A vida invisível de Addie LaRue

A vida invisível de Addie LaRue V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

MahElisabete 14/10/2021

Escrita sensacional
Esse é um livro para ser lido com calma, para apreciar e degustar cada frase, e foi exatamente isso que fiz (até porque acho que esse é um dos livros mais marcados com post it que eu tenho).

A Vida Invisível De Addie LaRue conta a história de Adeline, ou mais conhecida como Addie. Ela morou em uma pequena vila na França do século XVIII e sempre foi uma sonhadora. Amava aprender mais sobre o mundo, a desenhar e a se aventurar em lugares novos.
Porém, aos 20 e poucos anos ela se encontra em uma encruzilhada, mesmo já tendo passado da idade de se casar ela é proposta em casamento, no entanto, não querendo ficar presa naquela pequena vila e muito menos presa a alguém, ela foge no dia de seu casamento para a floresta.

Determinada a fugir daquela vila ela começa a rezar, ela reza incessantemente para qualquer deus que a atenda, mesmo sua velha amiga sempre dizendo para nunca fazer preces aos deuses que atender depois do anoitecer. E é claro que um desses deuses a atende, um deus misterioso e muito atraente. E ele concede o que ela mais deseja: não pertencer a ninguém.

No entanto, é sempre necessário pesar as palavras ao falar com os deuses. Após seu pacto, Addie LaRue ficou fadada a viver como uma fantasma, pois toda vez que alguém passava por uma porta ou virava para o outro lado, esquecia de sua existência.
Porém no ano de 2014 ela conhece alguém, e esse alguém se lembra dela.

Esse livro foi um mix de sensações, foi um aprendizado. Amei tanto a escrita da autora, foi tão profunda e sincera que até agora me vejo vagando nas suas palavras.

O livro é perfeito para aqueles que gostam de um romance, um livro calmo, mas com pontadas de mistério, porém, infelizmente, esse livro não foi pra mim. Reconheço os méritos desse livro, suas mensagens e suas qualidades, mas não gosto de ficar vagando entre as páginas e nada de emocionante acontecer.
Camila 14/10/2021minha estante
Preciso ler esse livro logo

MahElisabete 14/10/2021minha estante
Leiaaa, é uma experiência única

raphaelglx 14/10/2021minha estante
Que livro maravilhoso ?

Fabio 12/09/2022minha estante
Livraço

Aione 29/04/2022

A Vida Invisível de Addie LaRue foi meu primeiro contato com a escrita de V. E. Schwab, renomada autora de fantasia. Apesar de não ser um gênero que me atrai, me interessei pela leitura por esse aspecto não parecer central na trama — e não me decepcionei. Ao contrário, fiquei encantada pela história bem desenvolvida e por sua narrativa poética.

Addie LaRue nasceu no século XVII em um vilarejo na França. Embora queira conhecer o mundo e não se limitar às parcas possibilidades que sua vida oferece, ela é forçada a se casar, o que a colocaria justamente no destino que rejeita. Assim, em um momento de desespero, ela faz um pacto com um deus da escuridão: em troca de tempo e vida para experimentar tudo o que deseja, ela se tornará incapaz de ser lembrada por alguém e de deixar uma marca no mundo.

V. E. Schwab alterna os capítulos entre a vida atual de Addie, no ano de 2014, com a construção de sua história, desde quando nasceu até tudo o que viveu em seus três séculos de existência. Mais do que narrar a trajetória da protagonista, o que a autora faz brilhantemente, o recurso também permite a ela brincar com fatos históricos, dando esse panorama à obra, mas adaptando acontecimentos e personas ao universo fantástico criado — o que proporciona momentos um tanto quanto divertidos na leitura.

Por ter uma escrita detalhada e construir as passagens aos poucos, A Vida Invisível de Addie LaRue entrega uma leitura mais vagarosa em sua primeira metade, mas nem por isso menos interessante. Ao contrário, não demorei a me envolver com a personagem e os cenários em que passeia, sendo tragada por completo pelo universo criado por V. E. Schwab. Mais do que tudo, fiquei extremamente encantada pela narrativa sensível e poética, muito bem traduzida por Flavia de Lavor, sendo esse um daqueles livros em que temos vontade de grifar inúmeras citações.

