKK não falei??? fiquei muito feliz de você ter voltado pra contar

Bia 18/09/2021minha estante
Que resenha interessante.

Ana Cecília 18/09/2021minha estante
que bom que gostou Bia! muita coisa me incomodou no livro, não dava pra ficar calada kskakk

Bia 18/09/2021minha estante
É importante levantar esses pontos pra quem quer ler.. eu comprei ele ontem
E to super animada pra ler
Mas já vou preparada agora que vc levantou seus pontos.

gabrielle c. 19/09/2021minha estante
realmente, essa nota não bate com a resenha kkkkkk, que é muito boa inclusive. por algum motivo eu ja esperava que fosse assim, mesmo sem nunca ter lido nada da autora, mas quando li algumas resenhas eu senti que seria um pouco daquilo que fazem quando querem contar/dizer algo muito profundo e poético, e no final só acabam enchendo linguiça e a história que era pra ser algo cativante, fica meio oca, só revestida de pouquissimos pontos que realmente valem a pena. "comprei" na pré venda dps de ler a sinopse que mostra uma ideia muito boa, mas aparentemente mal executada

gabrielle c. 19/09/2021minha estante
será q é isso mesmo ou eu sou uma doida chata? pode ser tbm

gabrielle c. 19/09/2021minha estante
não que as histórias precisem ter essa tal profudindade ou serem poéticas, mas a sinopse vende uma ideia ótima mas que parece ser mal executada eai fica meio esquisito, sei lá

Ana Cecília 19/09/2021minha estante
olha minha nota 4 foi pela experiência de leitura que foi interessante, mesmo um livro maçante eu queria saber o final e acho que valeu a experiência kdkskkkk e olha que coragem comprar livro em pré venda mesmo sabendo como seria!

Bia 19/09/2021minha estante
Coragem mesmo de comprar em pré venda.
Mas acho que vai ser uma boa leitura.

Larissa1218 22/09/2021minha estante
to vendo vc abaixando a nota ???

Ana Cecília 22/09/2021minha estante
é lari.... quanto mais eu reflito mais eu vejo que é ruim....

Ana Cecília 23/09/2021minha estante
me desculpa joaninha vou chora

23/09/2021minha estante
Ceci esses comentários foram antes da nossa lavagem de roupa suja e panos passados

23/09/2021minha estante
Eu passo pano, eu não te odeio, não fica titi

beatriz 23/09/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gabii. 05/05/2023

No começo do livro, ele é muito chato, tem muita informação que não deveria ter. Confesso que eu demorei um mês e meio para terminar de ler, depois ele começa a ficar bem mais agitado, qnd o Henry entra na vida da addie, mas a tem uns fato que não precisava contar, não tem porque.
A autora tinha TUDO para fazer o luc e addie um casal perfeito mas não foi oq vimos.
Eu prefiro o luc do que a Henry, eu me apaixonei estranhamente pelo luc do meio ate o final do livro.

pelo começo do livro a nota e 4,5.
damian3 05/05/2023minha estante
eu queria muito um pov do luc, algo mais profundo na visão dele... ?

love, Maria 05/05/2023minha estante
um dos meus livros favoritos da vida. finalmente achando alguém que também prefere o luc kkkkkk acho o henry muito sem sal e o luc é bem aquele moreno sem sentimentos que algumas pessoas adoram

aninha_08 05/05/2023minha estante
o inicio eu tbm achei meio chato

estou.lend0 05/05/2023minha estante
Eu n gostei do livro mas sou team Luc tbm kkkk sei lá, acho q é pq sou viciada em enemies

eu amo o luc

ele é maravilhoso

Beatriz.Ordonhes 05/05/2023minha estante
eu também achei o Luc estranhamente cativante, ele tem alguma coisa ali, mesmo sendo literalmente um bicho papão

simm

Mii 06/05/2023minha estante
Acabei de finalizar este livro, e tbm estava na esperança de Luc e Addie! ?

gabii. 06/05/2023minha estante
sim, o luc tem mais presença, Henry e mto slaa

gabii. 06/05/2023minha estante
tem q ter uns capítulos extra na visão do luc, eu apoio

aninha_08 07/05/2023minha estante
simm. ia ser mto bm

Cidah 30/12/2022

Tem feiticeiro no meio, tem prostituição, tem mentira e outras coisas mais...
A (in)esquecível estória de Addie Larue perdura na minha mente... Fui alertada de uma possível ressaca literária, mas não medi esforços para tamanha. Acho que se tornou um dos meus favoritos pelo modo como ela é contada; intercalando passado e presente com um gostinho de "quero mais" no final de cada capítulo. Dito isso, é meio óbvio que devorei a leitura em poucos dias. No começo, não vou mentir, foi difícil de engatar, mas quando aconteceu foi exuberante. Ao mesmo tempo que queria continuar lendo, me limitava a fazê-lo pois não queria acabar logo. No fim, não me segurei e terminei em poucos dias.

Preciso elogiar a autora pela facilidade de inserção dos mais variados temas ao longo da trama, tais como: magia, história, arte, romance... entretanto os elementos com maior destaque são questões relacionadas à vida e ao tempo. Este livro me fez refletir bastante sobre estes dois assuntos em especial.

"Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer" é o conselho que Adeline recebe de Estele, o que, numa tentativa desesperada de fugir de um casamento arranjado, acaba desobedecendo.

Ela não queria viver aquela vida dentro de uma cidadezinha pacata, sem muitas novidades. Almejava muito conhecer coisas e lugares novos. Era uma verdadeira sonhadora, algo que nos limites de Villon, sua cidade natal, era visto com maus olhares.

Por ter essa sede de aventura e sentir seu tempo esgotando, assim que foge do casamento, começa a proferir suas preces, na tentativa de que algum deus pudesse ajudá-la. Enquanto fala, não percebe o pôr do sol indo embora e a noite chegando e acaba invocando um deus das sombras.

Ela pede então para ser livre, diz que não quer pertencer a ninguém além de si mesma, que quer mais tempo. A eternidade não lhe pode ser concebida, então ela suplica para que recolha sua alma apenas quando ela se cansar e a não quiser mais.

A escuridão atende, mas por um preço. Por puro vacilo da ausência daquilo que não foi dito, os termos do pacto selado incluem não deixar marcas e ser esquecida poucos instantes após tirarem os olhos de Adeline.

Ela volta para a casa dos pais e acaba sendo surpreendida pela falta de reconhecimento deles perante ela. Seus pais, sua amiga de infância e até mesmo a anciã, Estele, não fazem ideia de sua subsistência. Então percebe que cometeu um erro terrível.

Ela passa os próximos anos compreendendo as limitações e brechas do acordo que foi selado.
É imortal, porém isso não impede que a mesma não sinta necessidades fisiológicas como fome, assim como sentir dores físicas. Precisa aprender a se virar, como conseguir sobreviver com aquilo que foi estabelecido, além dos desafios de ser uma mulher no século XVIII, mas ela não se dá por vencida.

Testemunha guerras, revoluções, mas também tem a chance de desfrutar das coisas mais belas do mundo, visto que seu tempo é indefinido.

Deleitei-me com a passagem de cada capítulo.
Ao mesmo tempo em que me identifiquei em partes com Addie Larue, do mesmo modo foi com Henry Strauss, um rapaz que estranhamente consegue enxergá-la, mais precisamente lembrá-la.

É o tipo de livro que eu gosto, então sou suspeita pra falar... algumas reviravoltas fui capaz de deduzir muito antes, o que não me impediu de apreciar o livro de forma alguma. É importante salientar que apesar de possuir elementos de romance, não é focado somente nisso, o que me fez gostar dele mais ainda.

Tudo o que você queria era ser lembrada, Addie, e eu não me esquecerei de você tão fácil. Adoro livros que me fazem chorar igual uma cadelinha!
Yasmin 30/12/2022minha estante
Esse livro é tão perfeito?

Marghani 30/12/2022minha estante
Estória? P q p ein

Cidah 30/12/2022minha estante
uai e deixa de ser ficçao?

Marghani 30/12/2022minha estante
Vc escreveu errado!

Cidah 31/12/2022minha estante
história é factual, já estória é fictícia ?

Marghani 31/12/2022minha estante
No século XV né? Pq hj em dia NÃO EXISTE

Cidah 31/12/2022minha estante
de onde vc tirou isso mb

Marghani 31/12/2022minha estante
Literalmente, a minha professora de português comentou isso nos últimos dias de aula!

Cidah 31/12/2022minha estante
tabom mas eu quero continuar usando obg

Marghani 01/01/2023minha estante
E vc vai continuar estando errada

juliana.3 07/03/2022

?o que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás??
Com a narrativa dividida em duas linhas temporais, vamos acompanhar importantes momentos da vida de Addie, alternando-se entre passado e presente.

?Era uma vez. É assim que a história começa.?

Addie deveria ter se lembrado: ?Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer.? Mas, desesperada para fugir de uma vida na qual se sente presa, ela acaba fazendo um pacto com a escuridão. Claro que isto vem com uma reviravolta cruel, uma maldição, tornando-a imortal e incapaz de ser lembrada.

Senti que Schwab, teve uma delicadeza e sensibilidade imensa para escreve tudo de forma bem poética, as trocas de linhas temporais não quebraram este ritmo, pelo contrário senti que cada vislumbre do passado de Addie veio complementar o que ela estava vivendo naquele momento no presente.

E em um certo momento todo o seu mundo vira de cabeça para baixo, porque existe alguém, em trezentos anos, com quem ela pode existir. Ser. Alguém com quem Addie pode dividir sua história, seu passado e presente, sua maldição. Henry Strauss. Ele é uma peça importante na história, e foi um personagem que me encantei de primeira por diversos motivos.

Mas não somente eles merecem atenção: Como também alguns amores de Addie durante seus 300 anos, mas eu não falarei de nenhum destes personagens, para que possam se surpreender com eles como eu me surpreendi.

Durante a história, Schwab desenvolve bem a questão de presença, existencialismo, lembranças e memórias. A maneira como Addie Larue vê a beleza na vida. Como a arte pode mudar a vida das pessoas em diversas formas; Como músicas, livros, pinturas, etc.

