Notas amargas

Notas amargas Jacqueline Gonçalves

Resenhas - Notas amargas

dialogonoslivros 07/08/2021

A belíssima estreia da Jacqueline Gonçalves
Notas Amargas foi um livro surpresa para mim. Conheço o trabalho da autora pelo youtube e instagram, li seu primeiro livro "De gateira em gateira", mas mesmo assim me surpreendi positivamente com o livro.

A estória com tantas reviravoltas, um drama familiar que se desenrola ao passar pelos anos e paisagens do Brasil Com uma escrita bastante poética, Jacqueline consegue fazer o leitor se sentir no cerrado, o cheiro das frutas e a sensação da terra nos pés. Fui tragada para dentro do livro e me vi na Bahia e em Minas Gerais, mesmo não conhecendo nenhum dos estados.
O livro me trouxe muitas reflexões sobre os desafios da vida e as escolhas que fazemos, e o impacto que isso tem em nossas vidas e das nossas famílias. Fiquei aflita em algumas situações, feliz com outras, vivi intensamente a vida de Nonô.

Parabéns pela estreia, Jacqueline!

Nara 12/07/2021

Com uma escrita simples e fluida, a autora nos conta uma história muito triste, com muitos percalços, desencontros e reencontros de uma família.
Muito sensível.
Que esse seja o primeiro de muitos outros que estão por vir.
Temos que estimular nossos novos autores nacionais. O Brasil merece!

Daniel1841 19/07/2021

A autora nos presenteia com uma história mais adulta, mais madura, cheia de reviravoltas, depois da sua publicação infantil, De gateira em gateira. De cara a gente é fisgado por uma história marcada por um conflito de terra, fato corriqueiro no Brasil, a partir daí acompanhamos a trajetória de Otaviano, sua esposa, filhos e pessoas que o rodeiam. A trama tem um toque dramático excelente.
Espero que a autora nos traga mais textos, acho que esse livro só reafirmou sua capacidade de brincar com as palavras e criar boas histórias.

Carol 10/07/2021

Muito bom!!
Devorei esse livro e queria mais!!
Um livro que te faz querer ler mais a cada página e ainda tem muitas surpresas!
Apenas leiam!!
Parabéns jacque ,vou ler tudo que vc escrever!!
Daniel1841 10/07/2021minha estante
Estou muito ansioso pra ler tb! Que bom que gostou!

Thais M 02/08/2021

Surpreendente!
Confesso que me surpreendi com essa leitura do primeiro romance da autora Jacqueline, pois tive o primeiro contato com sua escrita com a publicação de seu primeiro livro, que foi voltado para o público infantil ("De gateira em gateira") e agora ela nos brinda com um belíssimo romance de formação. Onde nos é narrado a trajetória de um personagem interiorano do estado de MG, desde de sua infância até a vida adulta, com seus altos e baixos. Nele podemos ver uma escrita simples e uma história com um belíssimo enredo, e que por esse motivo torna a leitura super rápida, sendo possível sua leitura em um dia de tão envolvente. Portanto, felicito a autora por essa bela narrativa e recomendo a leitura a quem tem interesse em ler obras nacionais, pois é muito bom. E espero em breve ler novos livros que venha a publicar.

Caio 13/07/2021

Estou lendo " as brumas de avalon" Calhamaço e estava precisando de uma leitura mais leve para conciliar. Foi quando assisti o video da Jaqueline e vi a divulgação do livro. A ideia era ler aos poucos, mas li em 3h. A escrita é bem fluida, personagens bem construídos. Não conseguia parar de ler até que acabou e eu queria mais. Rs
Adorei sua escrita Jaqueline, parabéns

Denise.Sartori 18/07/2021

Estória belíssima!!
Amei a leitura! Já havia gostado muito da escrita da Jacque pelo conto "De gateira em gateira", mas esse confirmou o seu talento para a escrita e criação de estórias! Amei muito dela retratar a estória no Brasil (Minas ?), terra que meu avô amava tanto. Recomendo demais a leitura, é uma estória com muitas surpresas agradáveis e tristes, também. Só não dei 5? porque queria que algumas partes fossem mais longuinhas, mas amei os capítulos curtos (pelo menos senti que foram muito rápidos de serem lidos) ?