A força de A Vida Invisível de Addie LaRue está sobretudo no belo desenvolvimento da protagonista. Addie, ironicamente, é uma personagem inesquecível, seja por seu desejo vibrante pela vida, seja por sua astúcia. Gostei como V. E. Schwab retoma a ideia do pacto, frequente na literatura, para demonstrar os desejos mais profundos das personagens, ligados a como cada uma almeja viver e, ainda que Addie seja o grande destaque, a autora também trabalha muito bem as demais personagens. Adorei como Henry traz a perspectiva de quem lida com transtornos mentais, assim como Luc é uma figura tão complexa — foi impossível não me atrair por seu carisma, apesar de seu lado sombrio. Em relação aos temas, me encantei pela forte presença da arte na trama, especialmente por demonstrar não apenas sua capacidade de expressão humana ou de ser um retrato da história da humanidade, mas o quanto uma existência sem ela é impossível.

Em linhas gerais, A Vida Invisível de Addie LaRue foi uma leitura encantadora, daquelas para se fazer aos poucos, saboreando o trabalho poético de V. E. Schwab com as palavras e ideias apresentadas. É um livro que nos faz transitar por inúmeros cenários, viajando entre o real e o fantástico, passado e presente. É delicioso, também, observar a habilidade da autora em desenvolver o enredo, incluindo reviravoltas nos momentos exatos e culminando em um final de tirar o fôlego.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/04/29/resenha-a-vida-invisivel-de-addie-larue-v-e-scwhab/
Amanda.FróesM 29/04/2022minha estante
Completamente encantada! Lamento por ainda não fazer parte dos livros lidos, mas farei de tudo para que isso não demore para acontecer.

Bella 10/04/2023

Emocionante.
No começo eu não dava nada pra esse livro, mas ele me tocou de uma forma imensa! esse é um dos livros que me fez refletir minha vida e qual o meu papel aqui na terra, esse livro me colocou no lugar da addie como se eu tivesse vivendo oque ela viveu, me fez me emocionar junto com a personagem.
porém eu dei 3.5 porque achei uma história meio lenta e eu tbm não gosto de quando o livro é contado pela terceira pessoa (não é em todas as partes, mas eu me desinteressei um pouco)
plot da história:
addie se vê em um momento de sua vida em que já pediu pra todos os deuses que ela conhecem libertarem ela de uma certa situação, mas nenhum deles a atende, mas ela estava tão desesperada que ela fez oque definitivamente não podia: fez uma aliança com o deus da noite.
ela faz um acordo com o deus da noite; ela é imortal, mas quando ela cansar da vida dela, o espírito fica com a alma dela e ela não deixa marcas, nem rastros, ela não consegue nem pronunciar seu próprio nome.
addie já viveu muito, mas nem cogita em perder pro espírito. mas um dia um pequeno momento, um simples garoto pode mudar a vida toda dela, tudo oque ela achava que não dava pra acontecer, aconteceu!

gabii. 05/05/2023

No começo do livro, ele é muito chato, tem muita informação que não deveria ter. Confesso que eu demorei um mês e meio para terminar de ler, depois ele começa a ficar bem mais agitado, qnd o Henry entra na vida da addie, mas a tem uns fato que não precisava contar, não tem porque.
A autora tinha TUDO para fazer o luc e addie um casal perfeito mas não foi oq vimos.
Eu prefiro o luc do que a Henry, eu me apaixonei estranhamente pelo luc do meio ate o final do livro.

pelo começo do livro a nota e 4,5.
damian3 05/05/2023minha estante
eu queria muito um pov do luc, algo mais profundo na visão dele... ?

love, Maria 05/05/2023minha estante
um dos meus livros favoritos da vida. finalmente achando alguém que também prefere o luc kkkkkk acho o henry muito sem sal e o luc é bem aquele moreno sem sentimentos que algumas pessoas adoram

aninha_08 05/05/2023minha estante
o inicio eu tbm achei meio chato

estou.lend0 05/05/2023minha estante
Eu n gostei do livro mas sou team Luc tbm kkkk sei lá, acho q é pq sou viciada em enemies

eu amo o luc

ele é maravilhoso

Beatriz.Ordonhes 05/05/2023minha estante
eu também achei o Luc estranhamente cativante, ele tem alguma coisa ali, mesmo sendo literalmente um bicho papão

simm

Mii 06/05/2023minha estante
Acabei de finalizar este livro, e tbm estava na esperança de Luc e Addie! ?