?Ela precisa de histórias. Histórias são um modo de se preservar. De ser lembrada. E de esquecer. As histórias vêm à tona em diversos formatos: desenhos, canções, pinturas, poemas, filmes. E livros. Ela descobriu que os livros são uma maneira de se viver milhares de vidas diferentes ? ou de encontrar forças para viver uma muito longa.?

O desfecho da narrativa não foi como eu esperava, e esta surpresa não foi ruim. Além disto, me deu questionamentos que irão me acompanhar por um longo tempo. (gostaria de deixar claro aqui o meu desprezo por luc, é isto.)

Pode não ser uma leitura para todes, mas para mim foi excelente. Vi partes de mim em Addie. Eu só posso dizer que todo este livro ficará guardado em um cantinho especial. A história de uma garota que implorou por infinidade para a escuridão e, em meio a terrores e felicidades, trilhou sua história através de uma maldição. Eu me lembro de Addie Larue e tenho certeza que não vou esquecê-la.
warnerslove 15/05/2022minha estante
sou tão apaixonadinha pelas suas resenhas sabia ??

warnerslove 15/05/2022minha estante
esse livro é tão querido :( sou muita apegada a addie e ao henry

juliana.3 15/05/2022minha estante
awnn, obrigada pelo carinho, meu bem. ??

juliana.3 15/05/2022minha estante
entendo perfeitamente, este livro significou muito para mim também

por nada, meu amor! ?

warnerslove 15/05/2022minha estante
você já leu a melodia feroz? são dois livros, os amo também ?

juliana.3 15/05/2022minha estante
ainda não, ia começar esta semana agora mas acabei trocando pelo ?os dois morrem no final? depois que li sua resenha dele

juliana.3 15/05/2022minha estante
mas logo depois começo ele, estou aproveitando que tenho um pouco mais de tempo para ler agora e começando os livros que mais tenho vontade de conhecer.

warnerslove 15/05/2022minha estante
?os dois morrem no final?, é um dos meus favoritos também ?

warnerslove 15/05/2022minha estante
você vai conhecer o august e a kate depois então ??

juliana.3 15/05/2022minha estante
e estou muito animada! principalmente pelo ?os dois morrem no final?

Fox.017 11/05/2023

Chorei de soluçar
Esse livro é daqueles que você vê o povo falando, mas não dá muita moral, um dia resolve ler e pensa "por que demorei tanto pra ler?

Esse final, eu não tenho psicológico pra isso não, preciso ser avisada antes, pelo amor de Deus!!
Chorei mais que recém nascido.
Minha psicóloga que lute!

Maravilhoso, magnífico, esplêndido.
Receio ficar com Ressaca Literária, coisa que eu já estava um pouco antes desse livro, agora então, fodeu.. Nada chegará aos pés dessa obra de arte, nada, nada..

Falei, falei e não disse nada kkkkk

Só leiam!! ?
Vitor Hugo 11/05/2023minha estante
Hahaha vou ler este livro , não possivel .
É um Romance? Da um feedback dobre ele pfv

Fox.017 11/05/2023minha estante
Não é romance, mas a partir duns 70% tem um romance. É muito bom, mas tá mais pra um drama!
Addie não quer casar e ter filhos igual as pessoas da sua vila, ela quer ser livre, ter liberdade e mais tempo pra aproveitar. Então ela faz um pacto, mas não sai como o esperado!
O livro é meio arrastado, bastante detalhes e coisas que talvez não precisava ter, porém vale super a pena! O final é triste ao mesmo tempo que feliz kaka

Vitor Hugo 11/05/2023minha estante
Eu gosto dessa vibe, triste e feliz ao mesmo tempo , é um Tema que eu estou vendo muitos comentários, mulheres que não querem ter filhos e é super normal
Vou aderir a minha estante e conhecer um pouco do Tema, um pacto, legal

Fox.017 11/05/2023minha estante
Eu achei muito massa, a protagonista é muito forte.

Vitor Hugo 11/05/2023minha estante
Vou aderir , você é bem convicente kkkk

Fox.017 11/05/2023minha estante
KKKKK depois quero ver a resenha hihihi

Eu sou horrivel com Resenha Foxx , kkkk mas vou me esforçar

Só conte se gostou ?

Vitor Hugo 11/05/2023minha estante
Com certeza , vou escrever o melhor gosteiii , valew ?

Nih_dlf 04/01/2023minha estante
Finalmente alguém q tem uma opinião parecida com a minha ?. O livro também tá sendo uma grande decepção pra mim. Eu quis começar 2023 com um livro q eu esperava favoritar com certeza, mas tá muito decepcionante realmente. Tô lendo o livro como se estivesse vendo uma série, pulando partes desnecessárias e lendo só o q eu acho q ainda pode salvar o livro mas realmente eu tô odiando. Já pensei em parar de ler várias vezes...

