Warren Buffett e a Análise de Balanços

Warren Buffett e a Análise de Balanços Mary Buffet e David Clark

Resenhas - Warren Buffet e a análise de balanços

Marcos Zog 07/02/2020

Excelente
Ótimo livro para quem deseja aprender análise fundamentalista de ações da bolsa.

Albert 09/03/2019

Conhecereis os números e os números vos informará
“ Você precisa entender de contabilidade e deve compreender as nuances dessa ciência. Esse é o idioma dos negócios, um idioma imperfeito, porém, a menos que esteja disposto a fazer o esforço de aprender contabilidade – como ler e analisar demonstrações financeiras -, não deveria escolher ações por conta própria. ”

A frase acima dita por Warren Buffett sintetiza em outras palavras que, se o investidor opta por escolher empresas por conta própria, deve estudar, ler livros de contabilidade e afins. O livro em questão é uma ótima oportunidade para começar. A recompensa não é somente pelo crescimento do patrimônio quando se investe em empresas, mas pelo aprendizado que é inestimável.

Mary Buffett e David Clark tiveram a ótima ideia de escrever um livro sobre análise de balanços do ponto de vista do lendário investidor Warren Buffett. Partindo do ponto de vista do leigo que pretende ter autonomia para analisar balanços de empresas e comprar ações visando o longo prazo, o livro possui uma ótima didática e leitura fluida. Embora não seja uma análise aprofundada, acredito que os autores quiseram transmitir a essência da análise e seus critérios de escolha da perspectiva do bilionário Buffett.

A obra foca nas contas que compõem as demonstrações financeiras, ou seja, quais subcontas que o investidor deve investigar no Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Igualmente importante, o leitor verá a utilidade da DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) e seus detalhes. É analisado também a DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), pois é nela que o investidor verá o lucro ou prejuízo, despesas e receitas. Em relação as explicações de como analisar o contexto do endividamento das empresas, ficou raso, deveriam se aprofundar mais, mas isso não invalida a utilidade do conteúdo. À primeira vista pensa-se que o livro seja demasiado extenso, com jargões contábeis, cálculos e fórmulas, mas não é o que encontramos, o texto é leve e fácil mesmo para quem não estudou contabilidade. Para quem tem um pouco mais de conhecimento na área, sugiro a leitura deste livro acompanhado do release da Grendene – empresa com ações na Bolsa. Embora a Mary e o David demonstrem a estrutura do Balanço, DRE e DFC com o release o leitor irá se familiarizar melhor, podendo fazer uma leitura complementar procurando e entendendo no release.

É importante salientar que a obra não é aprofundada mas traz uma reflexão de que é necessário ter parâmetros na escolha da empresa, resta ao investidor que gere a própria carteira procurar outros livros que abordam com mais profundidade a área de análise de balanços. Outro detalhe é que não devemos levar em consideração 100% do conteúdo visto que a contabilidade americana difere em alguns pontos da brasileira, mas a essência é a mesma. Livro primordial para conhecer como funciona uma empresa em seus números antes de investir em ações.

Ro 06/02/2017

Simples e brilhante
Fico impressionado com a capacidade desse homem de gerir as finanças e as pessoas. É um grande professor.

Rafael 16/09/2012

Muito Bom!
Descreve item por item dos balanços das empresas e ajuda/indica onde achar as que tem condições vantajosas duráveis (que se reverterão em lucros). É bem básico, mas só dá pra construir o complexo em cima do básico. Rs. Muito bom!

Gabriel 05/04/2011

É bom, mas muito técnico
É um livro muito bom, mas é técnico. Existem várias fórmulas para aplicar dentro deste livro, o que torna a leitura um pouco complicada, pois se não fizer os cálculos não consegue ver na prática o resultado.

Fiz alguns cálculos propostos pelo livro e achei interessante, outro eu não consegui interpretar. A parte que mais gostei foi a de análises de balanços, eu estava tendo esta matéria na faculdade e foi super aplicável, o que me rendeu uma nota melhor.

O livro é bom, mas se você não trabalha com mercado financeiro ou contabilidade, talvez não será muito útil.
... 28/12/2017minha estante
Olá,,, estou vendo sobre o Mercado financeiro... ainda não estou na faculdade e nem trabalho com contabilidade rsrsrs.

Acha que consigo lê este livro de maneira que possa entender ?

Rodrigo 10/09/2010

Muito interessante a suposta forma de pensar do mega investidor. Dá até para sonhar e acreditar que podemos trilhar um caminho bem interessante no mercado de ações. Recomendo fortemente a leitura.

Silvio 12/08/2010

Você nunca mais vai ver uma balanço financeiro como antes
Junto com o Tao de Waffen Buffet, este livro é uma verdadeira aula sobre investimentos. Como o título já diz, o tema aqui é mostrar como um dos maiores investidores do mundo analisa as informações contidas nos balanços das empresas para descobrir as oportunidades.

O ponto forte do livro é a simplicidade e o didatismo com que os ditos balanços são distrinchados, permitindo que até os mais leigos no assunto (meu caso) não só entendam mas se interessem pelo assunto. Os autores são também muito felizes em demonstrar o racionício de Warren Buffet em sua análise.

Muitos investidores talvez considerem o estilo de Buffet demasiado conservador, mas para quem tem esse perfil de investimento o livro é um prato cheio.

Nunca mais vou pular a página de balanço empresarial nos jornais!
Vikevelyn 04/01/2020minha estante
Estou com o livro aqui e sua resenha me deu muita vontade de ler. Obrigada !

Edy_Lgf 03/05/2020minha estante
esse livro me abriu a mente para enxergar o balanço de uma empresa