gabii. 06/05/2023minha estante
sim, o luc tem mais presença, Henry e mto slaa

gabii. 06/05/2023minha estante
tem q ter uns capítulos extra na visão do luc, eu apoio

aninha_08 07/05/2023minha estante
simm. ia ser mto bm

nanda 05/08/2022

Uma verdadeira obra prima
Esse livro é simplesmente incrível, quem discorda está errado. A história da Addie é triste e intensa, é uma leitura densa e que demanda tempo. Então se você é o tipo de pessoa que gosta de ler rápido, provavelmente vai se decepcionar, mas diferente do que muitos dizem, não acho que metade do livro é inútil. Na minha opinião cada palavra foi útil pra fazer as pessoas entenderem porque a addie fez o que fez, o henry também é um personagem maravilhoso e ela foi como uma espécie de salvação pra ele. Apesar de todos os problemas que ela teve na caminhada, acho que no fim das contas ela faria tudo de novo. Se fosse eu faria tudo de novo.
Miudinha 05/08/2022minha estante
Terminei hoje tbem, muito bom ?

Call 05/08/2022minha estante
Esse livro é uma obra prima!

Nowhere¿ 06/01/2022

"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"
Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, favoritado demais.
Nunca gostei muito de uma escrita poética e muito descritiva, mas esse livro me fez amar, os detalhes, o tom poético, tudo foi perfeitooo.
A leitura foi fácil e fluída, eu lia 100 páginas sem nem perceber, a narrativa é maravilhosa e não me deixou entediada.
Eu ameeei a vibe Dark Academy do livro, todo esse aesthetic é perfeitoo e eu fiquei muito imersa na história.
Addie LaRue virou umas das minhas protagonistas preferidas, que mulher perfeitaaa, bookstan, tem muita personalidade, forte e inteligente. Viver 300 anos sem ser lembrada, sem nunca deixar sua marca, sem nunca ter algo pra chamar de seu...
O casal principal é muito fofo, amo o modo como eles se completam, amei a Química deles. O Henry é perfeito, gentil, inteligente...
Sobre o vilão que não é vilão, achei ele um ótimo personagem, muito bem contruído, e não consegui odiar ele kkkkkkkk
O fim do livro foi do jeito que deveria ser, não consigo ver outros finais para ele.
Indico demaaaais essa obra prima, que livro fodaaaa, eu mal terminei ele e já quero reler e com certeza quero ler outros livros da autora.
(Pesquisem sobre os gatilhos antes de ler)
TonCorre@ 24/08/2022minha estante
Nossa, gostei muito do seu comentário, já irei deixar na minha lista dos que quero ler, quem sabe não será o próximo? Gatilhos, pode explicar melhor?

Nowhere¿ 24/08/2022minha estante
Obrigadooo
Os gatilhos: Relacionamento abusivo, consumo excessivo de álcool, morte, depressão, drogas, relação sexual dolorosa, prostituição, sexismo, inanição, tentativa de suicídio, guerra...

TonCorre@ 24/08/2022minha estante
Excelente, agradecido pela explicação.

Nih 31/12/2021

SURTO AAAAAA
GENTE DO CÉU, que livro maravilhoso, o livro possui aproximadamente 600 páginas, e em nenhum momento você se cansa da leitura. É muito fluida e te deixa muito cativado na história.

Os personagens são muito bem explorados, protagonista incrível, e o romance é muito importante para a história, sendo assim, muito bem construído.

O final foi perfeito, mas fiquei muito triste kkkkk, enfim livro maravilhoso, leiam!!
Florencia Hidalgo 31/12/2021minha estante
Tb gostei do livro, tb fiquei triste com fim do livro

keyla 21/01/2022

mais um livro que me deixa sem palavras.
a narrativa lenta é perfeita, se passa como um filme na cabeça.
interessante como a maneira que os sentimentos são escritos faz com que você entenda cada um deles. o sentimento de liberdade e logo após a solidão. vazio. tristeza.
é como poesia. perfeito, não há do que reclamar. ok, eu reclamaria um pouco do final mas posso inventar um na minha cabeça e deixá-lo perfeito na minha percepção.
jurú 21/01/2022minha estante
isso dos sentimentos q vc falou!!!!!!! virou um dos meus livros favoritos

biabaltieri 21/01/2022minha estante
aaa eu amo esse ????

keyla 21/01/2022minha estante
esse livro é marcante demais, tenho certeza que vou passar a considerá-lo um dos meus favoritos tb

Alan kleber 22/01/2022minha estante
O sentimento de liberdade e logo após a solidão. Vazio. Tristeza. Poético e profundo esse trecho.