Jeniffer.Fehlberg 04/01/2023minha estante
Foi decepcionante pra mim tbm, fiz igual vc pulando as partes que não gostava...isso mostra como as vezes não e porque um livro e famosinho que vai dar certo pra todos

Nih_dlf 04/01/2023minha estante
Sim. Acabei de ler agora e com final aberto ainda por cima fala sério aff?? tipo nada contra finais abertos mas poderia ter alguma coisa mais concreta sei lá, realmente não gostei. Que legal já começo o ano com um livro ruim eeeee ???

Jeniffer.Fehlberg 05/01/2023minha estante
??aii que odiooo, o pior e que esse livro e grande ainda por cima ksksk, vai achar outro pra começar bem o ano ?

Nih_dlf 05/01/2023minha estante
Então né enorme achei q nunca iria terminar... tô vendo uns livros pra substituir essa primeira leitura pra ver se eu começo o ano com o pé direito kkkk tem alguma sugestão?

Jeniffer.Fehlberg 05/01/2023minha estante
Na sua estante não tem os livros de cortes e espinhos, se vc não leu super recomendo que livro bom mdsss

Jeniffer.Fehlberg 05/01/2023minha estante
De suspense recomendo verety e jantar secreto ( esse e nacional) são perfeitossss

Nih_dlf 05/01/2023minha estante
Aaa obg vou ver se compro cortes e espinhos dizem que é muuuito bom mas eu ainda não comprei. Na primeira oportunidade eu vou comprar obg pelas sugestões :)

Jeniffer.Fehlberg 05/01/2023minha estante
De nada ? são perfeitos, certeza q vai amar

Danii 17/08/2022

Uma História Inesquecível Para Uma Pessoa Esquecível
(Dividi o resumo em três partes: sem spoiler, com spoiler e coisas que notei no livro)

"Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer."
Estele Magritte
(1642-1719)

*PARTE SEM SPOILER*

Eu não sei como começar, mas saiba que não vou falar a sinopse, pq nunca leio as sinopses dos livros para tornar o começo mais interessante e misterioso.

O livro, A vida invisível de Addie Larue é perfeito em todos os sentidos
Não coloque tantas expectativas nele
Mas também coloque muitas expectativas nele
Pq ele é tão bem escrito, tão bem feito que por mais que seja ficção,
parece de verdade,
Real,
Palpável
O romance é muito bom, os personagens são muito bem desenvolvidos e principalmente a história é muito bem feita.

Se vc não gosta de descrição, acho interessante saber que esse livro é descritivo desde o começo.
Para os odiadores de descrição: Saibam que eu tbm não gosto, porém vc tem que entender o objetivo da autora de tornar (como eu falei no começo) a história palpável e ser realmente uma verdadeira "biografia" de uma vida invisível.

Eu indico com todas as minhas forças, porém antes de ler saiba a classificação etária e os gatilhos do livro
Saúde mental é mais importante.

*COM SPOILER*
Pronto

A história da Addie desde o começo me trouxe depressão, no momento em que conheceu Toby até o seu "fim" na escuridão.
Cada momento que lia o livro fiquei mais decidida que não ia esquecer da história
Que ia lembrar de tudo
Por isso li com muita atenção
Foi muito bom ver as partes históricas desse livro
A queda da bastilha por exemplo, tornou tudo muito real, como se ela estivesse realemente lá.

Eu amo
Amo o Henry
Ele não é perfeito, e isso que eu mais amei nele.
Henry tem defeitos, erros, arrependimentos que torna ele tão legal e aaii eu só amo ele

O vilão é muito bem feito, muito mesmo
Ele conseguiu me fazer odiar/ amar ele
Mas eu acho que odeio mais por conta do final
Porém ele é tão bem feito que meu Deus

ADDIE LARUE
Minha personagem favorita, eu juro que meu sonho é te dar um abraço forte e dizer " eu me lembro de você, sei da sua história, toda sua história"
Queria virar sua amiga e escutar todas as suas palavras
Tão perfeita quanto o próprio nome
Maravilhosa em todos os sentidos
Bem feita e bem construída
Essa não é uma história sobre os 7 amores
E sim sobre a vida de Addie Larue, alguém tão esquecível e inesquecível ao mesmo tempo
Alguém tão imortal na vida, mais tão mortal na mente das pessoas
Enfim, ela é incrível

*COISAS QUE NOTEI COM O TEMPO NA HISTÓRIA*

1. Os últimos capítulos sobre o romance com Luc mudando um pouco depois para o romance com Henry, mostra que Addie amou o Henry
Vou explicar o pq:
Luc no final do capítulo fala que não vai libertar Addie, pq não quer perde-la
Mas o que é o amor se não uma liberdade ???

Uns capítulos depois é Addie conversando com Luc para libertar Henry
Mesmo sabendo que vai sofrer, escolhe o libertar e isso é o amor que ela tanto descreve no livro, só não notou
É muito notável que tudo o que eles (Henry e Addie) fazem de bom para o outro é muito natural
Tem uma letra da Taylor que fala " achei que o amor era vermelho, mas ele é dourado, como a "luz do dia"
E quando vc pega uma fala da Addie, que diz que o amor deles não foi um jogo, mas foi um presente, na hora eu me lembrei dessa letra.

