Plot Versus Character: A Balanced Approach to Writing Great Fiction (English Edition) Jeff Gerke

Resenhas -

Flávia Menezes 01/03/2022

PLOT X CHARACTER: AMIGOS OU RIVAIS?
?Plot versus Characters: A Balanced Approach to Writing Great Fiction?, de Jeff Gerke, publicado em 2010 pela Write´s Digest Books, é mais do que um livro, é um curso completo sobre como escrever bem uma história.

O livro já inicia com uma pergunta muito importante: você é um autor que primeiro pensa no plot, ou que primeiro visualiza as características incríveis dos seus personagens? Essa primeira provocação do autor, nos faz refletir profundamente sobre em qual dos grupos nos encaixamos, e já nos prepara para atentarmos aos ensinamentos da parte na qual não temos tanta facilidade.

Afinal, como o próprio autor cita no início do livro, para se fazer uma boa música não basta apenas ter uma boa letra, é preciso uni-la a uma melodia que se encaixe perfeitamente, dando corpo e alma a canção.

Assim é com uma história, seja ela um conto, uma novela, ou um romance. E Jeff Gerke nos faz visualizar esse esboço, esse esqueleto da história, como se ele nos desse uma caixa de blocos de LEGO, e nos ajudasse a montar um bonito castelo, com as peças certas, se encaixando nos lugares exatos.

Claro, como o próprio autor atenta, apresentar essa estrutura não nos ensina a escrever. O que ele faz é mostrar como as partes de uma história são importantes para prender seu leitor. Por exemplo, o autor nos atenta para a importância em se desenvolver e apresentar bem seu personagem principal de forma que o leitor primeiro se simpatize com ele, antes de expô-lo a uma situação de risco. Afinal, se Tolkien não nos mostrasse um Frodo com todas as suas qualidades e fragilidades, não haveria empatia por ele, e nem muito menos torceríamos para que ele saísse vitorioso da sua jornada.

Se o leitor não está apegado ao seu personagem principal, ele não se importará com a jornada dele. E para isso, é preciso aprender como dar consistência ao personagem. Como torná-lo real, para que o leitor possa vê-lo como um amigo, e se importe com ele.

E nesse passeio, como o próprio autor prevê, o escritor ansioso por aprender, vai visualizando a história que ele tem em mente, e inúmeras ideias vão surgindo. É como se ele fizesse as perguntas certas, e a resposta que vamos dando a cada uma delas, vai construindo a história passo-a-passo.

Na dança entre a teoria e o mundo da criatividade, a leitura vai ficando ainda mais prazerosa, porque ela se torna fértil, e vai se encaminhando para um propósito ainda maior do que o aprender.

Esse não foi um livro que li rápido, e a quantidade de anotações que fiz, foram inúmeras. O autor tem uma forma de ensinar que é bastante produtiva e instigante, e eu fui bem devagar, apreciando cada momento, tomando notas e mais notas de tudo o que é importante ter em mente quando se inicia um projeto para escrever uma história.

Talvez possam até haver outros livros tão bons quanto esse, mas eu tenho que dizer que a minha experiência com essa leitura foi incrível, e no final, não há como não acabar a leitura sem ter a mente borbulhando de ideias.