Alan kleber 22/01/2022minha estante
Deu vontade de lê depois de vê um trecho desse.

keyla 22/01/2022minha estante
Alan, eu recomendo muito! é sobre uma garota que faz um pacto pela vida eterna, como sacrifício, ninguém se lembra dela. fazendo-a perambular pelo mundo a procura de algo ou de conseguir deixar alguma marca. A forma como a autora escreve a respeito dos sentimentos é bem transparente, arrancando tudo da personagem sem medo. é intenso.

pizarrel 26/02/2022minha estante
não é pura fantasia não né?

keyla 26/02/2022minha estante
não, se passa no nosso mundo e a mc faz um pacto com o diabo

pizarrel 26/02/2022minha estante
ui, acho que vou ler

bella 23/01/2023

"Que privilégio poder contar a própria história. Poder ser lido, relembrado"
Fazia muito tempo que eu não sentia tanto um livro, do início ao fim. A vida invisível de Addie Larue foi isso para mim: um livro sensível. Eu fiquei chocada com a habilidade da autora, com a sensibilidade poética com que ela usa as palavras. Achei uma escrita extremamente rica, descritiva em locais e em personagens, capturando essências de pessoas em poucos parágrafos. V. E. Schwab escreve com tanta clareza, com tanta paixão, que é como se ela própria já tivesse passado por todas aquelas situações, tamanho o detalhe dos sentimentos. Achei o livro uma obra artística, e fiquei TÃO feliz por ele, inclusive, abordar tanto a arte ao longo da narrativa. E de uma forma tão bonita. Tão esperançosa, tão essencial para a vida humana.

Eu me conectei muito com a história. Senti cada pedacinho dos sentimentos dos personagens, e só então entendi por que o livro é tão grande, e em certas partes até lento, maçante. E realmente é, e entendo por que as pessoas desistem dele. São muitas linhas do tempo, e nem sempre você está motivado a iniciar mais um capítulo do passado e da história da Addie, por exemplo, quando sabe o que está por vir. Mas acho que eles são extremamente propositais. Criados com o intuito de fazer o leitor passar pelo o que a protagonista passou por 300 anos, algo cansativo, desgastante, triste e solitário. Acho que a autora demonstrou isso tudo muito bem, e tudo isso foi essencial para o desenvolvimento da Addie, (SPOILERS!!) e também, de Luc, e dos dois juntos. Quando os dois se envolveram, eu queria muito dizer que não fazia sentido, que aquilo era horrível, mas depois de refletir simplesmente percebi que estava certo. A relação dos dois foi afrouxando, e continha uma mistura tremenda de sentimentos, de contradições, mas principalmente de necessidades. E essa construção foi muito boa. Addie estava certa quando falava o quanto seres humanos são complicados. E mesmo as brigas deles eram coisas intrigantes, pois Luc trazia uma racionalidade amarga e dolorosa, mas que fazia sentido, e Addie tinha a vivência humana, a verdade dos sentidos. E ela não abria mão, não desistia, nunca. (FIM DE SPOILERS!!)

A Addie em si foi muito fantástica. Em toda a sua personalidade, mas também principalmente na sua inteligência, força e estratégia. Achava que eu iria ler um livro sobre arrependimentos, sobre lamentações por decisões erradas, mas esse é um livro sobre coragem. Sobre determinação. E eu gostei muito do final. Me surpreendeu de verdade, quando eu achava que sabia o que viria em seguida e me desanimava, simplesmente vinha uma reviravolta, com tantos detalhes por traz. A última página é um tapa na cara, um fechamento incrível, um tanto aberto mas trazendo exatamente o que o leitor espera dela.

Me apeguei muito à felicidade dos personagens, porque compreendi seus sofrimentos e senti medo junto a eles, de perder tudo. De iniciar tudo de novo. Toda a questão do pacto, e como vamos entendendo, como vai se desenrolando para descobrirmos os detalhes, é muito intrigante. Todo o domínio secreto da escuridão sobre o mundo, todas as figuras históricas inseridas no seu jogo, e a forma como ele se denomina de deus do potencial. E eu amei como ele amaldiçoa não arrancando algo material, mas simplesmente alterando a realidade de alguém. Alternando sua relação com as pessoas. Pois o quem somos nós, se completamente sozinhos? Ou vivendo uma inevitável mentira?