2. A autora deixou aberturas possíveis para um segundo livro, mesmo eu acreditando que realemente seja único
Vc nota uma abertura na história de: Henry, Addie e Luc
Por isso acho que caso ela queira, tem como escrever outro livro, caso não, tem um final perfeito

Enfim, ele merece 5 estrelas + ?
Vida Invisível de Addie Larue obrigada por marcar minha vida
Me fazer chorar (olhe que eu não choro para nada)
Passar os tempos solitários em seu mundo fantástico
Eu sei que ficou meio grande, mas eu precisava fazer isso
Pq acho que se Addie existisse ela mereceria um resumo grande e um:

" Eu me lembro de você."
MINHA REACAO TODA

Matheus 17/08/2022minha estante
Ela não vai escrever outro ? ela já prometeu

@Matheus
Vou entrar em depressão, eu só preciso saber se ela está livre

@Matheus
Li sua resenha do livro A vida invisível de Addie Larue (primeiramente gostei muito)
E EU ACHAVA QUE SÓ EU PENSAVA QUE O RELACIONAMENTO DE LUC E ADDIE ERA ABUSIVO

Matheus 17/08/2022minha estante
Ahh que bom que gostou, obgg

Matheus 17/08/2022minha estante
KAKSKAKSKS eu ainda fui brigar com uma amg minha que tá lendo pq ela tava shippando, no fim consegui fazer ela enxergar

KKKKKKKKKKKK que bom

Acabei de descobrir que a gnt tem o mesmo MBTI ? eu tbm adoro Taytay

MDS QUE INCRÍVEL

keyla 21/01/2022

mais um livro que me deixa sem palavras.
a narrativa lenta é perfeita, se passa como um filme na cabeça.
interessante como a maneira que os sentimentos são escritos faz com que você entenda cada um deles. o sentimento de liberdade e logo após a solidão. vazio. tristeza.
é como poesia. perfeito, não há do que reclamar. ok, eu reclamaria um pouco do final mas posso inventar um na minha cabeça e deixá-lo perfeito na minha percepção.
jurú 21/01/2022minha estante
isso dos sentimentos q vc falou!!!!!!! virou um dos meus livros favoritos

biabaltieri 21/01/2022minha estante
aaa eu amo esse ????

keyla 21/01/2022minha estante
esse livro é marcante demais, tenho certeza que vou passar a considerá-lo um dos meus favoritos tb

Alan kleber 22/01/2022minha estante
O sentimento de liberdade e logo após a solidão. Vazio. Tristeza. Poético e profundo esse trecho.

Alan kleber 22/01/2022minha estante
Deu vontade de lê depois de vê um trecho desse.

keyla 22/01/2022minha estante
Alan, eu recomendo muito! é sobre uma garota que faz um pacto pela vida eterna, como sacrifício, ninguém se lembra dela. fazendo-a perambular pelo mundo a procura de algo ou de conseguir deixar alguma marca. A forma como a autora escreve a respeito dos sentimentos é bem transparente, arrancando tudo da personagem sem medo. é intenso.

pizarrel 26/02/2022minha estante
não é pura fantasia não né?

keyla 26/02/2022minha estante
não, se passa no nosso mundo e a mc faz um pacto com o diabo

pizarrel 26/02/2022minha estante
ui, acho que vou ler

leitora de fics 23/08/2021minha estante
finalmente alguem falou os fatos sobre esse livro

Chaiane @abrigodoleitor 27/08/2021minha estante
Também achei o Henry meio nhe, mas acredito que só o romance não seja o foco do livro e sim toda a trajetória da Addie, ela não saiu da cidade antes pq olha a época q era, ela sofreu muito quando saiu de lá mesmo sendo "invisível", uma mulher naquela época não podia simplesmente sair assim sozinha. O final achei que a Addie se mostrou mais esperta que o Luc e ficou em aberto oq vai acontecer quando ele não quiser mais ela

Lucy 01/09/2021minha estante
Apesar do romance talvez não ser o foco da história (que eu acredito ter recebido mais destaque do que merecia), a autora deixou todo o desenvolvimento e a própria trajetória da Addie de lado. Sua vida era muito mais focada nos "relacionamentos" dela do que em qualquer outra coisa. E desde que ela conhece Henry, isso não muda em nada. É só sobre os dois e o quanto ela gosta de ser lembrada. E concordo, obviamente, que não era fácil ela tomar a decisão de partir. Até hoje é difícil, porque a vida em si já é difícil. Mas ela teria conseguido se virar e perseverar, assim como as outras mulheres conseguiram. Não seria fácil, mas ela se livraria do peso de ficar naquela cidade e do casamento arranjado. Já sobre Luc, eu realmente não sei o que pensar.

Chaiane @abrigodoleitor 01/09/2021minha estante
Mas nossa vida é marcada pelos nosso relacionamentos e pessoas que passam por elas, o Henry foi uma pessoa importante para ela, apesar que acho que não era amor, eles só encontraram um no outro o que buscavam. Quem alugaria uma pousada ou daria emprego para uma mulher sozinha em 1700? Hoje em dia as mulheres já são julgadas por andarem sozinha, naquela época ela seria abusada etc Sem contar como a família dela ficaria mal falada, o pai dela não conseguiria vender mais nada e iam cair em falência, então ela realmente não tinha outra opção, era isso ou ficar presa lá.