Inspirações Literárias 28/07/2021

???????
Um livro de emoções profundas.

Traz a reflexão dos limites entre as fronteiras da empatia e egoísmo na busca sem limites para a realização do desejo da maternidade.

Será que, verdadeiramente, devemos fazer quaisquer ações para realizar o desejo da parentalidade?

No final o coração ficou apertado, teve nó na garganta e lágrimas.

Livia 31/07/2021

Leitura envolvente.
Não sei por onde começar a falar sobre Notas Amargas.

Vamos pelo começo!
Notas Amargas foi meu segundo contato com a escrita da Jacqueline Gonçalves, o primeiro livro que tive o prazer de ler foi De Gateira em Gateira, livro infantil, muito lindo.

Como minha primeira experiência com a autora foi muito agradável, iniciei a leitura de Notas Amargas com boas expectativas.

Em Notas Amargas temos a história de Otaviano, que é iniciada quando ele ainda é uma criança no sítio da família, no interior de Minas Gerais, e com todo drama que ele, a mãe e a irmã passam após a morte do pai.

Otaviano se torna um homem muito ambicioso e determinado a ser muito rico. E em busca de fortuna ele parte para o interior da Bahia para trabalhar em uma fazenda de cacau.

Certas características de Otaviano que me chamaram a atenção: ele é honesto, trabalhador e muito dedicado ao trabalho, filho, irmão, esposo e pai amoroso, mas preso ao passado, para ele o passado não passa.

Seu rancor, sua fúria e ódio pelo passado são norte para que em um único momento, umaúnica proposta ele deixa a ambição, o dinheiro falar mais alto e sua atitude tem reações muito devastadora onde ele nunca imaginou.

De forma poética, rica em detalhes Jacqueline Gonçalves tem a arte de nos transmover para dentro da história que é carregada de emoção, drama e nostalgia.

Os personagens secundários são bem construídos e completam a trama de forma marcante. A mãe, a irmã e a esposa são personagens cativantes e mulheres fortes.

Notas Amargas é uma daquelasleituras que deixam a gente preso do começo ao fim. Simplesmente maravilhoso.

Sol 21/02/2023

O livro conta a história de 2 gerações de uma família. Otaviano, que cresceu em meio a pobreza no interior mineiro, alimenta a cada dia a vontade de dar a volta por cima e ser rico. Até que preço ele estaria disposto a pagar para obter riqueza e status?
É uma história leve, cheia de reviravoltas, e que prende a atenção até a última página.
A escrita da autora é muito fluída, clara e envolvente. Amei.

Daniela 26/08/2021

Escrita envolvente
Drama familiar que li de um dia para o outro. Escrita fluida, mas primorosa. Personagens que dariam pra compor uma série focando em cada um. Que história. Leiam!

Fernanda Melo 14/08/2021

Leitura nacional contemporânea
O primeiro romance da autora Jacqueline Gonçalves é muito bom, ao ler percebemos a dedicação nos detalhes, houve pesquisa pra trazer o contexto histórico que eu acho fundamental, riqueza na construção dos personagens e o desenvolvimento da história é primoroso. Drama familiar, busca por melhores condições de vida, amor em várias formas, intrigas, inveja e redenção. Pode ser lido em apenas um dia facilmente. Tá disponível no kindle unlimited mas também pode ser adquirido por um preço bem bom, apoie a literatura nacional.

Karoline67 09/12/2021

Bom, mas rápido!
A escrita da autora é clara, concisa e muito agradável. Eu gostei muito da trama e foi de fato uma grata surpresa. Tem tudo pra ser uma história deliciosa (e é), além de ter uma história comovente. Li desesperadamente e me encantei com o final. Porém, achei que ele ficou... Rápido demais! As coisas aconteciam muito rápido, senti falta de "sofrer" mais em alguns momentos, achei que as situações e personagens poderiam ter se desenvolvido melhor. No mais, recomendo muito, adorei e quero ler outras obras da autora!

Vanessa.Coimbra 30/12/2021

É uma história que fala muito sobre a ganância e o que o ser humano está disposto a fazer para alcançar seus objetivos.