A vida invisível de Addie Larue traz inevitáveis reflexões e valeu a pena cada página lida. Cada frase bonita grifada. Com certeza quero ler mais da autora e recomendo muito esse livro. É bonito demais.

Gabrielle 25/08/2023

Para a minha tristeza, achei esquecível
Addie fez uma escolha ruim por desespero e isso lhe custou muito, mas também lhe proporcionou tudo que jamais poderia sonhar. Isso inclui Henry Strauss, um jovem que fez uma escolha incrédulo de que seria suficiente algum dia.
Infelizmente para mim, no momento que eles se encontraram eu imaginei literalmente o restante do livro todo.
T O D O.
Juro, no primeiro encontro deles eu tive essa ideia do que poderia acontecer e infelizmente acertei em cheio. O que tornou o livro extremamente arrastado para mim. Juntando com o fato de estar um pouco cansada de livros que intercalam o passado com o presente, resultou em uma ressaca literária daquelas.
Não é que eu achei o livro ruim, de forma alguma, mas saber, mesmo que sem querer, o que ia acontecer fez perder o encanto para mim.
Muito provavelmente, mesmo tendo adivinhado a história, já esqueci de vários detalhes e sinto que ao final do próximo livro que ler eu já não lembrarei de muito mais, apenas de que fiquei desapontada.

Luan.Argollo 09/01/2022

Incrível
É uma história em que acontece tudo e nada ao mesmo tempo, quando n acontece nada de relevante na história vc continua preso e querendo ler, poucas coisas são previsíveis e acho que os personagens tiveram finais muito bem pensados, livro incrível!!! Pretendo reler no futuro pq realmente amei essa história

Manuelli.Luise 19/04/2022

Simplesmente genial, ironicamente inesquecível
Maravilhoso, inteligentíssimo, muito bem trabalhado, escrita impecável e etc. Com certeza o melhor do ano, o livro começa devagar, mas vale cada segundo de tempo. A escrita é poética, é linda, a autora abre um leque fantástico durante o livro, nada fica vazio ou com ponta solta. Muito bom!!!!
Rocca 19/04/2022minha estante
Amei esse livro também!!! Foi o meu primeiro livro do ano... comecei bem heheh

felsher 09/08/2021

nunca ore aos deuses que respondem após o anoitecer
Addie não consegue deixar uma marca no mundo, mas com certeza deixou uma em mim.

"Meu nome é Addie LaRue. Nasci em Villon no ano de 1691, meus pais eram Jean e Marthe, e morávamos em uma casa de pedra logo depois de um velho teixo ..."

Esse livro é significativo de tantas maneiras que não consigo por em palavras tudo que sentir ao ler.

"As idéias são muito mais selvagens do que as memórias, que desejam e procuram maneiras de criar raízes"

O livro vai alternando entre passado e presente. É literalmente a vida de Addie LaRue. Não tem um plot tipo UAU, achei "monótono" e cansativo em algumas partes por não ter uma "ação", mas entendo. É sobre uma vida. É a vida de Addie LaRue.

"Eu não queria viver para sempre. Eu só queria viver"

As partes em que o Luc aparece trás um peso e significado que me fizeram refletir sobre muitas coisas. Devemos tomar cuidado com o que queremos, pedimos e para quem pedimos. Tudo tem um preço.

"E não importa o quão desesperado ou terrível seja, nunca ore aos deuses que respondem após o anoitecer."

Henry é o único que consegue se lembrar de Addie, mas pq? o que faz dele diferente das outras pessoas?

Addie LaRue é um livro triste e melancólico. Alguns pontos não me agradaram, mas acho que o que mais me deixou "marcada" nessa leitura foi o significado e intensidade de toda história e as reflexões que me proporcionaram.

Nunca parei pra pensar o quanto um nome pode ser tão importante. Eles trazem significado e poder.

Addie LaRue, você é inesquecível.

"você não pode fazer as pessoas te amarem. Se não for uma escolha, não é real"

zanne 05/05/2023

Confesso que no começo do livro comecei gostando bastante, mas no meio fiquei meio presa e achei muitoooo chatinho e repetitivo, de uma hora para a outra voltava e ia, mas O FINAL, juro meu deus, incrível não sei nem o que dizer, adorei... ??