Lucy 01/09/2021minha estante
Bom, como disse na minha resenha, ela partiu quando não tinha mais raízes com sua vila e conseguiu se virar. Conseguiu dinheiro (apesar de não ter sido da forma ideal), conseguiu abrigo. E viveu assim por todos esses anos. Não disse que seria fácil e realmente poderia prejudicar sua família, mas era melhor do que ser obrigada a viver a vida que ela estava vivendo na vila ou fazer um pacto como o que ela fez (na minha visão). Bem, apesar disso, se não fosse qualquer coisa que a impedia de partir, não teríamos história, então ok rs

Ana Lícia 02/09/2021minha estante
Eu fiquei entediada e m vários momentos. Quase abandono. Kkkkk

leitora de fics 03/09/2021minha estante
eu abandonei KKKKK sem condições. não vou me obrigar a ler essa chatice só porque todo mundo fala que amou, eu hein?

não confio mais na opinião literária de ninguém depois que me decepcionei com os livros da sarah j maas e da elle kennedy? baixei o pdf de Addie LaRue e achei mega chato, não entendo de onde tiram que foi o melhor livro da autora e como ela demorou dez anos para escrever um livro mal feito como esse. Já vi mil resenhas e li o suficiente dele para perceber que existem livros muito melhores e que este é fraquíssimo, e a escrita então? sem paciência para aquele lirismo forçado

Lucy 03/09/2021minha estante
Eu só não abandonei porque tinha coisas que me faziam querer continuar. Mas também procuro não perder mais tempo lendo coisas que não gosto só porque todo mundo fala bem. É a melhor coisa que fazemos para não desperdiçar nossa vida. Há livros demais no mundo para lermos. Se este essa ruim, abandona, parte pra outra e volte a ser feliz.

Rebeca257 08/09/2021minha estante
nossa vc escreveu tudo q eu penso obrigada.

arilopes 04/04/2022

A Vida Invisível de Addie LaRue
Contra todos os argumentos de pessoas que já leram esse livro e gostaram/odiaram ou o abandonaram, ele foi, para mim, um deleite, desde que eu li a sinopse ano passado.

A história é cativante, emocionante, curiosa e ambiciosa. Como é viver em um mundo em que você só pode viver o presente, um instante? Como é não poder deixar uma marca? Como é viver sem que ninguém se lembre de quem você é? Para essas e outras indagações você deve ler ?A vida invisível de Addie LaRue?! Conhecer as motivações de Addie que a levaram a ter essa vida é intrigante e, de certo ponto, compreensiva. Quem não quer liberdade? Poder sobre si mesmo? A história de Addie é sobre o poder de escolha, de escolher como quer viver, como se libertar das amarras e os estereótipos da mulher. É sobre escolher e moldar seu próprio destino. Addie você foi sim uma pessoa a frente do seu tempo!

Além disso, destaco a escrita impecável da Schwab, fiquei com vontade de ler outras obras só pelo talento dela em transformar pensamentos abstratos em algo fluido, leve e inesquecível. Ressalto, também, a forma subjetiva que a doença de Henry foi abordada, achei algo extremamente trabalhado em metáforas e não sei se foi proposital, mas foi algo bem implícito. Acredito que a autora poderia ter falado mais abertamente sobre a ansiedade, teria trazido mais representatividade. E sobre a representatividade LGBTQ+, a autora segue quase o mesmo parâmetro de como tratou a ansiedade, mas aqui ela é mais explícita.

Outrossim, também queria destacar a forma que a autora trabalhou elementos artísticos e fatos históricos ao longo da narrativa, achei dinâmico e que dá mais verossimilhança para a história ? quem leu ?Os Sete Maridos de Evelyn Hugo? vai entender do que eu estou falando (inclusive, recomendo).

Ademais, gostaria de dizer que amei a Bea, o Henry e a Estele, são personagens que eu amei a vibe e que é impossível você não sentir qualquer sentimento que não seja afinidade e carinho por eles. Sem mencionar a Addie, que é simplesmente incrível, cativante, sonhadora, destemida e empoderada de seu próprio presente. Eu amei conhecê-la! A respeito do antagonista, é ladeira abaixo (risos), o que ele sente é pose, desejo e medo de passar a eternidade sozinho, não amor ou paixão, ratifico: ?não finja que isso é amor?, mas para um livro que tem mais de 500 páginas acredito que deveria ter um ponto de vista do antagonista, uma vez que ele é muito importante para a história ? tem o ponto de vista de Addie e de Henry.

Por fim, queria deixar claro que não fiquei chateado com o final do livro. Para mim, é um fim ambicioso, com reticências... Não é o convencional e clichê ?viveram felizes para sempre? ou algo do gênero, é algo mais do tipo ?eu acredito, piamente, que a Addie LaRue existe por aí?!

