Teiko Shimura e os Dois Nomes do Dr. Hendly

Teiko Shimura e os Dois Nomes do Dr. Hendly H. H. M. McRoss

Resenhas - Teiko Shimura e os Dois Nomes do Dr. Hendly

Marih Ferreira 07/10/2021

Teiko Shimura, detetive de Tóquio é chamado para investigar um crime em Londres ao lado da Scotland Yard (polícia metropolitana de Londres), no qual uma criatura gigante e assustadora é vista muito rapidamente por uma testemunha. Junto com Wasaru e a Vespa encontraram pistas para juntarem e irem montando detalhes de quem pode estar por trás do crime com essa tal criatura.

Não só de romances e fantasias vive um leitor, sendo assim dessa vez acabei optando por um suspense envolvendo um crime (tbm um dos meus gêneros favoritos). Senti uma semelhança com os livros do Sherlock Holmes e Agatha Christie, então se você gosta desses autores vai provavelmente gostar dessa história.

Adorei acompanhar essa investigação, alguns pontos eu ia juntando e acabei descobrindo e outros eu não fazia a mínima ideia. Vale ressaltar que a história aborda xenofobia da parte dos ingleses sobre os japoneses que estavam investigando o crime, onde em muitas partes eles eram chamados de chineses e que não deveriam estar ali e sim em seu país. Situação que dava uma raiva, mas infelizmente é um ponto que ainda acontece e autor quis abordar, achei importante trazer esse assunto.

O livro possui alguns erros de digitação, algumas letras ficaram trocadas, mas isso não atrapalhou o entendimento da leitura, porque dava para entender qual palavra era para estar no lugar, foi um fator que deixou o toque da virginiana aflito. A capa para mim poderia ter sido diferente, porém não julgue o livro pela capa, eu te garanto que esse mistério vale a pena.

Um ponto que me incomodou no começo, mas depois acabei me acostumando foi que o Shimura usa muito ´´neh`` em suas falas, fiquei pensando se era algo para dar uma característica ao personagem ou se tinha uma explicação, porém esse ponto acabou não sendo explicado. Então, por enquanto fico achando que seja algo do personagem, vamos ver se nos próximos livros do autor se fala algo sobre.

Vespa melhor personagem, apesar que também gostei bastante do Shimura e Wasaru, eles possuem uma inteligência e perspicácia que é de se admirar e querer um pouco. A história foi bem desenvolvida, personagens e crime bem construídos, sem contar com esse final de muita adrenalina e pontinha solta para o próximo livro do autor.

Patricia Peres 11/07/2021

Bom, mas poderia ser melhor!
Primeira vez que leio um livro deste autor. O protagonista, Teiko Shimura, é um detetive de Tóquio que vai a Londres para aprender métodos da Scotland Yard e acaba cooperando na resolução de um crime. Achei que tenta competir um pouco com Sherlock Holmes. A história é até interessante. Contudo, achei que existe uma forma estereotipada do japonês, tanto na descrição do protagonista, tanto dos diálogos. Achei desnecessário. Sem falar que existem vários erros de português e de tradução.