Para aqueles que estão indecisos se devem ou não ler, porque alguém disse que não gostou ou abandonou, eu aconselho a ler e tirar suas próprias conclusões.

p.s.: eu sempre vou falar bem desse livro :)

"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"

"Ela descobriu que os livros são uma maneira de se viver milhares de vidas diferentes - ou de encontrar forças para viver uma muito longa"

"Uma alma não é nada além de uma semente que volta para a terra"

"Encontrarei um caminho, ou criarei um próprio"

"Se você só segue os passos dos outros, não pode encontrar o próprio caminho. Não pode deixar a sua marca"

"Você preferiria não sentir nada ou sentir tudo?"

"A pior parte de toda refeição é quando a comida acaba"

"As ideias são muito mais indomáveis que as lembranças, e fincam raízes muito mais rápido"

"Seu coração tem uma fissura. Deixa a luz entrar. Deixa a tempestade entrar. Deixa tudo entrar"

"A alma é apenas uma semente devolvida à terra"

"Os seres humanos são tão despreparados para os tempos de paz"

"A coisa mais perturbadora sobre o tempo é que nunca é o bastante"

"Tudo muda, sua menina tola. É a natureza do mundo. Nada permanece igual"

"A história é contada em retrospecto"

"No fim, tudo desmorona. Tudo morre"

"O amor é ávido. O amor é egoísta"

"Nada é só bom ou só ruim. A vida é muito mais complicada"

"Vai doer. E vai passar. Como tudo na vida"

"Às vezes, a vida pode parecer muito longa, mas, no fim das contas, passa rápido demais"

"Uma história é uma ideia, indomável como uma erva daninha, brotando em qualquer lugar onde é plantada"
Brenda 05/04/2022minha estante
Que resenha perfeita cara, vou até adicionar na minha lista de "quero ler"

arilopes 05/04/2022minha estante
AAAAAAAAAAAAAA FAZ ISSOOOO ???? obrigadooo ???

Brenda 06/04/2022minha estante
Depois venho comentar o que achei, e talvez dividir alguns surtos e tal ?

arilopes 06/04/2022minha estante
venha mesmoooo ??

lyreadings 06/05/2022minha estante
mds que resenha impecável ????

arilopes 06/05/2022minha estante
aaaaaaa meu humilde obrigadoo ???

Jamily 02/06/2022minha estante
Aii, fiquei com mais vontade ainda de ler viu

arilopes 17/06/2022minha estante
jamily espero que seja tão prazeroso quanto foi para mim ?

saulo macedo 19/01/2022

"Eu me lembro de você."
Essa foi a primeira história que eu leio da V. E. Schwab e posso dizer que foi... boa, não foi o que eu esperava, mas mesmo assim, gostei.
A Vida Invisivel de Addie LaRue tem uma escrita poética e bem bonita até que chegou em um ponto que me cansou tanto que eu dormia lendo o livro.
Essa leitura foi uma montanha-russa na minha opinião, as primeiras 150 páginas foi UM SACO, a leitura não fluía, era eu começar a ler e sentia sono, até que chega a famosa frase: "Eu me lembro de você", ahhh depois disso teve umas 100 páginas que eu devorei, gostei demais, até chegar na página 250 que eu voltei a dormir e achar chato denovo rsrs, mas lá para a página 320 a leitura andou novamente. Eu tive que passar por muitas tempestades antes de engrenar nessa leitura, mas mesmo nas partes 'chatas' eu estava gostando muito, em nenhum momento eu quis abandonar, mas em nenhum momento eu pensei em favoritar, eu fiquei bem no meio entre amar e odiar o livro. O livro é dividido entre passado e presente e o presente tinha hora que era tão monótono que eu só queria voltar para o passado. Mas tinha hora no passado que eu queria ir para o presente (mesmo ele sendo meio bléh) pois tem um capítulo que é a menina indo literalmente comprar um pão, cara, um pão para um capítulo super descritivo (aí foi sacanagem).
Depois que a Addie encontra com o personagem masculino no presente, eu achei que ia shippar eles muito, mas a Addie tem mais química com uma pessoa que ela acabou de conhecer do que com o próprio Henry, cê tá é doido, nota dó para a química desse casal.
Os personagens são até legaizinhos, mas o melhor mesmo é o vilão, sim old que é o Luc.
Se você está lendo, persista, porque realmente fica bom mesmo, (à ponto de não querer largar o livro mesmo sem saber para que rumo ele tá tomando) só depois dos 80%.
Eu falei muitos pontos negativos mas vai mais um rsrs, eu enchi a minha paciência com a Addie, porque ela faz o pacto com a escuridão querendo ser livre e era ávida por conhecer lugares, e cara, a menina fica 100 anos na França, cê tá é doido, ela tinha a oportunidade de viajar, rodar o mundo e ficou um século no mesmo lugar.
Pensando bem, a vida de mais de 300 anos da Addie foi mais monótona que a minha kkkk e olha que já estou há quase dois anos dentro de casa.

Eu acho que nunca me senti tão indeciso em dar uma nota para um livro, fiquei entre 3 a 4 estrelas e acabei dando as 4 mesmo (dei mais por causa das cenas dela com o Luc, que são icônicas), pois quero muito reler ele em outro momento da minha vida e aí quem sabe vem as 5 estrelas...

Se você tiver paciência e gostar de livros descritivos e com a escrita poética e uma história muito boa, recomendo (confesso que tive mais problemas com a escrita do que com a história em si).

----------------------
"Nunca põe um fim nas coisas, nunca tem a chance de se despedir. Nunca tem um ponto-final ou uma exclamação, só uma vida inteira de reticências. Todo mundo recomeça, vira a página, mas ela não consegue."
Rafaella Moreira 19/01/2022minha estante
Recomendo vilão desta escritora

saulo macedo 19/01/2022minha estante
@Leiturando Bookstan eu quero muito ler eles, a história me chamou atenção, só não comecei porque eu fiquei sabendo que vai ser uma série e como só tem dois volumes lançados eu tô esperando ela terminar aí eu leio tudo de uma vez ?

Luiza1101 20/01/2022minha estante
AFF SIM tanta coisa pra ela fazer no mundo mas não, ficava voltando 15mil vezes pra cidade dela, que aliás tinha tanta vontade de sair antes

saulo macedo 20/01/2022minha estante
@Luiza FALOU TUDO! Eu acho que p lugar que ela mais visitou foi Villon, e ela meio que não gostava daquele lugar né? Imagina se ela amasse kkk

manuella.rosasilva 20/01/2022minha estante
que resenha legal! ???

saulo macedo 20/01/2022minha estante
@manuella.rosasilva obrigado ??

Anna 21/01/2022minha estante
Uau, que resenha! Pior que eu gostei desse livro, mas concordo com vc em vários pontos. Já tentou "uma bruxa no tempo"?

saulo macedo 21/01/2022minha estante
@Anna valeu ? obrigado pela indicação, já ouvir algumas pessoas lá no YouTube falando dele, mas vou colocar na minha lista ?

Mateus.Caixeta 12/10/2021

Valeu o Hype (Com Ressalvas)
Que livro esplêndido, sensacional e muito bem escrito. V.E Schwab, não decepciona com os seus livros. Pra mim, ela é a autora que transcende, quando o quesito é a ideia do livro, assim como vilão, eu amei a ideia desse. É uma fantasia, mas que ao mesmo tempo, não está tão distante da nossa realidade. É um livro poético, um tanto lento em algumas partes, mas até que vale o hype.

Addie Larue: entorpecido com ela até agora. Não chegou nem perto de ser uma personagem que eu ame. Contudo, a história dela me pegou e foi uma grata surpresa. Entendi várias decisões dela nesse livro, principalmente no passado e eu faria o mesmo. Uma personagem inesquecível em meio a tanto esquecimento.

Henry: Foi um personagens muito interessante no início, gostei dele de uma forma geral. Eu me vi muito nele em diversos aspectos. Meu principal problema com esse personagem, é que ele simplesmente fica jogado no churrasco ao final do livro. Ele tem uma parte focada nele, mas, eu acho que seria melhor deixar isso disperso no livro, pra deixar ao menos um personagem que participa de algumas partes e não só em uma específica.

Luc: É difícil dizer que "ama" ele, ainda mais depois de tudo que ele fez com a Addie. Porém, foi um personagem interessante, intrigante, que eu também gostei. No início foi legal a interação dele com a Addie. Chegou no final, ficou um tanto enjoativo e repetitivo. Só acho que faltou um pouco mais dele, tipo capítulos focados nele.

Defeitos: Já deixo avisado que esses defeitos, não diminuem em nada a leitura, nem mesmo a minha nota. Queria apenas pautar algumas coisas que me incomodaram.
? Faltou de um ponto de vista do Luc
? Um espaço maior pro Herny, não apenas no miolo do livro.
? Teve uma repetição que me incomodou, isso nas conversas entre o Luc e a Addie. Parecia que eles tinham sempre a mesma conversa.

Refrescos: Aqui falo o que eu mais gostei e me faz dar essa nota.
? Premissa muito criativa, bem feita e bem trabalhada.
? Uma dinâmica de capítulos, que ajuda a não deixar o livro cansativo.
? O livro em si, ele é belíssimo. Amei tudo nele e valeu cada centavo.
? Representatividade bem colocada, não esperava que tivesse muito nesse livro, mas até que teve.
? O início do livro é sensacional, eu amo o começo desse livro.
? A experiências da Addie no passado.
Livia Alves 12/10/2021minha estante
A safada me fazendo querer terminar esse livro, te amu!

lio 12/10/2021minha estante
vei, aumentou minha curiosidade para ler esse livro. vou parar de ler suas resenhas, não dá ?

Mateus.Caixeta 12/10/2021minha estante
E vamos de matar a curiosidade kkkkk só cuidado com o Hype. E obggg, seus comentários nas minhas resenhas sempre me dá mais fôlego, pra continuar fazendo.

Mateus.Caixeta 12/10/2021minha estante
Lívia Lívia, vc tava falando agora pouco de tacar ele pela janela.

Livia Alves 12/10/2021minha estante
Já voltei com a minha palavra kkkkk

Mateus.Caixeta 13/10/2021minha estante
??

Clara 13/10/2021minha estante
Agora eu não tenho mais desculpa pra não ler kkkkkk

Mateus.Caixeta 13/10/2021minha estante
Kkkkkkk mds